RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Mar 29, 2024 11:56 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 42 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Dom Jan 04, 2009 5:01 pm 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Abr 22, 2008 10:46 pm
Mensagens: 82
Images: 25
Localização: Porto Algre - RS
Buenas galera!

Este upgrade valeu a pena no meu caso. Na minha opinião a única deficiência do Iwaver 02, considerando custo benefício, é o micro servo, muito lento, demora para voltar a origem, ou seja, demora para centralizar as rodas após uma curva. Me inspirei na experiência bem sucedida do doug01n, aqui do fórum, relatou que o seu Iwaver 02M ficou muito bom com o micro servo mais rápido e robusto, isso que o Iwaver 02M já vem de fábrica com o micro servo melhor que o Iwaver 02. Neste tópico descrevo como substituir o micro servo original do Iwaver 02 que possui quatro fios pelo micro servo do fabricante TowerPro modelo SG-50 que possui três fios, muito utilizado em aeromodelismo. Este micro servo de 5gramas pode ser comprado pela internet, até mesmo no Mercado Livre, custa em torno de R$15,00. Antes de descrever este tópico testei exaustivamente o meu Iwaver 02 com o micro servo TowerPro SG-50, para ter certeza que após algum tempo ele não queimaria ou não queimaria a pcb. Ele é totalmente compatível, nas medidas, na mecânica e tirando a placa de controle interna, também na eletrônica. A principal diferença entre os dois é o motor e as engrenagens dos micros servos, ambos superiores no TowerPro SG-50. O potenciômetro é praticamente o mesmo, 5K ohms.

Primeiro passo: com uma pequena chave de fenda abra as costas do micro servo TowerPro SG-50 (Figura 1) e retire a placa de controle e os fios. Antes de mais nada marque as posições dos fios em papel, nunca se sabe se no futuro este micro servo será utilizado para outros fins. Com o ferro de soldar retire os três fios vermelhos que ligam a placa ao potenciômetro e os dois fios do motor.

Segundo passo: solde quatro fios de cores diferentes, dois ao potenciômetro e dois ao motor. (Figuras 2 e 3). Obs.: dois dos três pólos do potenciômetro são soldados ao mesmo fio, exatamente como mostra a figura.

Terceiro passo: solde os quatro fios do micro servo aos respectivos pólos da pcb (Figuras 2 e 3).

Quarto passo: com todos os fios respectivamente soldados na pcb e no micro servo, ligue o controle e o carro, e teste. É interessante testar antes de fechar as costas do micro servo.

Quinto passo: posicione os fios e feche as costas do micro servo. Instale o micro servo no chassis do carro.

Sexto passo: ligue o controle e o carro, gire a direção do controle fazendo o micro servo se movimentar para os dois lados. Se para um dos lados o micro servo estiver esterçando a ponto de quase patinar as engrenagens internas, ajuste o potenciômetro da pcb (Figura 4) girando sensivelmente para direita ou esquerda com uma pequena chave de fenda. Para alinhar o micro servo com a maior precisão e finalizar a montagem, leia e siga as instruções do professor adrianonene no forum: viewtopic.php?f=27&t=7377

O resultado final encontra-se na figura 5.

É isso aí galera! Espero que tenham gostado. Lembre-se que a responsabilidade fica por conta de cada um. No meu caso funcionou perfeitamente, embora tenha testado em apenas um carro.

Um abraço a todos!


Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

_________________
Leonardo Macerata


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Jan 04, 2009 6:53 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Jul 02, 2008 2:06 pm
Mensagens: 2168
Localização: Rio de Janeiro - Barra da Tijuca
Leonardo, seu tutorial ficou muito show!

Meus parabéns! Que bom que deu certo!

Quando eu for tentar fazer o upgrade no meu, vou seguir o seu tutorial.

Como está o problema das tremedeiras que as vezes dão em alguns modelos do 02? Sem problemas no seu?

Abraço!!

_________________
Representante R1wurks Brasil (Baterias AAA para competição) e fanático por Mini-z.
Mini-z MR-03 50T Mini Cooper from Hell!
dNaNo, Drift Delorean AWD, Losi Micro Crawler, Micro Rally, Micro Desert Truck - www.galpas.com.br


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 05, 2009 8:09 am 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Abr 22, 2008 10:46 pm
Mensagens: 82
Images: 25
Localização: Porto Algre - RS
Beleza Douglas!!

valeu pelo elogio. Me inspirei nos tutoriais da galera aqui do forum. Este ano quero ser mais participativo aqui no forum. Logo vou colocar algumas fotos dos meus carros montados. No meu Iwaver 02 nunca tive problema de tremedeira. Porém o meu Mini-z MR01 treme até hoje! Estou esperando chegar a pcb do Firelap nanoracer 2.0 que comprei na Miracle Mart, ela é bem parecida com a pcb do MR01.

Abraço!

_________________
Leonardo Macerata


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 05, 2009 9:06 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Jul 02, 2008 2:06 pm
Mensagens: 2168
Localização: Rio de Janeiro - Barra da Tijuca
Só pra constar...

Esse problema de tremedeira INEXISTE no iwaver 02M, pois o servo é externo... e a placa é FM... Neste quesito, o 02M mata a pau.

Me diz uma coisa... quais os FETs de potência que vêm no MR01 e no 02 que vc tem?

No 02M vem o 4652 (ou 4562, nunca lembro a sequência certa), que já guenta uns bons 7A de corrente.

Já to com mais meia dúzia aqui pra começar a fazer um iwaver pro... :blink:

_________________
Representante R1wurks Brasil (Baterias AAA para competição) e fanático por Mini-z.
Mini-z MR-03 50T Mini Cooper from Hell!
dNaNo, Drift Delorean AWD, Losi Micro Crawler, Micro Rally, Micro Desert Truck - www.galpas.com.br


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 05, 2009 10:55 am 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Dez 04, 2008 12:00 pm
Mensagens: 70
show de bola!!
será que funciona no iwaver 05?
no meu 02M eu usei o servo da e-sky!
os dentes do salva servo é mto parecido com o do sevro da e-sky, aí eu só forcei um pouco para o salva servo encaixar no servo e ficou show de bola!!
mto mais rapido que o original!!
depois eu coloco fotos dele!!
valeu!! :wink:


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 05, 2009 11:14 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Jul 02, 2008 2:06 pm
Mensagens: 2168
Localização: Rio de Janeiro - Barra da Tijuca
O 05 realmente carece de um servo de mais torque... depois de umas batidinhas, ele fica patinando e faz uma barulheira só!

_________________
Representante R1wurks Brasil (Baterias AAA para competição) e fanático por Mini-z.
Mini-z MR-03 50T Mini Cooper from Hell!
dNaNo, Drift Delorean AWD, Losi Micro Crawler, Micro Rally, Micro Desert Truck - www.galpas.com.br


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 05, 2009 2:57 pm 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Dez 04, 2008 12:00 pm
Mensagens: 70
doug01n escreveu:
O 05 realmente carece de um servo de mais torque... depois de umas batidinhas, ele fica patinando e faz uma barulheira só!

os fets do 02M aguentam o motor do 05?
to de olho no 05 mas quero usar o pcb do 02M nele!!
:wink:


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 05, 2009 9:42 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Jul 02, 2008 2:06 pm
Mensagens: 2168
Localização: Rio de Janeiro - Barra da Tijuca
Vou dar uma olhada na placa do meu 05 amanhã... mas acredito serem exatamente os mesmos fets. :)

_________________
Representante R1wurks Brasil (Baterias AAA para competição) e fanático por Mini-z.
Mini-z MR-03 50T Mini Cooper from Hell!
dNaNo, Drift Delorean AWD, Losi Micro Crawler, Micro Rally, Micro Desert Truck - www.galpas.com.br


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 06, 2009 8:06 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Jul 02, 2008 2:06 pm
Mensagens: 2168
Localização: Rio de Janeiro - Barra da Tijuca
Desculpem repetir o post... mas só pra informar que é o mesmo sim! 4562!

Vou postar uma foto no post do iwaver 05: viewtopic.php?f=27&t=7238

Ainda não estou com a câmera, mas logo que conseguir eu posto!

_________________
Representante R1wurks Brasil (Baterias AAA para competição) e fanático por Mini-z.
Mini-z MR-03 50T Mini Cooper from Hell!
dNaNo, Drift Delorean AWD, Losi Micro Crawler, Micro Rally, Micro Desert Truck - www.galpas.com.br


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 06, 2009 10:40 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Dez 02, 2007 4:54 pm
Mensagens: 484
Leonardo, parabéns pelo tópico muito interessante e bem ilustrado. Um dos melhores tutoriais aqui do forum. MUITO bom mesmo!

Leonardo, adorei esses pneus com ranhuras de seu IWaver e gostaria de comprar um jogo deles. Que pneus são esses e onde posso comprá-los? Parecem ser da Atomic Mods. Qual possui ranhura mais profunda? #20 ou #40? O jogo de 4 vem com os da frente mais estreitos ou tem que comprar dois pares separados?

E, se não for pedir muito, qual programa voce usou para desenhar os esquemas de seu turorial. Ficou muito bom, PERFEITO.

Obrigado, Adriano


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jan 07, 2009 9:15 am 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Abr 22, 2008 10:46 pm
Mensagens: 82
Images: 25
Localização: Porto Algre - RS
adrianonene escreveu:
Leonardo, parabéns pelo tópico muito interessante e bem ilustrado. Um dos melhores tutoriais aqui do forum. MUITO bom mesmo!

Leonardo, adorei esses pneus com ranhuras de seu IWaver e gostaria de comprar um jogo deles. Que pneus são esses e onde posso comprá-los? Parecem ser da Atomic Mods. Qual possui ranhura mais profunda? #20 ou #40? O jogo de 4 vem com os da frente mais estreitos ou tem que comprar dois pares separados?

E, se não for pedir muito, qual programa voce usou para desenhar os esquemas de seu turorial. Ficou muito bom, PERFEITO.

Obrigado, Adriano


Beleza Adriano!? Obrigado pelos elogios, vindo de você fico mais agradecido ainda, tu é com certeza um dos autores dos melhores tutoriais deste forum. Para fazer os desenhos usei o famoso e basicão Paint Brush do Windowns. Os pneus são do fabricante PN Racing, comprei do Fernando da microrc: http://www.microrc.com.br/index_arquivos/Page903.htm. Coincidentemente mandei um e-mail pra ele essa semana perguntando se ainda possui este modelo de pneu, porém ele me respondeu que não lembra, pois possui muitos tipos, e que só poderá responder à partir do dia 20/01 quando voltar das férias. Deste fabricante são vendidos aos pares. Sinceramente não lembro qual o modelo específico dos pneus que estou utilizando. Gostaria muito de saber. Quero comprar outros para colocar no meu Mini-z MR01. Existem variações deste modelo de pneu. Achei na internet este representante da PN Racing: http://www.rckenon.com/public_html/shop ... i-Z%20Tire. Na RC Mart também tem alguma coisa: http://www.rcmart.com/catalog/miniz-tir ... 73&sort=1a. Sinceramente não entendi como identificar a profundidade das ranhuras, no site cada modelo possui o grau específico, acho que isso é que determina, porém quanto maior o grau mais profundas as ranhuras? Estes pneus são especificamente para carpete porém andam muito bem em pisos lisos. São bem moles. Abraço Adriano!

_________________
Leonardo Macerata


Editado pela última vez por leonardomacerata em Qua Jan 07, 2009 10:05 am, em um total de 1 vez.

Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jan 07, 2009 9:31 am 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Abr 22, 2008 10:46 pm
Mensagens: 82
Images: 25
Localização: Porto Algre - RS
doug01n escreveu:
Só pra constar...

Esse problema de tremedeira INEXISTE no iwaver 02M, pois o servo é externo... e a placa é FM... Neste quesito, o 02M mata a pau.

Me diz uma coisa... quais os FETs de potência que vêm no MR01 e no 02 que vc tem?

No 02M vem o 4652 (ou 4562, nunca lembro a sequência certa), que já guenta uns bons 7A de corrente.

Já to com mais meia dúzia aqui pra começar a fazer um iwaver pro... :blink:


Beleza Douglas!? Desculpa a demora em responder, correria no trabalho. Vou verificar quais fets estão instalados no MR01. Tu acha que eles podem estar causando o problema? No Iwaver 02 não tenho como saber, pois os fets foram trocados quando enviei pra garantia, os originais estragaram e colocaram outros, porém rasparam os números em cima dos fets. Chegaram ontem 4 fets 4562 que comprei na TinyRC: http://shop.tinyrc.com/search.php?mode=search&page=1. U$$2,49 cada e frete razoável, em torno de U$$6,00 se não me engano. É a segunda vez que importo deste site e não me incomodei. Levou 15 dias pra chegar. Bom saber que no Iwaver 02M estes fets 4562 já vem instalados. Comprei os fets para colocar o motor I-stock, já comprei mas não pude usar. Abraço Douglas!

_________________
Leonardo Macerata


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jan 07, 2009 9:40 am 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Abr 22, 2008 10:46 pm
Mensagens: 82
Images: 25
Localização: Porto Algre - RS
tclima escreveu:
show de bola!!
será que funciona no iwaver 05?
no meu 02M eu usei o servo da e-sky!
os dentes do salva servo é mto parecido com o do sevro da e-sky, aí eu só forcei um pouco para o salva servo encaixar no servo e ficou show de bola!!
mto mais rapido que o original!!
depois eu coloco fotos dele!!
valeu!! :wink:


Valeu tclima! Do Iwaver 05 não sei nada. Nunca vi pessoalmente. Ainda bem que o Douglas possui um. O cara é encarnado no negócio! Li em outros foruns que existe uma boa variedade de fabricantes de micro servos compatíveis com o do Iwaver, achei esta relação:

HS-65 HB Horn Set (HS55718)
Tower Pro Super Micro SERVO SG50 (SG50)
Hitec HS-65MG Metal Gear Micro Servo (HS32065S)
Hitec HS-65HB Karbonite Gear Micro Servo (HS33065S)
Futaba S3154 Digital High Torque Micro Servo (FPS3154)

Só para constar, coloca aí o modelo do micro servo e-sky que tu usou. Obrigado! Abraço tclima!

_________________
Leonardo Macerata


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jan 07, 2009 2:04 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jun 26, 2008 9:53 pm
Mensagens: 1016
Localização: Marília - SP
E ai pessoal beleza? Na miracle tem os servo SG-50, comprei o servo, um chassi RM , Umas bateras hihg volts, e tbem esses pneus com ranhuras. Eita vicio.
O servo realmente é muito bom, o Douglas me imprestou o dele para testes 100% aprovado.
Valeu galera.

_________________
Automodelismo Superstock
http://www.microrace.blogspot.com/
Lista de produtos:
http://todaoferta.uol.com.br/MRAUTOMODELISMO#rmcl


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jan 07, 2009 2:30 pm 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Dez 04, 2008 12:00 pm
Mensagens: 70
leonardomacerata escreveu:
tclima escreveu:
show de bola!!
será que funciona no iwaver 05?
no meu 02M eu usei o servo da e-sky!
os dentes do salva servo é mto parecido com o do sevro da e-sky, aí eu só forcei um pouco para o salva servo encaixar no servo e ficou show de bola!!
mto mais rapido que o original!!
depois eu coloco fotos dele!!
valeu!! :wink:


Valeu tclima! Do Iwaver 05 não sei nada. Nunca vi pessoalmente. Ainda bem que o Douglas possui um. O cara é encarnado no negócio! Li em outros foruns que existe uma boa variedade de fabricantes de micro servos compatíveis com o do Iwaver, achei esta relação:

HS-65 HB Horn Set (HS55718)
Tower Pro Super Micro SERVO SG50 (SG50)
Hitec HS-65MG Metal Gear Micro Servo (HS32065S)
Hitec HS-65HB Karbonite Gear Micro Servo (HS33065S)
Futaba S3154 Digital High Torque Micro Servo (FPS3154)

Só para constar, coloca aí o modelo do micro servo e-sky que tu usou. Obrigado! Abraço tclima!



o servo é o E-Sky EK2-0508 8G Digital Servo
ele é usado em helicopteros!!
mais informações:
- Standard voltage : DC5V +/- 1V
- PWM Input Range:Pulse Cycle 20+/-1ms, Positive Pulse 1~2ms
- Speed : 0.1 sec/60o
- Weight : 7.5g
- Torque : 1.0Kg/cm (VCC=5V)
- MAX corner : 150o
- Dimensions : 22.8 x 11.5 x 20.8mm
- Operation Temperature: -20? ~ 75?
- Color: Black
- Certificate: CE, FCC
ainda to devendo a foto!
mas não esqueci não!! :pedala:
valeu!
:bleh:


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 42 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB