RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Abr 28, 2024 12:30 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 27 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Mar 22, 2012 8:48 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Sex Mai 06, 2011 8:52 am
Mensagens: 2022
Images: 0
Localização: sao paulo-sp
por 27 dolares, prefiro compra otra do que espera pelo pior usando uma desse jeito

abraço

_________________
traxxas summit 2200kv mais ups!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jul 09, 2012 12:18 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Seg Jul 09, 2012 11:41 am
Mensagens: 1
opa,primeiro bom dia ao pessoal do forum, eu sou o dono desse video da bateria.
nem imaginava que uma coisa tao simples viesse virar discuçao aqui no forum, mas vamos explicar o video entao..
primeiro ao amigo "sdrubow" com certeza eu nao ia ficar 30 minutos filmando a lipo carregar..

segundo, é extremamente confiavel e seguro furar a lipo, sem contar que se a celula tiver inchado quando a bateria for nova, ela vai ficar otima pra uso por muito tempo novamente..
existem muitos problemas que podem fazer uma bateria inchar..alguns são.

*descarregar uma ou todas as celulas a menos de 2,5v em regime de corrente superior a taxa de descarga da bateria.
*guardar a bateria totalmente carregada, lipo sao feitas para tensao maxima de 3,7v por celula, quando carregamos a 4,2
devemos descarregar ela o mais rapido possivel, ou a consequencia será o estufamento.
*amassamento por queda que faz com que o material interno entre em curto (bomba de fumaça), o que é muito comum
e que assusta 99% dos usuarios de eletricos ou baterias lipo.
*carregar a bateria com taxa de carga muito superior ao que a bateria tolera..

mas voltando a "furar a lipo", voce deve achar uma agulha ou alfinete, e fazer um furo como se fosse furar somente a "pele" da bateria
nunca se deve tentar furar como se fosse pregar um quadro na parede...pq ai sim voce vai botar fogo na bateria.

outra coisa muito curiosa, é o pessoal falar em preço no brasil, onde essas baterias xingling que usamos(lipo todas sao instaveis, nao importa a marca),custam uma pequena fortuna pra vida util que tem.

quando algue precisar de dica pra resolver esse problema de lipo inchada..manda um email ..com a foto da bateria, e dados de tensao por celula...
que digo se é viavel furar ou nao..

grato a todos.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jul 09, 2012 3:28 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mar 10, 2012 9:36 am
Mensagens: 694
Localização: São Caetano do Sul / SP
Eu só rezo para as minhas não incharem ... pq de td mundo q eu conheço, ninguém consegue reverter. Até pq, não é um fenômeno físico, e sim Químico !!!

_________________
HPI SPRINT 2 FLUX
HPI VORZA FLUX HP
HPI APACHE SC FLUX
HPI SAVAGE FLUX HP


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jul 09, 2012 5:49 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mai 11, 2011 9:13 pm
Mensagens: 783
Images: 0
Localização: Uberlândia - Minas Gerais - Minêr uai!
Depois de muito tempo estudando as baterias LiPo, eu cheguei a seguinte conclusão:

LiPo incha pelos seguintes motivos:

:arrow: Carregamento indevido (Exemplo: Uma LiPo de qualidade mediana com capacidade de 5A ser carregada a 7A ou 8A)
:arrow: Consumo maior que a próprio fornecimento da mesma (Seu motor consome 120A contínuos, e você tem uma LiPo 2S 5A 20C, que produz 100A. O motor vai puxar mais do que ela pode fornecer, causando então o aquecimento e logo o inchaço)
:arrow: Informação falsa (Exemplo: Você compra uma LiPo de uma marca não muito conhecida, como descrição ela traz 40C contínuos, sendo que suas células são de baixa qualidade e não passam de 25C contínuos)

Quanto a questão de furar LiPo, eu já fiz isso, uso LiPo furada até hoje, porém não com a mesma descarga. Eu furei a célula inchada, retirei o ar de dentro, encapei a LiPo com muita fita adesiva larga, e depois montei o pack, que é hard case. Logo que eu chegar em casa eu posto uma foto dela. Não recomendo fazer isso, pois uma das LiPo's que furei e restaurei literalmente explodiu em minha mão quando eu estava prestes a entrar no carro voltando pra casa! Por algum acaso do destino, esta que trago até hoje restaurada não me deu problemas, mas mesmo assim não arrisco em utilizá-la, somente para fazer alguns testes de campo. Qualquer procedimento a se realizar utilizando baterias LiPo de alta descarga deve-se tomar todos os cuidados possíveis. LiPo's são como bombas e podem causar danos catastróficos. EU me arrisquei pois sei o perigo que corro e também porquê sou meio louco, rs... Mas enfim, não arrisquem, mais vale 100 reais gasto numa nova do que 5000 em uma oficina destruída em um incêndio de uma LiPo!

Valeu, e desculpa tantas palavras...

:drinks:


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jul 09, 2012 10:55 pm 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mai 02, 2012 2:22 pm
Mensagens: 79
Images: 6
Localização: Mauá
Boa noite galera...
Estou precisando de ajuda. Comprei um Accucell e uma bateria de LiPo 5000mah 30c 7.4v 2s.

Usei 2 dias... rsrsrs ainda sou um cabaço.

Bom, fui carregar a danada, não deu 10 minutos jah apitou dizendo que estava FULL CHARGE, blz... fui pra rua e deu apenas um acelerão e o carro parou, com o ESC piscando. Achei estranho e fui ver a bateria.

Notei q ela estava inchada, quando fui pro carregador, notei que a mesma foi carregada pelo tipo NiMh.

Coloquei na geladeira e o inchaço quase não existe mais... porém no carregador ele não carrega, dá a mensagem OVER CHARGE.

E agora rapaziada... o que faço?

_________________
TT-01 - Encostado
Pancar Caseiro - Latinha Míssil
Sakura D3 CS - Lancer
Slash 4x4 - Coisa lindaaaa


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jul 10, 2012 10:50 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mar 10, 2012 9:36 am
Mensagens: 694
Localização: São Caetano do Sul / SP
aostojanov escreveu:
Boa noite galera...
Estou precisando de ajuda. Comprei um Accucell e uma bateria de LiPo 5000mah 30c 7.4v 2s.

Usei 2 dias... rsrsrs ainda sou um cabaço.

Bom, fui carregar a danada, não deu 10 minutos jah apitou dizendo que estava FULL CHARGE, blz... fui pra rua e deu apenas um acelerão e o carro parou, com o ESC piscando. Achei estranho e fui ver a bateria.

Notei q ela estava inchada, quando fui pro carregador, notei que a mesma foi carregada pelo tipo NiMh.

Coloquei na geladeira e o inchaço quase não existe mais... porém no carregador ele não carrega, dá a mensagem OVER CHARGE.

E agora rapaziada... o que faço?



Já tentou fazer um "Discharge" ???
Se não ... tente colocar no carregador novamente ... faça o DISCHARGE ... depois LIPO BALANCE !!!
Abrs.
Elvis.

_________________
HPI SPRINT 2 FLUX
HPI VORZA FLUX HP
HPI APACHE SC FLUX
HPI SAVAGE FLUX HP


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jul 11, 2012 7:36 am 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mai 02, 2012 2:22 pm
Mensagens: 79
Images: 6
Localização: Mauá
Elvis... Vc me ajudou pacas... Dps de um tempo ela desinchou por completo e ai segui suas dicas!!!! Carregou as 2 celulas a 4.18 e 4.19!!!

Vlwwwwww...

_________________
TT-01 - Encostado
Pancar Caseiro - Latinha Míssil
Sakura D3 CS - Lancer
Slash 4x4 - Coisa lindaaaa


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jul 11, 2012 7:38 am 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mai 02, 2012 2:22 pm
Mensagens: 79
Images: 6
Localização: Mauá
Elvis... Vc me ajudou pacas... Dps de um tempo ela desinchou por completo e ai segui suas dicas!!!! Carregou as 2 celulas a 4.18 e 4.19!!!

Vlwwwwww...

_________________
TT-01 - Encostado
Pancar Caseiro - Latinha Míssil
Sakura D3 CS - Lancer
Slash 4x4 - Coisa lindaaaa


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jul 11, 2012 7:51 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mar 10, 2012 9:36 am
Mensagens: 694
Localização: São Caetano do Sul / SP
aostojanov escreveu:
Elvis... Vc me ajudou pacas... Dps de um tempo ela desinchou por completo e ai segui suas dicas!!!! Carregou as 2 celulas a 4.18 e 4.19!!!

Vlwwwwww...


Imagine ...
Fico contente em saber q vc conseguiu salvar suas LiPos !!!
Abração !!!
Elvis.

_________________
HPI SPRINT 2 FLUX
HPI VORZA FLUX HP
HPI APACHE SC FLUX
HPI SAVAGE FLUX HP


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jul 12, 2012 9:03 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Out 17, 2009 12:24 am
Mensagens: 912
Localização: Santo André-SP
Eu tenho a solução para Lipo inchada e é infalivel ....



Usei como ferramenta para desinchar uma classica Montenegro da CBC ...
não da pra reutilizar a lipo, mas é legal pra kct ....

_________________
Como diria Jack O Estripador "Vamos por partes".

Brinquedos

Associated SC8
Yokomo DRB Overdose
HPI WR8
Tamiya TT01
FW-05 EP milagres acontecem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Mar 25, 2014 3:01 pm 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Nov 25, 2012 7:57 pm
Mensagens: 27
Eliandrotcc escreveu:
opa,primeiro bom dia ao pessoal do forum, eu sou o dono desse video da bateria.
nem imaginava que uma coisa tao simples viesse virar discuçao aqui no forum, mas vamos explicar o video entao..
primeiro ao amigo "sdrubow" com certeza eu nao ia ficar 30 minutos filmando a lipo carregar..

segundo, é extremamente confiavel e seguro furar a lipo, sem contar que se a celula tiver inchado quando a bateria for nova, ela vai ficar otima pra uso por muito tempo novamente..
existem muitos problemas que podem fazer uma bateria inchar..alguns são.

*descarregar uma ou todas as celulas a menos de 2,5v em regime de corrente superior a taxa de descarga da bateria.
*guardar a bateria totalmente carregada, lipo sao feitas para tensao maxima de 3,7v por celula, quando carregamos a 4,2
devemos descarregar ela o mais rapido possivel, ou a consequencia será o estufamento.
*amassamento por queda que faz com que o material interno entre em curto (bomba de fumaça), o que é muito comum
e que assusta 99% dos usuarios de eletricos ou baterias lipo.
*carregar a bateria com taxa de carga muito superior ao que a bateria tolera..

mas voltando a "furar a lipo", voce deve achar uma agulha ou alfinete, e fazer um furo como se fosse furar somente a "pele" da bateria
nunca se deve tentar furar como se fosse pregar um quadro na parede...pq ai sim voce vai botar fogo na bateria.

outra coisa muito curiosa, é o pessoal falar em preço no brasil, onde essas baterias xingling que usamos(lipo todas sao instaveis, nao importa a marca),custam uma pequena fortuna pra vida util que tem.

quando algue precisar de dica pra resolver esse problema de lipo inchada..manda um email ..com a foto da bateria, e dados de tensao por celula...
que digo se é viavel furar ou nao..

grato a todos.


O meu carregador nao tem a opcao de descarregar a bateria, entao como deveria fazer para descarrega-la? Usando-a apenas??? Tambem já li que se guardar a bateria descarregada, a tensao pode baixar a ponto de estragar tambem... entao o que seria melhor fazer?
O meu careggador e bateria sao: DuraTrax LiPo 7.4V Onyx 5000mAh 25C (2) Batteries & DuraTrax Onyx 245 AC/DC Dual Charger DTXC1865-DTXP4245.

As 2 baterias estao comecando a inchar, posso usar assim mesmo?

Obrigado pela ajuda!!!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Mar 25, 2014 3:02 pm 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Nov 25, 2012 7:57 pm
Mensagens: 27
Eliandrotcc escreveu:
opa,primeiro bom dia ao pessoal do forum, eu sou o dono desse video da bateria.
nem imaginava que uma coisa tao simples viesse virar discuçao aqui no forum, mas vamos explicar o video entao..
primeiro ao amigo "sdrubow" com certeza eu nao ia ficar 30 minutos filmando a lipo carregar..

segundo, é extremamente confiavel e seguro furar a lipo, sem contar que se a celula tiver inchado quando a bateria for nova, ela vai ficar otima pra uso por muito tempo novamente..
existem muitos problemas que podem fazer uma bateria inchar..alguns são.

*descarregar uma ou todas as celulas a menos de 2,5v em regime de corrente superior a taxa de descarga da bateria.
*guardar a bateria totalmente carregada, lipo sao feitas para tensao maxima de 3,7v por celula, quando carregamos a 4,2
devemos descarregar ela o mais rapido possivel, ou a consequencia será o estufamento.
*amassamento por queda que faz com que o material interno entre em curto (bomba de fumaça), o que é muito comum
e que assusta 99% dos usuarios de eletricos ou baterias lipo.
*carregar a bateria com taxa de carga muito superior ao que a bateria tolera..

mas voltando a "furar a lipo", voce deve achar uma agulha ou alfinete, e fazer um furo como se fosse furar somente a "pele" da bateria
nunca se deve tentar furar como se fosse pregar um quadro na parede...pq ai sim voce vai botar fogo na bateria.

outra coisa muito curiosa, é o pessoal falar em preço no brasil, onde essas baterias xingling que usamos(lipo todas sao instaveis, nao importa a marca),custam uma pequena fortuna pra vida util que tem.

quando algue precisar de dica pra resolver esse problema de lipo inchada..manda um email ..com a foto da bateria, e dados de tensao por celula...
que digo se é viavel furar ou nao..

grato a todos.


O meu carregador nao tem a opcao de descarregar a bateria, entao como deveria fazer para descarrega-la? Usando-a apenas??? Tambem já li que se guardar a bateria descarregada, a tensao pode baixar a ponto de estragar tambem... entao o que seria melhor fazer?
O meu careggador e bateria sao: DuraTrax LiPo 7.4V Onyx 5000mAh 25C (2) Batteries & DuraTrax Onyx 245 AC/DC Dual Charger DTXC1865-DTXP4245.

As 2 baterias estao comecando a inchar, posso usar assim mesmo?

Obrigado pela ajuda!!!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 27 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 24 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB