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MensagemEnviado: Dom Jan 04, 2009 12:25 am 
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Galera estava no site do Euro Touring Series, e derrepente vi que todos os chassis estava usando packs de 5cell e andando forte! Os motores brushless pelo fato de ser mais economicos que os escovados ficam melhores com 5 celulas? Quando rolava campeonatos com Brushed éra utilizado 5 celulas?

http://ets.redrc.net

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MensagemEnviado: Dom Jan 04, 2009 10:17 am 
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Se nao estiver enganado, isso faz parte do regulamento, ate mesmo pra amançar os motores muito forte.
No primeiro ano de brushless modified na AARC, tbem foi feito com 5 celulas, nos mesmo padroes desse.


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MensagemEnviado: Dom Jan 04, 2009 11:42 am 
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Além do Regulamento limitar, provavelmente neste campeonato o peso minimo é de 1350, e com esse peso, usar motores 3.5 com 5 celulas é mais rápido que usar 4.0 com 6 celulas, devido ao peso minimo, em regulamentos com peso Minimo em 1500g como o nosso (e como nos Mundiais da IFMAR, pode ver, ninguem usa 3.5 no ISTC), o Motor Modified mais rápido é o 4.0 com 6 celulas. Não tem relação com ser ou não melhor com 5 celulas, como se trata de um motor que Gira MUITO, usando 5 celulas e abusando um pouco da relação ele andara proximo a 6 celulas devido ao peso menor.

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MensagemEnviado: Dom Jan 04, 2009 4:37 pm 
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Me tira uma duvida, um motor brushless é em média 20% mais economico que um motor brushed da mesma potencia?

Na época que rolava o campeonato europeu com brushed eles tambem usavam 5 celulas? sendo que o motor brushed gasta mais energia que um motor brushless?

Abraço :drinks:

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MensagemEnviado: Seg Jan 05, 2009 1:33 pm 
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nao tenho certeza, mas o uso de 5 celulas, foi so quando começou o modified brusheless, fora isso sempre 6 celulas.
Vamos ver a galera que ta mais por dentro de campeonatos anteriores.


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MensagemEnviado: Seg Jan 05, 2009 9:36 pm 
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Como em 2006 tivemos motores Brushed muito fortes (os famosos V2) foi alterado o regulamento europeu para 5 cells em 2007.
Em 2006 também surgiram os motores Brushless, mas no Mundial do mesmo ano apenas um ou dois brushless chegaram a final.
Em 2007 os brushless dominaram o mundo e o regulamento de 5 cells favoreceu ainda mais esse tipo de motor na europa.

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MensagemEnviado: Seg Jan 05, 2009 9:52 pm 
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riopretomusic escreveu:
Me tira uma duvida, um motor brushless é em média 20% mais economico que um motor brushed da mesma potencia?

Na época que rolava o campeonato europeu com brushed eles tambem usavam 5 celulas? sendo que o motor brushed gasta mais energia que um motor brushless?

Abraço :drinks:


O uso de 5 cells acredito que é mais por causa de peso x potencia

No regulamento deles, o peso minimo deve ser diferenciado, quem andar de 5 celulas é até 1350g e quem anda com 6 celulas é 1500g, como eu disse no meu outro post, o 3.5 e 5 cells no peso de 1350 é mais rápido. Não tem relação ao BL ser mais eficiente que o Escovado.

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MensagemEnviado: Seg Jan 05, 2009 10:06 pm 
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Valeu Haymar,Alekimura e PRCG

Estava com esta duvida porque achei uns packs da orion 5 cell c/ um preço muito convidativo e estava afim de comprar e não sabia se de escovado iria ficar legal.

Obrigado :drinks:

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MensagemEnviado: Seg Jan 05, 2009 10:07 pm 
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Ficar bom não fica, pq vc teria que aliviar tudo, até bolha, pra andar igual 6 celulas, isso falando em motores FORTES, em motores fracos ia ficar um lixo.

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MensagemEnviado: Seg Jan 05, 2009 10:14 pm 
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alekimura escreveu:
Ficar bom não fica, pq vc teria que aliviar tudo, em motores fracos ia ficar um lixo.


Melhor nem arriscar então, de 23t não vai ter graça :?

Valeu :)

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MensagemEnviado: Seg Jan 05, 2009 10:19 pm 
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Confirmando o que o kimura disse, na europa o peso mínimo é 1350g.

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MensagemEnviado: Ter Jan 06, 2009 10:45 am 
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É verdeade, 6 celulas apesar do peso, da uma diferença de potencia muito melhor. Apesar de dar mais peso, mas a potencia extra de 1 celula é muito melhor ou seja o desempenho é muito mais compensador


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MensagemEnviado: Ter Jan 06, 2009 12:47 pm 
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a EFRA, que regulamenta as competições européias, sempre teve preocupações quanto ao custo, performance, dirigibilidade e grau de periculosidade nas corridas de EP..........

antigamente, o EFRA de modified tinha limite de motor 12x1.............ou seja, era basicamente uma competição de motores rápidos, porém com igualdade..........

Hj com brushless a EFRA restringe 5 células por conta de custos e manutenção de forma geral, afinal 1 célula a menos significa menos custo, 1 célula a menos para explodir, etc..............além disso 1.2+ volts a menos no sistema gera menos perda de escs, menor calor, e portanto maior durabilidade de todo o conjunto eletrônico...........

os carros 100~150 gramas mais leves, são melhores de guiar e o desgaste é menor especialmente na transmissão, estamos falando de uma redução de peso de 10%, muito considerável............

além disso se utiliza pneus de borracha sempre, inclusive no carpete, o que é mais barato e elimina a obrigação de possuir e conhecer uma variedade enorme de pneus para ter o melhor carro.........sendo o mesmo pneu para todos, não importa se é bom ou ruim, mas é igual.........

e finalmente, os motores 3T e 3.5T são feitos para andar com 5 células e conseguir uma performance semelhante a motores 4.0~5.0T com 6 células ou lipo.............

enfim, a idéia é ter carros mais leves e melhores de guiar, sujeitos a menos quebras, um conjunto trabalhando com temperatura razoável...........

Para quem vai ser campeão europeu ou de um grande evento, isso não muda nada, mas muda para os outros 100, 150, 200 pilotos que participam das corridas e que são quem bancam a existência do r/c, afinal são estes que compram os produtos e mantém a indústria..........


parece esquisito, mas dá certo, tirando a dor de cabeça de fábricas que acabam tendo que fazer chassis para mercado americano e europeu, os eventos europeus são um sucesso (vide ETS, DHI Cup, LRP masters, EFRA, entre outros) enquanto os eventos nos EUA vem decaindo, mesmo antes da crise atual, talvez por que os consumidores não assimilaram bem os limites e acabam usando 6 células ou lipo com motores fortissimos e o resultado é um carro inguiável, manutenção frequente e logicamente cara, além da maioria das categorias utilizar pneus de espuma, sendo que gasta-se 1 jogo por packs caso alguém pretenda andar na frente, etc, etc..........agora que os americanos estão voltando a usar borracha, criaram a categoria world GT, enfim, estão adotando medidas para que as competições sejam mais acessíveis para quem não é patrocinado pelas fábricas.

Logicamente que num futuro próximo a EFRA abandonará essas restrições, porém neste período de 2 anos pra cá, com a enxurrada de novas tecnologias, acredito que a EFRA segurar a onda para liberar tudo o que aparece foi uma boa opção, o mercado europeu só cresceu enquanto nos EUA as competições minguaram de forma arrasadora.......

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MensagemEnviado: Ter Jan 06, 2009 1:11 pm 
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ótima explicação!!

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MensagemEnviado: Ter Jan 06, 2009 6:50 pm 
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Salvadori obrigado por colocar algumas referencias de campeonatos ( ETS, DHI Cup, LRP masters, EFRA) dei uma procurada no youtube e google com essas palavras chaves e achei bastante coisa legal :D

Os campeonatos de EP realizados pela EFRA então deve ser bem equilibrados.

Valeu :drinks:

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