RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 4:57 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Out 28, 2009 9:38 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Senhores, boa noite!

Navegando pela net achei este blog datado de 2005, acredito que o pessoal que está a mais tempo no hobby possa conhecer.
http://zangoes.blogger.com.br/2005_04_01_archive.html
Então pergunto: qual é o maior problema dos minis no Brasil?
Não consigo compreender a falta de espaço bem como a falta de interesse dos importadores, todos que veem de perto gostam muito querem comprar um etc etc.
No link acima, fica claro que já existiam apaixonados por esta escala ha 05 anos...

Na opinião dos senhores, o que falta?

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Qua Out 28, 2009 10:11 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Grande Eduardo, vou tentar relatar o que percebi durante este tempo que pratico o autodelismo.
- O cara vê gosta e compra, aí não consegue andar com o carro porque para cada tipo de pista usamos um determinado pneu.
- O cara acha que é facil pilotar um rc 1/28, aí ele tenta, tenta, tenta e só bate, aí o carro dele quebra, tem que repor peça, aqui no Brasil não tem, aí tem que importar.
- O cara não tem paciência de setar o carro e pesquisar muito na internet, que tudo de mão beijada.
- O cara começa a pilotar bem mas fica para trás, pois o carro dele não tem rolamentos, motor mais forte, baterias de competição e outras cozitas mais.
- O cara percebe que pra andar legal, tem que investir pesado, mesmo sendo uma categoria 1/28 o gasto não é pequeno.
- O cara quer andar mas a patroa (XIIIIIIIII) já viu né.
- O cara vai andar e queima a placa, desanima e desiste, ele acha que o carro não presta e abandona tudo.
- O cara compra, brinca um pouco e deixa o rc na estante afinal ele acha que é apenas um brinquedinho caro.
Bom, estes são alguns problemas que vi e presenciei, tanto no EP quanto no GP.
Quanto aos lojistas não sei, deve ser porque não tem tanta procura.
Eduardo, parabéns pelo tópico.
Abraços.
Rubens.

http://todaoferta.uol.com.br/MRAUTOMODELISMO#rmcl

MensagemEnviado: Qua Out 28, 2009 11:06 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Eduardo ... também já me perguntei porque há tantos anos o slot-car com inúmeros adeptos de todas as idades tem tido um sucesso maior que o mini-z, apesar de ser um hobby ainda mais caro. E acrescentando ao que o Rubens comentou, concluí que se o mini-z é como um "autorama" sem trilhos e por isso mesmo, na minha opinião, muito mais legal e realista, vai superá-lo na medida em que lhes seja profundamente apresentado, e isso é apenas uma questão de tempo, muito tempo. Eu mesmo só conheci os mini-z ha aproximadamente um ano e tenho observado que pouco a pouco, até o pessoal do 1/10 vem se interessando por eles.
Adriano

Editado pela última vez por adrianonene em Qui Out 29, 2009 8:44 pm, em um total de 1 vez.

MensagemEnviado: Qui Out 29, 2009 9:12 am 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Acho que essa categoria 1/28 muita gente acha que é brinquedo (incluindo os importadores) e a demanda é menor que os 1/10 e 1/8, seja EP ou GP.
Acredito que o impulso e crescimento do automodelismo (bem como as demais modalidades, como aero, heli e nauti) só ocorre por causa de nós mesmos, praticantes desse hobby. Somente com a expansão do número de adeptos é que a oferta vai aumentar, pra atender a demanda existente.

MensagemEnviado: Qui Out 29, 2009 6:49 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Concordo com a lista do Rubens e acho que tudo acaba ficando interligado.
O maior problema que vejo é a falta de pistas, com isso pouca gente tem conhecimento da categoria, só vendo por fotos parece brinquedo, pouca demanda nas lojas que acaba justificando a falta no mercado nacional, pra comprar fora muita gente ainda tem receio, etc.
Eu mesmo estava interessado há um tempo atrás, mas vi muita informação só do Mini-Z, que é mais caro e muita gente disse que vendeu por não ter onde andar. Na época, acabei desistindo da idéia.
Tomo por base meu 1/10 à combustão, quando não tenho tempo de ir na pista ou ninguém disponível pra ir comigo, eu vou num parque pra queimar uns tanques de combustível e matar a vontade.

A primeira vez que vi os micros na pista, fiquei impressionado com a velocidade e possibilidades de setups do carro. Ter uma pista pra andar é o que eu precisava pra comprar um, foi o que eu fiz... e me seguro pra não sair comprando mais coisas... :mrgreen: Pra mim o Galpas é show de bola, pista legal, pessoal muito gente fina e o melhor: é perto da minha casa, sempre vou a pé! Só preciso de mais tempo disponível... :evil:

Não desistam!

Abraço a todos
Mizuno

Mini-Z MA-010/AWD - Ferrari Enzo
Mini-Z Monster - Mad Force
dNaNo - Aston Martin DBR9
KO-Propo EX-10 Helios 2.4GHz

Galpas Racing Indoor
http://www.galpas.com.br

MensagemEnviado: Qui Out 29, 2009 9:26 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Kramba Edu, este tópico realmente veio a calhar...

A questão está exatamente nos termos citados pelos amigos acima...afinal, o modelismo vive em torno dos praticantes...vou falar: até para aeromodelismo tem muuuuuuuito mais coisa acessível no Brasil que os micros...acho que realmente acham que é brinquedo...
A colocação do Sr. Adriano é perfeita, pois hoje em dia temos algumas pistas espalhadas por sampa...inlcusive foi este acesso maior ao mini-z que fez com que construíssemos a pista, fixa, em ambiente somente para este fim e futuramente com infra melhor...e o modelismo 1:28 está cada vez mais chamando a atenção de outros modelistas..desde quem anda de 1:10 e 1:8 até quem pilota 1:1...tempo, espaço e possibilidade de praticar a qualquer hora e com qualquer condição do tempo, só se for indoor mesmo, e os micros propiciam este tipo de prazer...ta crescendo e acho que vai crescer mais...acredito também que um dia irá ultrapassar o slot car...caríssimo!!!
Lojistas acabam por não vender mini-z por uma razão simples: brasileiro é espaçoso e ostenta tudo que lhe pertence...tudo que é grandioso e fenomenal agrada...agora veja no Japão: tudo que é minúsculo agrada mais e proporciona diversão...eles não têm terrenos e espaço como nós...o min-z, d-nano e outros são frutos desse tipo de diversão - indoor!!!!
Num tem jeito, o 1:28 terá sua vez...essa semana fui numa loja de aero e tinha iwaver a venda...com importação oficial e garantia (???) acreditem? Agora daqui a pouco alguém vai trazer Kyosho, PN, 3Racing...é questão de tempo...

Até sabadão!!!!

MensagemEnviado: Sex Nov 06, 2009 8:21 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

-NiHoN- escreveu:

Num tem jeito, o 1:28 terá sua vez...essa semana fui numa loja de aero e tinha iwaver a venda...com importação oficial e garantia (???) acreditem? Agora daqui a pouco alguém vai trazer Kyosho, PN, 3Racing...é questão de tempo...

iwaver ta muito barato la fora, chines ta disparando pq esse mercado de micro é basicamente de plástico e circuito simples ! Mas essa parada de importação oficial é osso ainda mais pra produto chines hehe !

Eu acredito que 1/28 vai crescer junto com as demais escalas. Pq ? eh tendência, a galera vai procurando naturalmente diversões alternativas mesmo elas sendo caras ... e ainda digo mais ... vai nascer empresa Br de automodelismo, não tao cedo ... mas qdo tiver mais gente praticando vai sim, pq não é algo complicado de se montar ...

Mas que 1/28 ta começando a alavancar, isso ta ! hehehe

MensagemEnviado: Sex Nov 06, 2009 8:30 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

kenji escreveu:
-NiHoN- escreveu:
... vai nascer empresa Br de automodelismo, não tao cedo ... mas qdo tiver mais gente praticando vai sim, pq não é algo complicado de se montar ...

Já tem! http://www.thunder.br9.biz/carros.htm

MensagemEnviado: Sex Nov 06, 2009 10:24 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Na verdade estes carros são mais para artesanais, e não um projeto para produção em média/grande escala.

Até pq se fosse pensar em fabricar precisaria fazer moldes de injeção para plástico e para alumínio, e isso acarreta em custos altos.

Estes custos não são somente para fazer tem que repassar para o produto, que evidentemente tem que se criar protótipos até chegar ao definitivo.

Resumindo o custo inicial de um projeto Pró, para competir com os atuais seria equivalente à se importar um com confiabilidade e qualidade já conhecidas mundialmente. Então o brasileiro vai pensar : " Pq eu compraria um carro nacional a um custo de supostamente R$1000 ( vamos chutar alto ) se eu posso pegar um TOP pelo mesmo preço importando ? "

Sem contar nos impostos nacionais de matéria prima, produção , venda , nota fiscal

MensagemEnviado: Sex Nov 06, 2009 12:12 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

-NiHoN- escreveu:

A questão está exatamente nos termos citados pelos amigos acima...afinal, o modelismo vive em torno dos praticantes...vou falar: até para aeromodelismo tem muuuuuuuito mais coisa acessível no Brasil que os micros...acho que realmente acham que é brinquedo...
A colocação do Sr. Adriano é perfeita, pois hoje em dia temos algumas pistas espalhadas por sampa...inlcusive foi este acesso maior ao mini-z que fez com que construíssemos a pista, fixa, em ambiente somente para este fim e futuramente com infra melhor...e o modelismo 1:28 está cada vez mais chamando a atenção de outros modelistas..desde quem anda de 1:10 e 1:8 até quem pilota 1:1...tempo, espaço e possibilidade de praticar a qualquer hora e com qualquer condição do tempo, só se for indoor mesmo, e os micros propiciam este tipo de prazer...ta crescendo e acho que vai crescer mais...acredito também que um dia irá ultrapassar o slot car...caríssimo!!!
Lojistas acabam por não vender mini-z por uma razão simples: brasileiro é espaçoso e ostenta tudo que lhe pertence...tudo que é grandioso e fenomenal agrada...agora veja no Japão: tudo que é minúsculo agrada mais e proporciona diversão...eles não têm terrenos e espaço como nós...o min-z, d-nano e outros são frutos desse tipo de diversão - indoor!!!!

Até sabadão!!!!

O Nihon falou tudo.

Basta ver filhinhos de papai, que não manjam e não querem manjar nada de RC, mas adoram ficar acelerando suas REVOs só para aparecer. (Nada contra quem tem REVO, acho linda, tô falando do tipo de pessoa).

Tô adorando os 1:28 pela praticidade e pelo custo também. Não tava aguentando os 1:10, os 1:28 vão me manter calmo por enquanto, rsrsrs

Fora o lance do tempo, enfim, NÃO TEM tempo ruim!!

:D

MensagemEnviado: Sex Nov 06, 2009 6:14 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

rpompeu escreveu:
kenji escreveu:
... vai nascer empresa Br de automodelismo, não tao cedo ... mas qdo tiver mais gente praticando vai sim, pq não é algo complicado de se montar ...

Já tem! http://www.thunder.br9.biz/carros.htm

Já conheço a thunder, mas eles não são empresa, fazem apenas carros artesanais ou cópia de peças.

Quando digo empresa digo projeto próprio, produção em escala e rede de fornecimento para lojas.

MensagemEnviado: Sex Nov 06, 2009 8:55 pm 
[Moderador]

Os problemas foram citados... e tem outro. Mini-z tem conceito de brinquedo. Mas isso é só até botar um piloto bem treinado (como o Nihon) pra andar com um cara que anda de 1:10 (ou mesmo de pan-car 1:12), pra ver o coro que leva, e o susto de como é difícil controlar aquela porcariazinha de 200g arisco que só o capeta.

Bota um motorzinho stock, umas baterias de Litio, e ninguém consegue manter a desgraça na pista. Eu gosto da categoria 1:28 pois é mais barata e temos muitas vantagens em andar em pistas como o galpas.

1. É Indoor. O tempo ideal pra andar nesta pista é a noite, chovendo, com um friozinho. LÁ FORA, pq vc não ia fazer nada melhor mesmo...

2. Originalzinho já proporciona bons pegas... e quebra menos. Mais barato.

3. Quer um pack de Team Orion SHO que lhe rende bons 20 a 40 minutos de desempenho TOP? 9 dólares.

4. Quer esculhambar e pegar um pack matched, montado pelas freiras albinas anãs do Tibet? 18 doletas.

5. Não tenho que dividir espaço com glows (duvido fazerem 1:28 glow. Eu compraria! huaohahoa) Então não tem cheiro, baraulho, gente que fica acelerando aquelas coisas na sua orelha).

6. A mala fica no carro o tempo todo... subo com todas as baterias no trampo, carrego elas, e se subir com o carro, ainda dá pra testar coisas no carpete aqui.... (uma vez meu chefe testou. hilário!)

Agora o problema que vejo é o preconceito de automodelistas em geral que ainda não conhecem.. e chamam de brinquedo. No dia que isso parar, a gente chega no nível dos espanhõis e americanos, que têm regionais e mandam pilotos pro mundial de Mini-z. :drinks:

MensagemEnviado: Sáb Nov 07, 2009 1:50 am 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Bom, vai uma opinião de fora, já que está excelente o tópico.

Eu não possuo 1/28, ainda estou no 1/10 para drift. Uma coisa que vem me desanimando, apesar da tentativa de alguns colegas, é a união, lugares para correr. Isso pega mais que peças e importadores na minha opinião. Hoje, pratico mais slotcar que 1/10, tudo bem, anda em trilho, mas pelo que pude notar nos clubes que conheci, sempre tem até fila pra correr, corrida com 7 carros na pista, pau a pau, e sempre muita informação. Tipo de união que está difícil de encontrar no RC.

Só não migro de vez (por que slot car chega a ser mais caro que um FireLap, somente o carro por exemplo) e abandono o RC por gosto mesmo, e também por que slot car não faz drift rsrs. Mas ainda não tive a oportunidade de presenciar um clube com pessoal 1/28, e ver como é a competição. De repente, saio do slotcar rsrsrsrs.

Quanto mais pistas tivermos, e mais divulgação de que micro não é brinquedinho de estante, assim como 1/10 não é carrinho a pilha, acredito que a imagem profissional do RC mude para melhor.

Na garagem:
- Kyosho Skyline dNano 1/43 2.4
- Trueno Miniz AWD 1/28 Drift 2.4
- MiniZ 1/28 MR02 Lamborguini 2.4
- MiniZ 1/28 Overland
- TA03F Alfa Romeo Drift

MensagemEnviado: Sáb Nov 07, 2009 7:13 am 
[Moderador]

Não sei se p/ vc é fácil aparecer no galpas, mas tem treino la hoje. tá convidado!

MensagemEnviado: Dom Nov 08, 2009 7:19 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Opa, somente deixar minha nota que ontem fui no galpas e conheci os pequenos ariscos :bleh: . Fui muito bem recebido, e notei uma coisa...como é difícil guiar um mini sem bater heheh....
Tomara que de certo eu ter o meu em breve.

Abraço.

Na garagem:
- Kyosho Skyline dNano 1/43 2.4
- Trueno Miniz AWD 1/28 Drift 2.4
- MiniZ 1/28 MR02 Lamborguini 2.4
- MiniZ 1/28 Overland
- TA03F Alfa Romeo Drift

Criar novo tópico Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas