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MensagemEnviado: Qua Jun 03, 2009 12:11 pm 
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Hoje com os carregadores/descaregadores/cicladores digitais é possível fazer testes precisos das pilhas e baterias de forma a saber a real capacidade de descarga. Incrível como até o momento não existe nenhum teste confiável na internet.

Logo que comprei o meu carregador com descarregador fui testando as pilhas e baterias que tenho, descobri que TODOS fabricantes não informam a verdade e a capacidade de descarga cai drasticamente após poucas recargas.

O Douglas também tem um carregador com descarregador destes, muitos já tem e acredito que chegou a hora de testarmos as pilhas AAA para nossos Minis dentro de um padrão e postar aqui os resultados para servir de referência para futuras compras.

Antes algumas informações sobre a configuração dos carregadores:

D.Peak mV/Cell – É quantos mV a voltagem da bateria cai quando cortado a carga nos intervalos de carga para saber se ela já esta carregada, portanto se colocar 20mV ao cortar a carga e cair 20mV o carregador para, se colocar 5mV o carregador vai continuar mandando carga para a bateria até a queda na voltagem estabilizar nos 5mV. Nos carregadores tem a opção Default, mas sabe-se lá qual mV será usado, então vamos usar 10mV que é um úmero intermediário.

End discharger – É até quando o carregador vai descarregar a bateria, nas Lipo só pode até 3V por célula e o carregador normalmente não permite descarregar Lipo abaixo disso, mas em Ni-MH pode chegar próximo de zero, o que não é recomendado, uns falam que estraga, outros não, não existe nada nas embalagens das pilhas informando para não zerar elas. Normalmente quando a pilha 1,2v fica abaixo dos 0,8v tanto a voltagem quando a carga despencam, desta forma vamos medir a carga útil que será até 0,8v.

Charge – Hoje existem baterias Ni-MH que aquentam 1C de carga como os Pack de autos 1/10 da marca Orion, ou seja, se for de 4000mah agüentam ser carregadas com 4000mah, porem as pilhas mais rápidas do mercado que são aquelas Sony com carregadores ultra rápidos que demoram 2 horas e meia para carregarem. É importante ficarmos atentos que todos os carregadores, mesmo aqueles chamados de ultra rápidos ainda demoram mais de duas horas para carregar pilhas AA e AAA (os modelos de uma hora e meia estranhamente sumiram do mercado...) e como é sabido carregar rápido diminui a vida útil, o ideal é a metade da carga máxima suportada (1/2) para longevidade, isso da 1/4 da capacidade de descarga nominal, exemplo: Se a pilha for de 1000mah o ideal é carregar a 250mah, uma carga muito comum para a grande maioria dos carregadores de pilha de parede do mercado. Se a bateria estiver zerada serão necessários em torno de 4 horas para carregar.

Discharger – O carregador/descarregador vai drenar toda a carga da bateria até chegar na voltagem configurada no End discharger e em seguida informar no display quando conseguiu extrair. Os valores de descarga máxima constante e de pico das pilhas são desconhecidos, nenhum fabricante informa. A descarga do descarregador é constante, como não sabemos a capacidade de descarga constante das pilhas vamos usar 1/2 da carga nominal, é uma descarga lenta, mas segura. Se a pilha for de 1000mah vamos descarregar a 500mah.

Cycle – Da para configurar no carregador/descarregador quantas vezes vai carregar e descarregar a pilha, este procedimento pode tirar algum efeito memória das baterias de Ni-MH, embora eu tenha Inexplicavelmente conseguido recuperar pilhas de Ni-CD... Fazer 3 ciclos já da para ter uma idéia da média dos resultados, então deixe CHG>DCHG 3.



Tenho em casa varias pilhas recarregáveis usadas, vou testar uma por uma e postar os resultados no padrão abaixo:

Apenas 1 pilha de cada marca e tipo, não testar o Pack de 4 pilhas tudo junto

D.Peak - 10mV/Cell
End discharger 0.8v
Cicle - CHG>DCHG 3
Charge – 1/4 da carga nominal
Discharger – 1/2 da carga nominal

Resultado 1 –
Resultado 2 –
Resultado 3 –

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MensagemEnviado: Qui Jun 18, 2009 3:52 pm 
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NATTIS, meu carregador é aquele da Turning. Ele só permite ajustar a corrente em uma casa depois da vírgula, ou seja, nas pilhas de 1000mAh não consigo usar 250mA. Ou uso 0,2A (200mA) ou 0,3A (300mA). Como vamos padronizar isso? Arredonda para cima?

Abç,


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MensagemEnviado: Qui Jun 18, 2009 4:55 pm 
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Arredonda par cima. Estou esperando chegar as pilhas a Orion para postar os resultados, vou ver se consigo pilhas mais comuns para testar também.



diascr escreveu:
NATTIS, meu carregador é aquele da Turning. Ele só permite ajustar a corrente em uma casa depois da vírgula, ou seja, nas pilhas de 1000mAh não consigo usar 250mA. Ou uso 0,2A (200mA) ou 0,3A (300mA). Como vamos padronizar isso? Arredonda para cima?

Abç,

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MensagemEnviado: Qui Jun 18, 2009 7:10 pm 
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Nattis,

A idéia é muito boa. Uma das coisas mais "obscuras" na baterias recarregáveis tanto AA como AAA é sua verdadeira capacidade de descarga, o que realmente vai determinar muito a performance dos carros, já a capacidade das células são plenamente questionáveis, pois tenho baterias AA Sony de 2300mAh que batem muitas 2700mAh e com folga. Aqui o pessoal que anda nos 1:28 tem gostado muito das AAA da Intellect, acho que inclusive foram melhores que as ORION, o Carlos vai saber informar com mais certeza isso. Tenho dois carregadores que posso ajudar de alguma forma, um Bantam BC6 e um BC8DX, acho que ambos são bem confiáveis, principalmente no caso de se usar o software no PC para acompanhar o comportamento das baterias tanto em carga como descarga através de gráficos.

Abraço,

Gustavo

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