MR015: versão mais antiga, pode perceber a posição das pilhas e esse chassis aceitava bolhas com frente narrow. Algumas peças compatíveis com o MR02. Não sei se todas estão disponíveis no mercado ainda.
http://www.kyosho.com/eng/products/rc/d ... _id=100018MR02: a versão EX é um ótimo custoxbenefício para quem está começando. Originalmente esse chassis não aceita bolhas com frente narrow, mas se quiser tem um kit de adaptação. A versão ASF tem um delay na ré, se bater e acionar a ré ela não obedece de imediato, precisa esperar um pouco mas ainda é um bom chassis. Originalmente saiu AM, teve versão limitada com FM e depois o ASF 2.4G. É possível o upgrade para o ASF, basta trocar a placa (item mais caro do chassis). Tem muitas peças e upgrades dele disponíveis ainda, mas upgrades novos acho que não mais.
http://www.kyosho.com/eng/products/rc/d ... _id=107595MR03: compartilha poucas peças com as versões anteriores, no entanto tem a suspensão dianteira melhorada com camber dinâmico e um servo de direção mais rápido e preciso. Possui frente narrow e wide. Só saiu com a versão ASF. Melhor opção de Mini-Z atualmente, sem dúvidas. Peças aos montes e upgrades novos sempre aparecem.
http://www.kyosho.com/eng/products/rc/d ... _id=105671AWD: versão 4x4, usado para drift ou grip. Devido ao sistema de transmissão obviamente é necessário um motor mais forte, o original dele já é mais forte do que os originais do MR03/MR02. Antigamente tinha a versão AM e depois lançaram a ASF.
http://www.kyosho.com/eng/products/rc/d ... _id=103659Firelap ou Nanoracer 2.0: cópia (quase) fiel ao chassis MR02. As peças são exatamente as mesmas, porém a eletrônica não é das melhores. Serve de entrada na categoria, mas quando colocar para correr ao lado dos Mini-Z vai sentir a diferença de eletrônica. O servo não é dos mais precisos e em alguns casos tem vontade própria, tive um assim. Mas se tiver sorte pode se divertir muito com esse chassis. Só acho que se for para encher de upgrades nele, vale mais a pena comprar um Mini-Z. Esse "X" na parte superior do chassis é característico do Firelap, pode ajudar a identificar um e não tem nada a ver com um MR02 com ventilação de placa eletrônica. Tive a versão AM, depois lançaram a versão 2.4G com rádio próprio mas não pilotei.
http://rcfun.dk/Resources/Files/Products/5244c.jpghttp://rcfun.dk/Resources/Files/Products/5244e.jpgIwaver: contrário do que muitos pensam, ele não é uma cópia do Mini-Z, e compartilha pouquíssimas peças com ele. O Iwaver tem um projeto de chassis bem diferente, possui um servo de direção pouco preciso e também com vontade própria dependendo da sorte do piloto. Sistema de direção, suspensão e ajuste de wheelbase não tem nada a ver com os Mini-Z. Tive um e achei que o sistema de suspensão traseira não funcionava bem, apesar da idéia ser interessante, a qualidade do material não era muito boa e prejudicava o funcionamento. A barra de direção é esse negócio estranho logo na frente do carro e o salva-servo não fazia um serviço muito bom. Teve a versão 02 AM e 02M FM. Pode ser um chassis feito a partir do Mini-Z, mas na realidade é muito diferente.
http://www.iwaver.com/02.HTMTive um Iwaver 02 que nunca andou em linha reta, depois um Firelap que era melhorzinho mas pouco preciso. Depois parti direto para um MR03, melhor coisa que fiz e agora vou deixá-lo para categoria stock, também estou finalizando um MR02 ASF para categoria modified. Aos poucos estou acertando também um AWD para grip. Todos andam somente em pista.
Se quer performance, disponibilidade de peças e upgrades vá de MR03 sem dúvidas, seguindo a lógica da evolução obviamente que é o melhor de todos. Se pesquisar em lojas por aí vai entender o que eu estou falando. Como segunda opção recomendo o MR02 ASF. Isso se for colocar ele em pista de grip e botar pra correr de verdade. A não ser que todos andem de Firelap, por exemplo... daí colocar um MR03 pra andar junto vai ser desleal, rs.
Se for andar num piso qualquer de casa compre o mais barato, pois só vai ficar patinando e batendo em tudo mesmo, rs. Muita gente faz isso e diz que os carros não prestam.
Esclarecendo sobre os rádios, o KT-18 pode ser usado em quantos carros quiser, o problema é que ele não possui memória dos ajustes do carro, quando trocar de chassis vai ter que trimar tudo de novo e comparando com os Ko-Propo ele é bem mais limitado em questão de ajustes. Os Ko-Propo possuem memória para diversos carros, depende do modelo do rádio. Meu EX-10 Helios tem memória para 9 carros e é muito útil pois cada carro tem seus ajustes específicos de centralização de direção, curvas de aceleração e direção, punch, etc. Tive um KT-18, mas quando parti para o Ko-Propo foi uma outra história... parecia que era outro carro na pista.
Sobre a questão dos milímetros seria o wheelbase? Os motor mounts podem definir o tamanho do wheelbase e dependem do tipo de bolha a ser usada.
http://www.atomicmods.com/Categories/Qa ... Chart.aspxhttp://www.mini-z-guide.com/bodies.htmhttp://www.mini-z-guide.com/http://www.google.com
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