RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Jul 10, 2025 3:02 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Dez 20, 2010 9:25 pm 
Novo no Fórum

Olá pessoal.

Eu estou fascinado com o mundo dos minis, já comprei meu Iwaver, e to louco pra colocar ele pra rodar, sem nem saber se vai chegar...rss, pedi ele de Hong Kong, da Miracle-mart. Só que já sou modelista a mais de 7 anos e sempre gostei de Onroad, mas de 1:10 em Minas Gerais não dá, não existe estímulos, não existe pista pra se correr, e as que existem são bem... bem... bem... Particulares e elitizadas. Enfim o que to é muito empolgado com a facilidade e acessibilidade desses danadinhos e do benefício que eles podem trazer, peguinhas e rachas, competições organizadas, com “pouco” custo.
Então pretendo montar uma pequenina pista pra brincar com ele em pista, o que sempre quis fazer com meu combustão 1:10, e nunca consegui, então vou passar pra vocês aqui minhas idéias, e gostaria da opinião de colegas que já tentaram e obtiveram algum resultado.
Vou montar a pista em EVA, sobre placas de madeira.
Pensei em uma pista de 4.2m x 3m.
Por que cada placa de EVA é vendida no quilo, o mais barato que achei aqui em Belo Horizonte foi R$ 7,90 o Quilo.
As Placas têm um tamanho médio de 1.40 m x 1m, e pesam na faixa de 1.800g.
Se meus cálculos não estiverem errados as placas giram em torno de R$14.22 cada uma. Eu precisaria de 9 folhas pra fazer uma pequena pista assim, o que me custaria R$127.98. Apenas as placas de EVA mais nada.
Estimo que de cola gastaria de R$50, de madeira R$80, para usar o madeirite, ou comprensado sei lá como chama, R$5 de pregos e uma puta mão de obra, que não tem preço.
O total poderia ser maior ou menor que R$262,98.

Particularmente acho caro demais, o EVA claro. Mas pra não ter que desgostar do hobby de novo não vou arriscar brincar na varandinha de casa não, quero uma coisa direito, uma pista.
O que acham? Dêem suas opiniões por favor e sugestões

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Seg Dez 20, 2010 10:13 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Olá amigo, bem vindo ao hobby
Posso dividir minha experiência. Tenho uma pista particular de 6 x 4 metros.

O mais importante que vc tem a saber é que a largura de via não deve ser menor que 80 ou melhor 85cm. Muitos fazem cada vias de 70 cm para poder criar mais caminho no espaço, porém no inicio vc vai ver que é necessário uma largura farta para quando vc começar a fazer seu carro correr melhor

Fora isso, tão importante seria vc eliminar qualquer ondulação na superfície, porém com vc vai usar uma madeira embaixo, acredito que logo esse problema seria detectado.

Outra coisa e não menos importante: Se vc vai realmente fazer ela fixa, colar os EVAs, acredito que seria vantajoso cobrir esta madeira com carpete forração, seria mais barato e com um grip mais garantido.

Qualquer outra dúvida estamos aí

Um grande abraço

MensagemEnviado: Ter Dez 21, 2010 1:46 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Colega, pista de EVA não precisa de madeira por baixo não.

Aqui na cidade temos duas pistas grandes, uma montada recentemente pelo colega cícero que passou a andar conosco e já foi montando a dele em casa sozinho, com 8 metros de reta e cerca de 30 placas de EVA. Nossas placas tem 1,00 x 1,00.

Desmontamos e montamos rapidinho sempre que andamos, fizemos apenas os traçados com cola de sapateiro e guias de EVA também. Numeramos e pronto.

Dá trabalho mas fica muito bom.

De carpete já tivemos, mas como não podemos deixá-las montadas sempre, optamos pelo EVA. O carpete no enrola e desenrola fica difícil de esticar com o tempo.

Veja o tópico de Brasíia que acho que tem vídeos.

MensagemEnviado: Ter Dez 21, 2010 8:54 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Opa Alison seja bem vindo aos micros.
Deve montar sim, realmente estes micros são pura diversão para tirar corridas.
Mas a minha opinião é que esta metragem que vc esta pensando em fazer e muito pequena.
Você vai perceber quando começar a andar com o auto e principalmente quando vc começar a turbinar o mini.
Realmente estes micros andam muito bem.
Quanto ao material os colegas já te deram as dicas. Concordo que se for para desmontar o EVA é bem melhor.
Agora se você for fazer a pista fixa, o carpete sai mais em conta e tem um ótimo grip também.
Espero ter colaborado.
Abraços.
Rubens.

http://todaoferta.uol.com.br/MRAUTOMODELISMO#rmcl

MensagemEnviado: Ter Dez 21, 2010 11:57 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Seja bem vindo amigo....da onde és? Sampa?

Se for pista desmontável=> EVA, se for fixa=> carpete.

Esta medida de pista seria bom para drift, fala aí Rubão!!!...eheheheh...brincando....

...mas para um começo está bom...só aviso que logo vai querer expandir, é inevitável....

Abraços!!

MensagemEnviado: Ter Dez 21, 2010 3:57 pm 
[Moderador]

Depende muito da espessura do EVA que vc está falando...
Em Sampa vendem EVA de 6mm, paguei menos de 20 reais numa placa de 3,4m x 1,4m.

Para uma pista que será colada em madeira, não precisa ser tão espesso. 3mm dá e sobra! Isso reduz consideravelmente o peso / preço do EVA. Procure um bem poroso, pois quanto mais poroso, mais grip! :D

MensagemEnviado: Ter Dez 21, 2010 7:43 pm 
Novo no Fórum

Obrigado pessoal, to gostando da hospitalidade dos minizeiros....rsss..Obrigado mesmo.
Intão galera, sou de Minas... e não tinha pensado nela desmontavel ou fixa, e logo ja me toquei não da pra ser fixa, pois vou usar uma garagem, e ai "fode os funabis", carro ter de ficar em cima dela....MORRO...rssss
Com relação ao tamanho, é so pra começar, será que não da não? O traçado tava colocando a reta a 80cm e o restante 60cm, pelo visto vai ser pouco. o EVA que to olhando é de 4mm. Mas to sem saber como colocar o EVA plano sem ondulações sendo que ele é vendido enrolado!? Por isso eu to pensando na madeira por baixo. Tava pensando durante a noite enquanto não dormia de ansia, rsss, naquelas madeiras de fundo de guardaroupas, ja viram? Dai fica mais facil até pra colocar ele desmontável, ou não? Nossa me fascina isso, imaginar que vou ter uma pista pra brincar, vocês não imaginam minha empolgação, e ansiedade.
Turma e os Pneus, já existem formas alternativas pra eles? eu li isso outro dia num topico aqui, mas perdi e nunca mais achei, se alguém tiver localizado, ou souber me falar, agradeço também. Por que gosto demais mas não tenho muita grana nem muito incentivo pra gastar não, rsss, intão pra não deixar de lado eu vou procurando formas alternativas.

Carlosbj, devo estar em brasilia em janeiro passando ferias na casa de meus pais, posso entrar em contato pra poder ver pelo menos aturma acelerando os pequenos?

MensagemEnviado: Qua Dez 22, 2010 11:54 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

alissomalves escreveu:

Carlosbj, devo estar em brasilia em janeiro passando ferias na casa de meus pais, posso entrar em contato pra poder ver pelo menos aturma acelerando os pequenos?

Será um prazer, é só avisar.

MensagemEnviado: Dom Dez 26, 2010 8:08 pm 
Novo no Fórum

Fala moço, tudo bem? Depois vem aqui na loja, estou montando uma pista de Mini Z que está ficando show de bola, 10x 04 metros. Vem ca para a gente trocar um pouco de ideias. Podemos dar uma ajuda na montagem da sua ai, valeu.

Leo Mol
Speed Hobby Modelismo

Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas