RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Ter Abr 23, 2024 1:27 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 4 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sáb Jul 14, 2012 2:19 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Fev 27, 2012 8:23 pm
Mensagens: 118
Images: 93
Alguém conhece alguma solução para aumentar o raio de ação de um rádio Perfex KT2?

Pode ser uma gambiarra, pois preciso que aumente somente mais uns 3 a 5 metros de raio.

Existe um cálculo da frequência com a altura da antena do receptor que não me lembro mais.

Abraços


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Jul 14, 2012 6:52 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jul 14, 2011 10:27 pm
Mensagens: 515
Images: 0
Localização: Brusque - SC
qual o alcance que vc está tendo?
já tentou com pilhas novas do radio?
verificou a solda na base da antena?

valeu!

_________________
Pilote mais que navegue, leia mais que escreva.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Jul 14, 2012 9:21 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 03, 2011 4:12 pm
Mensagens: 352
Images: 3
Localização: Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Dá uma olhada no manual, tem como baixar ele do site da Kyosho japonesa. Mas se não me engano, quanto maior a antena, maior o raio. Se usar uma antena maior, use umas pilhas com maior descarga e maior amperagem pra ter mais força e assim um maior raio.

_________________
BooM_BoY's Garage:
Tamiya TT01 with EZRun 9T - Drift e Touring.

Minhas qualificações: viewtopic.php?f=3&t=28067


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Jul 15, 2012 3:16 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Fev 27, 2012 8:23 pm
Mensagens: 118
Images: 93
Como mencionei logo em minha pergunta, queria saber se alguem lembrava do cálculo de altura de antenas.
Depois de eu ler as tentativas de ajudas, resolvi eu mesmo voltar as minhas origens e fazer as pesquisas onde sabia que eu já havia aprendidos sobre a altura das antenas, mas agradeço as tentativas.
Artur, o rádio está 100% e não tem problemas nenhum só quero aumentar um pouco o raio. Tipo de 7 para 10 metros de raio de forma segura sem problemas de interferências.

A transmissão é medida em Decibels e não podemos confundir que com pilhas de maior tensão irá mudar em alguma coisa.

Com todo respeito da mensagem de se colocar uma pilha com maior descarga, falar em aumento de raio de ação colocando-se uma pilha de maior descarga....Por favor...Não percam tempo com isso, pois uma maior descarga não aumenta frequência eletromagnética e nem pode aumentar e nem a amplitude do sinal também.

Pelo contrário, uma pilha de maior mhA para o rádio é o ideal pela durabilidade de transmissão.

Resumindo segue o cálculo:

285.000.000 velocidade teórica da onda eletromagnética aqui na Terra que dividido pela frequência do rádio 27 Mhz me resulta na faixa de aproximadamente 10.55 mts
10.55 / 4 = 2.64 mts / 3 = 0.88 mts com uso de bobinas que é mais ou menos o comprimento da antena "isotrópica" utilizada pelo KT-2 (vou aumentar 5 cm para chegar em 88 cm contra 83 cm originais).
Concluindo: A antena teórica deveria ser de 2.64 mts, mas pouco prática.

Por mais que possa ser besteira, a dica do DSC de se colocar um bombril é bem eficiente, pois aproxima mais a transmissão para uma pseudo antena isotrópica (transmissão em 360 graus). Vc não quiz escrever aqui no fórum, mas eu postei, pois é muito válido e eu tinha esquecido deste detalhe caseiro, mas eficiente....... :lol:


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 4 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB