RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Abr 27, 2024 7:51 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 202 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 10, 11, 12, 13, 14  Próximo
Autor Mensagem
 Título:
MensagemEnviado: Ter Out 16, 2007 2:27 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Concordo...

A única diferença ficaria nos gastos pra manter

Um TT01, se você bater, tem que importar peças
O nitro de 900 também, além do combustível, etc

O chassis que eu falo seria tão simples, mas tão simples, que qualquer um poderia fabricar suas peças.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Out 16, 2007 2:39 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qua Nov 15, 2006 2:02 pm
Mensagens: 9056
Localização: São Paulo - SP - Tucuruvi
Fernando escreveu:
Concordo...

A única diferença ficaria nos gastos pra manter

Um TT01, se você bater, tem que importar peças
O nitro de 900 também, além do combustível, etc

O chassis que eu falo seria tão simples, mas tão simples, que qualquer um poderia fabricar suas peças.


o dificil é achar quem fabricaria, eu mesmo não tenho a manhã dessas coisas.

eu sou tipo piloto mesmo, quero chegar e andar, não me preocupar em arrumar peça e muito menos fabricar.

eu acho que esse campeonato latinha que nós estamos fazendo aqui em SP, poderia ser uma boa forma de se começar algo.

tudo o que vc disse no post passado, são exigencias do campeonato.

ou seja:

motor: latinha (fraco e manutenção barata)
radio: o que tiver em mãos
chassi: qualquer um 4x4
Bateria: 2000mah mas pode rodar com outra desde que aguente o tempo da corrida.
pneu: 1 jogo por fds
peso: 1600grs.

ou seja, o esquema não é só chamar quem esta de fora, e sim quem esta dentro. muita gente que ta dentro e participa de campeonato mais caros, vai desistindo por que só perde, eu acho que em uma categoria em que todos tem o mesmo equipamento, a competitividade fica maior. e assim o pessoal se empenha mais de participar, pois todos podem ganhar, e esse é o grande chavão de uma competição.

eu acho que a receita de uma categoria base não ta em fazer o chassi, mas em fazer uma categoria que vc não tenha que investir muito para continuar.

do que vale fazer um chassi se derrepente ele não é resistente. e isso é ruim, pois geralmente o engenheiros que fazem o chassi devem pensar nisso tb. ou sera que não?

_________________
Futaba 3PM Fasst - Cyclone TCX
HotBodies team Driver - Winner LRC 2008
twitter: @adalbertoneri


Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Out 16, 2007 2:44 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Ago 22, 2006 10:41 pm
Mensagens: 3066
Images: 119
Localização: São José dos Campos - SP
Fernando escreveu:
O chassis que eu falo seria tão simples, mas tão simples, que qualquer um poderia fabricar suas peças.


É aí que tá...

1 - Será que as pessoas estariam mesmo dispostas a dispor de seu precioso tempo para fabricar as próprias peças? Os iniciantes (público alvo desse carro barato) saberiam fazer isso?

2 - Fabricar as próprias peças ao invéz de padronizar não abriria uma brecha para que elas pudessem trapacear fabricando peças ligeiramente diferentes e melhorando o carro pra tirar vantagem?

3 - Não é mais fácil você ver o código da peça no manual e comprar de um importador (ou importar) do que fabricar uma peça? Fabricar peças não exige ferramentas ou equipamentos que nem todo mundo tem em casa? Isso não exige tempo de aprendizado?

A maioria dos novatos compram como primeiro carro um modelo RTR porque elas não querem ter o trabalho de montar... só querem andar!

Na minha visão, o melhor exemplo de categoria base é o campeonato dos latinha.

_________________

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Out 16, 2007 2:50 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Vocês viajaram...

quando eu digo "qualquer um pode fabricar" eu quero dizer que não está restrito aos grandes fabricantes internacionais. Eu não tenho o maquinário da Tamiya em casa.

Mas esqueçam, vocês só provaram o que eu disse no começo: é mais difícil convencer do que fabricar o chassis. Pergunte pro Alberto da Thunder.....


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Out 16, 2007 2:55 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qua Nov 15, 2006 2:02 pm
Mensagens: 9056
Localização: São Paulo - SP - Tucuruvi
Fernando escreveu:
Vocês viajaram...

quando eu digo "qualquer um pode fabricar" eu quero dizer que não está restrito aos grandes fabricantes internacionais. Eu não tenho o maquinário da Tamiya em casa.

Mas esqueçam, vocês só provaram o que eu disse no começo: é mais difícil convencer do que fabricar o chassis. Pergunte pro Alberto da Thunder.....


e quanto custa um thunder?

_________________
Futaba 3PM Fasst - Cyclone TCX
HotBodies team Driver - Winner LRC 2008
twitter: @adalbertoneri


Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Out 16, 2007 3:02 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Ago 22, 2006 10:41 pm
Mensagens: 3066
Images: 119
Localização: São José dos Campos - SP
Fernando,

Entendi errado mesmo o lance de fabricar as peças, desculpe.


Cold Fusion,

Mandei um email a uns meses atrás perguntando e o Pan Car 1/10 dele tava R$350, eu acho.

_________________

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Out 16, 2007 5:49 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
Acho que a ideia do campeonato de latinha pegou mesmo!!! Hahaha
Fico muito feliz!

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Out 17, 2007 7:04 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
A idéia do campeonato latinha é ótima.

Acho sensacional juntar um motor mais fraco e barato (latinha) com carros livres com o mesmo peso.

A minha idéia de fabricar é meio louca, vem da época que eu praticava aeromodelismo. Como sabem, 2/3 da diversão do aero vem de fabricar o próprio avião...

Talvez eu esteja devaneando demais tentando fazer algo parecido no auto....


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Out 17, 2007 7:06 am 
Offline
Site Admin

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 1:26 pm
Mensagens: 180
Images: 0
A idéia do campeonato latinha é ótima.

Acho sensacional juntar um motor mais fraco e barato (latinha) com carros livres com o mesmo peso.

A minha idéia de fabricar é meio louca, vem da época que eu praticava aeromodelismo. Como sabem, 2/3 da diversão do aero vem de fabricar o próprio avião...

Talvez eu esteja devaneando demais tentando fazer algo parecido no auto....


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Out 17, 2007 7:14 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
A mensagem triplicou porque o fórum tinha dado problema.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Out 17, 2007 12:35 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Ago 22, 2006 10:41 pm
Mensagens: 3066
Images: 119
Localização: São José dos Campos - SP
Fernando,

Eu já tive essas idéias mirabolantes também, anos atrás projetei um RC e até comecei a montá-lo num chassi de alumínio recortado de uma assadeira velha (!!!), seria parecido com um pan car... mas acredite, não valeu a pena. Se gasta muito tempo e sem materiais e equipamentos adequandos dificilmente vc vai chegar num produto final razoável. Sem falar que os custos provavelmente serão maiores do que você juntar o $$$ e comprar o carro novo porque a mão de obra "artesanal" é mais cara do que a linha de produção.

Se você tem gosto por construir e gostaria de fazer um carro desses como um passatempo pessoal acho ótimo, e gostaria que você postasse seus projetos aqui pra gente ver... mas imaginar que essa é a melhor saída para formar uma categoria base eu acho que é querer reinventar a roda... se queremos trazer mais adeptos para o RC EP formando uma categoria base temos que partir para o mais óbvio que é formar essa categoria observando o carro mais comum que a galera nova tá comprando... são os touring 4x4 latinha/stock.

Acho que querer inventar mais uma categoria vai ser dificultar ainda mais as coisas... é mais fácil assumir a 4x4 latinha como categoria base e oferecer competições para os hobbistas que tem desses carros (que são muitos!) do que convencê-los a comprar outro carro... por mais barato que seja... eu acho...

_________________

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Out 17, 2007 1:06 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Eu não discordo

Acho inclusive que alguém tem que montar uma lojinha virtual com motores latinha, baterias baratas e algum chassis tamiya bem barato e com um monte de peças sobressalentes (na lojinha)

A idéia do chassis "caseiro" era montar algo simples como um kart em chapa de plástico ou alumínio, e mandar cortar umas 20 em algum lugar.... depois montar um eixo traseiro sem diferencial, adaptar uma coroa/pinhão, fazer a suspensão dianteira como um kart mesmo, depois botar um piloto feito de pano, borracha ou algo assim....

Não era cada um fabricar o seu... a não ser que fosse possível fabricar com os mesmos métodos do aeromodelismo...


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Nov 25, 2007 2:15 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Dom Nov 18, 2007 10:41 pm
Mensagens: 339
Localização: Taubate-SP
MOLDES?MOLDES?MOLDES?
bem legal a ideia do chassis de placa d circuito e tal......... creio q daria para fazer um modelo completamente reciclavel usando tambem como recurso molde de borracha de silicone"q possui resistencia a temperaturas de 400 graus".........tipo......com o molde....... clonamos os braços de suspensao de um modelo,caixa do diferencial,etc.......ex: ta05, formulinha,...... e depois é só fundir PET,PU´S ,que sao materiais resistentes e bem barato...ainda mais se for comprado em quantidade...... podendo assim fazer uma produçaozinha.......rsrsrsrsrs
sei la......penso assim pq trabalho ha muitos anos com modelagem e agora to tentando fazer junto com uma cooperativa de reciclagem do meu bairro CDHU... um r/c 100% reciclavel para a garotada de la......tendo em vista o desenvolvimento socio cultural,pouco poder aquisitivo e divertimento claroooooooooooo.......incentivando o respeito ao meio ambiente e ingressao da galera em futuros cursos como robotica...eletronica.......tendo inicio com os carros que envolvem relaçao/peso...engrenagens/motor... angulos/vertices...parte eletrica...
isso ai.......blhablhablhablha.......
surtei...........rsrsrs


Editado pela última vez por marcelo salada em Dom Nov 25, 2007 2:24 pm, em um total de 2 vezes.

Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Nov 25, 2007 2:20 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Dom Nov 18, 2007 10:41 pm
Mensagens: 339
Localização: Taubate-SP
pesquisei sobre os preços do molde...da um look ai

borracha de silicone para moldes ML

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... moldes-_JM

ACHO Q DARIA CERTO............RSRSRSSR
sera q sou o unico ?........rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
t mais galera vlwwwwwwwwwww


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Dom Nov 25, 2007 5:20 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
bom, eu já mexi com moldes de silicone

as peças que eu fazia era com Resina, e eu achei muito dura e quebradiça


Acho que fazer com PET ou algo assim é bem mais complicado, posso estar errado, mas tem que injetar em alta pressão, etc.....


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 202 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 10, 11, 12, 13, 14  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB