Hoje com os carregadores/descaregadores/cicladores digitais é possível fazer testes precisos das pilhas e baterias de forma a saber a real capacidade de descarga. Incrível como até o momento não existe nenhum teste confiável na internet.
Logo que comprei o meu carregador com descarregador fui testando as pilhas e baterias que tenho, descobri que TODOS fabricantes não informam a verdade e a capacidade de descarga cai drasticamente após poucas recargas.
O Douglas também tem um carregador com descarregador destes, muitos já tem e acredito que chegou a hora de testarmos as pilhas AAA para nossos Minis dentro de um padrão e postar aqui os resultados para servir de referência para futuras compras.
Antes algumas informações sobre a configuração dos carregadores:
D.Peak mV/Cell – É quantos mV a voltagem da bateria cai quando cortado a carga nos intervalos de carga para saber se ela já esta carregada, portanto se colocar 20mV ao cortar a carga e cair 20mV o carregador para, se colocar 5mV o carregador vai continuar mandando carga para a bateria até a queda na voltagem estabilizar nos 5mV. Nos carregadores tem a opção Default, mas sabe-se lá qual mV será usado, então vamos usar 10mV que é um úmero intermediário.
End discharger – É até quando o carregador vai descarregar a bateria, nas Lipo só pode até 3V por célula e o carregador normalmente não permite descarregar Lipo abaixo disso, mas em Ni-MH pode chegar próximo de zero, o que não é recomendado, uns falam que estraga, outros não, não existe nada nas embalagens das pilhas informando para não zerar elas. Normalmente quando a pilha 1,2v fica abaixo dos 0,8v tanto a voltagem quando a carga despencam, desta forma vamos medir a carga útil que será até 0,8v.
Charge – Hoje existem baterias Ni-MH que aquentam 1C de carga como os Pack de autos 1/10 da marca Orion, ou seja, se for de 4000mah agüentam ser carregadas com 4000mah, porem as pilhas mais rápidas do mercado que são aquelas Sony com carregadores ultra rápidos que demoram 2 horas e meia para carregarem. É importante ficarmos atentos que todos os carregadores, mesmo aqueles chamados de ultra rápidos ainda demoram mais de duas horas para carregar pilhas AA e AAA (os modelos de uma hora e meia estranhamente sumiram do mercado...) e como é sabido carregar rápido diminui a vida útil, o ideal é a metade da carga máxima suportada (1/2) para longevidade, isso da 1/4 da capacidade de descarga nominal, exemplo: Se a pilha for de 1000mah o ideal é carregar a 250mah, uma carga muito comum para a grande maioria dos carregadores de pilha de parede do mercado. Se a bateria estiver zerada serão necessários em torno de 4 horas para carregar. Discharger – O carregador/descarregador vai drenar toda a carga da bateria até chegar na voltagem configurada no End discharger e em seguida informar no display quando conseguiu extrair. Os valores de descarga máxima constante e de pico das pilhas são desconhecidos, nenhum fabricante informa. A descarga do descarregador é constante, como não sabemos a capacidade de descarga constante das pilhas vamos usar 1/2 da carga nominal, é uma descarga lenta, mas segura. Se a pilha for de 1000mah vamos descarregar a 500mah.
Cycle – Da para configurar no carregador/descarregador quantas vezes vai carregar e descarregar a pilha, este procedimento pode tirar algum efeito memória das baterias de Ni-MH, embora eu tenha Inexplicavelmente conseguido recuperar pilhas de Ni-CD... Fazer 3 ciclos já da para ter uma idéia da média dos resultados, então deixe CHG>DCHG 3.
Tenho em casa varias pilhas recarregáveis usadas, vou testar uma por uma e postar os resultados no padrão abaixo:
Apenas 1 pilha de cada marca e tipo, não testar o Pack de 4 pilhas tudo junto D.Peak - 10mV/Cell End discharger 0.8v Cicle - CHG>DCHG 3 Charge – 1/4 da carga nominal Discharger – 1/2 da carga nominal
Resultado 1 – Resultado 2 – Resultado 3 – Logo mais informações
_________________ Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc. Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!
|