a EFRA, que regulamenta as competições européias, sempre teve preocupações quanto ao custo, performance, dirigibilidade e grau de periculosidade nas corridas de EP..........
antigamente, o EFRA de modified tinha limite de motor 12x1.............ou seja, era basicamente uma competição de motores rápidos, porém com igualdade..........
Hj com brushless a EFRA restringe 5 células por conta de custos e manutenção de forma geral, afinal 1 célula a menos significa menos custo, 1 célula a menos para explodir, etc..............além disso 1.2+ volts a menos no sistema gera menos perda de escs, menor calor, e portanto maior durabilidade de todo o conjunto eletrônico...........
os carros 100~150 gramas mais leves, são melhores de guiar e o desgaste é menor especialmente na transmissão, estamos falando de uma redução de peso de 10%, muito considerável............
além disso se utiliza pneus de borracha sempre, inclusive no carpete, o que é mais barato e elimina a obrigação de possuir e conhecer uma variedade enorme de pneus para ter o melhor carro.........sendo o mesmo pneu para todos, não importa se é bom ou ruim, mas é igual.........
e finalmente, os motores 3T e 3.5T são feitos para andar com 5 células e conseguir uma performance semelhante a motores 4.0~5.0T com 6 células ou lipo.............
enfim, a idéia é ter carros mais leves e melhores de guiar, sujeitos a menos quebras, um conjunto trabalhando com temperatura razoável...........
Para quem vai ser campeão europeu ou de um grande evento, isso não muda nada, mas muda para os outros 100, 150, 200 pilotos que participam das corridas e que são quem bancam a existência do r/c, afinal são estes que compram os produtos e mantém a indústria..........
parece esquisito, mas dá certo, tirando a dor de cabeça de fábricas que acabam tendo que fazer chassis para mercado americano e europeu, os eventos europeus são um sucesso (vide ETS, DHI Cup, LRP masters, EFRA, entre outros) enquanto os eventos nos EUA vem decaindo, mesmo antes da crise atual, talvez por que os consumidores não assimilaram bem os limites e acabam usando 6 células ou lipo com motores fortissimos e o resultado é um carro inguiável, manutenção frequente e logicamente cara, além da maioria das categorias utilizar pneus de espuma, sendo que gasta-se 1 jogo por packs caso alguém pretenda andar na frente, etc, etc..........agora que os americanos estão voltando a usar borracha, criaram a categoria world GT, enfim, estão adotando medidas para que as competições sejam mais acessíveis para quem não é patrocinado pelas fábricas.
Logicamente que num futuro próximo a EFRA abandonará essas restrições, porém neste período de 2 anos pra cá, com a enxurrada de novas tecnologias, acredito que a EFRA segurar a onda para liberar tudo o que aparece foi uma boa opção, o mercado europeu só cresceu enquanto nos EUA as competições minguaram de forma arrasadora.......
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