RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Mai 02, 2025 11:23 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Jun 02, 2008 3:35 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Jan 26, 2008 6:29 pm
Mensagens: 1960
Images: 0
Localização: Brasília - DF
Duvida de iniciante. Que aparelho é este?

Imagem

e este vermelho na ponta do carro?

Imagem

_________________
GRK 2+/ ARC R10 /Slash 4x4
FUTABA 4PX + HK 310 + GT2
Pista: Arena Drift / Metrópole
qualificações
viewtopic.php?f=3&t=8083


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jun 02, 2008 3:58 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qua Nov 15, 2006 2:02 pm
Mensagens: 9056
Localização: São Paulo - SP - Tucuruvi
o de cima é como se fosse um Dino, e o de baixo é o transponder, que é o que marca as voltas. sem ele, iriam correr todos que nem loucos. sem saber em que volta estão e nem em qual posição. rsss

_________________
Futaba 3PM Fasst - Cyclone TCX
HotBodies team Driver - Winner LRC 2008
twitter: @adalbertoneri


Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jun 02, 2008 4:02 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mar 29, 2008 2:15 am
Mensagens: 1965
Localização: SJC - SP
Cold Fusion escreveu:
o de cima é como se fosse um Dino, e o de baixo é o transponder, que é o que marca as voltas. sem ele, iriam correr todos que nem loucos. sem saber em que volta estão e nem em qual posição. rsss

O primeiro não é um tacômetro não?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 1:15 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qui Mai 17, 2007 6:01 pm
Mensagens: 6013
Localização: Vila Mariana - SP
sabongi escreveu:
Cold Fusion escreveu:
o de cima é como se fosse um Dino, e o de baixo é o transponder, que é o que marca as voltas. sem ele, iriam correr todos que nem loucos. sem saber em que volta estão e nem em qual posição. rsss

O primeiro não é um tacômetro não?

Sim, tacometro, o CoudiFuseo errou heuaheuaheuaheuahe
Usamos para verificar se o motor está dentro do limite de potencia em kv's determinado pelo Regulamento do Campeonato Paulista de Stock(Modified é sem limites, ForçaLivre)
No caso, pegamos um pack carregada, colocamos um multimetro em paralelo a pack, aceleramos ao máximo e fazemos a conta: RPM/(tensão da pack)=Potencia em kv's!
que no caso, tem que ser menor ou igual a 5999kV

_________________
★ ★ ★ ★ ★ Xablau ★ ★ ★ ★ ★


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 8:17 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qua Nov 15, 2006 2:02 pm
Mensagens: 9056
Localização: São Paulo - SP - Tucuruvi
alekimura escreveu:
sabongi escreveu:
Cold Fusion escreveu:
o de cima é como se fosse um Dino, e o de baixo é o transponder, que é o que marca as voltas. sem ele, iriam correr todos que nem loucos. sem saber em que volta estão e nem em qual posição. rsss

O primeiro não é um tacômetro não?

Sim, tacometro, o CoudiFuseo errou heuaheuaheuaheuahe
Usamos para verificar se o motor está dentro do limite de potencia em kv's determinado pelo Regulamento do Campeonato Paulista de Stock(Modified é sem limites, ForçaLivre)
No caso, pegamos um pack carregada, colocamos um multimetro em paralelo a pack, aceleramos ao máximo e fazemos a conta: RPM/(tensão da pack)=Potencia em kv's!
que no caso, tem que ser menor ou igual a 5999kV


ahhhhh. pensei que era a mesma coisa. ja que ele mede a RPM. não é isso?

_________________
Futaba 3PM Fasst - Cyclone TCX
HotBodies team Driver - Winner LRC 2008
twitter: @adalbertoneri


Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 8:40 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Dez 04, 2006 9:41 am
Mensagens: 3762
Localização: Diadema - SP
:putz:

Dino = Tacômetro (Mesmíssima coisa)

:mrgreen:

_________________
== T.O.P. Rebel F1 ==
== DX3R ==
== Lipo! ==


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 9:11 am 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mar 29, 2008 2:15 am
Mensagens: 1965
Localização: SJC - SP
Seanikaido escreveu:
:putz:

Dino = Tacômetro (Mesmíssima coisa)

:mrgreen:

Na verdade não é não :D

Dinamômetro mede a potência analisando o torque e a rotaçao http://en.wikipedia.org/wiki/Dynamometer
Tacômetro mede SÓ a rotação http://en.wikipedia.org/wiki/Tachometer


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 10:12 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Dez 04, 2006 9:41 am
Mensagens: 3762
Localização: Diadema - SP
O Dino que o Cold se refere, não é um dinâmometro.

Ele não tem tecnologia necessária para medir o torque, mas mesmo assim, os hobbistas o chamam de Dino erroneamente.

E dinâmometro não mede giro não. Como está no nome, mede só torque.

É que alguns, tem tacômetro junto, só isso!

Aqui é metrologista, rapaiz!! hehehehe :mrgreen:

_________________
== T.O.P. Rebel F1 ==
== DX3R ==
== Lipo! ==


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 10:29 am 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mar 29, 2008 2:15 am
Mensagens: 1965
Localização: SJC - SP
Seanikaido escreveu:
O Dino que o Cold se refere, não é um dinâmometro.

Ele não tem tecnologia necessária para medir o torque, mas mesmo assim, os hobbistas o chamam de Dino erroneamente.

E dinâmometro não mede giro não. Como está no nome, mede só torque.

É que alguns, tem tacômetro junto, só isso!

Aqui é metrologista, rapaiz!! hehehehe :mrgreen:


Hehe bom saber! Mas como o Dino sabe qual a potência se potencia = rpm x torque, e ele nao mede rpm???


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 12:48 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Jan 26, 2008 6:29 pm
Mensagens: 1960
Images: 0
Localização: Brasília - DF
ta mais que explicado.

obrigado.

_________________
GRK 2+/ ARC R10 /Slash 4x4
FUTABA 4PX + HK 310 + GT2
Pista: Arena Drift / Metrópole
qualificações
viewtopic.php?f=3&t=8083


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 6:49 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qui Mai 17, 2007 6:01 pm
Mensagens: 6013
Localização: Vila Mariana - SP
Po séa
Aqui você afirma ser a mesma coisa:
Seanikaido escreveu:
:putz:

Dino = Tacômetro (Mesmíssima coisa)

:mrgreen:

e aqui, você fala que é diferente:
Seanikaido escreveu:
E dinâmometro não mede giro não. Como está no nome, mede só torque.
É que alguns, tem tacômetro junto, só isso!

Hehehe, jajá ele vai me chingar hueaheaueha
Já que tu está no moviemnto de Tolerancia Zero, não podia deixar passar hueahueaheuaheuaheuahe :putz:

_________________
★ ★ ★ ★ ★ Xablau ★ ★ ★ ★ ★


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 7:53 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Dez 04, 2006 9:41 am
Mensagens: 3762
Localização: Diadema - SP
Seanikaido escreveu:
O Dino que o Cold se refere, não é um dinâmometro.

Ele não tem tecnologia necessária para medir o torque, mas mesmo assim, os hobbistas o chamam de Dino erroneamente.

E dinâmometro não mede giro não. Como está no nome, mede só torque.

É que alguns, tem tacômetro junto, só isso!

Aqui é metrologista, rapaiz!! hehehehe :mrgreen:


Entendeu Alekimura?

:twisted:

sabongi escreveu:

Hehe bom saber! Mas como o Dino sabe qual a potência se potencia = rpm x torque, e ele nao mede rpm???


Ele não mede não! Do jeito que você falou, você iria calcular o rpm TEÓRICO.

Já o tacometro, mede o rpm REAL!!

E olha que dá diferença viu... :D

_________________
== T.O.P. Rebel F1 ==
== DX3R ==
== Lipo! ==


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 8:15 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qui Mai 17, 2007 6:01 pm
Mensagens: 6013
Localização: Vila Mariana - SP
Seanikaido escreveu:
Seanikaido escreveu:
O Dino que o Cold se refere, não é um dinâmometro.

Ele não tem tecnologia necessária para medir o torque, mas mesmo assim, os hobbistas o chamam de Dino erroneamente.

E dinâmometro não mede giro não. Como está no nome, mede só torque.

É que alguns, tem tacômetro junto, só isso!

Aqui é metrologista, rapaiz!! hehehehe :mrgreen:


Entendeu Alekimura?

:twisted:

sabongi escreveu:

Hehe bom saber! Mas como o Dino sabe qual a potência se potencia = rpm x torque, e ele nao mede rpm???


Ele não mede não! Do jeito que você falou, você iria calcular o rpm TEÓRICO.

Já o tacometro, mede o rpm REAL!!

E olha que dá diferença viu... :D

Não sei qual modelista chama isso de Dino, sempre chamei de Tacometro, dino pra mim, vem de Dinamometro hehehehehe

_________________
★ ★ ★ ★ ★ Xablau ★ ★ ★ ★ ★


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jun 06, 2008 11:52 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Set 07, 2007 12:06 am
Mensagens: 2305
Localização: São José dos Campos - SP
O primeiro é um tacômetro óptico da minipa com resolução de 0,1RPM até 1000RPM, tendo opção de ser de contato e medir em m/min... :mrgreen: (uso um desse no meu trabalho como padrão, da-lhe metrologia :mrgreen2: )


e segundo é um transponder :D

Dinamômetro e tacômetro são completamente diferentes, quando um mede força sendo em kgf, bar, N/m....o outro mede RPM ou m/min.... :bleh:

Eu nunca vi os dois juntos num aparelho, porque um mede tração e o outro velocidade :pedala:

o legal é ficar mirando o laser do tacômetro pra ver até onde vai :mrgreen:

_________________
Minhas qualificações: http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?f=3&t=3315
Tamiya CC-01 - Pajero 1993
Kyosho FW06 - Maverick 1974
Kyosho Mini-Z MR-01 Racer - Shelby Cobra 1961
Kyosho Mini-Z MR-01 - BMW Z8


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jun 06, 2008 6:12 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qui Mai 17, 2007 6:01 pm
Mensagens: 6013
Localização: Vila Mariana - SP
decz escreveu:
O primeiro é um tacômetro óptico da minipa com resolução de 0,1RPM até 1000RPM, tendo opção de ser de contato e medir em m/min... :mrgreen: (uso um desse no meu trabalho como padrão, da-lhe metrologia :mrgreen2: )


e segundo é um transponder :D

Dinamômetro e tacômetro são completamente diferentes, quando um mede força sendo em kgf, bar, N/m....o outro mede RPM ou m/min.... :bleh:

Eu nunca vi os dois juntos num aparelho, porque um mede tração e o outro velocidade :pedala:

o legal é ficar mirando o laser do tacômetro pra ver até onde vai :mrgreen:

Não maninho...rs
Esse ai, da Associação mede muito mais que isso, meu motor Gira perto de 42~44.000RPM e foi medido com esse aparelho ai.

_________________
★ ★ ★ ★ ★ Xablau ★ ★ ★ ★ ★


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB