RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Ter Abr 23, 2024 3:41 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 53 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
 Título:
MensagemEnviado: Seg Jun 06, 2005 4:52 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Mai 29, 2005 5:15 pm
Mensagens: 226
Localização: Sao Paulo
Opa,

Acho que o mais critico são HopUps como Ball Dif, Barra estabilizadora e chassis de fibra.
Também acho complicado aqueles HopUps que só o cara encontra, que mexe no caster ou na coroa.
Sabem estas coisa que vce acha na internet, custa uma fábula e ninguem mais sabe que existe...
Existem outros HopUps como Camber, amortecedor de aluminio que acredito não fazer muita diferença também.

Mas ai entra o fator psicologico.
Por algum motivo o cara não ganha com o carro de caixa e ve o carro que ganhou com amortecedor de óleo, ja vai correr atraz pra comprar um, gastar uma grana...

E voltando a ideia inicial, a categoria é de base (baixo custo).

Agora alteração na aerodinamica do carro também acho que faz diferença sim.

Como escrevi no Blog, qualquer alteração no carro pode ser visto na hora e votado.
Carros como do Pin que estão com duas caixas de motores, isto não altera em nada o carro, desde que estaja correndo com só um motor :)

O carro do Miltão que ta com a frente toda remendada, também não tem problema pois foi o meio de arrumar o carro.

Agora chega um com ma adaptação 4x4 no chassis, ai fica dificil neh?

[s] TubA :)

_________________
Tuba
----------------------
Rc Eletrico Zangoes
http://zangoes.blogspot.com
----------------------
Flickr
http://www.flickr.com/photos/9052734@N02/
---------------------
YouTube
http://www.youtube.com/profile?user=achristianini


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Jun 06, 2005 5:26 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
tuba escreveu:
Opa,

Acho que o mais critico são HopUps como Ball Dif, Barra estabilizadora e chassis de fibra.

[s] TubA :)


Com isso eu concordo, mas camber eu acho que faz difereça sim, ai ja vai de cada um eu não tenho muita pratica como voce.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Jun 06, 2005 7:47 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Seg Jun 06, 2005 7:28 pm
Mensagens: 13
Localização: sao paulo
opa, primeiro, eu não conhecia este site ou forum, achei legal esta ideia.
Vim pelo link no blogg do Tuba, legal esta opção da gente colocar o que pensa e discutir assuntos, afinal, é pra isso mesmo que um forum existe.

Bom, vamos lá, eu levantei esta questão quando li hoje o blogg do Tuba, a gente tem de deixar bem claro que os 4 chassis existentes M01 / M02 M03 e M04 e suas variantes curta media e longa são basicamente divididos em dois grupos simples, rodas pequenas e rodas grandes, já que o carro é super limitado, um diâmetro de rodas maiores dá uma final bem mais longa nos carros, e como eles andam super junto um do outro isso dá a diferença, por isso que quando li que um M03 tem de usar no máximo pinhao 16T, não tem sentido, quando vi que 68mm é o maximo permitido para um modelo de roda grande, é muita diferença, são estes os pontos principais a ver.
Uma boa "cola" é pegar a regra da Tamiya para estes carros, lá tem as limitações de rodas e pneus e os pinhoes maximos conforme este diâmetro de rodas e pneus que estão sendo usados.

Feliz foi os comentários do Miltinho, é verdade, os hop ups da Tamiya para os minis não dão diferença assim, alguns dão melhoras de resistência das peças, mas não dão maior velocidade ao modelo.
Se o cara andar sem rolamentos e com pinhão maior e diâmetro de pneus maior, não precisa mais nada, vai andar na frente.

Tem um item primordial nisso tudo, nem com todos os hop ups, se a pessoa não pilota bem, não anda na frente.

Hop Up tamiya é uma coisa, outra são modificações feitas por pessoas ou empresas, estes sim tem intuito de ganhos de desempenho, o Tuba comentou sobre ball diff (no mini????), se isto existe, com certeza isso sim dá diferença, pois o mini original tem um tranco entre aceleração e frenagem, o ball diff eliminaria isto.

Tem outro fator, de que muita gente tinha estes modelos anteriormente à promoção da tamiya, e trocaram peças por hop ups e não tem mais as originais, lógico que depende da peça e o que ela faz, mas entre os antigos e os novos de caixa, todos vão andar junto.

Eu não acho que as duas provas de mini que tivemos no jaguaré em 2004 tenham sido um fiasco, tinha bastante gente, e basicamente a limitação era tamanho de pinhão e diametro de rodas com pneus, muito simples, e foi muito bacana. O amortecedor não teve quem usou de aluminio isto só dá mais peso no mini, barra teve gente que usou, mas não sei se dá diferença.

Vamos brincar, afinal é um RACHA não é? Se for um campeonato aí sentamos e definimos com a pista se tem de proibir uma coisa ou outra, isto não deliberando, e sim conversando entre os pilotos, que são quem participam e fazem que o evento seja um sucesso.

Paulo


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: hop up
MensagemEnviado: Ter Jun 07, 2005 12:34 am 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jun 07, 2005 12:07 am
Mensagens: 19
Bom gente, a minha opinião sobre os acessórios, realmente acho que se tratando de motores latinhas, que a curva de torque+eficiência é alta, a única coisa que realmente muda a performa-se do carro é a relação de transmissão, bom existe uma diferença de velocidade final entre os modelos de mini da tamiya, para entender mais facil, os com chassis mais curto são mais lentos e os longos são mais rápidos, logo se forem limitados os diâmetros das rodas, teremos uma inversão na concepção de projeto, enfim exite uma evolução no projeto dos minis e teoricamente o M04 e os modelos acrecidos de "L"deveriam ser os mais rápidos em reta, mas os mais curtos tem uma velocidade em curvas melhor, desde que não fuja a concepção original, bom minha conclusão é a seguinte: as limitações são dos pilotos, porque ninguem consegue dirigir o carro do outro melhor do que o próprio piloto, salvo iniciante... o assunto gera uma revolta de não poder tirar o máximo do carro e acaba gerando descontentamento e abandono da maioria.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Jun 07, 2005 9:55 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Jun 01, 2005 9:02 am
Mensagens: 26
Localização: São paulo - SP
Pessoal,
Quero deixar aqui minha opinião à respeito desse assunto que gera tanta discussão.
Em 1º lugar, estamos falando de MINIS TAMIYA, ou seja, como já foi citado, são carros básicos, de baixo desempenho e principalmente baixo custo, tornando-se assim a melhor opção para quem está começando no R/C, assim como os Fórmulas.
A Tamiya sempre teve fama de vender carros "baratos" e acessíveis, porém totalmente básicos, de plástico, sem rolamentos. Porém, quando compramos, podemos observar que existem milhares de opcionais ou Hop-Ups, que se forem comprados, tornam o carro muito mais caro que um carro PRÓ de outras marcas.
Toda a linha de acessórios Tamiya, servem exclusivamente para deixar o carro mais bonito, mais atrativo, com "cara" de Pró e também para deixá-lo mais resistente, pois vc substitui grande parte das peças originais de plástico que se quebram muito facilmente por peças geralmente de alumínio e outros metais.
Com todos esses acessórios, acaba-se ficando com o carro mais resistente e bonito, porém sem nenhum ganho de performance, talvez com até menos do que o original, devido ao peso ganho com as peças de metal, além da grande quantia de dinheiro gasta na loja.
Gente, a única coisa que pode alterar a velocidade de um carro desses é a relação usada juntamente c/ o diâmetro das rodas, pois todos estarão usando o mesmo tipo de motor "latinha", não tem como fazer "milagres".
Quanto à apêndices aerodinâmicos na bolha também tenho a mesma opinião, nunca um MINI, com motor latinha, terá velocidade suficiente para que algo faça efeito, à não ser que alguém corra c/ uma bolha de protótipo, grudada no chão e o oponente de KOMBI, mesmo assim tenho minhas dúvidas, pois ainda existe um grande detalhe chamado DEDO!!
Enfim, resumindo tudo, acho que essa é uma discussão em vão, pois o único prejudicado na estória será o dono de um carro cheio de acessórios que terá gasto muito dinheiro desnecessariamente, com certeza não ganhará corrida alguma por causa disso.
Minha opinião final é que se limite apenas os pinhões usados e diâmetro das rodas e principalmente que haja vistoria nos motores, para que estejam todos devidamente lacrados e originais.

_________________
Mauricio


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Jun 07, 2005 10:22 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Jun 01, 2005 9:02 am
Mensagens: 26
Localização: São paulo - SP
Isso tudo tb serve para os Fórmulas Tamiya, montante do motor de alumínio, por exemplo, deixa-o mais resistente para aperto do motor e também para possíveis batidas, mas como dissipador de calor, o motor latinha nunca ficará quente o sufuciente para essa função.
Outro acessório para fórmulas Tamiya é um chassis de fibra de carbono opcional, que além de custar uma "fortuna", deixa o carro horrível em performence, pois tem praticamente o dobro do peso do original e não é flexível, alterando toda a performence do carro.
Por isso, pensem bem antes de gastar dinheiro e colocar acessórios caros em carros Tamiya.

_________________
Mauricio


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Jun 07, 2005 12:22 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Mai 29, 2005 5:15 pm
Mensagens: 226
Localização: Sao Paulo
Opa,

Então, não concordo muito como Mauricio não.
Existem hopups que dão melhor performance no Mini, como o Ball Dif e a barra estabilizadora.
Agora existem outros HopUps de outras marcas, como Toe In na traseira, Aumento de caster pela bandeija , alteração do chassis para fibra de carbono que muda muito a performance do carro.

Já sobre a aerodinamica, também sei que se voce colocar uma "rabeta" na traseira do S2000 o carro fica MUITO grudado no chão....

[]s TubA

_________________
Tuba
----------------------
Rc Eletrico Zangoes
http://zangoes.blogspot.com
----------------------
Flickr
http://www.flickr.com/photos/9052734@N02/
---------------------
YouTube
http://www.youtube.com/profile?user=achristianini


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Jun 07, 2005 1:57 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Seg Mai 30, 2005 12:56 pm
Mensagens: 348
Localização: São Paulo
Minha experiencia:
A minha mercedes tem rolamentos e um joguinho de bucha que paguei 5 reais pra diminuir as folgas.
Pelo menos no jaguaré tava bem competitiva, peguei segundo nas 2 corridas sendo que em 1 fiz a poli.

Ou seja, isso é tudo lampada, os acessorios baratos não influem em porra nenhuma :twisted: na performance do carro e na minha opinião os hop ups caros devem ser vetados (pra mim eles já tão automaticamente vetados pelo fator bolso)...he he he...

Quem quer colocar ball diff chassis ou amrtecedor a oleo num mini que va andar de 4x4...

Ah esqueci de falar do hop up mais caro , as milnhas molinhas da suspensão quebraram e eu arranquei fora :!:


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Jun 07, 2005 2:07 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Ter Jun 07, 2005 1:48 pm
Mensagens: 2
Localização: São Paulo
Pessoal,
Esta discussão está bem animada e acho que é para isso mesmo que serve um fórum. Cada um coloca sua opinião e é respondido com respeito pelo companheiro.
Sobre a polêmica do regulamento dos minis Tamiya, tudo depende do objetivo de cada um.
Por exemplo, o nosso é ter um Hobby saudável que envolva a família e seja praticado num ambiente familiar de preferência com muitos amigos. Desenvolver-nos como praticantes do hobby sem ter a idéia fixa de treinar para competir e ter resultados. Claro que ganhar uma corrida ou mesmo uma medalha ou troféu é gratificante, mas não é o motivo pelo qual procuramos esta prática.
Queremos mesmo é nos divertir. Participar. Se vemos algum carro com alguma alteração importante, vamos lá e aprendemos e se for regulagem, "copiamos". Se for um hop-up barato e fácil de achar, podemos até comprar e colocar. Se for caro e depender de importar, esquece.
Não temos a pretensão de nos classificar para campeonatos paulistas, brasileiros, mundiais nem interplanetários.
Enfim, acho que se estamos muito preocupados com o carro do adversário, é pq estamos preocupados em ganhar somente.
Obviamente temos que ter bom senso e o bom senso para a categoria de minis diz que pouca coisa afeta o desempenho desde que se respeite o regulamento mínimo que envolve, pinhões, motores e tamanho de pneus.
Um abraço a todos.
Jorge


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Jun 07, 2005 2:35 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Jorge M. escreveu:
Enfim, acho que se estamos muito preocupados com o carro do adversário, é pq estamos preocupados em ganhar somente.


Tenho que discordar. Por esse ponto de vista, Stock poderia andar junto com Modified, todos os tipos de chassis juntos, etc.

Correr só por diversão é totalmente aceitável e sadio, mas terminar a corrida 15 voltas atrás desanima qualquer um.

Se o opcional "quase" não traz ganho ou traz ganho nenhum, então por que não se retira pra correr??

Contudo, concordo plenamente quando você fala em "hobby saudável que envolva a família e seja praticado num ambiente familiar de preferência com muitos amigos". É esse tipo de pensamento que faz o hobby valer a pena.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Jun 07, 2005 2:39 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Mai 29, 2005 5:15 pm
Mensagens: 226
Localização: Sao Paulo
Opa,

Então pessoal,

Como Jorge disse o desenrolar do papo esta muito legal.
Entao para amenizar ao quem ja tem os hop ups, proponho banir somente:

- Ball Dif;
- Barra estabilizadora;
- Alteração na aerodinamica dos carros;
- Chassis de fibra.

De resto então ta liberado.
Claro que ainda vamos respeitar as regras de relação coroa/pinhão, motor, bateria e pneus.

Sobre pneus, quem sabe banir o Thunder "Bolação".
Somente para explicar, o Thunder "bolação", foi liberado no jaguaré, porque era o único pneus de espuma nacional disponível para rodas de 190mm.
Agora o cenário é outro, o Silvio disse que teria pneus de espuma tanto de mini quando de 190mm para todos.
Alêm que esta liberado o uso de pneus de borracha e mesmo espuma importada.

Só tem uma coisa que ainda sou , um pouco contra, de liberar tudo, é a aparencia do carro.
Lembram que a ideia éra uma categora base, onde o cara compra o carro e vai correr? ENtão o cara perde a corrida pra um carro que esta com hop up e pode desanimar. É mais o psicologico mesmo.
Mas sei-la, até ai, não é tão tragico, pois se o piloto esta conosco na pista no dia a dia ele vai saber que não foi por causa dos hop ups liberados que ele não teve bom rendimento...

Bem o que vces acham de propormos somente estas limitações para o Big Racha?

[s] TubA :)

_________________
Tuba
----------------------
Rc Eletrico Zangoes
http://zangoes.blogspot.com
----------------------
Flickr
http://www.flickr.com/photos/9052734@N02/
---------------------
YouTube
http://www.youtube.com/profile?user=achristianini


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Jun 07, 2005 3:24 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Seg Mai 30, 2005 12:56 pm
Mensagens: 348
Localização: São Paulo
Tuba, acho que pode colocar os amortecedores a oleoi nessa lista tb, mesmo porque nunca vi nenhum mini com eles...

Assim que definirem o diametro maximo dos pneus de 190 me aicsem pois preciso saber se o que estou usando ta dentro ro regulamento...


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Jun 07, 2005 3:44 pm 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jun 07, 2005 12:07 am
Mensagens: 19
Olha gente, eu discordo de limitações dos carros, como muitos ja disseram os hop up não geram melhoria nenhuma de performase nestes carros, eu corri as provas com ball diff na minha fuca, que capotava, não tinha boa performase de motor, foi um fiasco, sou dedo duro... pode até ser, o meu mini tem 9 anos de idade, comprei em um campeonato que a Aeromodeli promoveu e deu um kit novo de mini para o vencedor, fiz de tudo para ganhar, alterei até a furação original para 21 dentes no pinhão, fiz poles aos montes e fique com o segundo lugar, por isso não adianta dar desculpa que o carro do outro ta melhor porque tem acessórios, eu tenho muito exemplos, que poderia escrever páginas nesta discução, bom gente, o meu carro vocês ja conhecem, meu sistema de direção original quebrou na última vez que andei e agora me sobrou o que eu corri no campenato da Aeromodeli de 9 anos atrás, ele é de aluminio e roletado "sem folgas" é o que eu tenho, não pretendo adquirir nada de novo, a unica coisa que comprei, foi uma bolha nova de mini hpi um masda miata que tem aérofólio, bom acho que vocês vão me banir deste racha porque meu carro já é o campeão??quero a taça! só eu participando para vocês saberem...

Pin


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Jun 07, 2005 5:40 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Mai 29, 2005 8:55 pm
Mensagens: 570
Localização: São Paulo
Boa Pin.... hehehehehe
vou fica de olho nessa fuca bala tua durante a corrida hein.... ehehehhe

brincadeiras à parte, se é ter restrições de equipamento q seja em coisa q faz diferença.... e elas são: relação, pneu, barra estabilizadora e diff... o resto tanto faz.... se quiser encher o carro d peça d aluminio q encha, vai se ferra pq é só peso morto...

Tuba, chassi d fibra eu nunca vi nunguem usa.... se quise proibi proibe, nunca vi mesmo... qto a bolha, tb cabe o bom senso.... abrir uma entradinha de ar pra refrigerar é uma coisa, arrancar os vidros e a traseira é outra....

_________________
Abraços,
Milton (miltinho)

"Uma corrida não se ganha na primeira volta, mas se perde"


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Jun 07, 2005 5:49 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Jun 01, 2005 9:02 am
Mensagens: 26
Localização: São paulo - SP
Tuba, dou muito valor à sua idéia, à sua vontade, que tb é a minha no sentido de fazer categorias totalmente básicas e BARATAS, principalmente com o objetivo de atrair iniciantes e deixar o hobby viável para muitas pessoas, que hoje, não podem nem sonhar com isso. Para isso, minha opinião é que deveria ser feito um campeonato com carros TOTALMENTE ORIGINAIS DE CAIXA, ou seja, abriu a caixa, montou, correu, sem rolamentos, sem nada, não se pode alterar nenhum parafuso sequer, mas infelizmente as condições que o hobby nos dá aqui no Brasil não nos permite isso, pois alguém compra um carrinho tão sonhado às vezes, cuida melhor dele do que do próprio carro, compra opcionais para deixá-lo mais bonito, nem pensa às vezes em deixá-lo mais competitivo ou potente e sim pelo prazer de deixá-lo na estante limpinho cheio de pecinhas coloridas, que na verade não servem para nada, só pelo gosto, esse é o hobby, miniaturas de carros de verdade!!!
Outra coisa que acontece, são pessoas, assim como o Pin, que tem carrinhos guardados há 09 ou 10 anos, às vezes até mais e agora surge novamente a oportunidade de colocá-lo para andar, o resurgimento da categoria. Há 09 anos atrás, ele colocou sistema de direção de alumínio, etc, etc, por esse motivo não vamos deixá-lo correr??!! Vamos obrigá-lo à comprar outro carrinho??!! Acho que não podemos, não temos como e nem podemos pensar nisso, UMA VEZ QUE O NOSSO HOBBY, HOJE EM DIA, SE RESUME À POUCO MAIS DO QUE 10 PILOTOS!!!!"!!! Acho que nessa situação, não podemos ficar selecionando muito, tão pouco vetando peças de alumínio ou pilotos!!!::
LÁ FORA, existem categorias totalmente limitadas e carros para isso, como o TRINITY T-SPEC, um carro 4X4 bem legal que já vem com motor 21 voltas, bolha, pneus colados e bateria 1600, nessa categoria SÓ É PERMITIDO o uso desses motores e dessas baterias ou então de 1500Mah, só mais nada...SABEM PORQUE???!! PORQUE ESSE CARRO, COM MOTOR, BATERIA, BOLHA, RODAS E PNEUS COLADOS, TODO ROLETADO, CUSTA EXATAMENTE 100 DÓLARES!!!!! Um carro pronto para andar, todos idênticos, com o mesmo motor e bateria, vc só coloca seu speed e seu rádio e já sai competindo......isso sim é equilíbrio, tanto para os carros, como para o bolso;;;;;;ALGUÉM SE HABILITA À TRAZER ESSES CARROS???!!?! Lá fora é uma das categorias mais concorridas que existem....pesquisem à respeito....

_________________
Mauricio


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 53 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB