RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Abr 28, 2024 8:26 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Nov 29, 2011 2:17 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 15, 2008 11:57 pm
Mensagens: 3522
Localização: São Paulo/SP - ZN - Freguesia do Ó
Olá pessoal!

Desculpem o meu sumiço nos Micros, estou voltado 70% para os 1:10, 20% para os aeros, 5% para os 1:8 e 5% para os 1:28... Prometo que ano que vem haverá mais espaço para os 1:28.

Aquela minha pista particular desmontável estava na ativa todo este tempo, não marquei mais encontro pq estava usando ela para festas de aniversários e encontros familiares.

A pista agora consiste em:

Kit de bordas completas IMAT;
Placas de EVA (EVA Técnica) 43cm de 1cm;
4 Firelaps 2.4Ghz upados;
2 carregadores B6 com suporte para 4 pilhas AAA;
Maleta completa de peças de reposição e reparo;

Uma breve história sobre os Firelaps... (rs)
Bom, é a versão cópia dos MiniZ MR-02 como a maioria já deve saber, porem conta com rádio digital. O chassis é praticamente o mesmo no MiniZ, arisco a palpitar que saíram das mesmas máquinas de injeção plástica dos MiniZ. A placa (RX + ESC) tanto AM quando a 2.4ghz são excelentes, a engenharia empregada é excelente, mas a qualidade do rádio, motor principal, potenciômetro , diferencial e motor do servo... aaah..., é ai que entra a famosa economia chinesa. Explico abaixo:

Rádio – Todos construídos com materiais de qualidade duvidosa, os potenciômetros até agora não tive problemas, mas já tive problemas de não conseguir “achar” o neutro da aceleração e isso é um problema de precisão da montagem da base do gatinho, tive que abrir e lixar uma parte. Um dos rádios que abri estava com todos os parafusos oxidados. O rádio AM era modulado, possibilitada usar qualquer módulo padrão Futaba, o único problema era a antena de péssima qualidade. Já o 2.4Ghz conseguiu ser pior e porcamente adaptado. Não é mais modulado, no lugar do módulo fica uma tampa vazia, dentro soldaram um modulo tipo DIY, a antena 2.4Ghz foi colada com cianoacrilato (Super Bonder) de um jeito bem porco na base plástica, um dos modelos que tenho tive que colar novamente pq soltou.

Motor principal – É uma loteria, a maioria são bons, outros são fracos, outros são de brinquedo e não duram nada porque as escovas são de escovinhas de cobre e não com buchas de carvão. Custo de um motor latinha 130mm escovas com carvão R$12,00.

Potenciômetro da direção – Até hoje já passaram mais de 10 nas minhas mãos e somente 1 deu problema. Custo do melhor modelo do mercado Atomic R$10,00.

Diferencial – O modelo de plástico quando vem bem montado é muito bom, não gera resistência para nenhuma das rodas, mas teve casos de eu pegar ele quase travado ou gerando resistência para um dos lados o que torna quase impossível de guiar corretamente. Um de esfera R$20,00.

Motor do servo – É de baixa qualidade, teve alguns casos de tirar da caixa, dar algumas voltas e já dar problema. Custo do melhor modelo do mercado Atomic R$12,00.

Ajustes – Os ajustes do rádio são funcionais, o principal e mais importante é o EPA (End Point), todos os rádios vem em 100% em tudo, porem ao girar o volante do rádio até uns 60% o esterçamento do volante já deu 100%, a aceleração de todos os modelos que testei ao chegar nos 80% no gatinho o giro já estava em 100%, desta forma os ajustes ficaram em EPA ST + - 65%, EPA TH + - 80%, assim tanto o volante quando a aceleração ficam totalmente proporcional com o rádio. Outro ajuste que achei interessante é o exponencial, estou usando em -40%, fica mais fácil de guiar.


Upgrades:
Como havia dito lá em cima quem estava correndo comigo eram mais o pessoal da família em encontros e festas, ou seja, coitado dos carrinhos...rs Então eles tem que ser indestrutíveis, passam de mão em mão de quem entende pouco para quem não entende nada, bate forte e os bichinhos tem que continuar rodando. Hoje eles já estão num nível de upgrade que não estão mais quebrando nada, aguentam mais de 6 horas de barberagem, muitas pancadas e eles lá firmes e fortes, isto na pista com as devidas bordas de EVA. Segue a lista de upgrades:

• Kit de rolamentos: Não sei se promove durabilidade porque eu simplesmente não aguentei esperar para ver, os rolamentos já promovem melhor precisão porque diminuem muito o jogo das rodas principalmente nas dianteiras. Instalado nos 4 Firelaps.
• Braços superiores e inferiores (kit)alumínio dos suportes das rodas dianteiras: É a primeira coisa a quebrar, instalado nos 4 Firelaps.
• Suporte das rodas dianteiras alumínio: Se não quebrar o pino que vai na haste fica saindo, o modelo de alumínio não somente resolve como possibilita ajustar cambagem para desgaste uniforme dos pneus. Os 4 Firelaps com -2 graus.
• Plate da suspensão traseira: Como muita gente fica “curiando” os carrinhos basta um pegar e torcer o montante do motor para estragar o T do montante, o Plate limita este movimento. Dos 4 que tenho 2 estão instalados e 2 aguardando a chegada;
• Diferenciais de esfera: Mais do que promover um ajuste adicional, eles permitem a troca da coroa em caso de quebra. Nas pancadas traseiras um automodelo pode danificar a coroa do outro. Dos 4 somente 2 tem;
• De AM para 2.4Ghz: Passei todos para 2.4Ghz porque aquelas crianças segurando os meus rádios pela antena estavam me dando vontade de matá-las, fora que o AM com os 4 na pista tinha horas que pareciam dar umas travadinhas por perca de sinal e o saco que era esse negócio de cristais.
• T do montante: O de plástico uns vem retinho, outros parecem vir meio envergado deixando o chassis alto. Os T upgrade de fibra de carbono resolve. Tenho somente em 1 dos 4.

Contador de voltas:
Consegui fazer o EasyLapCounter funcionar com 5 carrinhos! Cada um de uma cor, vermelho, amarelo, cinza, azul e prata. Usando uma Webcam Microsoft VX3000 foi necessário muita iluminação, assim não fica no modo noturno onde o tempo de captura é muito lento, usei uma lâmpada fluorescente de 20W (+ - 1200Lumins) 6500k a 1 metro sobre o ponto de filmagem, a lâmpada não pode fiar perto da câmera para não ter problema de reflexão. Dependendo de como forem as contas em 2012 compro um contador de verdade.

Neste final de ano minha família vai presentear o meu sobrinho e minhas 2 priminhas com Firelaps, comprei 3 Ford GT, assim agora serão 7 Firelaps para a pista. O pessoal da minha família está encantado com a resistência dos meus automodelos em relação aos brinquedos comuns, então por este motivo todos os Natais agora a gente faz uma vaquinha e compra automodelos, no Natal passado meu sobrinho ganhou um Truck Dinamite (1:10 genérico) e esta ai firme e forte e já cheio dos upgrades. É o tipo de presente que não se perde, se quebrar é fácil de arrumar e se não usar a gente pega para nós ou vende.

Estou importando mais 1 Firelap para a pista para ter um chassis de reserva, também estou aos poucos deixando 4 deles totalmente parecidos para ficarem competitivos. Logo mais estarei marcando encontros novamente para todos aproveitarem a pista. :drinks:

Abraços!!


Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

_________________
Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc.
Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Nov 29, 2011 8:37 am 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:48 am
Mensagens: 1348
Localização: Osasco - SP
Grande Nattis! Bacana esse post!!! Parabéns!

É só marcar que presença é garantida!! Pertinho de casa!!!! To no Jaraguá!


Abs,

Sportello

_________________
i'll be back


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Nov 29, 2011 12:12 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Ago 13, 2009 4:01 pm
Mensagens: 499
Localização: São Paulo SP
Boa assino em baixo de quase tudo que disse ai.

Só ressalto o seguinte:

2.4Ghz vs 27Mhz:
Tive um firelap am 27 mhz que aliás foi comprado do Nattis, muito bom tinha uma precisão incrível na aceleração e na direção.
Comprei logo em seguida direto da china um modelo 2.4, bem melhor em relação a sinal e não tem aqueles cristais e antena do baralho. Porem fui correr no galpas com os dois.

Resolução Digital:
Nos radios 2.4 Ghz, pra mandar os dados do controle ele o faz digitalmente em uma modulação spread spectrum. O problema é que em dado momento tem q ser feita uma conversão analógica digital e digital analógica e é ai que está o problema.
Dada a economia empregada nos chips do firelap, o mesmo contem um conversor DAC (Conversor digital-analógico) de baixa resolução no lado RX, isto implica que a direção principalmente, tem degraus nítidos quando se vira ela devagar, coisa que não se observa nos rádios da kopropo (kiosho) originais de 2.4ghz e tambem nos firelaps puramente analógicos 27Mhz.

Galpas:
Na pista o 27 mhz firelap é simplesmente muito melhor que o 2.4 e vou dizer porque.
Devida aos degraus tem-se muita dificuldade em manter o carro em linha reta por uma reta muito longa como a do Galpas, também temos uma imprecisão nas saídas de curva onde o carro pode precisar de um rápido ajuste na direçao. Soma-se o fato da aceleração também possuir degraus e este de modo estupido descarregando a potencia no meio da curva perdendo-se tração.

Por este motivo eu Não Recomendo o firelap MR02 2.4Ghz para propósitos sérios de corrida, mas somente o Kiosho 2.4Ghz.

Faca-se uma exceção para o modelo novo firelap AWD 2.4Ghz que foi corrigido o problema de precisão adicionando-se um conversor DAC no RX de melhor qualidade somado a um servo Externo padrão futaba. Este foi testado no Galpas e teve um Resultado muito satisfatório andando praticamente junto com modelos kiosho, e fazendo tempo comparável ao meu MR02 Kiosho 2.4Ghz original.

_________________
Kiosho: Mini-z MR-02 - Ferrari Enzo
Kiosho: Mini-z MR-02 - Ferrari 575 GTC MOD
Razr AWD Brushless Lipo;
Firelap: AWD Subaru;
Firelap: Suzuki;
Traxxas: e-revo 1/16 brushless.
Kiosho: Inferno VE 1/8.
Atomic VMII 1/10 M


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Nov 29, 2011 3:41 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 15, 2008 11:57 pm
Mensagens: 3522
Localização: São Paulo/SP - ZN - Freguesia do Ó
Combinado colega, assim que eu montar novamente chamo a turma!

sportello escreveu:
Grande Nattis! Bacana esse post!!! Parabéns!

É só marcar que presença é garantida!! Pertinho de casa!!!! To no Jaraguá!


Abs,

Sportello

_________________
Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc.
Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Nov 29, 2011 3:47 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 15, 2008 11:57 pm
Mensagens: 3522
Localização: São Paulo/SP - ZN - Freguesia do Ó
Eu acho que vc pegou o primeiro lote de 2.4Ghz que foram todos recolhidos segundo a Miracle. Nos meus 2.4Ghz a estabilidade esta identica aos AM, saida de curva muito alinhada, soltando o volante o automodelo pega a reta rápidamente sem tendencias. Troquei os 4 AM por 2.4Gz e os resultados foram os mesmos. Mas aconteceu uma coisa interessante. Num deles eu comprei a placa e o rádio 2.4Ghz, o rádio não bindava com nenhum 2.4ghz, abri o rádio e o módulo tipo DIY era totalmente diferente, provavelmente compatível com os primeiros modelos que foram recolhidos, acredito ser este o problema causado nos primeiros 2.4ghz.


masterrey escreveu:
Boa assino em baixo de quase tudo que disse ai.

Só ressalto o seguinte:

2.4Ghz vs 27Mhz:
Tive um firelap am 27 mhz que aliás foi comprado do Nattis, muito bom tinha uma precisão incrível na aceleração e na direção.
Comprei logo em seguida direto da china um modelo 2.4, bem melhor em relação a sinal e não tem aqueles cristais e antena do baralho. Porem fui correr no galpas com os dois.

Resolução Digital:
Nos radios 2.4 Ghz, pra mandar os dados do controle ele o faz digitalmente em uma modulação spread spectrum. O problema é que em dado momento tem q ser feita uma conversão analógica digital e digital analógica e é ai que está o problema.
Dada a economia empregada nos chips do firelap, o mesmo contem um conversor DAC (Conversor digital-analógico) de baixa resolução no lado RX, isto implica que a direção principalmente, tem degraus nítidos quando se vira ela devagar, coisa que não se observa nos rádios da kopropo (kiosho) originais de 2.4ghz e tambem nos firelaps puramente analógicos 27Mhz.

Galpas:
Na pista o 27 mhz firelap é simplesmente muito melhor que o 2.4 e vou dizer porque.
Devida aos degraus tem-se muita dificuldade em manter o carro em linha reta por uma reta muito longa como a do Galpas, também temos uma imprecisão nas saídas de curva onde o carro pode precisar de um rápido ajuste na direçao. Soma-se o fato da aceleração também possuir degraus e este de modo estupido descarregando a potencia no meio da curva perdendo-se tração.

Por este motivo eu Não Recomendo o firelap MR02 2.4Ghz para propósitos sérios de corrida, mas somente o Kiosho 2.4Ghz.

Faca-se uma exceção para o modelo novo firelap AWD 2.4Ghz que foi corrigido o problema de precisão adicionando-se um conversor DAC no RX de melhor qualidade somado a um servo Externo padrão futaba. Este foi testado no Galpas e teve um Resultado muito satisfatório andando praticamente junto com modelos kiosho, e fazendo tempo comparável ao meu MR02 Kiosho 2.4Ghz original.

_________________
Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc.
Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB