RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Ter Jun 10, 2025 1:12 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 20 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Título: counter steer
MensagemEnviado: Qua Dez 15, 2010 2:43 pm 
Novo no Fórum

Ola! Sou novo por aqui, sou de Santo André –SP região do grande ABC. Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo fórum, gostei muito de tudo q li por aqui.
Precisava de uma ajudinha, desculpem por minha ignorância, ainda não sei os nomes das peças nem as gírias nem nada.
Recentemente um amigo voltou do Japão e trousse dois carrinhos tamiya tt01, um para drift e outro para correr, transformamos o de correr em drift Também porém. Estava pesquisando para o drift ficar mais real parece que o pessoal faz um tal de counter steer onde a roda de trás gira mais rápido q as dianteiras, eu vi muita coisa mas não achei como fazer isso no carrinho que usa cardã, achei algo em um fórum mas a pagina nem as fotos abrem, é uma ganbi mas não consigo visualizar. Gostaria de saber de alguém como posso fazer se existe algo para comprar pela lógica teria que diminuir as engrenagens do diferencial traseiro. Não sei se estou falalndo besteira.. ágüem pode me ajudar?

ah! vi em um site no japao uma peça que tlavez seja oque procuro mas, nao encontro aqui no BR pra comprar.a peça é: Active Counter Steer Unit for TT01
modelo STR077

obrigado a todos pela atenção.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Qua Dez 15, 2010 4:53 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Mmusashi escreveu:
Ola! Sou novo por aqui, sou de Santo André –SP região do grande ABC. Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo fórum, gostei muito de tudo q li por aqui.
Precisava de uma ajudinha, desculpem por minha ignorância, ainda não sei os nomes das peças nem as gírias nem nada.
Recentemente um amigo voltou do Japão e trousse dois carrinhos tamiya tt01, um para drift e outro para correr, transformamos o de correr em drift Também porém. Estava pesquisando para o drift ficar mais real parece que o pessoal faz um tal de counter steer onde a roda de trás gira mais rápido q as dianteiras, eu vi muita coisa mas não achei como fazer isso no carrinho que usa cardã, achei algo em um fórum mas a pagina nem as fotos abrem, é uma ganbi mas não consigo visualizar. Gostaria de saber de alguém como posso fazer se existe algo para comprar pela lógica teria que diminuir as engrenagens do diferencial traseiro. Não sei se estou falalndo besteira.. ágüem pode me ajudar?

ah! vi em um site no japao uma peça que tlavez seja oque procuro mas, nao encontro aqui no BR pra comprar.a peça é: Active Counter Steer Unit for TT01
modelo STR077

obrigado a todos pela atenção.

Vc mesmo respondeu a sua pergunta rsrsrsrsrs.
É esse kit da Active que tem que comprar,acho que é o unico até agora feito para o TT01.
Aqui no Brasil vc não vai achar,só lá fora mesmo.

MensagemEnviado: Qua Dez 15, 2010 5:09 pm 
Novo no Fórum

ola! obrigado por responder.. vou tentar achar essa peça. mas para quebrar o galho, pela experiencia de vcs, sera que se eu travar o diferencial traseiro posso ter algum resultado? uma vez q na curva as rodas dianteriras nao vao estar girando igual as de tras por uma estar mais livre q a outra.. ? faz sentido ou estou falando besteira?

obrigado pela antencao.

MensagemEnviado: Qua Dez 15, 2010 5:17 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Opa, blz velho, vc é de Santo André, temos um grupo bom fazendo Drift aqui no ABC ..... sou de Santo André tambem, quando quiser andar com a gente e só dar um toque q o pessoal é muito gente boa e vão te ajudar no q precisar ...
Tem um espaço q costumamos andar em Utinga o Geju .... acho q em janeiro a gente começa a marcar os pegas lá de novo ....
De final de semana estou indo andar na prefeitura de Santo André, mas la ando mais de Off-Road .... mas da pra driftar lá tbm.... aparece lá pra conhecer o pessoal... geralmente de sabado e domingo a partir das 14hrs ....
Qualquer coisa pode mandar MP ....
Abrçs

Brinquedos

Associated SC8
Yokomo DRB Overdose
HPI WR8
Tamiya TT01
FW-05 EP milagres acontecem

MensagemEnviado: Qua Dez 15, 2010 5:37 pm 
Novo no Fórum

opa!! demoro!! legal vamos marcar sim!! legar trocar experiencias dicas macetes.. vou sempre visitar por aqui.. agente tava andando lah no poli esportivo em sbc.. chegamos a desenhar uma pista nao chao ateh hehehehe mas seria legal ter mais gente andando.. ainda to pesquisando algum lugar pra fazer uma pista legal tb.

MensagemEnviado: Qua Dez 15, 2010 10:53 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Mmusashi escreveu:
ola! obrigado por responder.. vou tentar achar essa peça. mas para quebrar o galho, pela experiencia de vcs, sera que se eu travar o diferencial traseiro posso ter algum resultado? uma vez q na curva as rodas dianteriras nao vao estar girando igual as de tras por uma estar mais livre q a outra.. ? faz sentido ou estou falando besteira?

obrigado pela antencao.

É tem essa galera do ABC ai tbm.
Mas respondendo sua pergunta, isso vai do gosto de cada um!
Eu por exemplo uso na frente One Way e atras Ball Dif pouco mais apertado que o normal.
Dizer que melhora travar ou deixar solto isso só vc testando pra saber se vai gostar de um jeito ou de outro.

MensagemEnviado: Qui Dez 16, 2010 9:46 am 
Novo no Fórum

entao, mas é que minha intenção é conseguir fazer o drift da maneira correta com as rodas esterçadas pro lado que o carro ta escorregando, e não ter que ficar virando pra La e pra Ca como tenho feito. Aí eu li q pra poder fazer isso eu tinha q fazer as rodas de trás girarem mais rápido usando o tal do counter steer , só que no meu carrinho q usa carda eu teria que trocar o diferencial traseiro por um com engrenagens menores q não estou achando no Brasil, vendo pela lógica! Não sei se estou falando besteira, grirar a roda mais rápido atrás, só vai fazer a trazeira ficar mais leve, então penso que se travar o diferencial talvez eu consiga esse resultado, não como queria... mas como as rodas vão girar igual e as da frente não pode ser que eu ganhe potencia a trás, ficando mais rápido nas curvas a tração traseira.. mas queria ver isso com alguém daqui do fórum que já fez. E se deu resultado. Essa é minha duvida!

Obrigado a todos por estarem lendo e respondendo.. legal q o fórum tá vivo.

MensagemEnviado: Qui Dez 16, 2010 10:13 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Mmusashi escreveu:
entao, mas é que minha intenção é conseguir fazer o drift da maneira correta com as rodas esterçadas pro lado que o carro ta escorregando, e não ter que ficar virando pra La e pra Ca como tenho feito. Aí eu li q pra poder fazer isso eu tinha q fazer as rodas de trás girarem mais rápido usando o tal do counter steer , só que no meu carrinho q usa carda eu teria que trocar o diferencial traseiro por um com engrenagens menores q não estou achando no Brasil, vendo pela lógica! Não sei se estou falando besteira, grirar a roda mais rápido atrás, só vai fazer a trazeira ficar mais leve, então penso que se travar o diferencial talvez eu consiga esse resultado, não como queria... mas como as rodas vão girar igual e as da frente não pode ser que eu ganhe potencia a trás, ficando mais rápido nas curvas a tração traseira.. mas queria ver isso com alguém daqui do fórum que já fez. E se deu resultado. Essa é minha duvida!

Obrigado a todos por estarem lendo e respondendo.. legal q o fórum tá vivo.

acho que vc está confundindo um pouco..... vou tentar esclereçer pra vc....

blocando ( ou travando.... como queira ) a trazeira simplesmente irá forçar a saida de trazeira....

tipo.... na curva, a roda interna tende a girar menos que a externa....

blocando, vc vai fazer rodarem iguais, ou seja, uma vai fazer a outra perder aderência e vice e versa....

com isso vc ainda não irá andar no contra ( com as rodas viradas pro lado inverso a curva )

pra poder andar no contra esterço é obrigatório ter o rátio trazeiro diferente do dianteiro....

exemplos: 1.3 significa que as rodas trazeiras irão dar 1/3 de volta a mais que as dianteiras

1.5= 1/5 a mais

1.8= 1/8 a mais

2.0= 2 a mais e assim por diante

quanto mais as rodas de traz rodarem, mais contra vc terá....

porem se for em muito.... atrapalha ( ou seja, roda fácil )

e não é só isso....

tem tbm que ver o quanto seu RC esterça ( quanto mais.... melhor )

se esterçar pouco, vc não irá conseguir fazer o RC retomar a curva....

ou seja, vc vai andar de lado, porem meio que reto.....

tipo.... na foto abaixo os 2 RC's originais esterçam iguais.... mas 1 modifiquei pra andar no contra....

Imagem

nada nada, está esterçando o dobro

Fui ! ! !

Imagem

MensagemEnviado: Qui Dez 16, 2010 10:30 am 
Novo no Fórum

opa!!! agora sim ein!! valeu mesmo.. vc tirou as duvidas totais!!! agora clareou mesmo.. entendi.. na verdade entao nem tem porq blocar diferencial. o q precisa mesmo eh girar a traseira mais rapido. e entendi tb o lance de esterçar mais as rodas.. puts! valeu. valeu pela foto tb. vou ver se acho a tal da peça de counter steer pra comprar..

obrigado a todos pelas respostas!...

MensagemEnviado: Qui Dez 16, 2010 10:58 am 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Images: 0
Aproveitando o topico, como eu faço para saber a diferença de relação entre a frente e atras? Qual é a conta, fiz couter no meu cyclone TC, estou usando F 39/18 T 32/24, eu só sei calcular a relação interna que é F 2,16 T 1,33.

Ahh é bem diferente o jeito de pilotar com counter, eu ainda to apanhando pra pegar o jeito !!! :drinks:

Personal album

MensagemEnviado: Qui Dez 16, 2010 11:14 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

esanti escreveu:
Aproveitando o topico, como eu faço para saber a diferença de relação entre a frente e atras? Qual é a conta, fiz couter no meu cyclone TC, estou usando F 39/18 T 32/24, eu só sei calcular a relação interna que é F 2,16 T 1,33.

Ahh é bem diferente o jeito de pilotar com counter, eu ainda to apanhando pra pegar o jeito !!! :drinks:

eu faço igual o video abaixo.... no caso a roda trazeira deu uma volta e a da frente faltou 1/3.... ou seja 1.3 de rátio

Imagem

MensagemEnviado: Sex Dez 17, 2010 12:33 am 
Novo no Fórum

Entao, passei o dia procurando o tal do STR para tt01 para comprar mas precisava tirar uma duvida ainda.. entendi tudo que o Bolinha disse mas pela logica.. vai ficar dificil se nao impossível andar com o carro em linha reta porq a traseira vai sempre querer sair para algum lado por as rodas estarem mais rapidas doque a dianteiras.. ? vcs que já fizeram esse setup de counter steer, podem me explicar como funciona e se da pra andar reto tipo em pistas que tem uma parte reta depois curvas?. todos os videos que vi no youtube nenhum carrinho estava andando em linha reta. nas retas ele estava sempre de lado. nao sei se tem aver.

obrigado pela atenção.

MensagemEnviado: Sex Dez 17, 2010 5:41 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Mmusashi escreveu:
Entao, passei o dia procurando o tal do STR para tt01 para comprar mas precisava tirar uma duvida ainda.. entendi tudo que o Bolinha disse mas pela logica.. vai ficar dificil se nao impossível andar com o carro em linha reta porq a traseira vai sempre querer sair para algum lado por as rodas estarem mais rapidas doque a dianteiras.. ? vcs que já fizeram esse setup de counter steer, podem me explicar como funciona e se da pra andar reto tipo em pistas que tem uma parte reta depois curvas?. todos os videos que vi no youtube nenhum carrinho estava andando em linha reta. nas retas ele estava sempre de lado. nao sei se tem aver.

obrigado pela atenção.

se vc usar o one way dif ou center não terá problemas....

pois só traciona o equivalente a aceleração, o exesso fica livre

tipo catraca de bicicleta.... mesmo parando de pedalar continua andando....

agora se for com ball o solid ( blocado ) ficará como vc diz....

sempre rodando mais as rodas trazeiras.... ou seja não andará reto

Fui ! ! !

Imagem

MensagemEnviado: Sex Dez 17, 2010 7:48 am 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Olá pessoal, tenho uma duvida tbm...sou novato pelo fato de ainda não ter comprado meu rc. Estou querendo pegar o Nanda NRX-10 e gostaria de saber se esse tipo de setup, ajuste...é possivel neste modelo???

Como ainda não comprei gostaria de saber a respeito.

Grato.

MensagemEnviado: Sex Dez 17, 2010 8:06 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Feba escreveu:
Olá pessoal, tenho uma duvida tbm...sou novato pelo fato de ainda não ter comprado meu rc. Estou querendo pegar o Nanda NRX-10 e gostaria de saber se esse tipo de setup, ajuste...é possivel neste modelo???

Como ainda não comprei gostaria de saber a respeito.

Grato.

dale amigo

cara. o nanda acho que na vale nao
nao seu seja inpossivel, mas as mods serao grandes.

pois teria que ver se alguma engrenagem entraria. nao é 100%
teria q compras as engrenagens para a yokomo ou o tt01 e ver se entra...
é meio arriscado saca. pois vc pode comprar as engrenagens e nao entrar....

Criar novo tópico Responder  [ 20 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas