RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Abr 27, 2024 5:58 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 61 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Dom Jan 11, 2009 11:44 am 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Out 02, 2008 5:01 pm
Mensagens: 66
Localização: Brasilia, DF
Pessoal estou adaptando as regras do paulista para nossa realidade e tenho uma dúvida em relação aos packs.

Que packs vocês estão usando? Pelo que tenho visto tem muita gente andando com pack de mais alta capacidade (4600 pra cima). Alguns ainda tem packs de menor capacidade (3500 a 4200). Tem muitos também usando LiPO.

Se perceberam, no regulamento do paulista que o Zaranza colocou a capacidade dos packs está limitada a 4300 mesmo no modified. O regulamento da IFMAR permite 4600 mas não permite LiPO. Até entendo a decisão da IFMAR. Não é só questão de potência e autonomia, tem o peso também que é bem mais leve no caso das LiPO. No mínimo teríamos de colocar lastro para quem não alcançar o peso estipulado.

Alguém tem alguma opinião sobre isso? Continuamos limitando os packs à NiMH e NiCd como os regulamentos do brasileiro, do paulista e da ifmar? Aumentamos a capacidade para 4600? Incluimos LiPO com o pré-requisito da colocação de lastros no carro?

Zaranza, quando voltar de viagem favor entrar em contato conosco.

_________________
RC10B4.1 Factory Team
LRP SXX v2
LRP Vector X12 7.5T
Futaba BLS451
Sanwa Airtronics M11X


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Jan 11, 2009 12:04 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Fev 10, 2008 11:59 pm
Mensagens: 2942
Localização: Brasília
Acredito que 90% das pessoas aqui em bsb já abandonaram as NiXX e estão usando Lipo.

_________________
Savage Flux HP, Ofna GTP2-e e Tamiya DT02
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Jan 11, 2009 12:46 pm 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Out 02, 2008 5:01 pm
Mensagens: 66
Localização: Brasilia, DF
Outras duas questões:

O calendário deste ano foi feito prevendo apenas uma categoria de EP: modified. Acho que ficaria difícil incluir a stock sabendo que todas as 4 provas de on-road da ABRAPPA serão realizadas no mesmo dia. São elas: 1/10 on-road GP, 1/10 on-road rtr GP, 1/8 on-road GP e 1/10 on-road EP.

Uma idéia é seguir o formato do paulista: dividir as 8 etapas que teríamos de modified durante o ano em quatro primeiras de stock e 4 restantes de modified. Dai surge outra dúvida: limitação de kv dos motores para a stock. O regulamento do paulista limita em 5999kv. Mantemos este número? Aumentamos?

Outra questão: o sistema de cronometragem. utilizaremos o AMBrc da associação. Os interessados em participar devem adquirir seu personal AMBrc.

Ao Rodrigo que abriu o tópico e o resto do pessoal, de acordo?

_________________
RC10B4.1 Factory Team
LRP SXX v2
LRP Vector X12 7.5T
Futaba BLS451
Sanwa Airtronics M11X


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 12, 2009 7:34 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jan 08, 2009 8:13 pm
Mensagens: 342
Localização: Brasilia, DF
Amigos,

Ando afastado a um bom tempo do R/C, inclusive estou me atualizando com relação ao momento de R/C mundial. Portanto se falar algo "absurdo" me perdoem, eheheh...

Alguns aqui já me conhecem, organizei durante uns 3 anos provas de R/C em Brasilia, somente elétricos, fiz encontros interestaduais, etc.

Minha pergunta é, será que o público do DF, tem o equipamento/acesso ao material pretendido para o brasileiro ? Andei visitando algumas lojas e não ví absolutamente NADA do que se tem discutido.

Na época que organizei as provas o maior sucesso eram as categorias INICIANTES, pois as categorias pros "macacos velhos" sempre foi dominado por quem tinha $$$, acesso a material fora de Brasilie e principalmente fora do Brasil. A carga tributária e os "desembargadores de fronteira" foram sempre os grandes inimigos do hobby/lojas, não foi nem uma nem duas lojas que morreram a míngua.

Porque digo isso ? Para que não se acabe tendo etapas com 4, 5 carros no grid !...

Vejam, eu que tenho bastante material para época que parei, caso tenha interesse em andar nos termos da atualidade terei 2 problemas graves:

1º - Custo de atualizar meus equipamentos;
2º - ONDE ATUALIZAR ??

Pelo que pude pesquisar na net, sao pouquíssimas lojas que tem material à pronta entrega TOP de linha no Brasil, isso sem levar em conta o preço que praticamente torna proibitivo o acesso a categorias TOP. Estou até com algum interesse em voltar a andar, mas tenho pesado bastante sobre o que terei que investir já tendo MUITO material LACRADO, tenho rádio, motores, carros, baterias, muitas coisas ultrapassadas mas ainda perfeitas, ou melhor, ZERO. Investir uma quantia razoável é algo que se tem que pensar com carinho, principalmente num hobby que sempre foi muito sofrido, em especial em Brasilia.

Caso alguém tenha algum material "antigo", esse sofrerá o desistímulo de ver seus carros serem atropelados, hehehehe....

Brasilia, opinião minha, corrijam-me se estiver errado, passa por um bom período de jejum em provas de EP. Hoje se tem idéia de quantos estão aptos a participar de um campeonato em termos de equipamentos do momento ? Seria um grid de peso ? Será um grid de peso ao final do campeonato ?

Se estiver falando bobagens por favor me corrijam !...

É porque transfiro pra hoje os problemas de antes. Intendo que é preciso procurar acompanhar a modernidade, não estou sugerindo a adoção de tecnologia ultrapassada, estou apenas tentando sugerir uma categoria que fique num meio termo pra quem anda, pra quem vai andar e pra quem já andou, hehehehe....

Abraços,

Gustavo

_________________
Knowledge is POWER !...
Clique aqui --> Imagem
Qualificações --> Clique aqui


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 12, 2009 7:57 pm 
Gustavo,

você poderia nos ajudar como organizar de corridas e na parte técnica, vistoria, etc? Teríamos que marcar uma reunião em um final de semana para acertarmos os ponteiros, sobre o campeonato EP deste ano. Que tal Masiato, Zaranza e Lauro, vamos fazer uma reunião no próximo sábado?

[ ]s.


Voltar ao topo
  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 12, 2009 8:02 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jan 08, 2009 8:13 pm
Mensagens: 342
Localização: Brasilia, DF
Oi Issamo,

Podemos nos reunir, sem problema, posso ajudar sim, é só marcar um dia pra trocar idéias e experiências.

Abraço,

Gustavo

_________________
Knowledge is POWER !...
Clique aqui --> Imagem
Qualificações --> Clique aqui


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 12, 2009 8:05 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Fev 10, 2008 11:59 pm
Mensagens: 2942
Localização: Brasília
Gustavo,
Você tem razão nas suas observações. Realmente não existe nenhuma loja que venda EPs em Bsb (mentira, tem uma loja na 116N, não lembro o nome, que tem muita peça de reposição para carros mais antigos como TA02 e tal, até um kit novo de um M02L). Não tem nenhuma loja com material TOP de diversas marcas de EP no Brasil, cada loja tem um pouco, cada uma de uma marca, mas sem grande variedade. O que nos leva quase sempre à importação.

Nosso grupo de pilotos de EPs ainda é reduzido, vem aumentando bastante nos últimos meses, mas ainda acho que é pequeno para realizarmos um campeonato com o grid cheio. Sem falar que vários pilotos não tem muita disposição ou condição de comprar equipamentos para se adequar a qualquer regra de um campeonato, eu me incluo nesse grupo.
No meu caso, por exemplo, teria que comprar um AMBrc, estão querendo limitar as baterias em 20C mas tenho duas Lipos 5000 25C e não quero andar pra trás. NiXX niguem que já andou de lipo quer ter mais. Sem falar que não posso me comprometer em comparecer na pista para um campeonato com antecedência devido ao meu trabalho.

Me desculpem o pessimismo, mas acredito que o grid do campeonato de EP é muito difícil de ficar cheio. Sei lá, uns 6 pilotos por prova na média.

Abraços,
Pompeu

_________________
Savage Flux HP, Ofna GTP2-e e Tamiya DT02
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 12, 2009 10:28 pm 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Out 02, 2008 5:01 pm
Mensagens: 66
Localização: Brasilia, DF
rpompeu escreveu:
Gustavo,
Você tem razão nas suas observações. Realmente não existe nenhuma loja que venda EPs em Bsb (mentira, tem uma loja na 116N, não lembro o nome, que tem muita peça de reposição para carros mais antigos como TA02 e tal, até um kit novo de um M02L). Não tem nenhuma loja com material TOP de diversas marcas de EP no Brasil, cada loja tem um pouco, cada uma de uma marca, mas sem grande variedade. O que nos leva quase sempre à importação.

Nosso grupo de pilotos de EPs ainda é reduzido, vem aumentando bastante nos últimos meses, mas ainda acho que é pequeno para realizarmos um campeonato com o grid cheio. Sem falar que vários pilotos não tem muita disposição ou condição de comprar equipamentos para se adequar a qualquer regra de um campeonato, eu me incluo nesse grupo.
No meu caso, por exemplo, teria que comprar um AMBrc, estão querendo limitar as baterias em 20C mas tenho duas Lipos 5000 25C e não quero andar pra trás. NiXX niguem que já andou de lipo quer ter mais. Sem falar que não posso me comprometer em comparecer na pista para um campeonato com antecedência devido ao meu trabalho.

Me desculpem o pessimismo, mas acredito que o grid do campeonato de EP é muito difícil de ficar cheio. Sei lá, uns 6 pilotos por prova na média.

Abraços,
Pompeu

Fala ai Pompeu e Gustavo.

O problema das lojas existe em maior ou menor grau para todas as categorias. Meus motores GP e meu rádio vieram de fora, por exemplo. Não tem jeito, automodelismo ainda é difícil no Brasil. Pra falar a verdade, 1/10 GP ainda sofre com dependência de pneus e combustíveis que não afeta o EP.

Quando comecei a andar na multi-feira o grupo de praticantes de RTR também era reduzido. Houve prova com três carros. Tivemos problemas de permanência na multi-feira e fomos atrás de não perdermos o hobby de novo aqui em Brasília como sabem os mais veteranos. Criamos a pista do Carrefour Norte com um contrato de tempo limitado. Finalmente, para não dependermos mais de ninguém, mesmo que aos trancos e barrancos, conseguimos a oportunidade de construir duas pistas que pertencem aos modelistas de Brasília (on e off). Não é por causa das dificuldades que deixamos de levar a sério e querer melhorar.

Por que não tem grid cheio não vamos fazer corridas? Sempre tem que haver um começo. Ficar de bashing não dá. Corrida é o combustível de nosso hobby.

Em relação ao personal AMB é um investimento que só ocorre uma vez e acho que vale a pena. Lembre-se que não estamos dependendo do sistema de cronometragem de ninguém, pertence à associação. Este sistema vem sendo usado para as outras categorias sem problemas.

Em relação aos packs não é nada imposto. Muito pelo contrário queremos adequar o regulamento para nossa realidade. Pompeu, não sei se percebeu mas tenho pedido a opinião de todos os interessados nos meus posts. Se não concordam manifestem-se. Em relação a NiMH, já não é mais problema. Se perceber no outro tópico estamos conversando de liberar as LiPO mesmo sabendo dos problemas.

Gostaria que entendessem também que a vontade de alguns é o prejuízo de outros. Um regulamento não pode satisfazer a todos 100%.

Pra finalizar, estou indo atrás porque acho que o EP merece (também é RC) e, é claro, quero correr a partir de março como fiz em 2006 e 2007.

_________________
RC10B4.1 Factory Team
LRP SXX v2
LRP Vector X12 7.5T
Futaba BLS451
Sanwa Airtronics M11X


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 12, 2009 11:07 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jan 08, 2009 8:13 pm
Mensagens: 342
Localização: Brasilia, DF
De jeito nenhum Ultima,

Temos que fazer sim !... O que realemnte motiva a andar é a competição, sem sombra de dúvida. O que eu estou sugerindo é que façamos de uma forma que o maior número de pessoas tenham acesso/condições de participar sem se sentir desmotivados.

Eu sou um apaixonado por isso !... Ando de R/C desde 1985, quando comprei meu primeiro Tamiya, um off-road, Grasshopper, vinha com um latinha RS 380, pra voces terem uma idéia, a bateria eram incríveis 1.200mAh !... hau hau hau ha.... Quando comprei minha primeira bateria "especial" da Tamiya eram "monstruosos" 1700mAh !...

aí comprei um Monster Beetle !... Um Falcon e por aí foi até ficar completamente viciado !... Dei uma parada, mas a saudade tá baixando novamente. Quem sabe não volto a ativa. Primeiro desenferrujar o dedo !... hehehe...

Hoje falei com o Pompeu, tenho uma formulinha Tamiya, um F103 hopped-up !... Kose + Tamiya e outros apetrechos !... Nos áureos tempos dos campeonatos Fast Cat chegamos a ter 5 categorias

1 - Latinha, apenas carros Tamiya da caixa pra pista, só trocavasse relação e rolamentos;
2 - Stock (ROAR)
3 - Modfied
4 - Formula 1
5 - Mini

Estávamos implantando o PAN car !... Ainda tenho um Associated RC12L zeradinho !...

Acho que chegamos a mais de 35 inscrições em uma etapa !... Tivemos inclusive uma entrega de premios em um final de campeonato feito Nelson Piquet, que distribuiu poster autografados, troféus e muitos premios em peças !... Foi um períod muito bom no EP candango. Fizemos encontros com Sampa, Goiania, tando lá como aqui !... Saimos em revistas, etc. Muita saudade dessa época.

Dessa época acho que apenas o Jorginho e o Sattin que ainda estão envolvidos no R/C, pelo menos que conheço, pode ser que tenha mais alguém da "idade da pedra" do R/C.

Já me dispus a trocar uma idéia, basta que voces marquem o dia, eu tenho a sorte de ser dono do meu horário hoje em dia, heheheh...

Abraços,

Gustavo

_________________
Knowledge is POWER !...
Clique aqui --> Imagem
Qualificações --> Clique aqui


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 12, 2009 11:38 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Fev 10, 2008 11:59 pm
Mensagens: 2942
Localização: Brasília
Ultima Pilot,
Concordo que é impossível agradar a todos e vocês estão tentando o máximo para criar regras que agrade a maioria e pese o mínimo no bolso de todos.
Quanto ao AMBrc, entendo que é um custo inicial inevitável mas é pro resto da vida do hobby. Não me incomodaria se eu realmente pensasse em competir e levar o hobby mais a sério.

Agora vem o meu lado pessoal. Entrei no hobby pra relaxar, descontrair. Gosto de ir pra pista e correr com o pessoal, não bashing como você disse, mas em peguinhas sem compromisso contra outros carros equivalentes, que é o que tem ocorrido na multifeira. Não gosto de ter horários para relaxar no fim de semana, de assumir compromissos com outras pessoas e ficar pensando "puxa, to atrasado, vou perder o primeiro heat", pra obedecer horários basta no trabalho.
Isso sem falar no stress que rola nesses campeonatos, e que eu já vi, de pessoas que levam tudo muito a sério, gente querendo sair na mão porque levou uma fechada e perdeu a corrida. Não adianta falar que isso não rola, que uma hora ou outra uma dessas pessoas extremamente competitivas perde a cabeça.

Hobby: é uma atividade de entretenimento livre que indivíduos desenvolvem sozinhos ou coletivamente. Um passatempo pode manifestar-se de várias formas: desde uma atividade prática (culinária, esporte, modelagem, pintura) até pura e simples atividades intelectuais (escrever, ler, filosofar, inventar países). Hobbies não devem ser confundidos com jogos, que são diversões envolvendo regras pré-determinadas e objetivos. - é assim que eu encaro o automodelismo, como um hobby. As competições já são muitas, deixa eu me concentrar em outras mais úteis.

Estou gostando muito do hobby e me divertindo bastante com o esquema que está rolando, mas eu sei que tem muuuuuita gente que gostaria que esse campeonato ocorra, por isso torço para que a idéia vá pra frente.
Por favor, ignorem as minhas condições em termos de equipamento e financeira para andar o campeonato, perguntem a quem realmente quer competir e ser competitivo. Vou até comprar um AMBrc se for rolar mesmo o campeonatinho, mas só vou comparecer quando puder e quiser, não vou deixar de assistir ao jogo do meu time na TV ou perder o churrasco de um amigo para correr uma etapa do campeonato, mas se estiver de bobeira e com o equipamento funcionando dentro das especificações, eu compareço.

Abraços,
Pompeu

_________________
Savage Flux HP, Ofna GTP2-e e Tamiya DT02
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 13, 2009 8:26 am 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Out 02, 2008 5:01 pm
Mensagens: 66
Localização: Brasilia, DF
Poxa bem legal a experiência do Gustavo. Pode ajudar muito a organizar o campeonato. Caramba, pancar é massa.

Pompeu, fico contente em perceber que estamos tentando permitir que todos corram. Chegou a ver o post do Masiato no outro tópico? Viu aqueles packs de 2400 da orion que ele colocou? Muito em conta. De qualquer forma vou falar com ele da limitação de descarga do pack (20C).

Cara, você não faz bashing mas vários outros fazem e se descobrirem que há algo bem mais interessante que isso tenho certeza que vão se empolgar. Os peguinhas que fala, todos fazem e aprendemos bastante nessas horas. É nessas horas que há troca de conhecimento também. Concordo com o que disse, existem pessoas que são "competitivas demais" mas não é isso que inviabiliza a adrenalina das corridas.

Algumas coisas que colocou são de cada um. Minha opinião pessoal agora: perco churrasco e jogo do Palmeiras com certeza pra participar de uma corrida. Vejo corrida como um amplificador de diversão. Pra isso vale a pena seguir horário, pra trabalhar não (brincadeira, rsss). Não adianta discutir, isso vai de cada um.

Pompeu, já devo estar sendo chato mas pela sua assinatura você pode andar na stock. Vamos fazer uma força! Acho que vale a pena.

Lauro

_________________
RC10B4.1 Factory Team
LRP SXX v2
LRP Vector X12 7.5T
Futaba BLS451
Sanwa Airtronics M11X


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jan 14, 2009 2:08 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 14, 2007 3:14 pm
Mensagens: 997
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Opa pessoal. Eu estava dando uma olhada nesse tópico. E gostei muito do que li. Não sou nenhum excelente piloto e também não tenho muitos anos de automodelismo como algumas pessoas que conheço. Mas acredito que o caminho que vocês estão tomando é o mais correto (adequar as regras para o que temos). Mas, tenho algumas opiniões para serem apreciadas por vocês.
Acho muito importante termos duas categorias a Latinha e a Stock, pois tendo uma categoria mais "básica" e barata teremos a certeza de que vamos ter novos participantes no hobby.
Quanto a limitação das baterias, na Stock podemos fazer a limitação de 25C e 5000mAh e e claro, 2S (7,4V). No Latinha, não sei se isso influenciaria tanto se for mantido o pre-requisito do lastro.
Outra observação, é que no caso da Categoria Latinha, acredito que teríamos que ter um traçado menor ... retas muito grandes podem deixar uma das categorias mais legais( latinha rules!) sem graça.
Estou aí para o que der e vier. Se precisarem, é só avisar.

_________________
Imagem
http://www.thracing.com.br
The diference between the men and boys is the price of the toys.
Frase mais ouvida no carro do Kimura: "O sinal do GPS é insuficiente."


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jan 14, 2009 2:16 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jan 08, 2009 8:13 pm
Mensagens: 342
Localização: Brasilia, DF
Eu tb. sou da opinião que uma categoria de entrada é sempre bem-vinda para quem ainda não foi inoculado pelo virús do R/C e/ou ainda não pretende investir uma quantia muito grande em equipamentos mais TOPs. É preciso ter em mente que esta categoria deve ter o mínimo de "extras" possível, na linha mesmo do RTR.

Abraço,

Gustavo

_________________
Knowledge is POWER !...
Clique aqui --> Imagem
Qualificações --> Clique aqui


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jan 14, 2009 2:17 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Fev 10, 2008 11:59 pm
Mensagens: 2942
Localização: Brasília
Convenhamos que latinha é complicado.
O Latinha quem anda geralmente é porque acabou de entrar no hobby, sei lá, comprou um TT01 RTR por 130 dólares. Você acha que quem comprou um RTR por 130 vai dar mais 105 só pra comprar o transponder pra correr o campeonato?

_________________
Savage Flux HP, Ofna GTP2-e e Tamiya DT02
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jan 14, 2009 2:22 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 14, 2007 3:14 pm
Mensagens: 997
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Bem, nesse caso é a diferença de querer ou não participar.... Geralmente quem ta começando ficam empolgado .. eu acho que nesse caso vai depender mais do nível da empolgação do que da quantidade de grana :D

_________________
Imagem
http://www.thracing.com.br
The diference between the men and boys is the price of the toys.
Frase mais ouvida no carro do Kimura: "O sinal do GPS é insuficiente."


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 61 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 24 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB