RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 7:25 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Mini-Z FET
MensagemEnviado: Dom Mar 07, 2010 3:03 pm 
Novo no Fórum

Duvidas sobre FET.

http://www.atomicmods.com/Categories/Tu ... cking.aspx

Para que serve esta modificação?
Quais são as vantagens?
Posso fazer no Mini-Z 01?

Obrigado

Alemão_AMG

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

Título: Re: Mini-Z FET
MensagemEnviado: Dom Mar 07, 2010 6:10 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Images: 358
Alemão dessa maneira voce dobra a potencia de saida da placa colocando dois fets em paralelo , cada fet desses deve aguentar de 5 a 8 amperes e se voce colocar dois em paralelo voce terá de 10 a 16 amperes de saida ( dependendo do fet ) isso para voce usar um motor mais potente , um modified por exemplo ( eu não conheço bem os motores de mini - Z ) , nos esc normais tem varios fets em paralelo para dar uma maior corrente de saida .

Imagem

Personal album

MensagemEnviado: Seg Mar 08, 2010 8:25 am 
Novo no Fórum

Obrigado Oliveirarmp :wink:

MensagemEnviado: Qui Mar 18, 2010 5:43 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Pessoal, andei olhando MOSFETs 4562 para comprar... mas no Brasil é um problema encontrar... achei os SI4562DY da VISHAY SILICONIX na Farnell a R$ 5,95 cada... mas ainda não me responderam se vendem em pequena quantidade (6 unidades).

Alguém tem para vender aqui no forum mesmo ou todo mundo compra fora?

Abs,
Flavão

MensagemEnviado: Sex Mar 19, 2010 9:09 am 
[Moderador]

Eu compro fora...

Mas antes uma pergunta... Pq vai fetar seu carro? Qual a pista que vai utilizar?

Digo isto pois em um traçado com uma reta de 11m, um carro com motor stock atomic e uma boa relação e baterias já fica quase incontrolável, então vc precisa de um bom espaço para poder controlar teu carro...

MensagemEnviado: Sex Mar 19, 2010 9:21 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

É isso ai, antes de modificar os FETs verifique a real necessidade. Este é o único upgrade arriscado e que se mal feito vc perde a placa inteira.

MensagemEnviado: Sex Mar 19, 2010 1:47 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Bom... inicialmente iria comprar os FETs novos e deixar guardados, pois vou pedir um Atomic AR30 roletato... e se os fets originais do 02M não aguentarem, já troco pelos 4562 e se der a doida, empilho logo em 2x2 ou 2x3.
Como mexo muito com bagulhos eletrônicos, tenho estação de solda SMD e toda a parafernália, não vi problema ou dificuldade em fetar a placa... uma coisa que vi ser necessário após fetar é a troca dos fios que chegam até o motor... necessariamente deverão ser mais grossos.

Off-topic... estou achando que estão demorando pra caramba as paradas que comprei na Egr Racing e ToyEast... já são mais de 2 semanas e nada...

Abs,
Flavão

MensagemEnviado: Ter Mar 23, 2010 2:29 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Senhores...

Para quem quiser FETs 4562 (SI4562DY da VISHAY SILICONIX), a Farnell do Brasil está os vendendo a R$ 5,83 a unidade e pedindo 3 semanas para a entrega (precisam importar), mas ainda assim ficam mais baratos que os comprados na AtomicMods (US$ 3.99 a unidade + frete).

Comprei 6 deles, agora é a paciência de budista para esperar as 3 semanas e a coragem de colocar quando chegarem! :twisted:

Abraço,
Flavão

MensagemEnviado: Ter Mar 23, 2010 9:38 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Tenham cuidado ao manusear Fets pois a informação de que eles queimam até com a eletricidade estática de nosso corpo e não é balela. Tão real que até existe um artigo sobre isso no site da Atomic Mods onde recomendam pulseiras aterradas. Se como eu se sentirem frustrados depois de trocarem muitos fets e motores pensem na possibilidade de alimentar o bichinho com 7,4 volts.
Adriano

MensagemEnviado: Qua Mar 24, 2010 8:51 am 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Bom dia Adriano,

Pois é, eu nem espero tando assim, mas quero ter a possibilidade de usar o motor que quiser, testar e me divertir, sem me preocupar se o FET vai queimar no meio do "passeio", por isso vou colocar os 4562 empilhados na configuração 3x2... totalizando cerca de 21A de corrente para o motor.
Inicialmente nem vou trocar o motor, apenas tirar algumas voltas do enrolamento, mas nada de competição, mesmo pq nem achei gente disposta a andar de minis aqui por Brasília.

Sobre os 7,4V... já pensei nisso tb... em comprar um par de AAA Li-Ion e tal... mas andei olhando para umas baterias de celular que tenho lá em casa... muito finas e leves, com uma amperagem bacana (SonyEricsson)... como são iguais, vou fazer uns testes depois e ver no que dá.

Abraço,
Flavão

MensagemEnviado: Qua Mar 24, 2010 10:47 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Joguei muito dinheiro fora fazendo experiências. Usei motores mais fortes, reduzi enrolamentos de motor, empilhei fets, inventei suportes para colocar duas pilhas AAA NiMh adicionais, usei carrocerias mais leves de policarbonato e nada me deixou satisfeito. Quando conseguia mais desempenho reduzia drásticamente o runtime que para mim é crucial. Embora possa estar errado acho que agora estou próximo de uma solução que me dê um bom desempenho e runtime. Pilhas li-ion 14430 e não adianta fazer experiências com outros tipos de pilhas. Pilhas maiores requerem alterações radicais no chassi e na carroceria e de nada adianta correr com uma pilha pesada que vai consumir mais bateria. Quarenta e cinco minutos de pilha é o suficiente para uma corrida. Mas não é tão fácil assim passar para as li-ion. Estou vendendo todas as minhas NiMh porque cansei de ter que ficar ciclando essas porcarias de pilha. E lembrem-se de que andar com pilhas recarregáveis NiMh é o mesmo que andar com UMA PILHA A MENOS em seu carrinho que foi projetado para 6 volts (4x1,5=6) e não 4,8 (4x1,2=4,8). Mudo sempre de idéia mas no momento estou entusiasmado com as pilhas li-ion.
Adriano

MensagemEnviado: Qua Mar 24, 2010 11:56 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

É uma questão de uso e objetivo....

FETAR o carro nunca passou pela minha cabeça, já que é uma invasão extrema na placa, principalmente pq meu carro é Kyosho e dá dó perder uma placa de 80 doletas...ehheheh...acho que fetar o carro somente no caso de reparo...

Li-ion eu tinha o pack da Atomic e vou falar, anda mais que carro fetado...11m de pista nem chegava no 60% de motor (usando um motor atomic stock simples)...desisti porque o carro, além de ter que correr numa quadra de futsal para ter alguma graça, começou a apresentar uma manutenção impressionante! Cada erro e acidente resultava na internet, importando as peças quebradas...e ai eram 3, 4 semanas sem correr...ou usando somente o outro meu awd...

...por final, na pista que temos, o meu mini-z 2.4ghz com pcb original e motor PN70T (!!!???) fez somente uns 15 segundos a menos que com as li-ions...eu diria que seria como uma CBR 600 RR contra uma HAYABUSA num circuito...retão a HAYABUSA atropela, mas no circuito fica beeeemmmm longe....

...aliás, PCB 2.4GHZ Kyosho não precisa fetar...posso por o Chili que não queima, mas não passa de 6V de alimentação, portanto nada de li-ion...eheheh...

Abraços!!!

MensagemEnviado: Qua Mar 24, 2010 1:19 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Concordo com o NiHoN. Se você pode conseguir apenas 15 segundos a menos usando pilhas NiMh não existe razão para mudar para li-ion. E ele que é um sujeito experiente também acha um crime mexer na placa de um MR03 no valor de R$600. Mas a minha necessidade é diferente. Eu preciso de quatro carrinhos prontos para uso durante quatro horas. Portanto preciso ter vários conjuntos de pilhas e não posso conseguir isso com pilhas NiMh. Além do que esse tipo de pilha na maioria das vezes não pega carga completa e precisa ser ciclado. Isso acontece com minhas Sony, Philips, Eco, Rontek e Dlg usando bons carregadores Extreme. Mas esse resultado que ele conseguiu foi com um MR03 que realmente é o bicho. Se for para vocês comprarem um MR03 e fazer os upgrades normais sem mexer na placa eu apoio. Mas meter um soldador num carrinho de R$600 para tentar obter um resultado pouco mais satisfatório eu não posso recomendar a ninguém. Se empilhar fets fosse a melhor configuração, já sairia de fábrica. E como disse o NiHoN pilhas li-ion com motor Atomic Stock fica incontrolável. Mas eu fiz uma experiência com motor original 70T, pinhão de 9 dentes e pneu de espuma e ficou muito bom para a minha pista que é pequena e de EVA (6x3 metros com um retão e sete curvas). Mas nenhum de nós pretende aqui ser o dono da verdade. O Douglas sempre me surpreende quando aparece por aqui com carrinhos de placas originais mas com ótimo desempenho apenas com os upgrades tradicionais. O importante é que cada um poste suas experiências e suas idéias para que sirvam de orientação a quem está chegando.
Adriano

MensagemEnviado: Qui Mar 25, 2010 11:26 am 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Bom... os FETs estão vindo... 6 por 36 reais não dava pra perder, colocá-los ou não é outra história, tá certo que a mão vai coçar demais e meu iWaver nem é tão caro assim pra ter muita dó! :putz:

Sobre as baterias da SonyEricsson que tenho, são 2 x BST-36, lipo de 3,6v e 780mHa, bem levinhas, boa potência e com chip interno que previne superaquecimento e descarga além da conta. O que acham? Vale o teste?

Abraço,
Flavão

MensagemEnviado: Qui Mar 25, 2010 11:30 am 
[Moderador]

Valer, vale.... Eu testei 7.2V no Iwaver 02M e não tive problemas....

Mas vc vai achar ele "meio" ignorante.... rsrsrs

Criar novo tópico Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas