Olá galera do RC Elétrico. Meu nome é Felipe Vegners, como vão?
Sou o Diretor de Marketing da Nippo Toy, empresa que detém a importação e distribuição autorizada dos produtos da TAMIYA no Brasil. Passei boa parte do meu dia hoje lendo resposta por resposta deste tópico e só tenho a agradecer à todos vocês.
Pude perceber que aqui temos muitas pessoas inteligentes e bem relacionadas e contudo sabem da dificuldade de se importar produtos para o Brasil.
Se me permitem, tentarei resumir um pouco da história da Tamiya Brasil aqui para vocês!
Para que o nosso site esteja no ar hoje, foram necessários 3 anos de pesquisas, negociações e captação de recursos (e grandes recursos). A Tamiya Japão tinha um receio muito, mas muito grande mesmo com relação à voltar para o Brasil - mesmo sabendo da quantidade de fãs da marca - ela demorou um pouco para que pudesse firmar a parceria.
Em Dezembro de 2010, Mr. Hironori Hane (Vice Presidente Executivo - Tamiya Japan) e Mr. Makino (Diretor Geral - Tamiya USA) vieram ao Brasil aprovar nosso projeto de distribuição e conhecer as instalações da Tamiya no Brasil. Vejam as fotos em nosso site, na área Quem Somos.
Inicialmente, nosso projeto consistia sim em abrir um Quiosque no Shopping Iguatemi em Campinas, porém com a vinda dos executivos para cá, nossos projetos mudaram de rumo. A idéia agora, e já em fase de concretização será uma loja na cidade de Valinhos - SP, onde de lá atenderemos todo o Brasil pela internet e venda física. O projeto consiste ainda em lojas próprias em São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e Cuiabá.
Como foi citado neste tópico, o Brasil detém uma das maiores cargas tributárias do mundo e importar legalmente, dentro de todas as leis não é nada fácil. Demanda tempo, paciência e muito dinheiro.
A Tamiya tem como norma de distribuição uma primeira compra determinada de nada menos que UM CONTAINER de 20 pés. E foi exatamente o que a Nippo Toy comprou. Ao todo são 6.000 ítens divididos entre RTR´s XB Pro e XB, Modelos Escala (Inicialmente Motos e 1 modelo carro finalizado), Kits (CR-01 e TA-05), Brinquedos, Caminhôes, Tintas e Peças de Reposição e alguns brindes.
Esta compra é padronizada pela Tamiya, pois todos os produtos que trouxemos são lançamentos e Updates Tamiya. Por esse motivo, não temos todas as peças para carrinhos como TA03, Pick-Ups, etc.
Com a alta carga tributária e um investimento altíssimo não é nada fácil custear este tipo de importação. O nosso container saiu do Japão em Outubro e só desembarcou no Brasil no dia 21/12/2010 e ali ficou cerca de 1 mês parado, aguardando a fiscalização da receita federal. O custo de armazenagem de um container por cerca de um mês dá para comprar 1 carro zero Km.
Para que a mercadoria fosse liberada, pagamos uma alíquota total de 102% do preço total da mercadoria, mais o transporte do container, mais seguro, mais estoque, etc...
Nós temos a ciência de que nossos preços podem sim estar realmente altos, comparados com os preços muito mais acessíveis dos outros países como a China e os EUA. Porém não podemos comparar aqui o preço de peças originais Tamiya com peças Chinesas - A própria Tamiya já fechou mais de 20 fábricas clandestinas chinesas que copiavam suas peças e vendiam a preço de banana. Alguém aí já se deparou com uma Lipo explodindo ao carregar? Eu sou modelista e já me deparei... E quando isso acontece? O que fazer? O destino é o lixo, pois os Chineses sabem que para nós é muito mais vantagem comprar outra zerada do que enviar de volta para eles e esperar que mandem outra! Com a Tamiya isso não acontece. Se uma bateria explodir, e for constatado erro de fabricação, você terá uma bateria nova em 7 dias. É norma deles.
Gostaria antes de mais nada, pedir a ajuda de vocês Automodelistas aqui deste fórum para que possamos praticar aqui no Brasil um preço justo e saudável, pois somos representantes Tamiya e temos obrigação de atender todos os clientes daqui.
Vamos atender à todos com muita eficiência, sem medir esforços. E posso afirmar que tanto aquele que nunca teve a oportunidade de pilotar um Modelo R/C quanto aquele que possui um chassi de mais de 15 anos terá acesso aos preços e comprar direto aqui no Brasil, peças genuínas e com garantia total de fábrica. Nós nos importamos sim com vocês, praticantes do hobby!
Entrem em contato comigo, discutam preços e oportunidades conosco. Não posso garantir que poderemos atender à todas as necessidades de preços, mas faremos o possível para que vocês fãs da Tamiya possam junto conosco re-construir a marca no país.
Toda sugestão, crítica e elogio nesse início é muito importante para nós. Nossa segunda importação chega em meados de Junho / Julho e queremos que vocês nos ajude a decidir o virá para o Brasil.
Estou à disposição de todos, diariamente das 09h00 às 18h00 nos contatos: (19) 3208-2082 e no email:
marketing@tamiyabrasil.comEm primeira mão posso adiantar que vamos procurar pilotos e equipes que buscam um patrocínio em qualquer modalidade, portanto fiquem atentos às novidades. E vocês, aqui do fórum RC Elétrico terão descontos especiais. Ah, não percam a edição da Hobby News de Fevereiro!
Conto com a colaboração de todos!
Muito obrigado.
Felipe VegnersDiretor de MarketingTamiya Brasil