Buenas galera!
Este upgrade valeu a pena no meu caso. Na minha opinião a única deficiência do Iwaver 02, considerando custo benefício, é o micro servo, muito lento, demora para voltar a origem, ou seja, demora para centralizar as rodas após uma curva. Me inspirei na experiência bem sucedida do doug01n, aqui do fórum, relatou que o seu Iwaver 02M ficou muito bom com o micro servo mais rápido e robusto, isso que o Iwaver 02M já vem de fábrica com o micro servo melhor que o Iwaver 02. Neste tópico descrevo como substituir o micro servo original do Iwaver 02 que possui quatro fios pelo micro servo do fabricante TowerPro modelo SG-50 que possui três fios, muito utilizado em aeromodelismo. Este micro servo de 5gramas pode ser comprado pela internet, até mesmo no Mercado Livre, custa em torno de R$15,00. Antes de descrever este tópico testei exaustivamente o meu Iwaver 02 com o micro servo TowerPro SG-50, para ter certeza que após algum tempo ele não queimaria ou não queimaria a pcb. Ele é totalmente compatível, nas medidas, na mecânica e tirando a placa de controle interna, também na eletrônica. A principal diferença entre os dois é o motor e as engrenagens dos micros servos, ambos superiores no TowerPro SG-50. O potenciômetro é praticamente o mesmo, 5K ohms.
Primeiro passo: com uma pequena chave de fenda abra as costas do micro servo TowerPro SG-50 (Figura 1) e retire a placa de controle e os fios. Antes de mais nada marque as posições dos fios em papel, nunca se sabe se no futuro este micro servo será utilizado para outros fins. Com o ferro de soldar retire os três fios vermelhos que ligam a placa ao potenciômetro e os dois fios do motor.
Segundo passo: solde quatro fios de cores diferentes, dois ao potenciômetro e dois ao motor. (Figuras 2 e 3). Obs.: dois dos três pólos do potenciômetro são soldados ao mesmo fio, exatamente como mostra a figura.
Terceiro passo: solde os quatro fios do micro servo aos respectivos pólos da pcb (Figuras 2 e 3).
Quarto passo: com todos os fios respectivamente soldados na pcb e no micro servo, ligue o controle e o carro, e teste. É interessante testar antes de fechar as costas do micro servo.
Quinto passo: posicione os fios e feche as costas do micro servo. Instale o micro servo no chassis do carro.
Sexto passo: ligue o controle e o carro, gire a direção do controle fazendo o micro servo se movimentar para os dois lados. Se para um dos lados o micro servo estiver esterçando a ponto de quase patinar as engrenagens internas, ajuste o potenciômetro da pcb (Figura 4) girando sensivelmente para direita ou esquerda com uma pequena chave de fenda. Para alinhar o micro servo com a maior precisão e finalizar a montagem, leia e siga as instruções do professor adrianonene no forum:
viewtopic.php?f=27&t=7377O resultado final encontra-se na figura 5.
É isso aí galera! Espero que tenham gostado. Lembre-se que a responsabilidade fica por conta de cada um. No meu caso funcionou perfeitamente, embora tenha testado em apenas um carro.
Um abraço a todos!