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MensagemEnviado: Sáb Fev 21, 2009 4:51 pm 
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Galera beleza?
Depois de um tempinho afastado do forum, tou de volta com um projeto para executar.
Um RC 1:24 pra poder aproveitar bodies de kits de plastimodelismo ou lexan de slot cars e assim ter
um leque maior de escolha.
Desenhei o rascunho no corel a ficaria mais ou menos assim:
Imagem

Projeto 1:24

Eletronica:
ESC:
Brushless ESC 30A for Car
Imagem
Output Continuous current 25A, burst current 90A¡FInput 4-9 cells NiMh/NiCd or 2-3 cells LiPo
BEC 6V/1.5A¡FResistance 0.005 Ohm¡FSize 31.5mm(L)X27.5mm(W)X16mm(H)¡FWeight 23g(Without wires)

80A Brushed ESC for car
Imagem
Power : NIMH battery 4-6 cells(4.8-7.2v)
Current capacity : FORWARD 75A(80A)REVERSE 50A(60A)
Size: 26*16*30mm
Weight: 26g
Supply Current: 1.5A
Fail safe: YES
Low voltage Protect: YES
Overheat Protect: NO
One or two way change NO

SERVO:
9g Servo
Imagem
1) Supply voltage: 4.8~6.0V
2) Speed: 0.12sec/60o (no load running)
3) Torque: 1.6kg.cm
4) Operating current: 100mA
5) Static current: 1mA
6) Dead band drain: 10uses
7) Connector wire length: 130mm
8) Dimensions (L x W x H): 22.2 x 27.2 x 11.6mm
9) Weight: 9g(less connector)
10) Connector: JR & Futaba plug

MOTOR:
Brushed 130
Imagem
Tamanho 20x25mm

Brushless 2030 12T
Imagem
Tamanho 20x30mm

RECEIVER:
Imagem
Length: 1.517" (38.55mm)
Width: 1.065" (27.05mm)
Height: .596" (15.14mm)
Weight: 0.53oz (15g)

CHASSIS:
O chassis será de fibra de vidro com posts em aluminio, mount motor em alu tb.

Mas tenho um grande questionamento pra fazer a galera, a maioria dos micro 1/24, 1/28 utiliza
um ball diff e o carro 1/24 da Thunder usa uma coroa direto no eixo tipo SLOT CAR - se eu estiver errado me corrijam. Se for ball diff dá pra usar dos Mini-Z e se for transmissao direta é só usar um eixo de slot car com respectiva coroa.
A questao é:
Qual a diferença entre o uso do ball diff e transmissao direta?
Pelo que li no forum, com o ball diff dá pra regular a traçao entre roda esquerda e direita, ou seja, mais controle em curvas.
Eixo direto tipo slot car significa usar um ball diff blocado, ou seja, a tracao é sempre a mesma nas duas rodas, o que dificulta nas curvas.
Se alguem quiser acrescentar algo fique a vontade.


Outra coisa turma, se alguem tiver em mente um setup mais enxuto (menor tamanho, menor peso) me passem a dica.
Abs.

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MensagemEnviado: Sáb Fev 21, 2009 8:09 pm 
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Opa, eu tenho um 1/24 da thunder, o eixo é tipo de slot car mesmo, direto, eu usei o servo, esc e receptor do mini inferno e fiz um packzinho de 6 pilhas aaa pra ele, no thunder coloquei as pilhas em baixo e em cima o esc e receptor que sao integrados.. ficou bem nervosinho, so que abandonei o pois nao tenho muito tempo pra mecher e tal ..

outra config talvez seria usar o combo brushless do Team Losi Micro-T que é 1/36 ..

espero ter ajudado ..

abraços

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MensagemEnviado: Dom Fev 22, 2009 12:37 am 
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Citação:
Opa, eu tenho um 1/24 da thunder, o eixo é tipo de slot car mesmo, direto, eu usei o servo, esc e receptor do mini inferno e fiz um packzinho de 6 pilhas aaa pra ele, no thunder coloquei as pilhas em baixo e em cima o esc e receptor que sao integrados.. ficou bem nervosinho, so que abandonei o pois nao tenho muito tempo pra mecher e tal ..

outra config talvez seria usar o combo brushless do Team Losi Micro-T que é 1/36 ..

espero ter ajudado ..

abraços


Cara entao o carro da Thunder é como eu imaginava mesmo, mas ele nao fica muito complicado de controlar nas curvas nao?
Tem um detalhe, vc tá usando o motor original certo? Motor mais manso...
Mas o combo da Losi é uma otima ideia, tá saindo no ebay por U$ 57.00 e os chinas que eu andei olhando ficaria
por U$ 18,00 do motor + U$ 27,00 do esc, totalizando U$ 45,00 uma economia de 12 doletas que é o preco de uma
lipo 1000mh de perfil baixo.

Já arrumei a placa de fibra de vidro, comprei tarugos de alum. de 1/4, parafusos 3mm de aco inox e agora maos a obra.
Vou postar as fotos conforme o andamento do projeto.
Abs e valeu a dica brother!

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MensagemEnviado: Dom Fev 22, 2009 9:50 pm 
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estou sim usando o motorzinho original, mas ficou muito rapido, mas quase nao andei com ele, so foi pro chao pra testes no carpete baixo e andou muito legal .. com brushless vai fica bem loco ...

vai postando sim as fotos ai ..


abraços

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MensagemEnviado: Seg Fev 23, 2009 4:08 pm 
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evedalmagro escreveu:
estou sim usando o motorzinho original, mas ficou muito rapido, mas quase nao andei com ele, so foi pro chao pra testes no carpete baixo e andou muito legal .. com brushless vai fica bem loco ...

vai postando sim as fotos ai ..


abraços


Cara comecei hoje o projeto, acabei de fazer um desenho do chassis e vou partir pra dremel ainda agora.
Tem uma coisa que vc pode me ajudar, ainda estou em duvida de como vou solucionar o eixo dianteiro para usar com uns rolamentos 1/4x3/32/1/8, respectivamente, diametro externo, largura e bore(furo). Tenho uns 10 rolamentos desses eu quero usa-los no eixo traseiro igual aos slot e no eixo dianteiro tb.
Entao ajuda seria vc fotografar ou descrever o sistema de direcao dianteiro do Thunder pra eu ter uma ideia de como vou fazer a minha. Por acaso o Thunder usa rolamentos nas rodas dianteiras?
Valeu!

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MensagemEnviado: Seg Fev 23, 2009 7:51 pm 
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opa, nas rodas dianteiras e trazeiras usam buxas .. estou de ferias e nao tenho como tirar fotos, so semana que vem, tenho essa que aparece mais ou menos o sistema de direçao ..

http://img90.imageshack.us/my.php?image ... 001nm0.jpg

valeu

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MensagemEnviado: Ter Fev 24, 2009 11:32 am 
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Bem, fiquei ontem ate bem tarde na batalha pra fazer o danado e veja como está ficando.
O detalhe do projeto é que tou usando muito material reciclado o que me deixa bastante feliz.

Entao vamos la, vou descrever o que foi feito até agora.
1. O material usado pro chassis é uma placa de fibra de vidro que havia por aqui de um zipdrive, lixei os compenentes até ficar razoavelmente bom de trabalhar. O desenho do chassis fix no corel e recortado com dremel.
2. Usei até agora todos os parafusos de 3mm, sendo cabeca chata aco inox por baixo do chassis e cabeca panela philips parte de cima.
3. Usei uns cartoes credito de pvc pra ter uma idea de como as partes se encaixam.
4. As carrocerias achei numa loja do paraguai, um fusca e um Astra ou Opel como que quiserem...detalhe carroceria por 4,00 reais? hehehehe
Tudo bem que tem que retrabalhar mas vale a pena.
5. Os posts sao de aluminio (rebites desmontados).
6. As rodas foram compradas no ebay usadas para envenenar carrinhos diecast ou plastic models. A idea é retirar o miolo e usar a roda encaixando numa roda de aluminio que será feita sob medida no meu mini torno. Seria a mesma ideia usada nos HPI RS4 Micro.

Ferramentas usadas:
1. Furadeira de bancada dremel e chicote dremel
2. Brocas 2.7mmm e 3mm
3. Macho 3mm x .5mm passo
4. Limas, lixas.
5. Countersink 1/4 x 82º x 1/8
6. Mini torno TAIG.

O que resolveria todos os problemas era ter uma pequena CNC...hehehe...aí sim chassis e encaixes perfeitos.

Segue fotos:
Imagem

Abs a todos.

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MensagemEnviado: Ter Fev 24, 2009 11:49 am 
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Acho que se você usar pneus de MiniZ terá mais tração.
Não entendi como você vai fazer o diff traseiro, olha como é o ball diff de um Pan Car:


Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


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MensagemEnviado: Ter Fev 24, 2009 1:45 pm 
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Rapaz parabéns!
Muito legal e criativo, o chassi as bolhas!
Já em relação ao diferencial será que os original do iwaver guenta? Será que as dimensões combinam?
Pois esse diferencial é bem barato na Hobbydelivery!
Olha só http://www.hobbydelivery.com.br/hobby_l ... WAVER%202M
Abraços Beto!


Editado pela última vez por betomeconi em Ter Fev 24, 2009 8:45 pm, em um total de 1 vez.

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MensagemEnviado: Ter Fev 24, 2009 4:23 pm 
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Isao_TKR escreveu:
Acho que se você usar pneus de MiniZ terá mais tração.
Não entendi como você vai fazer o diff traseiro, olha como é o ball diff de um Pan Car:


Beleza Isao TKR?
Cara na verdade tava pensando em usar um eixo traseiro 1/8 de slot car, uma coroa de slot tb direto no eixo, como se fosse um diff blocado.
Pra usar um ball diff teria que usar um de mini-z, creio. Mas daí teria que arrumar uma roda com offset negativo pra chegar na largura dos 1/24.

Olha só essa imagem de um ball diff em um 1/32.

Imagem

Valeu pela dica.
abs.

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MensagemEnviado: Ter Fev 24, 2009 4:27 pm 
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betomeconi escreveu:
Rapaz parabéns!
Muito legal e criativo, o chassi as bolhas!
Já em relação ao diferencial será que os original do iwaver guenta? Será que as dimensões combinam?
Pois esse diferencial é bem barano na Hobbydelivery!
Olha só http://www.hobbydelivery.com.br/hobby_l ... WAVER%202M
Abraços Beto!


Nao sei se serve, mas é barato mesmo.
O negocio é medir a distancia entre os lados de fora das rodas pra saber se cabe. Se ficar um pouco estreito pode-se colocar uma roda com offset negativo pra compensar, mas se ficar muuito estreito nao tem jeito.
Alias, alguem que tenha um iwaver poderia medir a distancia entre faces externas das rodas do eixo traseiro?
Valeu brother!
abs.

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MensagemEnviado: Ter Fev 24, 2009 7:03 pm 
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Se vc usar o diff do iwaver original de plastico acho que não guenta um brushless

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MensagemEnviado: Ter Fev 24, 2009 7:12 pm 
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marioyee escreveu:
betomeconi escreveu:
Rapaz parabéns!
Muito legal e criativo, o chassi as bolhas!
Já em relação ao diferencial será que os original do iwaver guenta? Será que as dimensões combinam?
Pois esse diferencial é bem barano na Hobbydelivery!
Olha só http://www.hobbydelivery.com.br/hobby_l ... WAVER%202M
Abraços Beto!


Nao sei se serve, mas é barato mesmo.
O negocio é medir a distancia entre os lados de fora das rodas pra saber se cabe. Se ficar um pouco estreito pode-se colocar uma roda com offset negativo pra compensar, mas se ficar muuito estreito nao tem jeito.
Alias, alguem que tenha um iwaver poderia medir a distancia entre faces externas das rodas do eixo traseiro?
Valeu brother!
abs.


As dimensões entre faces das rodas traseiras é de 72 mm

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MensagemEnviado: Ter Fev 24, 2009 9:39 pm 
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danischoen escreveu:
Se vc usar o diff do iwaver original de plastico acho que não guenta um brushless


Certamente que se usar o brushless o diff nao vai aguentar mesmo, mas posso comecar com um brushed pra ir entao modernizando e melhorando o projeto.

Outra opcao seria comprar esse diff aqui:
http://www.atomicmods.com/Products/Atomic-Mini-Z-MR-02-43T-Version-II-Ball-Differential__11115.aspx

Quanto aos 72mm de largura tá de bom tamanho, pois qq coisa coloco uma roda com offset negativo.

Notem que esse é o projeto master entao o acabamento esta muito longe do que gostaria.
A jogada é fazer andar bem primeiro para entao modificar usando materiais de melhor qualidade.

Depois dos dados fornecidos pelo colega "danischoen" chego a conclusao que poderei usar o eixo/diff do Iwaver/mini-z na traseira, assim como o uso do eixo de slot blocado.

Na dianteira as coisas complicam, pois tou afim de usar rolamentos nas rodas e ainda nao encontrei uma solucao fora o uso do sistema de steering dos Iwaver/Mini-z.

Amanha posto como ficou o sistema de direcao que fiz hoje.

Abracos a todos e um muito obrigado ao colega "danischoen" pelo favor.
Valeu!!

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MensagemEnviado: Ter Fev 24, 2009 10:11 pm 
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Se interessa, o comprimento do diff do Iwaver é 66 mm, sem rodas.

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