RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 6:25 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 20 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Dez 02, 2008 4:20 am 
Novo no Fórum

Depois de muito tempo dei uma limpada no meu iwaver e senti vontade de po-lo a andar novamente...
Só que vi que não vai ser uma tarefa muito fácil...
já que eu queimei os dois fets...
esqueci como se monta o "pseudoservo" hehehe do iwaver
e mais ainda... numa das tentativas de por o servo no lugar acabei perdendo uma resistencia minuscula que tava entre fiação ( isso sim vai dar trabalho)
minha idéia é conseguir as peças e leva-la para uma dessas casas que mexe com celulares...
o tamanho das partes eletronicas deve ser quase o mesmo senão menor...
eu tirei uma foto aqui da parte de cima da placa:

Imagem

Mostra os Fets que tostei no curto circuito;

Os pontos de alimentação da placa... onde se solda os fios que vem do suporte das pilhas;

Os pontos da fiação do servo 1 2 3 e 4

Olhando numa outra foto que apareceu aqui pelo forum... ( era um post sobre a troca dos servos no iwaver 02m, num lembro quem foi que postou... mas qualquer direito autoral ta aqui uma pseudo citação xD) voltando... na foto dava pra ver que as entradas 3 e 4 alimentam o motor do servo e as entradas 1 e 2 ligam-se ao potenciomentro, agora a polaridade tb num sei ainda vou aumentar mais a foto depois ponho aqui...

agora o que realmente me preocupa é o resistor r1 que tá ali... que saiu numas tentativas de soldagem que eu fiz... bem eu acho que seja um resistor né geralmente é esse o padrão de nomenclatura...

Bem a ajuda que eu peço de alguem aí plz... é só uma foto bem nítida mostrando o cod do resistor que tá faltando... os fets há um tempo atras num sites gringos os caras davam os cods de alguns fets pra troca dos originais quando do upgrade do motor... heheh quem sabe de quase morto meu saleen num ganha um motor "turbinado"

qualquer ajuda é muítissimo bem vinda

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Ter Dez 02, 2008 6:56 am 
[Moderador]

Icaro, tenho um 02 também em casa... Tinha um mal contato na bateria, e o Adriano ressoldou a fiação do servo para mim. Não tem muito segredo quanto à inverter a fiação, desde que os fios do motor fiquem no motor e os do potenciômetro no potenciômetro! A ordem pode levar ao não funcionamento temporário (caso troque os fios do potenciômetro), ou ao funcionamento ao contrário (caso inverta os fios do motor).

Tentarei trazer meu 02 amanhã e tirar uma foto na hora do almoço, com macro, para ver se consigo te ajudar a identificar.

Abraço, e boa sorte!

MensagemEnviado: Ter Dez 02, 2008 6:21 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Cara pede ajuda para o adrianonene memberlist.php?mode=viewprofile&u=674 o cara manja tudo de iwaver

Longe das pistas. (Pilotando maquinas voadoras)

Imagem
Imagem

MensagemEnviado: Ter Dez 02, 2008 9:18 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

O ideal eh vc ver quem tem um destes ( 02 ), pq o 02M tem conexão pra servo de 3 pinos normais, pra ver na placa qual valor escrito ( por exemplo 103 q equivale a um resistor de 10k ) se n for possível isso, veja o código do CI q esta perto do resistor faltando ( os dois ) ja q trabalham em conjunto e ver se no datasheet do fabricante tem algo especificado.

Se não conseguir me fala q dou 1 help. ( na parte dos datasheet ) ja q sou formado em eletrônica.

MensagemEnviado: Qua Dez 03, 2008 11:03 am 
[Moderador]

Pelo que li placa do meu 02 (igual ao seu, ícaro) o valor expresso no resistor é 101!

Segue a foto:

Imagem

Os fios foram resoldados pelo Adriano, então usou cores diferentes. Mas cinza e preto são do motor (provavelmente cinza positivo e preto negativo), e amarelo e branco do potenciômetro.

Adriano pode confirmar caso veja este tópico! Mande uma MP pra ele com o link deste tópico.

Espero ter ajudado!!!

MensagemEnviado: Qua Dez 03, 2008 11:59 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

O resistor eh de valor 101 ou seja 100 ohms pode ser ateh um adaptado de 1/16 w n precisa ser SMD

MensagemEnviado: Qua Dez 03, 2008 8:09 pm 
Novo no Fórum

Poxa galera valeu demais pela ajuda...

Valeu doug01n ficou massa a foto dá pra ter uma idéia legal da ligação dos fios... ainda mais a foto do resistor... se não precisa ser smd fica melhor ainda valeu pela dica danischoen... eu só não entendi o quê vc quis dizer com ci...??? tem que trocar ele tb... e onde ele fica ?? é aquele com a numeração 31136 s29 ???

Hei Doug01n seu 02 é gêmeo do meu quase... mas eu reparei que as duas "pastilhas" ali perto da fiação do servo são diferentes da minha... eu arrisco que sejam fets tambem... você trocou eles também...???

E por falar em Fets ( ou Mosfets?? ) estou com a maior duvida de qual colocar... nos foruns gringos por aí eles falam do SI4562 e o IRF7389 eu achei até as datasheets deles mas entender qual é melhor e porque é outra coisa... sem falar que ainda nem fui na loja de eletronica saber se tem destes.

Hehehe ... riopretomusic eu tenho que mandar uma MP pro Adriano mesmo... mas é agradecendo... há bastante tempo ele viu um anuncio que eu deixei vendendo o radio do iwaver e me mandou um email... por isso que eu busquei ele lá do fundo do baú ... já to até com vontade de comprar uns hopups ou quem sabe um 02m enquanto não sai o awd da iwaver...

E para evitar novamente curtos vou tentar achar alguns plugues para a fiação do motor...

Poxa galera valeu demais pelas ajudas... vou tentar aqui e postando os resultados...

MensagemEnviado: Qua Dez 03, 2008 9:15 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Eu n disse q tem q trocar o CI, o q eu disse eh q se caso n encontrasse quem tem a placa do 02 pra verificar o valor do resistor perdido era só achar o datasheet ( uma espécie de Manual para o CI ) e verificar se teria informação de sugestão para resistor q poderia ser usado.

Entendeu?

No mais , precisando to ai.

MensagemEnviado: Qui Dez 04, 2008 9:11 am 
[Moderador]

Esses fets são os do comando do servo. Pela numeração, acho que são iguais também. É um 02 do mesmo lote que o seu.

Não esqueça de confirmar com o Adriano a informação sobre os fios do servo antes de soldar e ligar a placa!!!

Segue um link de onde comprar os fets: http://shop.tinyrc.com/product.php?prod ... t=0&page=1

Pelo que o Adriano já me falou também, não encontrará na Santa Ifigênia ou em lojas de eletrônica. Preciso de pelo menos 2 destes (estou pensando em comprar 4 ou 6, para fazer experimentos com o meu monster), Então sai uns 6 reais cada fet + frete, que parece ser uns 5 dólares pra cá pela TinyRC.

MensagemEnviado: Sex Dez 05, 2008 11:01 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Icarowings ...
estive sem o computador esta semana, mas agora li seu post e neste final de semana tento lhe ajudar em alguma coisa. A Atomic Mods vende um FET tão bom quanto o 4562, porém bem mais barato. Mas o seu problema parece ser no CI do servo e não nos FETs do motor. Se não queimou, fica fácil consertar, e eu lhe informo a posição dos fios. Mas se queimou, talvez não seja fácil encontrar a peça para substituir. Outra coisa, acho que esse 101 não se refere ao valor resistivo do SMD e sim ao encapsulamento. Vou pesquisar e lhe informo.
Abraço, Adriano

Editado pela última vez por adrianonene em Sex Dez 05, 2008 11:52 pm, em um total de 1 vez.

MensagemEnviado: Sex Dez 05, 2008 11:06 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

101 eh o valor sim adrianonene, sei disso pq sou tecnico em eletronica e trabalhei mto em manutenção. :consolo:

MensagemEnviado: Sáb Dez 06, 2008 8:59 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

danischoen escreveu:
101 eh o valor sim adrianonene, sei disso pq sou tecnico em eletronica e trabalhei mto em manutenção. :consolo:

Ok, Danis ...
Me desculpem pelo palpite errado. Icaro, por via das dúvidas vou medir o valor com multímetro, mas esse valor quando medido no circuito pode não ser exato. Para ser exato teria que remover a peça da placa.

MensagemEnviado: Sáb Dez 06, 2008 9:07 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Exatamente isso , no circuito sempre se tem 1 valor alterado, devido ao circuito integrado tmb possuir resistências e semicondutores internos q dão uma medida erronea em certos componentes próximos.

os códigos em resistores SMD funcionam de maneira mto simples.

exemplo 101 : os dois primeiros números são o valor do dito cujo e o ultimo numero a quantidade de zeros a somar. Então 10 + 1 zero = 100 ou seja 100 ohms.

outro exemplo 223 : 22 + 3 zeros = 22.000 ou seja 22k ohms

É bem simples e intuitivo mesmo.

Agora a tabela de cores tmb é facil, pra mim pelo menos basta olhar pra ela e ja "decodifico" imediatamente devido a experiência.

MensagemEnviado: Sáb Dez 06, 2008 9:23 am 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

cara,da uma olhada nesse forum de minis!
na parte de eletronica tem um monte de topicos sobre FETs
o melhor é que é tudo em portugues "Ô PÁ" :mrgreen:
http://www.xrt-rc.com/forum/index.php?s ... a07dc3bc08

MensagemEnviado: Sáb Dez 06, 2008 10:00 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

danischoen...
eu medi o componente 101 com multímetro digital na escala resistiva 200 e não marcou nada. Já li que componentes SMD semelhantes à peça que o Icaro detonou, tanto podem ser resistores como CAPACITORES. Danis, caso seja um capacitor, qual valor resultaria do código 101? Eu tenho essa informação numa revista de eletrônica mas não consegui localizar para ajudar o Icaro. Danis, você não acha que esse componente pode ser um capacitor (ou até um diodo) e não um resistor?
Obrigado, Adriano

Criar novo tópico Responder  [ 20 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas