RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Mai 01, 2025 4:10 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 35 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Fev 12, 2010 11:10 am 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Out 16, 2007 10:46 am
Mensagens: 1229
Localização: Campo Grande/MS
Junior3976 escreveu:
angelo.mateus escreveu:
Junior3976 escreveu:
o piso nosso é cimento desempenado mesmo e pintado...hehe
Qdo deixo o camber bem negativo, da pra perceber que nas primeiras voltas ele até chega a
fazer pouca coisa no counter, pois o pneu dianteiro esta pegando muito pouco no chão, agora depois
que gasta, ai já era....
Esse TOE que até hoje não entendi bem o que é e nem pra que serve...hehe

O TOE é o angulo de convergência/divergência das rodas, olhando o automodelo de cima.
Se as rodas estiverem convergindo (virada para dentro do chassi), chama-se TOE-In.
Se as rodas estiverem divergindo (virada para fora do chassi), chama-se TOE-Out.
A quantidade de TOE é medido em graus, conforme o ângulo das rodas. Quando elas estão alinhadas ao chassi (em paralelo), então estão em 0º grau. Muito TOE-In ou TOE-Out causam o desgaste nas bordas externas ou internas dos pneus.
Junior, para justar isso corretamente, o ideal é a mesa de setup.


Eu conheço alinhamento e cambagem e caster de carro só. tem haver com algum desses tres?

O TOE nada mais é do que um alinhamento das rodas, olhando o automodelo de cima.

_________________
Elétricos: HPI Pro-D, Revo 1/16 VXL
Combustão: Losi 8ight-t 2.0, Revo 3.3, Kyosho Alpha 3
http://www.automodelismoms.com/


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Fev 12, 2010 11:14 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 05, 2008 9:31 am
Mensagens: 4089
Localização: Campo Grande - MS
Hummmm então é alinhamento mesmo né, como de carro?
achei que toe fosse alterar aquela peça que fica meio embaixo do diff acoplado com as bandeijas....achei que era pra levantar ou baixar essa parte...

_________________
8ight-e MMM 2200kv
Losi Night Crawler 55T
HPI Apache SC Flux
Aeroworks Edge 35cc
Great Planes Escapade .45


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Fev 12, 2010 2:19 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Out 16, 2007 10:46 am
Mensagens: 1229
Localização: Campo Grande/MS
Junior3976 escreveu:
Hummmm então é alinhamento mesmo né, como de carro?
achei que toe fosse alterar aquela peça que fica meio embaixo do diff acoplado com as bandeijas....achei que era pra levantar ou baixar essa parte...

A regulagem é feita pelas hastes da direção ("turnbuckle"), dependendo do auto.

_________________
Elétricos: HPI Pro-D, Revo 1/16 VXL
Combustão: Losi 8ight-t 2.0, Revo 3.3, Kyosho Alpha 3
http://www.automodelismoms.com/


Editado pela última vez por angelo.mateus em Sex Fev 12, 2010 2:43 pm, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Fev 12, 2010 2:35 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Out 16, 2007 10:46 am
Mensagens: 1229
Localização: Campo Grande/MS
No "olhômetro", até dá pra deixar igual um lado em relação ao outro (usando um paquimetro e réguas), mas não é exato. Outra coisa é que não adianta se preocupar muito com setup se o auto está cheio de folgas (ex. meu RS4...hehehe).
No meu grip RS4 está assim:
- rodas da frente (viradas para fora do chassi = TOE-Out)
- rodas de trás (viradas para dentro do chassi = TOE-In)


Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

_________________
Elétricos: HPI Pro-D, Revo 1/16 VXL
Combustão: Losi 8ight-t 2.0, Revo 3.3, Kyosho Alpha 3
http://www.automodelismoms.com/


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Fev 12, 2010 2:50 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 05, 2008 9:31 am
Mensagens: 4089
Localização: Campo Grande - MS
Mas as rodas traseiras não tem como regular o TOE né?
Do meu carro as dianteiras deixo bem pouco aberto, e a cambagem bem negativa, tipo deixo alinhado e negativo no camber pro drift

_________________
8ight-e MMM 2200kv
Losi Night Crawler 55T
HPI Apache SC Flux
Aeroworks Edge 35cc
Great Planes Escapade .45


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Fev 12, 2010 2:51 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 05, 2008 9:31 am
Mensagens: 4089
Localização: Campo Grande - MS
Angelo, tem um usuário aqui do forum vendendo uma mesa acho que por 160 reais...se tiver afim agente podia comprar de meio...que acha?

_________________
8ight-e MMM 2200kv
Losi Night Crawler 55T
HPI Apache SC Flux
Aeroworks Edge 35cc
Great Planes Escapade .45


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Fev 12, 2010 2:53 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Out 16, 2007 10:46 am
Mensagens: 1229
Localização: Campo Grande/MS
Junior3976 escreveu:
Mas as rodas traseiras não tem como regular o TOE né?
Do meu carro as dianteiras deixo bem pouco aberto, e a cambagem bem negativa, tipo deixo alinhado e negativo no camber pro drift

Nos nossos automodelos simples como os nossos não dá pra mexer no TOE traseiro (ele é fixo), a não ser que haja algum upgrade que possa ser feito.

_________________
Elétricos: HPI Pro-D, Revo 1/16 VXL
Combustão: Losi 8ight-t 2.0, Revo 3.3, Kyosho Alpha 3
http://www.automodelismoms.com/


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Fev 12, 2010 2:57 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Out 16, 2007 10:46 am
Mensagens: 1229
Localização: Campo Grande/MS
Junior3976 escreveu:
Angelo, tem um usuário aqui do forum vendendo uma mesa acho que por 160 reais...se tiver afim agente podia comprar de meio...que acha?

Pô, Junior, 160 mangos está bem em conta. Compra e eu alugo de você... hehehe

_________________
Elétricos: HPI Pro-D, Revo 1/16 VXL
Combustão: Losi 8ight-t 2.0, Revo 3.3, Kyosho Alpha 3
http://www.automodelismoms.com/


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Fev 12, 2010 3:13 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 05, 2008 9:31 am
Mensagens: 4089
Localização: Campo Grande - MS
Já vou avisar que alinhamento é 15,00 por roda...rsssss

_________________
8ight-e MMM 2200kv
Losi Night Crawler 55T
HPI Apache SC Flux
Aeroworks Edge 35cc
Great Planes Escapade .45


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Fev 12, 2010 3:48 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jan 15, 2008 8:14 pm
Mensagens: 1199
Images: 0
Localização: Barretos-SP
eae Junior, o toe geralmente na traseira é feita por uma peça q ja vem no kit, no caso do meu yokomo, de 0 a 3° tanto pro in e quanto pro out...no drift eu sei q ajuda a fazer curvas fechadas ou abertas, e tambem da uma melhorada no grip do carro...

No yokomo é usada essa peça aqui:

http://www.hs-tamtam.co.jp/goodsimages/30442_1.jpg

ta vendo o numero em cima? corresponde o grau do Toe, e na frente é feito pelo pelo turnbuckle mesmo...Creio q no PRO-D tambem tenha essas peças.

_________________
Yokomo DP Counter Dori
Futaba 3PM FASST
Orion Kokam


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Fev 12, 2010 6:35 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 05, 2008 9:31 am
Mensagens: 4089
Localização: Campo Grande - MS
tedim escreveu:
eae Junior, o toe geralmente na traseira é feita por uma peça q ja vem no kit, no caso do meu yokomo, de 0 a 3° tanto pro in e quanto pro out...no drift eu sei q ajuda a fazer curvas fechadas ou abertas, e tambem da uma melhorada no grip do carro...

No yokomo é usada essa peça aqui:

http://www.hs-tamtam.co.jp/goodsimages/30442_1.jpg

ta vendo o numero em cima? corresponde o grau do Toe, e na frente é feito pelo pelo turnbuckle mesmo...Creio q no PRO-D tambem tenha essas peças.


AGORA ENTENDI, MAS ME DIGA, PRO DRIFT É MELHOR TOE IN OU TOE OUT E QUAL O NUMERO, POSITIVO, OU NEGATIVO?

vivendo e aprendendo...hehe

_________________
8ight-e MMM 2200kv
Losi Night Crawler 55T
HPI Apache SC Flux
Aeroworks Edge 35cc
Great Planes Escapade .45


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Fev 12, 2010 6:47 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jan 15, 2008 8:14 pm
Mensagens: 1199
Images: 0
Localização: Barretos-SP
Junior3976 escreveu:
tedim escreveu:
eae Junior, o toe geralmente na traseira é feita por uma peça q ja vem no kit, no caso do meu yokomo, de 0 a 3° tanto pro in e quanto pro out...no drift eu sei q ajuda a fazer curvas fechadas ou abertas, e tambem da uma melhorada no grip do carro...

No yokomo é usada essa peça aqui:

http://www.hs-tamtam.co.jp/goodsimages/30442_1.jpg

ta vendo o numero em cima? corresponde o grau do Toe, e na frente é feito pelo pelo turnbuckle mesmo...Creio q no PRO-D tambem tenha essas peças.


AGORA ENTENDI, MAS ME DIGA, PRO DRIFT É MELHOR TOE IN OU TOE OUT E QUAL O NUMERO, POSITIVO, OU NEGATIVO?

vivendo e aprendendo...hehe


hehehe depende cara, assim como o camber, o toe depende de varios fatores: piso, pneus, curvas...pra curvas fechadas, eu usava toe OUT na frente tipo 1° ou 2°, essas curvas fexadas q eu digo é aquelas q fazem 180°, entrava nela abertona, na traseira eu costumo deixar 1 padrão, uso sempre 2...agora com o COunterSteer, to usando IN na frente +1° e IN na traseira +2...certo?

_________________
Yokomo DP Counter Dori
Futaba 3PM FASST
Orion Kokam


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Fev 15, 2010 9:04 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 05, 2008 9:31 am
Mensagens: 4089
Localização: Campo Grande - MS
Muito complicado isso hein tedim...rs
Já que não temos uma pista certa, cada dia anda em um lugar, vou deixar no setup de olhometro mesmo...rs
a hora que tivermos uma pista aí começo a mexer pra perceber a real diferença..

_________________
8ight-e MMM 2200kv
Losi Night Crawler 55T
HPI Apache SC Flux
Aeroworks Edge 35cc
Great Planes Escapade .45


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Fev 15, 2010 10:41 am 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jan 15, 2008 10:02 am
Mensagens: 699
Localização: Japão-Osaka
Junior3976 escreveu:
Muito complicado isso hein tedim...rs
Já que não temos uma pista certa, cada dia anda em um lugar, vou deixar no setup de olhometro mesmo...rs
a hora que tivermos uma pista aí começo a mexer pra perceber a real diferença..


vou tentar falar um pouco do uso do toe no caso do drift....

quanto mais vesgo ( convergente ) mais arisco fica a direção....

explicação rápida seria:

vesgo ( convergente ) bom pra curvas fexadas...

estrabisco ( divergente ) bom pra curvas abertas

fazendo uma curva pra direita o peso concentra-se nas rodas esquerdas....

quando vc esterça pro contrário o peso tende a voltar...

estando vesgo a reação tende a ser mais rápida por causa da transferência de peso

já estrabisco ( divergente ) tende a ser mais lento.... por isso melhor para curvas abertas

já na trazeira... como só existe de 0-+3.....

quanto maior o toe mais rápida é a saída de trazeira...

por isso o acoselhado pra counter é 0 ou +1....

e pra normal +2 ou +3

_________________
Yokomo in side e out side tbm....kkkkk

Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Fev 15, 2010 11:24 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 05, 2008 9:31 am
Mensagens: 4089
Localização: Campo Grande - MS
bolinha10 escreveu:
Junior3976 escreveu:
Muito complicado isso hein tedim...rs
Já que não temos uma pista certa, cada dia anda em um lugar, vou deixar no setup de olhometro mesmo...rs
a hora que tivermos uma pista aí começo a mexer pra perceber a real diferença..


vou tentar falar um pouco do uso do toe no caso do drift....

quanto mais vesgo ( convergente ) mais arisco fica a direção....

explicação rápida seria:

vesgo ( convergente ) bom pra curvas fexadas...

estrabisco ( divergente ) bom pra curvas abertas

fazendo uma curva pra direita o peso concentra-se nas rodas esquerdas....

quando vc esterça pro contrário o peso tende a voltar...

estando vesgo a reação tende a ser mais rápida por causa da transferência de peso

já estrabisco ( divergente ) tende a ser mais lento.... por isso melhor para curvas abertas

já na trazeira... como só existe de 0-+3.....

quanto maior o toe mais rápida é a saída de trazeira...

por isso o acoselhado pra counter é 0 ou +1....

e pra normal +2 ou +3


Boa explicação Bolinha, entendi melhor agora, não desmerecendo o que o Tedim disse que já foi de grande valia, mas pro "ignorante" nesse parte como eu, consegui entender melhor.
Valeu mesmo pelas dicas, vou tentar mudar pra ver no que dá.

E quanto a cambagem deixo zerada mesmo?
Pois uso o camber bem negativo, as rodas ficam deitadas e come bem o pneu pro lado de dentro.
Melhor começar do zero?

_________________
8ight-e MMM 2200kv
Losi Night Crawler 55T
HPI Apache SC Flux
Aeroworks Edge 35cc
Great Planes Escapade .45


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 35 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB