Regulamento - extra oficial da Copa Inverno
Copa de Inverno 2008 CLUBE BRASILIENSE DE AUTOMODELISMO RADIO CONTROLADO - CBARc
1. Introdução A organização do campeonato da BSB adota como principio básico a igualdade competitiva, privilegiando sempre o melhor piloto e não o melhor equipamento, promovendo o hobby e o bem estar social dos participantes.
2. Organização
2.1. Clube Brasiliense de Automodelismo rádio controlado - CBARc.
2.2. Horários As atividades dos pilotos/mecânicos poderão ser iniciadas das 8:00 horas podendo ser estendida até 18:00 horas no máximo.
2.3. Controle de Acesso É proibido a permanência de pilotos e mecânicos na mesa de cronometragem, a não ser que sejam chamados, podendo ser penalizado
2.4. Sensores É de responsabilidade exclusiva de cada piloto/equipe a perfeita fixação do sensor de cronometragem, a fixação inadequada ou não fixação não terá revisão de voltas, porem, caso haja falha comprovada no equipamento de telemetria, será abortada a bateria em questão, sendo reiniciada. O sensor deverá ser fixado no pára-brisa e preso com grampo, isso visa dar segurança evitando a quebra do mesmo.
2.5. Freqüência de Rádio A troca de freqüência será sugerida pelo fiscal de prova, caso haja divergência e ou conflito a prioridade é do piloto que estiver numa melhor posição na tabela do campeonato, os outros pilotos deverão trocar sua freqüência, para inicio da temporada prevalece a ordem de inscrição.
2.6. Cada piloto poderá apenas utilizar um único carro, não é permitido trocar de carro durante a prova, a não ser quebra de chassi com a devida liberação e vistoria do diretor de prova.
2.7. O diretor de prova poderá alterar qualquer item acima para um melhor aproveitamento e andamento das corridas.
3. - Inscrições As inscrições poderão ser feitas antecipadamente da seguinte forma:
– Com André (61 8436-4968) – Com Mayer (61 8161-0520) – Marco Aurélio (61 8402-0355) Através de depósito feito na conta poupança: Ag. 0688 Op. 013 Conta. 00793332-4 (Caixa Econôm. do Brasil) – ANEXO III
3.1. Valores de Inscrição
3.1.1 RTR = R$ 35,00(antecipado) 3.1.2 ELE = R$ 30,00(antecipado) 3.1.3 PRÓ = R$ 40,00(antecipado) 3.1.4 RTR = R$ 60,00(antecipado)+(1Jg. de pneus de borracha) 3.1.5 ELE = R$ 60,00(antecipado)+(1Jg. de pneus de borracha) 3.1.6 No dia haverá acréscimo de R$ 25,00 no valor de cada categoria.
4. Realização
4.1. Será considerada viável, toda a corrida que tenha 6 inscrições, caso contrário o diretor de prova decidirá sua realização, adiamento ou anulação da etapa.
4.2. Chuva no inicio do dia, caberá ao diretor de prova decidir o procedimento, podendo modificar o cronograma para sua realização. Caso a chuva não cesse poderá ser adiada ou cancelada a etapa.
4.3. Chuva nas tomadas de tempo, caberá ao diretor de prova decidir se todos os tempos da mesma bateria serão cancelados, a fim de preservar a igualdade de condições.
4.4. Chuva durante a prova, caberá ao diretor de prova manter o principio de igualdade de condições podendo interromper a corrida, neste caso pode ser cancelada a etapa ou considerada finalizada dependendo do momento em que for interrompida, se considerada finalizada a pontuação na tabela será integral.
4.5 Pane no sistema, caberá ao diretor de prova modificar o cronograma, bem como adiar ou cancelar a realização da prova, ou considerá-la finalizada dependendo do momento da interrupção.
4.5 Poderá ser convocado briefing para explicação de demais procedimentos.
5. Procedimentos de Corrida
Copa.
Treimo livre • Treino livre de 10 minutos para cada categoria, até as 09:00hs.
A copa terá 2 etapas sendo realizada no mesmo dia. • 1ª Etapa o Classificação o Semi-final A (Eletrico, RTR e Pró) o Semi-final B (Eletrico, RTR e Pró) o 1ª Bateria (Eletrico, RTR e Pró)
• 2 Etapa o 2ª Bateria ou final (Eletrico, RTR e Pró)
Classificação (Heat): • Serão feito 1 heat de cada categoria, com apenas 6 carro de cada vez para cada categoria, largando do box um de cada vez, conforme o diretor for autorizando, com o tempo de 5 minutos.
Semi-Final • Serão feitas Semi-finais caso o numero de participantes ultrapasse 09 pilotos e qualquer categoria, com o tempo de 5 min. para Eletricos e 15 min, para a combustão.
Final • Serão feitas 2 baterias de cada bateria, com o tempo de: o Eletrico – 10 min. o RTR – 30 min. o Pró – 40 min.
Largada das Semi-finais e Finais:
• A largada será dada em movimento, todos os carro deverão estar prontos para serem ligados ao chamado do diretor para liberação do box para dormação do grid em fila indiana a ser respeitada e organizada; • ao chamado diretor, o carro que não for ligado para liberação, deverá largar dos box depois da liberação de um fiscal na saída dos box; • poderá ser abortada caso o tenha muitos acidentes antes do primeiro colocado completar a 1ª volta. • Durante a corrida, os Mecânicos e/ou ajudantes não podem abastecer o carro na pista, somente no Box.
5. Pontuação da Copa de Inverno
5.1.- Pole position = 1 ponto 5.2.- Volta mais rapida = 1 ponto (tempo da volta). 5.3.- 1º 10 pontos, 2º 8 pontos, 3º 6 pontos, 4º 5 pontos, 5º em diante 1 ponto regressivo.
5.4 – a premiação será dada da seguinte forma o 1º colocado receberá troféu de 1º Lugar o 2º colocado receberá troféu de 2º lugar o 3º colocado receberá troféu de 3º lugar o Os demais colocados receberão premiação de participação. o Melhor Volta receberá troféu de melhor volta
5.5.- Desempate para a copa seguirá os seguintes critérios: Melhor classificação nas baterias; Melhor tempo de voltas Melhor tempo de classificação
7.- Formato das Provas 7.1.- RTR • 7.1.1.- Para até 09 Pilotos: Vide anexo I
• 7.1.2. Para + de 09 Pilotos: Vide anexo II
7.2. PRÓ • 7.2.1. Para até 09 Pilotos: Vide anexo I
• 7.1.2. Para + de 10 Pilotos: Vide anexo II
8. Cronograma
• 08:00 Inicio das atividades • 09:30 Fim das Inscrições RTR e fim de treinos livres • 10:00 Inicio das qualificações(Heat) • 11:30 Inicio das Semi-Finais • 15:00 Inicio das Finais • Premiação : após o término da desmontagem da pista.
Obs: É de extrama importancia a chegada de todos o mais cedo possivel, para a preparação da pista. O horário poderá ser alterado caso ocorra chuva ou outro problema. Durante todo o dia a pista fica fechada para treinos/acertos individuais.
8.1. Poderá o piloto pedir tempo de reparo de 10min por finais, para o caso aceito o piloto que pediu o reparo deverá largar dos box após a passagem do ultimo carro. O pedido de reparo só será aceito caso o cronograma esteja sendo cumprido e impreterivelmente antes da contagem regressiva de 10s. Obs.: Apenas um piloto pode pedir tempo por bateria
9. Premiações Os três primeiros colocados receberão troféus no final da Copa.
10. Penalizações
10.1 – Advertências • Força passagen por dentro causando a perda de posição dos demais pilotos, será anotado 1 advertência; • O mecânico que não obedecer a distância de pelo menos 1m atras do meio-fio, reberá advertencia para o seu piloto; • Durante os treinos livres, o piloto que for pego correndo sem a bolha, receberá advertência; • O piloto que colocar o carro na pista, sem que esteja liberada, reberá advertência; • 10.1. Stop and Go • Pilotar excessivamente agressivo causando acidentes; • Toque por traz, sem que haja a espera do piloto envolvido; • Queima de largada; • Forçar passagem apoiando e ou tocando em outro carro acarretando a perda de posição do outro piloto; • Palavras de baixo calão;
10.2. Desclassificação
• Palavras de baixo calão após punição de Stop and Go; • Agressão a qualquer outro competidor
11. Especificações Técnicas
11.1 - RTR
• Bolha livre (exceto Protótipo) nas medidas de 190mm até 200mm. Sem limites de furação. A bolha deverá ser completamente pintada, aerofólio e vidros não necessitam estarem pintados. • Chassi original do Kit RTR, podendo ter hop-ups do kit(fabricante) • Pneus de borracha 25mm dian. 25 ou 30mm na traz. • Motor Original do Kit RTR • Pipa sem limite • Câmbio livre
11.2 - PRÓ • Bolhas Turismo Sedan 4 portas 200 mm. A bolha deverá ser completamente pintada. Todas as janelas deverão permanecer translúcidas, (não serão aceitas bolhas “protótipo”); • Pneus Livres; • Chassis 1/10 200mm • Capacidade de combustível é 75cc, inclusive o combustível nos tubos, filtros, etc. • Motor com 3 janelas • Peso mínimo: 1.725g • Furações: 1 furo para a captação de ar no para-brisa dianteiro com diâmetro de 60mm, no máximo; 1 furo para o reabastecimento com diâmetro de 50 mm, no máximo; 1 furo de 15mm no teto para acesso ao quecedor de vela; Ambas as janelas laterais dianteiras e o para-brisa traseiro podem ser removidos. Podem ser feitos pequenos furos para o escapamento, transponder e antena de rádio. Nenhum outro furo será permitido. • O uso de sistema de telemetria será permitido desde que não interfira no sistema utilizado pela corrida.
11.3 – ELETRICOS
• Em analise.
ANEXO I
ATÉ 09 CARROS
HEAT(classificação) – cada categoria terá 5min de tomada de tempo na seguinte ordem Eletrico, RTR e Pró.
1ª Etapa
02 Finais direta para cada categoria da seguinte forma:
• 1ª Final ELET – Classificados de 01 a 09 (10 minutos) • 1ª Final RTR – Classificados de 01 a 09 (20 minutos) • 1ª Final PRÓ – Classificados de 01 a 09 (30 minutos)
2ª Etapa
02 Finais direta para cada categoria da seguinte forma:
• 2ª Final ELET – ordem de chegada da 1ª Final (10 minutos) • 2ª Final RTR – ordem de chegada da 1ª Final (20 minutos) • 2ª Final PRÓ – ordem de chegada da 1ª Final (30 minutos)
ANEXO II
Acima de 09 CARROS
HEAT(classificação) – cada categoria terá 5min de tomada de tempo na seguinte ordem Eletrico, RTR e Pró.
02 Semi-finais (RTR e PRÓ) da seguinte forma: Semi-final B (ELE) – Classificados de 10 a 18 (10 minutos) Semi-final A (ELE) – Classificados de 01 a 09 (10 minutos) Semi-final B (RTR) – Classificados de 10 a 18 (20 minutos) Semi-final A (RTR) – Classificados de 01 a 09 (20 minutos) Semi-final B (PRÓ) – Classificados de 10 a 18 (30 minutos) Semi-final A (PRÓ) – Classificados de 01 a 09 (30 minutos)
02 Final da seguinte forma:
• Final A(ELE) – 9 melhores classificados entre Semi-final A e B. (10 min.) • Final A(RTR) – 9 melhores classificados entre Semi-final A e B. (30 min.) • Final A(PRÓ) – 9 melhores classificados entre Semi-final A e B. (40 min.)
ANEXO III
As inscrições que forem feitas através de depósito bancário, deverão ser feitas e identificados através dos centavos da seguinte forma: RTR sem jogo de pneus R$ 35,00 + centavos de acordo com o numero do carro. Exemplo: Para identificação do depositante cadastrado colocar o número do carro nos centavos, exemplo: Fulano – 07 R$ 53,07. Beltrano – 13 R$ 35,13. Cicrano – 96 R$ 35,96 RTR com 2 jogoa de pneus R$ 70,00 + centavos de acordo com o numero do carro. Exemplo: Para identificação do depositante cadastrado colocar o número do carro nos centavos, exemplo: Fulano – 07 R$ 70,07, Beltrano – 13 R$ 70,13, Cicrano – 96 R$ 70,96 PRÓ R$ 40,00 + centavos de acordo com o numero do carro. Exemplo: Para identificação do depositante cadastrado colocar o número do carro nos centavos, exemplo: Fulano – 07 R$ 40,07, Beltrano – 13 R$ 40,13, Cicrano – 96 R$ 40,96
_________________ GRK 2+/ ARC R10 /Slash 4x4 FUTABA 4PX + HK 310 + GT2 Pista: Arena Drift / Metrópole qualificações viewtopic.php?f=3&t=8083
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