RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Abr 28, 2024 3:29 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 202 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 9, 10, 11, 12, 13, 14  Próximo
Autor Mensagem
 Título:
MensagemEnviado: Seg Mai 29, 2006 4:42 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
fernando_paneto escreveu:
Raphael escreveu:
Categoria base tem q ser barat e de manutenção fácil e barata tb. particularmente não sou a favor de um ou de outro chassis ou motor.

se tiver custo beneficio bom para mim me parece bom para uma categoria base.

O f103 ainda tem peças por aqui, mas é que nem petroleo, um aid vai acabar, anao ser que a tamiya volte para cá, senão vai ser mais fácil comprar uma metralhadora israelense

Comprar os f103 gt? seria bom na minha opinião, mas como? a receita tá travando tudo, tinha que existir um chassis nacional. acho que seria outro fato que ia ajudar.

Um abraço



Vi tb que vc tava olhando aquele carro da Thunder... pelo que eu já tinha falado com o Alberto, o chassis sai por R$300.00 sem nada... vem peladinho!! Acho que iria gastar mais de R$150.00 para o carro andar. Não sei se é uma oa saída!!!


Falow,

Fernando - PANETO


Realmente esse carro cm esse preço não é tentador...
Se o chassi pelo menos tivesse uma opção de chassis de plástico....o preço seria mais tentador...

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Mai 29, 2006 4:46 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
fernando_paneto escreveu:
Não sei muito bem o porquê desta discussão... não acho que só pq exista uma uma categoria com carros de baixo custo, correndo com pilhas AAA, motor latinha, peças remendadas e bolha sem pintura possa interferir em uma categoria pro!!!
Não vejo intervenção nenhuma nisso... não acho que uma pessoa que já está a mais de dois anos no hobby vá vender o seu TC4 para competir com um TA-02!! Mas também não acho que o pessoal que está começando agora tenha a "obrigação" de comprar um TC4, uns 3 motores modified, uns 5 jogos de baterias de 3700mAh, controle 3PK, ESC sem limite de voltas, 4 jogos de pneus e outras coisas!!!
Apoio SIM a idéia de ter uma categoria base e TAMBÉM apoio a categoria PRO... Mas acho que categoria base deveria ser com um chassis que ainda tenha venda no mercado!!
Acho uma palahaçada esses F103!!! Pq só um grupinho restrito pode ter um chassis destes, quem está começando e vai na loja comprar seu primeiro modelo não vai encontar um F103 na prateleira!!!
Já que gostam tanto do chassis pq não acompanhar o mercado e pegar o F103GT??? Esta é a minha dúvida... o pessoal tá acomodado com os chassis que tem em casa e não evoluem... pode ver que é sempre o mesmo pessoal andando com o mesmo carro e sempre o mesmo pessoal chegando na frente!! O pessoal realmente não está evoluindo!!
Acho que temos que rever nosso conceitos!!


Espero que vejam esta minha mesagem não como uma crítica, e sim como uma ajuda.


Falow,

Fernando - PANETO


não existe como a categoria base acabar com a Pro, pois realemnte o pessoal que já está na pro não vai pra base....

O problema é que não tem de onde essa categoria surgir.

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Mai 29, 2006 4:51 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
fernando_paneto escreveu:
Raphael escreveu:
Categoria base tem q ser barat e de manutenção fácil e barata tb. particularmente não sou a favor de um ou de outro chassis ou motor.

se tiver custo beneficio bom para mim me parece bom para uma categoria base.

O f103 ainda tem peças por aqui, mas é que nem petroleo, um aid vai acabar, anao ser que a tamiya volte para cá, senão vai ser mais fácil comprar uma metralhadora israelense

Comprar os f103 gt? seria bom na minha opinião, mas como? a receita tá travando tudo, tinha que existir um chassis nacional. acho que seria outro fato que ia ajudar.

Um abraço



E se fizesse um campeonato só de F103GT? Por exemplo:

Alguma loja ou pista compraria um lote de carros (acho q uns 10-15 carros) e quem comprasse o carro participaria de um campeonato, pode até retirar a taxa de inscrição caso seja a pista que compre os carros. Podem montar pacotes com controle, emprestar controles, carregadores, sei lá... acho que uma parte difícil de se comprar no começo é o controle, carregador e ESC... mas o ESC não é prioridade.
Com isso já faz com que quem acabe de comprar o primeiro carro se enturme com a galera que já participa dos campeonatos...
Espero que gostem da minha idéia ou que o pessoal faça alguma coisa parecida...


valeu,

Fernando - PANETO


Acho que nenhuma pista estaria disposta a comprar 15 carros de uma vez, porque ela sabe muito bem que não vai vender tudo....quem vai comprar é exatamente o grupo que já está na pista e que consequentimente já tem um carro....

Não temos mercado para veder 15 carros iguais em curto espaço de tempo....isso demoraria muito mesmo...

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Mai 29, 2006 5:00 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Este tópico de vez em quando é reativado

Acho que todos concordam que isso acontece porque todos queremos mais participantes neste hobby (automodelismo ELÉTRICO)

O fato é que uma categoria base não é viável porque não entram novos adeptos..... Se tivesse 200 pessoas no fórum perguntando "quero começar!!! como eu faço???" a história ia ser diferente, mas não temos...

Então acho que tínhamos que começar outro tópico "o que podemos fazer para o automodelismo elétrico crescer no Brasil?" e encerrar este assunto.

Hoje temos uma escada com os 4 primeiros degraus faltando, para quem quer começar no rc elétrico em um campeonato.... concordam?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Mai 29, 2006 11:55 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Mai 30, 2005 11:58 am
Mensagens: 1956
Localização: Santo André - ABC - SP
Fernando escreveu:
Este tópico de vez em quando é reativado

Acho que todos concordam que isso acontece porque todos queremos mais participantes neste hobby (automodelismo ELÉTRICO)

O fato é que uma categoria base não é viável porque não entram novos adeptos..... Se tivesse 200 pessoas no fórum perguntando "quero começar!!! como eu faço???" a história ia ser diferente, mas não temos...

Então acho que tínhamos que começar outro tópico "o que podemos fazer para o automodelismo elétrico crescer no Brasil?" e encerrar este assunto.

Hoje temos uma escada com os 4 primeiros degraus faltando, para quem quer começar no rc elétrico em um campeonato.... concordam?



Concordo plenamente com você...
Vamos ver se conseguimos pelo menos fazer alguns deste degraus!!!


Falow,

Fernando - PANETO


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Mai 30, 2006 6:52 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jun 06, 2005 2:39 pm
Mensagens: 399
Localização: Rio de Janeiro - RJ
fernando_paneto escreveu:
Raphael escreveu:
Categoria base tem q ser barat e de manutenção fácil e barata tb. particularmente não sou a favor de um ou de outro chassis ou motor.

se tiver custo beneficio bom para mim me parece bom para uma categoria base.

O f103 ainda tem peças por aqui, mas é que nem petroleo, um aid vai acabar, anao ser que a tamiya volte para cá, senão vai ser mais fácil comprar uma metralhadora israelense

Comprar os f103 gt? seria bom na minha opinião, mas como? a receita tá travando tudo, tinha que existir um chassis nacional. acho que seria outro fato que ia ajudar.

Um abraço



Vi tb que vc tava olhando aquele carro da Thunder... pelo que eu já tinha falado com o Alberto, o chassis sai por R$300.00 sem nada... vem peladinho!! Acho que iria gastar mais de R$150.00 para o carro andar. Não sei se é uma oa saída!!!


Falow,

Fernando - PANETO


O apoio de algum revendedor seria fundamental para quem está começando, isso na minh opinião funcionaria, desde que fossem carros de baixo custo. Infelizmente ainda não temos isso aqui. (nem vamos ter tão cedo)

Um abraço

_________________
http://www.tartararc.com


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Mai 30, 2006 6:53 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jun 06, 2005 2:39 pm
Mensagens: 399
Localização: Rio de Janeiro - RJ
fernando_paneto escreveu:
Raphael escreveu:
Categoria base tem q ser barat e de manutenção fácil e barata tb. particularmente não sou a favor de um ou de outro chassis ou motor.

se tiver custo beneficio bom para mim me parece bom para uma categoria base.

O f103 ainda tem peças por aqui, mas é que nem petroleo, um aid vai acabar, anao ser que a tamiya volte para cá, senão vai ser mais fácil comprar uma metralhadora israelense

Comprar os f103 gt? seria bom na minha opinião, mas como? a receita tá travando tudo, tinha que existir um chassis nacional. acho que seria outro fato que ia ajudar.

Um abraço



Vi tb que vc tava olhando aquele carro da Thunder... pelo que eu já tinha falado com o Alberto, o chassis sai por R$300.00 sem nada... vem peladinho!! Acho que iria gastar mais de R$150.00 para o carro andar. Não sei se é uma oa saída!!!


Falow,

Fernando - PANETO


Realmente tinha intessere de conhecer mais este carro, pois queria tirar a minha impressão sobre ele que não é das melhores...

Um abraço

_________________
http://www.tartararc.com


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Mai 30, 2006 6:55 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jun 06, 2005 2:39 pm
Mensagens: 399
Localização: Rio de Janeiro - RJ
prcg escreveu:
fernando_paneto escreveu:
Não sei muito bem o porquê desta discussão... não acho que só pq exista uma uma categoria com carros de baixo custo, correndo com pilhas AAA, motor latinha, peças remendadas e bolha sem pintura possa interferir em uma categoria pro!!!
Não vejo intervenção nenhuma nisso... não acho que uma pessoa que já está a mais de dois anos no hobby vá vender o seu TC4 para competir com um TA-02!! Mas também não acho que o pessoal que está começando agora tenha a "obrigação" de comprar um TC4, uns 3 motores modified, uns 5 jogos de baterias de 3700mAh, controle 3PK, ESC sem limite de voltas, 4 jogos de pneus e outras coisas!!!
Apoio SIM a idéia de ter uma categoria base e TAMBÉM apoio a categoria PRO... Mas acho que categoria base deveria ser com um chassis que ainda tenha venda no mercado!!
Acho uma palahaçada esses F103!!! Pq só um grupinho restrito pode ter um chassis destes, quem está começando e vai na loja comprar seu primeiro modelo não vai encontar um F103 na prateleira!!!
Já que gostam tanto do chassis pq não acompanhar o mercado e pegar o F103GT??? Esta é a minha dúvida... o pessoal tá acomodado com os chassis que tem em casa e não evoluem... pode ver que é sempre o mesmo pessoal andando com o mesmo carro e sempre o mesmo pessoal chegando na frente!! O pessoal realmente não está evoluindo!!
Acho que temos que rever nosso conceitos!!


Espero que vejam esta minha mesagem não como uma crítica, e sim como uma ajuda.


Falow,

Fernando - PANETO


não existe como a categoria base acabar com a Pro, pois realemnte o pessoal que já está na pro não vai pra base....

O problema é que não tem de onde essa categoria surgir.


prcg para mim é este exatamente o ponto. quem quer começar a competir se quiser fazer uma graça,tem que comprar muita coisa se for correr de turismo.

Um abraço

_________________
http://www.tartararc.com


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Mai 30, 2006 6:58 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jun 06, 2005 2:39 pm
Mensagens: 399
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Fernando escreveu:
Este tópico de vez em quando é reativado

Acho que todos concordam que isso acontece porque todos queremos mais participantes neste hobby (automodelismo ELÉTRICO)

O fato é que uma categoria base não é viável porque não entram novos adeptos..... Se tivesse 200 pessoas no fórum perguntando "quero começar!!! como eu faço???" a história ia ser diferente, mas não temos...

Então acho que tínhamos que começar outro tópico "o que podemos fazer para o automodelismo elétrico crescer no Brasil?" e encerrar este assunto.

Hoje temos uma escada com os 4 primeiros degraus faltando, para quem quer começar no rc elétrico em um campeonato.... concordam?


Fernando pode começar o tópico que vai ser bem interessante, aliás eu há algum tempo atrás criei um tópico com este título:

http://www.rceletrico.com/forum/viewtopic.php?t=250

Um abraço

_________________
http://www.tartararc.com


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Set 12, 2007 9:08 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
Útopia que nada! Estamos no caminho!
Huahuaua....pena que ele é longo....

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Sáb Set 15, 2007 12:08 am 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Registrado em: Qui Mar 16, 2006 10:51 am
Mensagens: 85
Localização: Vitória-ES
E aí galera? Beleza?

Bom, na minha opinião as categorias que deveriam existir já existem: a stock e a modified. Não existem em todos os estados mas tendem a existir com o passar do tempo.

Estamos nessa discussão de categoria de baixo custo há muito tempo e eu percebi que isso é meio que furada. É uma boa, mas como o pessoal já disse por aí: ninguém que já tenha um carro top de linha vai querer andar mais devagar só pra ter mais gente.

Acho que o problema todo é que os hobbystas não aceitam ficar pra trás. Todo mundo que quer entrar ou entra no hobby quer entrar pra ser campeão e acabamos esquecendo de nos divertir! Os caras que vão ser campeões fatalmente vão gastar muito mais do que os outros.

Aqui no ES nós todos queremos que a competição seja equilibrada e tudo mais. Mas eu já cheguei à conclusão de que isso é impossível para todos os participantes, tanto aqui no ES quanto em qualquer lugar. Nem todo mundo tem dinheiro ou talento para estar no topo. E quem está no topo não gosta muito de andar com gente muito mais lenta ou que não tem um equipamento a altura por que acha que esses caras estragam o espetáculo, o que acaba por desmotivar quem está nessa situação.

Pra mim esse é o problema! A galera não está sabendo "perder". Os que normalmente sobram no hobby são os 10 que estão sempre participando nos heats finais. Se essa mentalidade mudar podemos chegar ao nível de competição dos EUA e da Europa, onde a galera que não tem muita grana fica felicíssima ao vencer as B-main, C-main e D-main. E sonham em participar nas A-main com caras como Marc Rheinhard, Atsushi Hara e Masami Hirosaka.

Não se houve falar muito em campeonatos de custo controlado lá fora, mas ouve-se falar do SNOW BIRDS dos EUA, que teve mais de 100 participantes. Com certeza essa galera toda não tinha equipamento top de linha, mas foram lá para se divertir.

Acho que o problema de verdade está na nossa cabeça e não no nosso bolso.

A minardi que é minardi está na F1. Muda de dono, muda de nome, mas ela tá lá. Os mecânicos passam o ano inteiro se matando, vendo o carro chegar nas últimas posições, os pilotos sofrem com os carros, os diretores esportivos vão à loucura mas eles estão lá. Não porque estão ganhando rios de dinheiro (já teve piloto que PAGOU pra correr), mas porque amam o esporte. O Alonso ralou na minardi (me corrijam se eu estiver errado) e hoje é bi campeão.

_________________
Calango Racing - Team Durango DEX210 - Futaba 3GR - Speed Passion Reventon/Competition V3.0 - Pneus AKA Rebar


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Out 16, 2007 8:33 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Ter Jul 05, 2005 2:42 pm
Mensagens: 34
Localização: São Paulo - SP - Imirim
Estou meio afastado, mas vou dar minha opinião. Acho que não adianta limitar o chassis, pois o resto do equipamento não tem como limitar, a diferença ficaria apenas em um chassis um pouco mais caro. Temos que olhar um pouco mais a frente e limitar apenas motor, pois com um motor mais suave a manutenção é tranquila, pois não judia do carro. Ex.: um motor mamba de 4600kv c/ 5 céllulas, gira 27.600 rpm, o equivalente a um stock 27T escovado e detalhe, não tem manutenção. Acho que uma verdadeira categoria stock seria assim......O 4x4 são bem resistentes e com um motor deste tipo dificilmente quebra, o problema maior é o custo para se entrar no hobby, mas isso não tem solução, o negócio é fazer projeções de custos mensais (incluindo vida útil do equipamento). Desta forma todos tem inumeras opções de chassis, não ficando preso apenas a um determinado carro e não divide o grupo, pois o mesmo carro que anda de stock, pode andar de modified.

Abraço,
Cláudio


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Out 16, 2007 9:47 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Ago 22, 2006 10:41 pm
Mensagens: 3066
Images: 119
Localização: São José dos Campos - SP
Cláudio,

Eu acho que esse 4600kv é mais forte que o stock, porque eu tenho um stock Trinity Co27 (que dizem ser um dos mais fortes) e ele tem uns 20.000rpm só.

Quanto ao custo dos elétricos, se você for comparar com os custos de brinquedos o automodelismo elétrico é caro mesmo (muita gente compara os custos com brinquedos tipo Maximus, Pegasus, etc.), mas em termos de "modelismo" não é tão alto assim... o automodelismo combustão e o aeromodelismo, por exemplo, são mais caros.

Pra vc ter uma idéia, os motores que a galera dos Pro12 usam em competições custam uns 800 reais (ou mais!) só o motor... e se vc não souber regulá-lo vc pode estragar ele num final de semana. Já nos elétricos, com 600 reais vc compra um sistema brushless Mamba novo com um desempenho semelhante e que dura muito mais sem dar manutenção. A maior parte do custo do elétrico é só na compra mesmo, a manutenção é quase zero... já os nitro tem manutenção constante com troca de vela, pipa, combustível, recoil, etc.

É estranho, mas já vi caso da pessoa desistir de comprar um elétrico por causa do custo, e na semana seguinte ir comprar um nitro RTR por 1500 reais... tipo assim, pra gastar 1500 reais num carro nitro é barato, mas pra gastar isso ou até metade disso com elétrico é caro demais. :roll:

_________________

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Out 16, 2007 11:31 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Eu penso o seguinte

Se todo mundo topasse, dava pra fazer uma categoria bem básica.

Algo como:

Chassis "inventado" ou pan car mais simples possível (bolink, tamiya, thunder)
Motor latinha ou no máximo stock
Speed Mecânico (talvez adaptar um controle de autorama para ter mais níveis)
Baterias limitadas e baratas, talvez comprar célular NiMh genéricas de 2000mah, por exemplo. (nada de matched, super descarga, etc)
Pneus mais duros possíveis (para durarem mais; talvez até fabricar com espuma ou mantas de borracha)
Rádio basicão (aqueles de 200 conto em 12x no cartão)
Carregador basicão (já tem até com deteção de pico por menos de 100 reais)

Digamos que o chassis custasse R$ 150
O motor R$ 50
O carregador R$ 80
A bateria R$ 60
O rádio R$ 200
O Speed R$ 40
Pneus R$ 20 o jogo (digamos que conseguíssemos fazer com manta de borracha)
Total = 600,00 (destes, dava pra comprar o rádio e o carregador parcelados em qualquer loja, ficava R$ 280 a prazo)

Agora, o mais difícil não é fazer isso. É convencer 10 caras a toparem a idéia. Essa é a parte quase impossível.

Todo mundo quer direto a F1.


Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Out 16, 2007 12:23 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Ago 22, 2006 10:41 pm
Mensagens: 3066
Images: 119
Localização: São José dos Campos - SP
Fernando,

Desculpe por discordar de você dessa vez... mas acho que quem tem um total de 600 reais ou menos para gastar não vai nem pensar na hipótese de entrar no hobby para competir, porque pra competir não se gasta só com os carros em si... tem os gastos da participação das corridas, da mensalidades das associações, e os gastos dos deslocamentos tbm (gasolina, comida, estaciomanento, etc.), numa situação dessas, acho que a pessoa vai procurar um passatempo mais barato ou vai procurar um carro usado só pra brincar porque provavelmente achará um absurdo pagar R$30-50 para participar de uma etapa do campeonato.

Além disso, um Tamiya TT01 RTR completo com speed eletrônico, carregador e baterias simples não custa muito mais caro do que isso (uns 750)... e tem as vantagens de poder usar qualquer bolha 1/10 e de ter peças de reposição e hop ups aos montes, o que um chassi mais específico como um Pan Car não teria... aliás, o Pan Car 1/10 da Thunder custa bem mais do que R$150.

E pior ainda... por um teco a mais do que isso (uns 900) já é possível achar os carros nitro mais baratos com uma marcha, são uma porcaria e só fazem barulho é verdade e sabemos disso... mas pra quem está começando cheio de ansiedade, o que você acha que vão preferir?

_________________

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 202 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 9, 10, 11, 12, 13, 14  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB