RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 2:33 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Fev 19, 2009 8:57 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Colegas lendo uns fórums europeus, ví que muitos dos camaradas preferem andar com diferencial Original alumínio do que os de esfera, e mais fizeram muitas referências acerca de uma tal "massa para diferencial" (portugal esse fórum).
Um competidor experiente de lá disse ainda que raramente ele usava diferencial de esferas, pois preferia usar o original com "massa".
Recentemente dei uma limpesa nos meus que ficaram livres e leves, achei que andou menos...

Ai vai a pergunta: Diferencial mas pesado ou mais "Blocado" como traduzi dos fóruns faz o carro andar mais?
Que tal de masssa é essa, será graxa? qual será o segredo de Tostines.... ou é pura viad... :blink:
Uma vez lubrifiquei o diferecial com óleo e deslizou na hora.... então que produto será que vai na tal massa? Silicone? como na Revo?
Abs

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Qui Fev 19, 2009 9:47 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Como dif Original de alumínio?

Seria dif de engranagens, chamado de orbitais? (Mais parecido com os de carro 1:1)

Acredito que massa é sim graxa.

Eu comparei os 2 dif em um outro tópico
http://www.rceletrico.net/phpBB3/viewtopic.php?f=26&t=6469&st=0&sk=t&sd=a&start=45

Ejukas escreveu:
Pessoal, eu comprei a Evader ST PRO do Alekimura, queria relatar as diferenças que eu senti entre uma e outra (Evader EXT).
Andei no Sábado a noite no asfalto (Pós Garôa)
domingo pela manhã (Asfalto seco 48,5 Cº)

Montado com Mamba 5700kv Usei Bateria LIPO 2S 25C e NIMH 7,2
Pneus 1/2 vida Duratrax Street

Não vou entrar nem no quesito de acabamento das peças em Graphite.

A Bateria NIMH deixou o carro muito xôxo, nem terminei a bateria pq não tive paciência, com LIPO já deixa para gente grande (Pode ser minha a NIMH)

RELAÇÃO:
(Coroa X Pinhão X Relação Interna >> Final)

88 X 22 X 2,66 >> 10,64:1 (Dif patinou pouco e o carro andava bem)
81 X 22 X 2,66 >> 9,79:1 (Dif patinou muito e o carro ganhou uma considerável velocidade)

Em ambas as configurações o motor ficou na faixa dos 50 Cº.

DIFERENCIAL:

Um diferencial muda tudo no carro.
Eu não regulei, apertei, nada. Peguei o carro com o Ale, montei a parte elétrica e fui para a rua.
A diferença entre o Dif de esferas e o dif orbital é gritante, a resposta do orbital é imediata, toda rotação que entra sai. Já o de esferas, segura a onda dos RPM a mais que está entrando, se veio a mais, ele patina e não manda para a roda. Na minha humilde opinião, você consegue tirar um proveito maior com o orbital e o de esferas acaba corrigindo seu dedo com aquela vontade incontrolável de apertar até o fundo.

O carro não empina com o dif de esferas, quando entra um punch forte do motor e faz uma espécie de "assovio", como se as esferas estivessem patinando e aumenta gradativamente a velocidade, com o EXT no meio gatilho o carro já estava com os 4 pneus para cima. Bacana o carro não empinar. Mas isso é bom??? parece que o dif não vai segurar muito o tranco patinando tanto.

:?: Como resolver isso, digo, como fazer com que o dif fique justo e responda corretamente com o que o motor mande?

SERVO:
Eu montei o ST com o servo original da EXT, não senti deferença nenhuma, mas no final da manhã de domingo o servo abriu o bico. (Não sei dizer se ele ja estava abrindo ou se o carro de alguma forma causou isso)

Final:

Gostei muito do carro mas fiquei com um pé atrás em relação ao DIF.
Depois de 2 baterias LIPO de 5000 e quase uma NIMH de 2000 um servo foi desta para melhor e 2 pneus estão tão carecas quanto eu! :)

desculpe o texto tão longo!

Agora eu coloquei graxa no dif de esferas e apertei bem ele.
vou colocar o carro para andar no final de semana e depois eu posto mais opiniões.

será que era isso que você queria saber?

Duratrax Evader ST PRO (Mamba Max 5700kv)
Turnigy Accucel-6
Lipo Intellect 2S 5000 25+C
2 X NIMH 2000 Piranha

..............vrunnn

MensagemEnviado: Qui Fev 19, 2009 10:58 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Acho que é por ai..

MensagemEnviado: Qui Fev 19, 2009 12:41 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Olha, no meu mini-z, ainda esta como diff original.. quando peguei, era beim ruinzinho, nao fazia o papel de diff nem aqui e nem la na china..hehehe

Desmontei, limpei inteiro (é, lavei na pia mesmo) e lubrifiquei com oleo de silicone de diff 1:10...ficou otimo, liso, macio e vira soltinho.. o problema que com a rotaçao, o oleo tende a sair, e assim seca o diff... comprei um de esferas e estou esperando chegar pra testar.. depois coloco a diferença que percebi...

O Doug tem ball diff no iwaver dele, e ja virei ele na mao, e ficou muito mais macio e solto doque o meu diff com silicone....agora só nao sei ele tambem "perde" o oleo na rotaçao..

Abs

MensagemEnviado: Qui Fev 19, 2009 1:19 pm 
[Moderador]

Vamos por partes...

A função principal do diferencial, no caso dos micros, é balancear e distribuir a rotação entre a roda direita e a esquerda, em curvas. Se utilizar o diferencial de engrenagens (orbitais) que vem originalmente, o que dá pra fazer é colocar um silicone diferente para deixar ele mais firme (quase não muda nada). Não permite regulagens.

O diferencial de esferas, vc aperta ele o quanto quiser. Se deixar beeeeem preso, ele vira praticamente um diferencial blocado. Ou seja, numa curva, a roda de dentro vai rodar o mesmo número de voltas da de fora. Aí, o carro vai sair de traseira, e dependendo da curva, vai rodar.

Então com este ajuste, se deixar frouxo, dá pra deixar o diferencial patinar nos abusos, mas perde-se na resposta que vc estima ter do carro quando acelera, então o desempenho fica comprometido.

Costumo deixar meu diferencial bem justo, o suficiente para não patinar, em hipótese nenhuma, mas que gire suave o suficiente para compensar qualquer diferença de percurso entre as rodas, mantendo a traseira do carro na trajetória.

MensagemEnviado: Qui Fev 19, 2009 5:10 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Muito bom.... :mrgreen:

MensagemEnviado: Qui Fev 19, 2009 5:42 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

deixando meu pensamento! :mrgreen:

um diff de esferas só patina se deixar mto frouxo e(ou) tiver um pu.a torque!
o que não aconteçe nos micros né.
se apertar bem um diff de esferas e colocar uma estipidez de motor no micro ele não vai patinar pq o carro não tem peso para que isso ocorra! a não ser que vc coloque lastro no carro! :sleep:
e se esse cenário ocorrer em um diff orbital: as engrenagens pode simplesmente quebrar! :putz:

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas