RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Mai 02, 2025 11:36 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 32 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Jun 26, 2008 7:50 pm 
Novo no Fórum

ayrton escreveu:
uma pergunta!! os brushless LRP ou MAMBA tem esse barulho de assubio tambem ?. é que já estou querendo adquirir um brushless lá pelo final de setembro e esse barulho é lindo ,parece até carro turbinado !! e tambem estou com muitas duvidas em relação aos brushless !

Ayrton,

Não conheço os vossos regulamentos. Penso que, pelos comentários de Alekimura, voces andem de 6 celulas. Mas com um motor Mamba de 7700 Kva, ou um LRP Eraser X11 de 4 Turn (equivalente ao Mamba referido) se voce andar com 5 celulas verá que fica com um carro mais eficiente de conduzir: mais leve, mais ágil e a curvar melhor; mais poupador de material: pneus, homocinéticos, variador e motor a aquecer menos, etc.. Esta eficiência pode-se traduzir em mais rapidez e melhor tempo por volta do que um 6 células!

Com 6 células você terá mais dificuldade em controlar o carro e terá um desgaste do material e na carteira muito maior. Apenas terá de ajustar a relação final para dar um pouco mais de velocidade conforme o circuito para benefeciar das 5 células, tendo em atenção a autonomia do pack. É claro que em qualquer dos casos todos os motores referidos vão assobiar se tiverem uma relação curta que lhes permita dar o melhor rendimento.

Até 2006, nós em Portugal, participavamos em todas as provas com 6 células e eramos cépticos em relação a retirar uma célula e colocar o carro com as mesmas prestações dos 6 células. Porém, todos foram mudando para as 5 células à medida que iam experimentando. Hoje, todos os records das pistas cairam com as 5 células!!

MensagemEnviado: Qui Jun 26, 2008 7:57 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

MSBworks,
Nossa pista sem apenas retas e curvas de 180º, o problema maior de usarmos 5 celulas é o peso, nosso peso minimo é 1500g, no primeiro Semestre desse ano, na Stock, andamos a maioria com motores Mamba5700 e TODOS com baterias 6 celulas, agora na Modified é sem limite de potencia nos motores e ATÉ 6 celulas NiMH com capacidade até 4300mAh

MensagemEnviado: Qui Jun 26, 2008 8:08 pm 
Novo no Fórum

alekimura escreveu:
MSBworks,
Nossa pista sem apenas retas e curvas de 180º, o problema maior de usarmos 5 celulas é o peso, nosso peso minimo é 1500g, no primeiro Semestre desse ano, na Stock, andamos a maioria com motores Mamba5700 e TODOS com baterias 6 celulas, agora na Modified é sem limite de potencia nos motores e ATÉ 6 celulas NiMH com capacidade até 4300mAh

Ok Alekimura,

Eu penso que há uma oportunidade para testar!! Os nossos carros em Portugal e Europa estão a pesar entre 1400 a 1450 gramas (para um peso mínimo limite de 1400gr + transponder 8/10gr.) Assim, só tem de colocar de 50 a 80 gr de peso e pode até distribui-lo de forma que os lados esq. e dir. fiquem iguais. Nós usamos pequenas balanças de joalharia de 500gr. Bastam 2 balanças pois pode pesar a traseira ou frente de cada vez. Com o mamba 7700Kva ou o LRP 4,0T e com packs de 4300 bons (não muito velhos) e testando a relação acho que podem tirar vantagem. É preciso testar, afinado cuidadosamente todo o chassis!!

Se usarem pneus de borracha, julgo que são os Alpha, pois nós também já os usamos muito aqui nos 2 anos passados (Compound 5), o desgaste mais suave do pneu dará um maior equilíbrio ao carro em vez de o pneu ficar com aquelas rugas características de castigo forte.

MensagemEnviado: Qui Jun 26, 2008 8:22 pm 
Novo no Fórum

Aqui têm uma foto do piloto de fábrica da Corally, Sakke Ahoniemi com um RDX Phi:
Imagem

MensagemEnviado: Qui Jun 26, 2008 8:45 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Sim, ano passado usavam 5 celulas no Campeonato Paulista(que vou andar este ano), com o 7700 usavam relaçãoentre 6~7:1, vou testar qual consigo andar melhor, e claro, em comparação com os outros carros, se não estiver lento eu experimento na Primeira Etapa andar de 5 celulas, oque você acha, vai ter gente andando de 7700 de 6 celulas, eu com 5 andaria muito mais lento?

MensagemEnviado: Sex Jun 27, 2008 6:07 am 
Novo no Fórum

Alekimura,

O 6 células terá sempre hipótese de andar mais rápido. Apenas precisa de conseguir colocar toda a potência no chão. É que o Mamba 7700kva com 6 células é explosivo, acontecendo o mesmo a um LRP 4.0 T.

Onde você vai tirar partido com um 5 células é na suavidade de funcionamento e eficiência. Não se esqueça que a relação final vai ser diferente, tendo de aumentar o pinhão 3 a 4 dentes (48dp) ou 5 a 8 dentes (64dp). Teste primeiro em formato de prova para ver tempo por volta e duração do pack. Não entre logo na 1ª prova sem ter feito todos os ajustes.

Não sei se reparou no vídeo da Final A, mas quando se vê um piloto de topo a rodar na pista dá a ideia de ir devagar pela forma de conduzir muito suave, fazendo todas as curvas sempre no mesmo appex e sem nunca andar de lado. Isto reflete-se nos tempos por volta e com uma regularidade impressionante se ganham as mangas. Elliott Harper, o britânico vencedor do evento, fazia todas as 17 voltas no segundo 18 com uma diferença por volta nunca superior a 4 décimas de segundo!!

Como dizia uma famosa marca de pneus: Power is nothing without control. :mrgreen:

MensagemEnviado: Sex Jun 27, 2008 9:30 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Então, se eu usar 6 celulas e jogar o Punch Control do ESC lá pra cima teoricamente ando melhor?
Vou testar amanha na pista, andar de 5 celulas e com 6, vou levar o note e com 5 celulas vou deixar mais baixo o punch control, e com 6 deixar quase 100%

MensagemEnviado: Sex Jun 27, 2008 10:19 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Olha meu carro ai :D
Imagem

MensagemEnviado: Sex Jun 27, 2008 12:46 pm 
Novo no Fórum

Boa escolha Alekimura, o Ass. TC5 é um carro robusto e fiável. Você tem já um diferencial mais duradouro :wink:

Este é o meu RDX que levo para circuitos mais curtos:
Imagem

e este é o RDX Phi que levo para circuitos mais longos, como por exemplo este Warm Up ou o próximo Campeonato da Europa na pista de Villa-Real em Espanha:
Imagem

MensagemEnviado: Sex Jun 27, 2008 2:02 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

legal os carros de vcs!!!
vcs poderiam me dizer se um yokomo yr4 m2 pró carbono aguentaria um mamba 7700kv ou um LRP sem estragar muito?
http://img225.imageshack.us/my.php?imag ... 316xh2.jpg
bom quase ninguem tem esse carro então eu vou passar umas caracteristicas dele!!
*montante do motor em aluminio de meio centimetro
*hubs e suspensão de aluminio anodizado
*diff ball traseiro
*front one way
*chassis de fibra de carbono
*upper deck de fibra com regulagem de tensão
*chassis bd( belt drive)
* todo rolamentado e etc .
*atualmente ele tá com um motor dyna run 12x2t e esc tekin e peso relativamente baixo.
espero que essas caracteristicas possa ajudar na analise!.

MensagemEnviado: Sex Jun 27, 2008 2:11 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

ayrton escreveu:
legal os carros de vcs!!!
vcs poderiam me dizer se um yokomo yr4 m2 pró carbono aguentaria um mamba 7700kv ou um LRP sem estragar muito?
http://img225.imageshack.us/my.php?imag ... 316xh2.jpg

Olha ayrton, nenhum carro aguenta o 7700 sem "estragar", esses brushless modified são muito fortes, acaba com o carro, pra brincar, eu recomendo o 5700(ou LRP 7.5) ou até mesmo 4600(10.5), são bem rápidos, outro ponto é, quanto mais forte o motor, menos vai durar a bateria, então, muitas vezes se o seu caso não é competição ou andar em pista, nem sempre é o melhor custo beneficio
Antes de querer colocar um motor FORTE de verdade no seu carro, você tem que analizar se quando você bater, vai ter peça pra arrumar...
É mesmo, com one-way, toda freiada vai fazer você rodar, por exemplo onde nós andamos aqui em SP, a pista é grande parte retas e curvas de 180º, em todas as curvas freiamos quase até estacionar o carro, e fazemos a curva... nessa freiada, se usassemos one-way, teriamos que freiar muitooo antes, perderiamos mais tempo, teria que mudar o estilo de pilotagem

MensagemEnviado: Sex Jun 27, 2008 2:30 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

valeu ALE mas eu to querendo um motor pra andar junto com os gp's
lá na pista de brasilia e como os rtr's e os pró 12 de lá andam um absurdo eu achava que para acompanhar os mesmos seria necessario um motor muito forte e bem rapido . quando a gente aqui de brasilia teve o encontro lá na pista nos não conseguiamos nem acompanhar os gp's nas curvas ( tirando o velineon do thobias)
então eu por minha parte me sentia com a necessidade de andar cada vez mais rapido. ainda mais eu tava andando com o carro todo travado afim de obter melhor tração ,e não tive problema em fazer as curvas de alta nem as de baixa o carro se comportava bem ,e tambem como o pompeu e o thobias já estão com um pedido de um mamba eu terei que acompanhalos pra não ficar pra trás na copa inverno de rtr .esta ai então o motivo das minhas perguntas sobre os brushless fortes !! alem disso é sempre bom perguntar pra quem entende do assunto antes de efetuar a com do produto!!
abraços!!

MensagemEnviado: Sex Jun 27, 2008 2:35 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

ayrton escreveu:
valeu ALE mas eu to querendo um motor pra andar junto com os gp's
lá na pista de brasilia e como os rtr's e os pró 12 de lá andam um absurdo eu achava que para acompanhar os mesmos seria necessario um motor muito forte e bem rapido . quando a gente aqui de brasilia teve o encontro lá na pista nos não conseguiamos nem acompanhar os gp's nas curvas ( tirando o velineon do thobias)
então eu por minha parte me sentia com a necessidade de andar cada vez mais rapido. ainda mais eu tava andando com o carro todo travado afim de obter melhor tração ,e não tive problema em fazer as curvas de alta nem as de baixa o carro se comportava bem ,e tambem como o pompeu e o thobias já estão com um pedido de um mamba eu terei que acompanhalos pra não ficar pra trás na copa inverno de rtr .esta ai então o motivo das minhas perguntas sobre os brushless fortes !! alem disso é sempre bom perguntar pra quem entende do assunto antes de efetuar a com do produto!!
abraços!!

Em retas não muito longas, pro12 FODA não consegue fugir de mamba5700, se comparar o 5700 com um GP RTR, o 5700 leva vantagem tanto em final quando em retomada

MensagemEnviado: Sex Jun 27, 2008 2:46 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

então 5700 pra mim já ta de bom tamanho?

MensagemEnviado: Sex Jun 27, 2008 2:49 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

ayrton escreveu:
então 5700 pra mim já ta de bom tamanho?

sim, mas a coisa que vc tem que pensar bem, é!!! vale a pena derrepente quebrar algumas peças. vc viu o que aconteceu com o Thobias!! só que esse seu carro não tem mais peças de reposição faceis no mercado.

as vezes vale mais vc deixar como esta, vender o carro e pegar um mais atual.

Imagem

Criar novo tópico Responder  [ 32 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas