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MensagemEnviado: Qui Set 17, 2009 12:10 pm 
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Pessoal, muitas são as duvidas sobre os upgrades e poucas são as informações que os fabricantes disponibilizam. Então resolvi fazer uma lista dos upgrades disponíveis no mercado e uma descrição sobre cada uma delas se baseando na minha experiência pessoal e em sites conceituados.

A lista é grande e aos poucos vou aperfeiçoando.

Abraços



Jogo de rolamentos – Recomendado como o primeiro upgrade a ser adotado.
Pós – Tem a vida útil infinitamente maior que as buchas de plástico originais, melhoram ligeiramente o desempenho e economia das baterias. Diminui ou elimina qualquer folga existente entre esta peça e as rodas (mais notável nas dianteiras);
Contra – É mais pesado que as buchas de plástico;

Barra TOE – Possibilita o ajuste TOE que é deixar as rodas dianteiras em divergência ou convergência (direcionadas mais para fora ou mais para dentro). O ajuste é medido em graus e existem no mercado barras com graus -2, -1,5, -1, -0,5, 0, +0,5, +1, +1,5 e +2. Este tipo de ajuste varia de acordo com o gosto individual de cara piloto, no geral o 0 graus é o mais usado.
Pós – O modelo de alumínio é muito resistente e mais preciso que o de plástico;
Contra – O modelo de alumínio é mais pesado (insignificante);

Diferencial de esfera – Possibilita o ajuste de pressão, com isso nas arrancadas o torque é distribuído mais uniformemente mesmo que existe irregularidades da pista. Nas saídas de curva onde a roda traseira de dentro da curva pode levantar com o diferencial original o carro pode não acelerar, já que a roda livre recebe todo o torque, com este diferencial ajuda e distribuir o torque para a roda que esta com o contato na pista.
Pós – tem ajuste de pressão e rolamento interno, possibilita troca de coroa por outros tamanhos, todas as peças de reparo estão disponíveis no mercado;
Contra – Mesmo com coroa roletada gera mais atrito interno em relação ao modelo de engrenagem original, logo necessita de manutenção mais freqüente;

Prato da suspensão – Fica na parte superior da suspensão traseira e serve para auxiliar o sistema de suspensão traseira. Embora vendida em kits com várias molas para ajustar a pressão dos pratos com a placa o indicado é sempre deixar o mais livre possível.
Pós – Limita o grau de inclinação do montante do motor em relação ao chassis impedindo que a placa T sofra avaria.
Contra – É um peso adicional. Alguns dificultam o acesso aos fios do motor na PCB;

Torre da suspensão dianteira – Resolve o problema de quebra do suporte original de plástico.
Pós – Resolve definitivamente problemas de quebra do suporte original que é muito frágil;
Contra – É necessário o corte dos suportes originais e dificulta a remoção do suporte dianteiro da bolha;

Montante do motor de Alumínio – Possibilita inúmeros ajuste e facilidades, recomendado para facilitar a vida principalmente daqueles que ficam trocando de motor freqüentemente.
Pós – Fácil instalação e remoção do motor, fácil ajuste com a engrenagem, vários modelos disponíveis do mercado possibilitam a troca dos fios e buchas sem remover o motor, possibilita o ajuste de altura do eixo traseiro e ajuda a dissipar o calor do motor.
Contra – É um dos upgrades mais caros, deixa exposto o motor, deve-se ter cuidado para não entrar grampos ou qualquer objeto nos motores com grandes aberturas para ventilação;

FETS para PCB – Sua necessidade de troca ou adição vai depender do motor utilizado, normalmente cada fabricante de motor informa sua necessidade.
Pós – Pode fazer uma placa original suportar qualquer motor sem ter que trocá-la;
Contra – Sem dúvida o upgrade mais demorado e que exige conhecimento e precisão em soldagem.

Pino do suporte da direção – Passa despercebido por muitos na lista de upgrades, mas realmente trás benefícios, principalmente quando usado em conjunto com suporte da direção de alumínio com revestimento de teflon interno como os da Atomic e da PN.
Pós – Elimina aquelas “gripadas” que a suspensão dianteira original apresenta;
Contra – Tem que estar sempre bem limpo para trabalhar bem;

Motor Atomic R Stock – É o motor mais avançado e potente do mercado. O torque começa aparecer logo em baixa RPM, portanto indicado para pinhões entre 6 e 9 dentes.
Pós – Pode ser usado com placas de apenas dois FETS de 7 amperes, fácil troca de buchas, sistema semelhante a motores de 540mm;
Contra – É bem mais pesado que um motor original. A grande potência exige pilhas de alta descarga, do contrário a voltagem cai a ponto da direção "sambar" por falta de energia;

Motor Atomic Chili Evolution – Tem a mesma tecnologia que o R Stock, porem este motor tem muito mais RPM e seu torque esta em altas RPM, não chega a ter a mesma potencia em watts que o R Stock, mas pode alcanças velocidades maiores. Recomendado com pinhões entre 8 e 11 dentes;
Pós – Ótimo para circuitos de grandes retas, fácil troca de buchas, sistema semelhante a motores de 540mm.
Contra – Precisa de placas com FETs adicionais, pelo menos 2x2 de 7amperes. É um motor pesado se comparado ao original. É um motor muito caro. Também recomendado pinhas de alta descarga.

Placa T – Esta plaquinha fica embaixo do chassis e segura o montante do motor no chassis. Ela determina a dureza da suspensão. Esta disponível no mercado o modelos macios, médios e duros.
Pós – Os modelos de fibra de carbono ou fibra de vidro apresentam menor variação de resistencia em relação a temperatura ambiente.
Contra - Nenhum identificado;

Suporte das rodas dianteiras – É a peça que segura as rodas dianteiras, ela desliza no pino de suporte e também possibilita a troca para ajustar a cambagem. A cambagem é medida em graus e no mercado esta disponível nos graus 0, 0,5, 1, 1,5, 2, 2,5 e 3.
Pós – Com a troca possibilita ajuste de cambagem para igualar o desgaste da borda externa e interna dos pneus. Os modelos de alumínio tem maior resistência e precisão, em especial os modelos da Atomic e PN;
Contra – Para acertar a cambagem somente testando cada grau com um jogo de pneus até apresentar desgastes. Cada pista, potência do motor e ajuste da suspensão pode necessitar da modificação da cambagem exigindo um jogo de vários graus diferentes o que o torna um upgrade caro neste caso.

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Editado pela última vez por NATTIS em Ter Nov 29, 2011 8:14 pm, em um total de 7 vezes.

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MensagemEnviado: Qui Set 17, 2009 12:16 pm 
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MensagemEnviado: Qui Set 17, 2009 9:47 pm 
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NATTIS,
parabéns pela matéira. Show de bola mesmo ...... :wink:

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MensagemEnviado: Qui Set 17, 2009 11:59 pm 
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Tópico Informativo e imagens para facilitar.Parabéns Nattis.
100% OK.
Abraços.
Rubens.

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MensagemEnviado: Sáb Set 19, 2009 1:22 pm 
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Parabéns Nattis, muito legal seu tópico!
Abraços Beto!


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MensagemEnviado: Sex Set 25, 2009 7:10 am 
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ai nattis, topico bem elaborado parabens show. poderia ate ser um topico fixo para nos os iniciantes

falow ate mais .

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MensagemEnviado: Qua Out 07, 2009 4:09 pm 
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henri botoni escreveu:
ai nattis, topico bem elaborado parabens show. poderia ate ser um topico fixo para nos os iniciantes

falow ate mais .


Concordo e por mérito, agora é FIXO!

Hehehe

Nattis,se for descobrindo coisas novas, aconselho ir alimentando este mesmo tópico.

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MensagemEnviado: Qui Out 08, 2009 11:53 am 
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Como é bom ter um moderador frequentando a casa dos minis! :mrgreen2: :mrgreen2:
otima decisão.

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MensagemEnviado: Sex Out 09, 2009 3:53 pm 
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Fala pessoal! Fico feliz que tenham gostado do topico.

Conforme eu for testando e lendo relatos parecidos de upgrades novos eu edito e adiciono o upgrade na lista. Acredito que não vai aparecer muitas novidades, o que vemos hoje é a atualização do upgrade com materiais e construção melhores, mas a descrição do que é continua a mesma.

Abraços

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MensagemEnviado: Sex Out 09, 2009 9:44 pm 
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Parabéns Nattis!
Fotos e descrições técnicas, muitos detalhes e ótimo para inicantes como eu. Já pedi muita coisa dessa lista!

Abraço,
Mizuno

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MensagemEnviado: Dom Jan 31, 2010 9:57 pm 
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esses fets cabem no iwaver 2.0 ou sao so para os mini????


obrigado


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MensagemEnviado: Seg Fev 01, 2010 12:19 pm 
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Serve para os iWavers também.

maxrcp escreveu:
esses fets cabem no iwaver 2.0 ou sao so para os mini????


obrigado

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