RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Abr 18, 2024 8:13 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 53 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Jun 06, 2005 9:39 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Mai 29, 2005 5:15 pm
Mensagens: 226
Localização: Sao Paulo
Ai pessoal,

Apesar de não ser nada oficial, mas agente pdoe discutir sobre o big racha aqui.

[s] TubA

_________________
Tuba
----------------------
Rc Eletrico Zangoes
http://zangoes.blogspot.com
----------------------
Flickr
http://www.flickr.com/photos/9052734@N02/
---------------------
YouTube
http://www.youtube.com/profile?user=achristianini


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Jun 06, 2005 9:58 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Mai 29, 2005 5:15 pm
Mensagens: 226
Localização: Sao Paulo
Opa,

Ai vai minha posição:

>Li sobre o racha dos minis, ótimo, vou tentar chegar lá no dia, mesmo sem carro...
>Sobre as regras que eu li, queria saber quem as fez, pois creio que existe erros nela.
Fui eu, pois tomei como base a regra inicial lá do Jaguaré, sem a "mão" da Loja que tinha fudido com ela, deixando de ser uma categoria de
base para ser uma categoria de quem tinha mais dinhiro para trazer hop ups lá de fora.
No Domingo conversei como MIlton sobre a regra...

>Está sendo dito que só é permitido a troca de molas
>-Rolamentos então não pode mais ?
>-Speed eletronico é o que todos usam, e é um hop up, vai ter de usar mecânico então?
Como foi no Jagauré esta liberado rolamentos e ESC.

>Acho esta estoria de proibir hopups originais Tamiya nos minis uma bobagem, exemplo é o F1, corremos todos de forma diferentes, os F1 tamiya

>tem dezenas de hop ups, e mesmo assim não se proibe uma coisa ou outra e todos andam legal, com ou sem hop ups.
O Problema é que hop up para os minis faz diferença sim, principalmente na direção e na suspesão.
Outra coisa é o acesso a estes Hop Ups, quem tem dinheiro vai poder trazer de fora as peças, quemnão tem vai tomar nabo.

>Quando fizemos as corridas na antiga pista do jaguaré, antes da corrida este foi o ponto de reclamação das pessoas, as proibições, e que deu

>até bate boca, tanto que foi decidido que a unica limitação seria quanto aos pinhoes que deveriam observar o tamanho das rodas/pneus, fora

>isso o restante foi livre, e foi super legal e competitivo daquela forma.
Deu bate boca entre eu e o lojista porque que só tinha o interesse comercial dele nisto e ferrou com a categoria liberando tudo.
Mas ele esqueceu que vendeu uma porrada de Kit basico porque a ideia era fazer corrida de caixa.
Apos a etapa, se não fosse o fechamento da pista, provavelmente teriamos metade do pessoal que participou, pois o que tive de reclamação por

causa dos Hop Ups foi absurda!

>Agora todos tem de desmontar os carros e tirar o que tiver de melhoria para poder correr e depois voltar como era?
>Acho isso errado.
>Eu mesmo, na corrida do jaguaré estava experimentando pneus de espuma da thunder (permitidos) e o carro estava muito bom, mesmo assim usei

>na corrida os originais de borracha, pela competitividade.
Não cara, ninguem tem que desmontar o carro.
No máximo é tirar a barra estabilizadora ou colocar de volta os amortecedores originais.

>Ontem eu medi o tamanho das rodas com pneus, as de rodas pequenas, com pneus de borracha ou os espuma da thunder dá 55mm quando novos, então

>60mm está ok, embora não se encontre para compra.
>Os minis de rodas grandes, eu medi as rodas normais e medem 64mm, acho que 68mm é grande pra caramba e dá final bem mais longa.
O Silvio vai estar fazendo pneus para minis e 190mm.
Sobre o 68mm, é o tamanho das rodas + pneus da Thunder que existem no mercado. Para quem tem e quiser usar tudo bem, mas não vejo muita

vantagem, já que usaremos o traçado curto...

>Pinhões:
>No M03 está falando de maximo 16T (isso é absurdo), o M03 mesmo com pinhão 20 não acompanha os M01 ou M02 com o 20T.
>No M04 está falando de maximo 17T (tambem não tem sentido).
>O que eu peguei de fora nas regras da tamiya são:
>M01 / M01M / M01L / M03 - com 60D - pinhões 16 / 18 / 20T
>M02L / M04L - rodas grandes - máximo 19T (embora eu saiba que o que entra é 18 e 20)
>M04M rodas 60D - máximo 21T (tambem achei estranho, pois nesse carro entra 16 / 18 / 20).
Cara depois te passo a lista de relações, não estou achando agora.
Os M01 e M02 são os mais curtos, então estou limitando por baixo.
Sobre usar pinhões fora dos padrões, vai da indole de cada um.

>Bolha - adaptações aerodinamicas - isso tem a ver com os apendices que eu criei no meu F1 ou na linha de aerofolio do mini beetle?
A ideia é o seguinte. ë original da bolha?
Sim, tudo bem usa.
Não!, Influencia no Downforce? Tira! Nào influencia, deixa.

>Bom, do mais, espero conseguir estar lá, mas gostaria que quem montou estas regras observe estes pontos para esclarecer pra gente pois tem

>diversos itens sem sentido ou base.
Esclarecido?

>Paulo

Novamente,
Conversei com o Milton sobre isto no domingo, caso desejem liberar as regras tudo bem, mas acredito que teremos muitas pessoas que não irão participar por conta disto.

Tuba

_________________
Tuba
----------------------
Rc Eletrico Zangoes
http://zangoes.blogspot.com
----------------------
Flickr
http://www.flickr.com/photos/9052734@N02/
---------------------
YouTube
http://www.youtube.com/profile?user=achristianini


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Jun 06, 2005 11:40 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Acho besteira esse tipo de discussão!

Não vamos transformar isto em "compromodelismo", eu imploro!!!

Não vai adiantar nada se, num universo de 30 modelistas, 7 tem muita grana sobrando e compra todos os opcionais: quem tem pra gastar que gaste, mas não obrigue os outros a acompanharem só pra ter a tal da "competitividade" forçada.

Competitividade = autos os mais parecidos possíveis!

É é ÓBVIO que é mais fácil todos terem autos "saídos da caixa" do que todo modificado...

Outro dia eu li num fórum que se gasta mais de R$ 800 por MÊS pra "se competir seriamente (sic) no automodelismo à combustão". Do que estamos falando afinal???? Hobby ou o quê?????

Vamos tentar definir o que é "CATEGORIA DE BASE", porque garanto que Stock Car, F1, IRL e Nascar não são!!! PENSEMOS EM KART INDOOR, então.

Não tenho experiência em autos, mas não sou cego nem burro, e o que mais vejo é gente que NÃO entra no automodelismo ou até mesmo desiste por causa do $$$$ e de frases como:

"Não compra este não, compra este, custa o dobro mas você vai enjoar daquele rápido"

"Este carro sem o opcional X, Y e Z tem uma performance ridícula, se você quer competir de verdade (sic) compra todos os opcionais que te falei (sic)"

"Automodelo XPTO The Best of the world! o resto é pra iniciantes"

E outras frases bacanas...

PENSEMOS COMO AMIGOS, NÃO COMO RIVAIS...


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Jun 06, 2005 12:56 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Jun 01, 2005 2:54 pm
Mensagens: 115
Localização: SP
Fernando,

disse tudo.....

[]s

Sampaio

_________________
XRAY T2'007 - Frank
LRP Sphere TC / X11
[Kopropo EX-10]


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Jun 06, 2005 1:09 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Perder uma corrida porque o outro pilota melhor, ou porque se cometeu um erro, gera uma rivalidade sadia, um desejo de melhorar mais e mais, quase uma raiva de si mesmo...

Agora, perder porque o outro automodelo tinha opcionais a mais, gera desilusão, perde-se o entusiasmo, um sentido de "eu até poderia ganhar de tivesse o mesmo equipamento"...

Quero deixar claro que não estou criticando nem defendendo ninguém: só estou expondo meu ponto de vista que a rivalidade deve ser na pista, não no cartão de crédito. E pra conseguir isso, só com regras que defendam a igualdade de equipamentos... E quanto mais simples, mais gente consegue alcançar...


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Jun 06, 2005 1:45 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 8:01 am
Mensagens: 1505
Localização: São José dos Campos - SP
Tem que ter competições de todas as categorias. Tanto de carros básicos, quanto de modelos mais avançados, cada uma com sua faixa de ga$tos. Tem que ter espaço pra todo mundo correr.

Pra uma categoria que pretende ser "econômica", "de base", como a dos Minis, tem que se limitar mesmo os gastos. De que adianta fazer uma categoria com um kit barato, se pra deixar o carro competitivo vc tem que gastar 2x o preço dele em hop-ups? O cara compra o carro "baratinho" pensando em correr, vai com o kit "básico" pra pista, toma o maior fumo de carros com hop-ups que custam mais do que o que ele gastou no kit dele, e obviamente desiste!

Mas tem tb o outro lado, tem categorias que são mais caras (como os 4x4 modified ou combustão), e aí os gastos são altos mesmo, quem entrar nessas categorias já tem que ter consciência de que pra ser competitivo vai ter que desembolsar uma grana considerável...

_________________
Elétricos Off-road: Team Associated RC8B3E / Mugen MBX7R Eco / Team Associated B5
Elétricos On-road: Team Associated TC7 / Kyosho Mini-Z MR-02 e MR-03 / Team Associated 12L4 (na estante)
Nitros: Team Associated RC8B3


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Jun 06, 2005 1:54 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Exatamente, Christian

Por isso, quando se falar em "categoria de base", não adianta permitir todos os hop-ups do mundo.

O mais legal é que alguém com um auto cheio de opcionais pode retirá-los/recolocá-los e competir nas duas categorias, concorda?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Jun 06, 2005 2:16 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Mai 29, 2005 5:15 pm
Mensagens: 226
Localização: Sao Paulo
Então pessoal,

O negocio é o seguinte.
No final do ano passado quando vi que o Mini estava com o menor preço da liquidação da Tamiya, vi a oportunidade de criar uma categoria de base para quem goste de carros sedans.
Claro que por força do lojista não foi isto que aconteceu.

Tem mais dois outros motivos que também defendo para não deixar o carro "mutante".
Quanto mais mutante o carro, mais velocidade ele vai alcançar. Quanto mais veloz mais chance de quebrar.
Temos que ter em mente que estamos pilotando MInis da Tamiya e não MInis da HPI, Xpress, entre outros que são carro Prós! O Tamiya é muiito mais frágil.

Outro ponto também é a população de carro que temos, que são chassis antigos M01 e M02, carros que ja foram discontinuados a um bom tempo e achar peças de reposição para eles é muito dificil.
Assim na linahd e raciocinio, se não corrermos fortes, não quebramos. Se não quebrarmos não temos dor de cabeça pra achar peças. Se acharmos peças beleza, se não acharmos é piloto a menos correndo.

Uma coisa MUITO importante que quero ressaltar é que quem esta organizando esta corrida é a Pista LeMans. Não tenho nada haver com a organização. A única coisa que fiz foi dar minha opnião ao Miltão e colocar meu ponto de vista com a pequena experiencia que tenho destes carrinhos.
Caro que se a regra for alterada, tudo bem, tem que partir da organização.

[s] TubA

_________________
Tuba
----------------------
Rc Eletrico Zangoes
http://zangoes.blogspot.com
----------------------
Flickr
http://www.flickr.com/photos/9052734@N02/
---------------------
YouTube
http://www.youtube.com/profile?user=achristianini


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Jun 06, 2005 2:27 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Jun 01, 2005 2:54 pm
Mensagens: 115
Localização: SP
Galera,

apesar de não possuir este tipo de carro vou dar minha opinião, assim como é comum nos elétricos diversas categorias, por que não pensar a respeito.

Por exemplo, se tem divesar pessoas que tem o carro de "caixa" ja justifica uma categoria "standard" porém se tiver um número razoavel de pessoas que possuam os hop ups, por que não criar uma categoria tida como "modified" assim seria possível agradar os dois mundos.......

O que acham?

[]s

Sampaio

_________________
XRAY T2'007 - Frank
LRP Sphere TC / X11
[Kopropo EX-10]


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Jun 06, 2005 2:32 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
O problema é que muitos, quando compram adicionais para o carro, tentam boicotar a categoria "standard", dizendo que essa fase já passou, que todos devem comprar os mesmos opcionais que ele, etc

Isso é o que eu não aceito.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Jun 06, 2005 2:39 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Jun 01, 2005 2:54 pm
Mensagens: 115
Localização: SP
Fala Fernando,

Bom realmente ai é complicado, e concordo com você. Me lembro que a um tempo atraz via o pessoal andando de combustão, e hoje estão com um nível muito melhor, porém só o bolso deles sabe o quanto $$$$ foi gasto p/ chegar nisso.

Isso depende das condições de cada um se tem pessoas com $$$ afim de investir se o pessoal tiver consciencia de que standard é standard, e ficasse só no modified tudo bem.

Mas acho que realmente dificilmente isso iria acontecer, pois a quantidade de opcionais seria o problema, uns com 1 ou 2 e outros com todos os possíveis e imabináveis.

Seria legal saber o que eles pensam sobre isso tb.

[]s

Sampaio

_________________
XRAY T2'007 - Frank
LRP Sphere TC / X11
[Kopropo EX-10]


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Jun 06, 2005 2:55 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
Categoria pra gasta dinheiro é 4x4.
Formula ninguem soca o carro de opiconais e mesmo que socar ele não vai atropelar os outros, é uma categoria de preço medio.
Minis é a categoria de acesso ao automodelismo. Tem que ser barata. É na categoria mini que a maioria começa, pois é mais barato. Ja como é por onde a maioria começa existem pilotos que nao tem super experiencia, então rola de bater e quebrar peças. O pessoal ainda está pegando gosto, não adianta nada o cara gosta de modelismo e comprar um carro basico e depois na pista, o carro dele ser atropelado pelos outros socados de opicionais.
Mini tem que ser standard. Apenas no caso se ter um grupo grande de possoas que tem carros tranformados, ai esses pilotos que façam uma categoria para eles. Não é para invadir a categoria dos outros.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Jun 06, 2005 4:29 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Mai 29, 2005 8:55 pm
Mensagens: 570
Localização: São Paulo
sejamos razoáveis.... existem opcionais q só servem pra enfeitar o carro, pois diferença em desempenho num tem ganho nenhum, ainda mais se tratando dos minis tamiya com motor latinha....

eu num ando de mini, mas acho q tem coisa q pode liberar q num vai fazer a minima diferença.

_________________
Abraços,
Milton (miltinho)

"Uma corrida não se ganha na primeira volta, mas se perde"


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Jun 06, 2005 4:36 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
O que deve ser vetado é mudar a relação para o ganho de maior velocidade final, amortecedores de aluminio e pneus de espuma ou com diametro fora do normal.
Speed eu acho que deve ser liberado qualquer um. NIngem vai por um speed de competição em um mini. Normalmente usam speeds simples da futaba com ré.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Jun 06, 2005 4:49 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Mai 29, 2005 8:55 pm
Mensagens: 570
Localização: São Paulo
speed seria uma limitação q tem q ser imposta sim, qto a existência da marcha ré, q não deve ser permitido em corrida, mas devido a nossa realidade, os speeds são liberados, pois não é todo mundo q pode comprar um speed d competição, atualmente tão caros qto um carro novo, sem comparação a um speed básico tipo o Futaba tijolão.

nessa de "ninguem vai por esc d competição num mini" vc se engana... pq quem corre d mini é quase todo mundo q corre com outros carros já, e ja tem equipamento e pode perfeitamente tirar o esc de um 4x4 pra por no mini, sem a menor dificuldade... são poucos q compraram mini como primeiro carro pra correr nessa categoria... eu num vejo mto sentido nessa afirmação sua.... eu mesmo usava um cyclone num hpi micro.

_________________
Abraços,
Milton (miltinho)

"Uma corrida não se ganha na primeira volta, mas se perde"


Editado pela última vez por Milton Belli em Seg Jun 06, 2005 5:02 pm, em um total de 2 vezes.

Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 53 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB