Rodrigo, olha o regulameno paulista EP (tirado do site da AARC)
CATEGORIAS STOCK E MODIFIED
A organização do campeonato Paulista EP 2008 adota como principio básico a igualdade competitiva, privilegiando sempre o melhor piloto e não o melhor equipamento, promovendo o hobby e o bem estar social dos participantes.
As hipóteses não previstas neste regulamento serão decididas pelo Diretor de Prova. Os adendos serão regulamentados pelos membros da Comissão de Corridas, que tem por integrantes os Srs. Cristiano Carpinelli, Marcos Mayer e Denis Roschel além do eventual Representante da categoria. Os membros da Comissão ficam encarregados de preparar adendos sobre situações não previstas no Regulamento 2008.
O Diretor de Prova terá total autonomia para modificar o cronograma se julgar necessário para o bom andamento do evento. Também procuramos esclarecer aqui os itens a serem vistoriados, nos colocando à disposição para eventuais dúvidas. Esperamos que com esse regulamento todos possam ter as mesmas condições de competitividade.
1 – INTRODUÇÃO
O Campeonato Paulista 2008 EP BL Onroad STOCK será realizado em 04 etapas durante o 1º semestre da temporada 2008. Cada participante somará pontos a cada etapa e ao final do Campeonato, será declarado Campeão Paulista 2008 o participante que somar mais pontos durante toda a temporada.
O Campeonato contará com 01 descarte de pontos obrigatório. Cada participante obrigatoriamente terá que descartar o pior resultado entre as 4 Etapas.
O Campeonato Paulista 2008 EP BL Onroad MODIFIED será realizado em 04 etapas durante o 2º semestre da temporada 2008. Cada participante somará pontos a cada etapa e ao final do Campeonato, será declarado Campeão Paulista 2008 o participante que somar mais pontos durante toda a temporada.
O Campeonato contará com 01 descarte de pontos obrigatório. Cada participante obrigatoriamente terá que descartar o pior resultado entre as 4 Etapas.
2 - CATEGORIAS
STOCK: Motores Brushless até 5999 Kv tamanho 540 size MODIFIED: Motores Brushless sem limites de giro tamanho 540 size
3 - REGULAMENTAÇÃO DAS CORRIDAS
3.1 - Horários das Atividades
3.1.1 - As atividades dos pilotos/mecânicos só poderão iniciar-se a partir das 12:00h e poderão estender-se, no máximo, até às 18:00 h.
3.1.2 – Cronograma:
07:00h às 12:00 Pista fechada para Campeonato Latinha 12:00h às 13:00h Inscrição e Lacração de Chassi (treinos Livres para todos os pilotos) 13:30h Tomadas de Tempo 14:10h Provas Finais (Intervalo de 50 minutos entre cada bateria). 18:00h Premiação 3.1.3 - O horário poderá ser alterado caso ocorra chuva ou outro problema.
3.2 - Quantidade de provas pelo número de inscritos
3.2.1 – Até 12 pilotos: 4 Finais com um descarte. Os pilotos classificam-se para a primeira Final na ordem exata dos melhores tempos obtidos nas tomadas de tempo. A Classificação das demais Finais será a posição obtida na Final anterior.
3.2.2 – Até 24 pilotos: Os pilotos serão divididos em Grupos A e B. 4 Finais A (até 12 pilotos) + 4 Finais B (até 12 pilotos) com um descarte. A distribuição dos pilotos para os grupos será intercalada pelos tempos obtidos nas tomadas de tempo. Exemplo:
1º colocado nas tomadas – 1º lugar no grid Final Grupo A 2º colocado nas tomadas - 1º lugar no grid Final Grupo B 3º colocado nas tomadas – 2º lugar no grid Final Grupo A 4º colocado nas tomadas – 2º lugar no grid Final Grupo B E assim sucessivamente. 3.2.2.1 – A partir da formação dos grupos na Final 1, o grid de largada das demais Finais será a posição obtida na Final anterior.
3.2.3 – Acima de 24 pilotos: 4 Finais (A + B + C) ou quantas forem necessárias (até 12 pilotos cada) com um descarte. A distribuição dos pilotos para os grupos será intercalada pelos tempos obtidos nas tomadas de tempo, vide exemplos nos itens acima.
3.4 - Treinos Livres
3.4.1 - Cada piloto poderá realizar treinos livres a partir do momento que tenha realizado a inscrição/lacração de Chassi junto à organização das 12:00 até as 13:00 horas.
3.5 - Tomada de tempo: Será realizada 01 tomada de tempo para cada categoria. Será considerada a melhor tomada de tempo para efeito de classificação por índice técnico.
Duração: (5 minutos)
3.5.1 - Formato e seqüência previstos para as Tomadas de tempo: Heats - Na 1.a etapa do campeonato serão formados os heats de tomadas de tempo com base na classificação final do campeonato do ano anterior. A partir da 2ª etapa serão formados com base na classificação atual do campeonato.
3.6 - Formação de grid:
3.6.1 – Até 12 pilotos: 4 Finais diretas. A Final 1 com grid ordenado pelos resultados obtidos nas tomadas de tempo. As demais Finais com o grid ordenado pelo resultado da Final anterior.
3.6.2 – Acima de 12 pilotos: 4 Finais (A + B + quantas forem necessárias) com um mínimo de 6 pilotos em cada Grupo. Formação de grid vide item anterior.
4 – PONTUAÇÃO POR FINAIS (BATERIAS)
4.1 – Cada piloto receberá uma pontuação em cada bateria Final, com valor inicial igual ao número de pilotos e decrescente dependendo do número de participantes de cada bateria. Exemplo 10 pilotos:
1º - 10 pontos 2º - 9 pontos 3º - 8 pontos 4º - 7 pontos - - - 10º - 1 ponto
4.2 - Ao término das 4 baterias finais, será feita a soma dos pontos obtidos nas 3 melhores baterias de cada piloto, gerando sua pontuação total da corrida, determinando assim as posições finais da etapa. Em caso de empate na pontuação geral do dia, os critérios de desempate serão na ordem:
4.2.1 – Pontuação total sem o descarte (soma da pontuação nas 4 baterias) 4.2.2 – Melhor colocação na Tomada de Tempo 4.2.3 - Sorteio
4.3 - Em caso de mais de um Grupo de Finais (A + B + etc), a classificação geral da bateria se dará UNIFICANDO as quantidades de voltas pelo tempo obtido, entre todos os pilotos de ambos os grupos na mesma bateria.
Exemplo 14 pilotos:
Bateria 1 – GRUPO A Piloto F chegou em 1º dando 19 voltas em 5:01. Piloto G chegou em 2º dando 19 voltas em 5:05. Piloto H chegou em 3º dando 19 voltas em 5:10. Piloto I chegou em 4º dando 19 voltas em 5:14. Piloto J chegou em 5º dando 18 voltas em 5:01. Piloto K chegou em 6º dando 18 voltas em 5:05. Piloto L chegou em 7º dando 18 voltas em 5:10. Bateria 1 – GRUPO B Piloto M chegou em 1º dando 20 voltas em 5:01 Piloto N chegou em 2º dando 20 voltas em 5:05 Piloto O chegou em 3º dando 19 voltas em 5:02 Piloto P chegou em 4º dando 19 voltas em 5:07 Piloto Q chegou em 5º dando 18 voltas em 5:00 Piloto R chegou em 6º dando 17 voltas em 5:01 Piloto S chegou em 7º dando 17 voltas em 5:05
A Classificação desta bateria seria:
1º Piloto M – 14 pontos 2º Piloto N – 13 pontos 3º Piloto F – 12 pontos 4º Piloto O – 11 pontos 5º Piloto G – 10 pontos 6º Piloto P – 9 pontos 7º Piloto H – 8 pontos 8º Piloto I – 7 pontos 9º Piloto Q – 6 pontos 10º Piloto J – 5 pontos 11º Piloto K – 4 pontos 12º Piloto L – 3 pontos 13º Piloto R – 2 pontos 14º Piloto S – 1 ponto
Conforme exemplificado, nem sempre o 1º colocado de um Grupo necessariamente será o 1º colocado da Bateria.
4.4 – Em casos de EMPATE entre pilotos numa mesma bateria Final, o critério de desempate será a posição obtida nas tomadas de tempo.
4.5 – Tempo das Provas (TODAS) - 5 minutos
5 - PROCEDIMENTOS DE CORRIDA
5.1 – Largada Nas tomadas de tempo, o Diretor de Prova autorizará a largada de cada piloto nominalmente. Os carros largarão dos boxes.
5.2 - Nas demais provas Finais, o Diretor de Prova fará uma contagem regressiva iniciada em 5 e ao chegar em 1 os pilotos aguardarão o "start" do Diretor de Prova para largar. Os carros largarão da pista, na formação do grid.
5.3 - Após o final de prova os carros deverão permanecer na pista para vistoria técnica. O Vistoriador recolherá os carros dos 1º, 2º e 3º colocados, mais um carro a ser sorteado para proceder a vistoria técnica final.
6 - SOLICITAÇÃO DE TEMPO
6.1 - Poderá ser solicitado apenas UM pedido de tempo de 5 minutos, antes das provas finais, para reparo de equipamento. Durante este período a pista ficará fechada.
6.2 - Este tempo deverá ser solicitado antes da contagem regressiva no grid de largada. A partir da contagem, os carros que tiverem problemas, deverão largar dos boxes.
6.3 - O piloto que fizer a solicitação deverá largar do box e o seu lugar no grid ficará vago.
7 - TÉRMINO DA PROVA FINAL E TOMADA DE TEMPO.
7.1 – Assim que o Diretor de Prova determinar o término da Prova final, nenhum mecânico/piloto poderá ter acesso ao carro. A penalização pelo não cumprimento desta regra será a desqualificação da prova em questão.
7.2- A direção de prova poderá efetuar uma vistoria técnica a qualquer carro durante o dia todo. Seja em tomadas de tempo ou finais. Todos os carros devem aguardar a liberação pelo diretor de prova ou inspetor técnico. O piloto que retirar o carro antes do tempo determinado será desqualificado da prova. Todos os pilotos que tiverem seus carros vistoriados deverão acompanhar a vistoria técnica.
8 - PONTUAÇÃO
8.1 - Será atribuída a seguinte pontuação aos pilotos participantes:
8.2 - Pole Position = 1 ponto extra
8.3 - Pontos para posições finais da corrida:
1º lugar = 50 pts 2º lugar = 48 pts 3º lugar = 46 pts 4º lugar = 45 pts 5º lugar = 44 pts 6º lugar = 43 pts 7º lugar = 42 pts 8º lugar = 41 pts 9º lugar = 40 pts 10º lugar = 39 pts 11º lugar = seguindo a diferença de 01 ponto.
8.4 - DQ = DESQUALIFICADO: O piloto fica desqualificado da tomada ou prova em que tiver participando e poderá utilizá-la como descarte.
8.5 - DC = DESCLASSIFICADO: O piloto fica desclassificado e conseqüentemente eliminado da prova, perdendo os pontos adquiridos na etapa e não pode utilizá-la como descarte.
8.6 - Piloto inscrito e não participante receberá a pontuação equivalente a posição logo abaixo do ultimo colocado da prova. (em caso de 02 ou mais pilotos inscritos e não participantes da prova, estes receberão a mesma pontuação).
8.7 - No caso de empate entre pilotos no resultado final do campeonato, o critério de desempate será, pela ordem:
8.7.1 - Pontuação total sem descarte
8.7.2 - Maior quantidade de Vitórias
8.7.3 - Maior quantidade de Poles.
8.7.4 - Confronto direto dos resultados.
8.7.5 - Persistindo o empate, será sorteado o campeão conforme método aprovado pelo conselho.
9 - INSCRIÇÕES
9.1 - No momento da inscrição no campeonato, cada piloto receberá um número de registro que deverá ser utilizado durante todo o campeonato. Este número, com fundo branco e o digito em preto, com medida mínima de 45mm x 60mm, deverá ser fixado no pára-brisa dianteiro do carro e nos vidros laterais traseiros.
9.2 - No momento de registro, todos os pilotos devem preencher o formulário e termo de responsabilidade.
10 - VALOR E FORMAS DE PAGAMENTO:
10.1 – Taxa de Inscrição por etapa: R$ 40,00 + R$ 15,00 referente UM jogo de Pneus.
10.2 - Apenas pilotos filiados à FEBARC poderão participar do campeonato e suas etapas. Para filiar-se o piloto deverá pagar uma taxa no valor de R$ 35,00 que o credenciará a participar em qualquer competição organizada pela FEBARC em 2008.
11 - DESCARTE
11.1 – O Campeonato será realizado em 04 etapas. Cada participante somará pontos a cada etapa e ao final das 04 etapas, será declarado Campeão Paulista 2008 o participante que somar mais pontos durante toda a temporada. O Campeonato contara com 01 descarte de pontos obrigatório.
11.2 - Este descarte só será válido se a inscrição tiver sido paga, mesmo que o piloto não tenha participado da prova.
11.3 - Nos casos de desclassificação, o piloto não poderá usar a etapa para descarte.
11.4 - Na eventualidade do piloto ser o Top Qualify (melhor classificado nas tomadas de tempo) de uma determinada etapa e ao descartar a mesma, o ponto conquistado através do Top Qualify será descartado da pontuação geral do piloto no campeonato.
12 - POSIÇÃO NO PALANQUE E BOXES
12.1 - Os pilotos devem se posicionar no palanque de acordo com a ordem de largada com exceção do piloto numero 1 que tem o privilegio de escolher sua posição, sendo obrigatório o acompanhamento dos seus devidos mecânicos nas posições correspondentes ao piloto.
13 - FREQUÊNCIAS DE RADIO
13.1 - Cada piloto deverá ter, obrigatoriamente, duas frequências diferentes para a inscrição.
13.2 - Em caso da ocorrência de freqüências iguais durante as tomadas de tempo, o Diretor de provas deverá chamar os pilotos e propor a troca de freqüência dentro do espírito esportivo. Caso não ocorra a troca, haverá a retenção dos rádios pelo diretor de provas.
13.3 - Nas provas finais a preferência absoluta é do piloto que estiver mais bem classificado no campeonato, não cabendo recurso.
13.4 - É permitido o uso do equipamento DSM de modulação de freqüência. *No caso de troca de freqüência a direção de prova concederá 10 minutos para o piloto realizar a troca.
13.5 - É proibido a permanência de pilotos e mecânicos na torre de cronometragem durante toda a prova.
14 - SENSORES Todos os pilotos utilizarão obrigatoriamente sensores próprios do tipo Personal Transponder AMBrc. A organização NÃO TERÁ sensores para emprestar ou alugar.
14.1 - Os sensores utilizados serão de total responsabilidade do piloto. Portanto é solicitado ao piloto que faça correta instalação do sensor no carro e aos mecânicos que acompanhem as voltas de seus pilotos junto aos monitores.
15 - REGISTRO E VISTORIA TÉCNICA (Não será realizada vistoria técnica no inicio das atividades, somente será colocado o lacre no Chassi)
15.1 - Todos os pilotos deverão fazer o registro do seu carro, radio e numero de sensor.
15.2 - É responsabilidade do piloto estar com seu carro dentro das especificações técnicas do Campeonato.
15.3 - O carro e o radio devem ser apresentados para registro no horário estabelecido pelo cronograma de prova.
15.4 - Caberá somente ao piloto participante solicitar ao Diretor de Prova vistoria técnica suplementar de qualquer carro. Para isso, deverá proceder da seguinte forma:
15.4.1 - Pagar uma taxa no valor da inscrição da prova.
15.4.2 - Estar participando da mesma categoria.
15.4.3 - Preencher formulário próprio.
15.4.4 - Caso não seja procedente a reclamação, o piloto solicitante arcará com os custos da vistoria em favor do dono do carro vistoriado. (Ex: inutilização de qualquer peça, pneu, roda, motor ou acessório do carro para que a vistoria seja procedida).
15.4.5 - Caso seja procedente a reclamação, o Diretor de Prova desclassificará ou desqualificará o piloto envolvido da etapa, de acordo com a gravidade do fato, e o requerente não arcará com qualquer custo da vistoria, tendo o valor pago pela taxa de vistoria reembolsada.
15.4.6 - A presença dos envolvidos durante a solicitação de vistoria e julgamento é obrigatória.
15.6 - A direção de prova também poderá realizar vistorias técnicas dirigidas a qualquer carro quando ocorrer significativa discrepância dos tempos comparados entre pilotos do mesmo nível, com as mesmas conseqüências anteriormente descritas.
15.7 - Cada piloto poderá apenas utilizar um único carro, não é permitido trocar de carro durante a prova, a não ser quebra de chassi com a devida liberação e vistoria do diretor de prova.
16 - CHUVA
Em situações de Chuva, uma prova é considerada completa desde que tenham sido realizadas as tomadas de tempo. A posição geral da Etapa será então a mesma obtida nas Tomadas de Tempo.
16.1 - Caso ocorra chuva antes do início das atividades:
16.1.1 - Deverá ser aguardado o horário limite de 14:00hs para cessar a chuva e dar continuidade à competição.
16.1.2 - Persistindo a chuva, a Organização poderá cancelar a prova e verificará a possibilidade de se marcar nova data para a realização da etapa.
16.2 - Caso ocorra chuva durante a competição:
16.2.1 - Caberá ao Diretor de Prova a observância dos princípios de igualdade de condições para todos os pilotos e a decisão de interromper a corrida.
16.3 - Chuva nas tomadas de tempo:
16.3.1 - No caso de interrupção de uma tomada de tempo em virtude da chuva, todos os tempos da mesma bateria que se interrompeu serão cancelados, a fim de preservar a igualdade de condições.
16.3.2 - No caso da impossibilidade de se realizar as provas finais, será considerado como resultado final, a classificação das tomadas de tempo.
16.4 - Chuva nas provas Finais:
16.4.1 – No caso de interrupção de um heat em virtude da chuva, todos os tempos da mesma bateria que se interrompeu serão cancelados, a fim de preservar a igualdade de condições. Aguardar 60 minutos e se houver condições, reiniciar a corrida com o mesmo "grid" anterior.
16.5 - Se após 60 minutos não tiver condições para continuar, a prova será encerrada.
17- PANE NO SISTEMA DE CRONOMETRAGEM
17.1 - Serão adotados os mesmos procedimentos para o caso de chuva (item 16). Caberá à Organização da Prova a decisão final.
17.2 Em todas as situações em que ocorrer a interrupção por motivos de pane no sistema de cronometragem, seja nas tomada de tempo ou prova final, os carros ficarão em parque fechado, ate a liberação por parte do diretor de prova para reinicio imediato das atividades.
18 - PENALIZAÇÕES
18.1 - Serão aplicadas, pelo Diretor de Prova, aos pilotos ou membros de sua equipe quando do não cumprimento do regulamento.
18.2 - Salvo as penalizações previstas que não cabem recurso, as demais caberão recurso, em formulário próprio, dirigido à Organização, resguardando assim o princípio da ampla defesa. As penalizações serão divididas em:
18.3 - Advertência Verbal - O Diretor de Prova comunicará a penalização da seguinte forma: Piloto XXXX, você esta sendo advertido verbalmente por XXXXXXXX. Enquadra-se nessa categoria de penalização:
18.3.1 - Nos casos que não interfiram na performance dos pilotos adversários, como: • a) obstruir, sem insistência, a passagem de piloto mais rápido; • b) tocar um carro adversário de maneira brusca, sem que o mesmo perca sua posição;
18.4 - Stop and Go - O Diretor de Prova comunicará a penalização da seguinte forma: Piloto XXXX, "Stop and Go", você esta sendo penalizado por XXXXXXXX. Enquadra-se nessa categoria de penalização:
18.4.1 - Nos casos que interfiram na performance dos pilotos adversários, ou em faltas consideradas graves, como:
a) piloto retardatário obstruir, com insistência, a passagem de piloto mais rápido; b) usar termos de baixo calão (tanto o piloto quanto integrante de sua equipe); c) tocar um carro adversário de maneira brusca, acarretando a perda de posição do outro piloto; d) ao receber 02 advertências verbais no mesmo dia da corrida; e) falta de condições técnicas do equipamento e/ou pilotagem de forma a causar prejuízos (acidentes graves) aos demais pilotos; f) queima de largada (qualquer movimentação do carro antes da autorização de largada); g) Parar os carros com os pés; h) Realizar reparos na pista; i) Pilotar de forma que interfira no resultado da corrida. Espera deliberada por outro carro será considerado como delito grave e resultará em imediata desclassificação.
18.5 - Desqualificação
18.5.1 - Deixar de apresentar o veículo quando solicitado para a vistoria após as tomadas de tempo e sub final e final
18.5.2 - Receber 03 stop and go na mesma etapa;
18.5.3 - Reter o radio-controle nos boxes fora do horário permitido para recarga de baterias, depois de solicitado insistentemente pelo Diretor de Prova;
18.5.4 - No término dos heats nenhum piloto poderá retirar o carro antes de liberado pelo vistoriador. Os pilotos que não cumprirem esta norma serão Desqualificados.
18.5.5 - Estar com o carro fora das Especificações Técnicas.
18.5.6 - Insistir em manter o carro com algum problema técnico (Ex.: pneu rasgado ou descolado que interfira na estabilidade do carro, etc) na pista, colocando em risco a posição dos pilotos adversários.
18.6 - Desclassificação
18.6.1 - Não pagamento da taxa de inscrição da etapa;
18.6.2 - Nos casos de agressões verbais descontroladas;
18.6.3 - Nos casos de condutas irregulares intencionais e atitude anti esportiva durante a etapa;
18.6.4 - Violar ou substituir qualquer parte do carro sem aviso e autorização da Direção da Prova;
18.6.5 - Passar o sensor na antena de captação do sinal.
18.7 - Suspensão:
18.7.1 - Nos casos de fraude intencional do regulamento (ex: troca de carro ou chassis sem permissão da direção de prova, troca de pilotos durante o evento);
18.7.2 - Na segunda desclassificação durante a temporada;
18.7.3 - A prova em que ocorreu a fraude não poderá ser usada com descarte e o piloto receberá zero ponto.
18.8 - Eliminação do Campeonato
18.8.1 - Nos casos de agressões físicas.
19. - COMO CUMPRIR O STOP AND GO
19.1 - O piloto deve entrar pela pista de rolagem dos boxes, parar completamente o carro no Box em frente da torre de cronometragem e retornar pela área do Box até a pista novamente.
19.2 - O piloto penalizado terá três voltas para cumprir o Stop and Go.
19.3 - Caso falte menos de três voltas para o termino da prova, e o piloto não cumpriu sua penalização, o piloto terá diminuída 1 volta de seu total de voltas completadas até o momento, sem direito a recurso.
19.4 - Durante o Stop and Go, ninguém poderá fazer nenhum reparo no carro.
20 - PONTUAÇÃO SOB PENALIDADE
20.1 - Os pilotos desclassificados não pontuarão nas respectivas provas e nem poderão utilizá-la como descarte.
20.2 - Os pilotos desqualificados receberão os pontos referentes a ultima posição da tomada de tempo ou prova final em que estiver participado e poderão utilizá-la como descarte.
21 - PROTESTO
21.1 - Somente será aceito o protesto por escrito e com o formulário apropriado e encaminhado em mãos ao diretor de prova.
21.2 - Prazos para encaminhamento do protesto: 10 minutos após o término do heat em questão.
21.3 Todo protesto será respondido por escrito.
22 - CANCELAMENTO DE PROVA.
22.1 No caso de uma etapa ser cancelada, será utilizada a data reserva para realizar a prova anteriormente cancelada.
23- PREMIAÇÃO
A cada etapa serão premiados os 03 primeiros colocados de cada categoria. Dentro das possibilidades os 4º, 5º e 6º lugares também receberão premiações.
24 - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
A regulamentação técnica do campeonato é baseada nas regras IFMAR para campeonatos mundiais 1/10 190mm, com as devidas adaptações ou exclusões necessárias para adequar as regras ao formato de corrida.
24.1 – CHASSI: Os Chassis permitidos consistem em carros escala 1:10 190mm Turismo com tração 4X4 de fabricantes e modelos disponíveis para compra em mercado especializado ou não. A bitola máxima do carro é de 190 mm.
24.2 - BOLHAS a. A bolha deverá ser fabricada com material flexível e deverá ser devidamente pintada. Somente Bolhas tipo Sedan Turismo 2 ou 4 portas de 190mm serão permitidas. Todas as janelas devem ser totalmente transparentes sem qualquer pintura. A pintura do aerofólio é opcional. Faróis, lanternas, grades, tomadas de ar e janelas devem contrastar com a pintura do modelo.
b. O único apêndice aerodinâmico permitido é o aerofólio traseiro em corte de altura que não ultrapasse a altura do teto do carro (bolha).
c. O excesso de asa não deve ser maior que 10,00mm no seu ponto extremo medido a partir do porta malas do modelo.
d. Medidas do aerofólio : Mínimo 125x40mm Maximo 190x40mm (40mm não se refere a corda)
e. Furos: e.1. São permitidas somente as seguintes furações na bolha: - Um (1) furo de captação de ar no pára-brisa dianteiro de dimensão máxima de 50.00mm. Este furo não deve ultrapassar a linha do pára-brisa dianteiro - Ambas as janelas laterais dianteiras e o pára-brisa traseiro podem ser removidos para ventilação, exceto as janelas laterais traseiras que devem permanecer intactas. - Pequeno furo para antena de rádio poderá ser feito. - Nenhum outro furo é permitido.
e.2. O pára-choque dianteiro deve seguir o contorno da carroceria e deve ser instalado para minimizar danos do modelo que possa ser atingido por outro carro. O pára-choque deverá ser fabricado com espuma ou algum material plástico flexível. -Nenhuma parte do carro, exceto postes de fixação da bolha e tubo de antena, poderá sair da bolha. - Santo-Antonio deverá ficar por dentro da carroceria - Não é permitido qualquer acessório aerodinâmico de qualquer natureza sob a carroceria.
24.3 – PNEUS
a. Somente pneus homologados sendo o composto, insert e rodas idênticas para todos os participantes.
b. Cada piloto poderá utilizar apenas 1 jogo de pneus marcado por etapa.
c. Os pneus serão entregues no momento da vistoria inicial com a respectiva marcação para a etapa, nesse momento serão obrigatoriamente marcados com a numeração do carro a fim de se evitar troca dos mesmos.
24.4 – MOTORES, ESC e ELETRONICA - Somente serão aceitos motores Brushless podendo ser Sensored ou Sensorless. - Os motores deverão ter especificação igual ao padrão 540 size. - Serão permitidos apenas ESC eletrônicos, sendo que caso possua a função “marcha ré”, deverá estar desabilitada. - O carro deverá conter apenas UM Servo, que poderá ser digital ou analógico de qualquer marca ou modelo
24.5 – PESO Todos os modelos deverão ter no mínimo 1.500 gramas com toda eletrônica embarcada, bolha e transponder.
24.6 – TRANSMISSÃO - Permitido Chassis de tração 4X4 por correias ou cardã - Não será permitido qualquer sistema de câmbio
24.7 – BATERIAS - Somente serão permitidas baterias NICD e NIMH - Todos os packs deverão ser compostos de no máximo 6 (SEIS) Células.
a) Para a categoria STOCK, as células individuais deverão ter tensão nominal de 1,2V e capacidade de até 4300 mAh.
b) Para a categoria MODIFIED, as células individuais deverão ter tensão nominal de 1,2V e capacidade de até 4300 mAh.
- A bateria deverá ter no máximo 44mm de comprimento e 23mm de diâmetro.
25. -TELEMETRIA
25.1 - Não é permitido o uso de qualquer dispositivo eletrônico, exceto os seguintes: Dois canais do receptor que serão usados para operar direção, acelerador e freio. Quaisquer sistemas de gravação de dados poderão ser usados somente até o final dos treinos livres.
25.2 - O uso de dispositivos de controle de tração, suspensão ativa e qualquer controles de direção auxiliado por giroscópio/ sensor de força G é estritamente proibido. São permitidos somente sensores para coleta de dados e não para ajuste da performance do carro em movimento.
26 – CIRCUITOS e DATAS (TODAS AS ETAPAS SERÃO REALIZADAS NA PISTA DA AARC do ABC)
26.1 – STOCK
Etapa dia 08/03/2008 - Circuito 1 Sentido Anti Horário Etapa dia 26/04/2008 – Circuito 8 Sentido Horário Etapa dia 24/05/2008 – Circuito 3 Sentido Anti Horário Etapa dia 07/06/2008 – Circuito 5 Sentido Horário
26.2 – MODIFIED
Etapa dia 23/08/2008 – Circuito 1 Sentido Anti Horário Etapa dia 20/09/2008 – (Circuito a Sortear 12/07) Etapa dia 11/10/2008 - (Circuito a Sortear 12/07) Etapa dia 15/11/2008 - (Circuito a Sortear 12/07)
26.3 – SORTEIO Na 1ª Etapa do ano a Organização junto aos pilotos realizará um sorteio para definir as Etapas sem Circuito Pré-Programado.
26.4 – DATA RESERVA Dia 15/11/2008 fica programado como data reserva em caso da não possibilidade de realizar alguma etapa durante o calendário previsto.
Regulamento 2008 versão V1 - 20 de Fevereiro de 2008. Regulamento 2008 versão V2 - 25 de Fevereiro de 2008. Regulamento 2008 versão V3 - 30 de julho de 2008. - anexação de logos patrocinadores - votação de celulas 4.600 para modified - exclusão de 0 pontos a quem não completar 1 volta - adiamento de data da 1ª etapa modified - modificação do cronograma de horários
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Campeonato AARC do ABC EP BL 5xKv 2007 1. Introdução A organização do campeonato da AARC do ABC adota como principio básico a igualdade competitiva, privilegiando sempre o melhor piloto e não o melhor equipamento, promovendo o hobby e o bem estar social dos participantes.
2. Organização
2.1. AARC do ABC Associação automodelismo rádio controlado do ABC.
2.2. Horários As atividades dos pilotos/mecânicos poderão ser iniciadas das 8:00 horas podendo ser estendida até 18:00 horas no máximo.
2.3. Inscrições Poderão ser feitas antecipadamente (direito a Bônus) ou até término da vistoria técnica (sem direito ao Bônus).
2.4. Controle de Acesso É proibido a permanecia de pilotos e mecânicos na torre de cronometragem durante toda a prova.
2.5. Transponders É de responsabilidade exclusiva de cada piloto/equipe a perfeita fixação do sensor de cronometragem (transporder), a fixação inadequada ou não fixação não terá revisão de voltas, porem, caso haja falha comprovada no equipamento de telemetria até a terceira volta, a bateria de corrida será cancelada e reiniciada posteriormente. A não fixação do referido transponder não dá direito a parar a prova, sendo que o piloto deverá se retirar da bateria de corrida.
2.6. Freqüência de Rádio A troca de freqüência será sugerida pelo fiscal de prova, caso haja divergência e ou conflito a prioridade é do piloto que estiver numa melhor posição na tabela do campeonato, os outros pilotos deverão trocar sua freqüência, para inicio da temporada prevalece a ordem de inscrição.
2.7. Cada piloto poderá apenas utilizar um único carro, não é permitida utilização de chassis reserva, o chassis que fizer a tomada de tempo deverá ser o chassis que deverá correr aquela etapa.
2.8. Durante a corrida os rádios deverão permanecer no palanque sob supervisão, poderá ser liberado pelo fiscal de palanque para reparos caso o momento permita.
2.9. O diretor de prova poderá alterar qualquer item acima para um melhor aproveitamento e andamento das corridas.
3. Valores de Inscrição
3.2 4x4 EP 1/10 (Eletric Power) = R$ 40,00 / Sócios = R$ 30,00
Bônus:
R$ 5,00 para inscrição antecipada por etapa R$ 100,00 para inscrição antecipada do campeonato (EP),
4. Realização
4.1. Será considerada viável, toda a corrida que tenha 10 inscrições, caso contrario o diretor de prova decidirá sua realização, adiamento ou anulação da etapa.
4.2. Chuva no inicio do dia, caberá ao diretor de prova decidir o procedimento, podendo modificar o cronograma para sua realização. Caso a chuva não cesse poderá ser adiada ou cancelada a etapa.
4.3. Chuva durante a prova, caberá ao diretor de prova manter o principio de igualdade de condições podendo interromper a corrida, neste caso pode ser cancelada a etapa ou considerada finalizada dependendo do momento em que for interrompida, se considerada finalizada a pontuação na tabela será integral.
4.4 Pane no sistema, caberá ao diretor de prova modificar o cronograma, bem como adiar ou cancelar a realização da prova, ou considera-la finalizada dependendo do momento da interrupção.
4.5 Poderá ser convocado briefing por 15 minutos antes das tomadas, para resolução deste regulamento apenas na 1ª etapa, para outras argumentações em qualquer etapa.
5. Penalizações
5.1. Stop and Go
Pilotar excessivamente agressivo causando acidentes. Queima de largada Forçar passagem apoiando e ou tocando em outro carro acarretando a perda de posição do outro piloto. Palavras de baixo calão
5.2. Desclassificação
Palavras de baixo calão após punição de stop and Go Após 3 stop and Go seguidos Agressão a qualquer outro competidor
6. Pontuação do Campeonato Sempre por ordem de chegada nos 3 heats finais.
6.1. 1º 10 pontos, 2º 9 pontos, 3º 8 pontos, 4º 7 pontos, 5º 6 pontos, 6º 5 pontos, 7º 4 pontos, 8º 3 pontos, 9º 2 pontos e 10º 1 ponto. Pontos estes apenas válidos nos 3 heats da final, sendo somados para definição de classificação da etapa.
6.2. Ao término dos 3 heats será definida a ordem de classificação da etapa, e para pontuação do campeonato, apenas os 10 melhores pontuados levarão pontos para a tabela do campeonato, seguindo a mesma distribuição de pontos, de 10 a 1 ponto e não a somatória de pontos que o piloto obteve na somatória das 3 heats finais.
6.3. Desempate para a etapa será a melhor tomada de tempo, caso haja empate no campeonato pela pontuação total e depois pela pontuação geral sem descarte o desempate será o maior numero de vitórias, caso persista o empate será os melhores 2º lugares, 3º lugares e assim por diante.
7. Formato das Provas
7.1. Para Até 12 Pilotos
01 Tomada de tempo de 10 min (melhor volta) 03 Baterias Finais de 10 minutos (sem descarte)
7.2. De 13 á 24 pilotos
01 Tomada de tempo A de 10 min (melhor volta) 01 Tomada de tempo B de 10 min (melhor volta)
Após a tomada de tempo, os grids A e B serão montados de acordo com a tomada de tempo, sendo piloto 1 para grupo A, piloto 2 para grupo B, piloto 3 para grupo A e assim até o ultimo piloto.
03 Finais grupo A de 10 minutos cada 03 Finais grupo B de 10 minutos cada
7.3. O diretor de prova poderá alterar o formato da corrida se for conveniente para um bom andamento da competição.
8. Procedimentos de Corrida
8.1 Tomada de Tempo: O inicio da tomada será liberada pelo diretor de prova e os carros poderão entrar na pista a qualquer momento válido para completar a sua volta mais rápida.
8.2 Corrida: Posições definidas na pista em identificação presente. Se dará inicio a contagem regressiva de 5s e ao sinal sonoro do diretor de prova a corrida esta válida. Ao final da corrida os carros deverão permanecer na pista para vistoria técnica.
8.3 Posicionamento de grid – o heat 1 obedecerá a tomada de tempo, e os seguintes obedecerão a posição de chegada no heat anterior. OBS - Queima de largada ou movimentação antecipada por parte do piloto terá de passar pela linha dos boxes (drive though) a ser cumprido na primeira volta, não caberá desculpas de interferências, ou qualquer outra alegação, movimentou o carro no grid ou largou antes do comando deverá cumprir punição imediata. Queima de largada nos dois primeiros heats acarretará saída dos boxes no terceiro heat.
9. Cronograma
Inscrições e vistorias 8:00 ás 9:10 horas (neste período pista aberta para treinos) Tomadas de tempo 9:30 horas Corrida 10:30 horas Intervalo de 10 minutos entre cada bateria (tomada de tempo ou corridas). O horário poderá ser alterado caso ocorra chuva ou outro problema que a direção definir adequado o atraso. Premiação 13:00 horas
9.1. poderá o piloto pedir tempo de reparo de 15min nos heats finais, 1 pedido por piloto apenas, sendo que o solicitante deve largar dos boxes, após o ultimo carro passar, e, somente será aceito o pedido de tempo caso seja solicitado antes da contagem dos 5s de inicio do heat.
10. Premiações Os três primeiros colocados receberão troféus em todas as etapas, dentro do possível será distribuído medalhas do 4º ao 6º lugar. Dependendo do número de inscritos poderemos premiar também o pole position com troféu ou medalha.
11. Registro Após seu registro como piloto/competidor seu crachá deverá ser usado em todas as etapas, dependendo da categoria será obrigatório a identificação numérica dos carros em todas as etapas.
12. Especificações Técnicas
12.1. Chassis Somente permitidos modelos de chassis de fabricantes e modelos disponíveis para compra em mercado especializado ou não, desde que sejam equipamentos de série, protótipos não serão permitidos.
12.2 Bolhas Somente Bolha Turismo tipo Sedan 4 portas de 190mm ou 200mm, a mesma deverá estar completamente pintada, o único apêndice aerodinâmico permitido é o aerofólio traseiro em corte de altura que não ultrapasse a altura do teto do carro (bolha). Cortes permitidos apenas nas janelas dianteiras laterais, que poderão ser completamente removidas (somente laterais dianteiras).
12.3 Pneus Somente pneus da Alpha RC, composto, insert e rodas devem ser idêntica para todos os participantes.
12.4 Sistemas de rádio Permitidos rádios de freqüências 27mhz, 40mhz, 75mhz e 2.4Ghz
12.5 – Eletrônica de motorização (ESC e Motores) Somente será aceito sistema Brushless (motor e speed eletrônico), tipos Sensored ou Sensorless.
12.5.1 – Motores No caso de Motor Sensored o único permitido será o Novak SS5800 e no caso de Motor Sensorless será o Castle Creations 5700KV (somente motores originais). Alterações de rolamentos, rotores serão considerados fora de regulamento e o piloto perderá a pontuação daquela etapa.
12.5.2 – Speed eletrônico ESC´s Sensored permitidos: Novak Sport, Novak Sport Plus, LRP Sphere, LRP Sphere Competition ESC´s Sensorless permitidos: Castle Creations Mamba Max, Quark 65A, Quark 80B
12.6 – Servos – permitidos servos digitais ou analógicos de qualquer marca e modelo.
12.7 – Peso Todos os modelos deverão contar com 1500gramas com toda a eletrônica ambarcada, bolha e transponder. Cada carro deve ser pesado após cada heat de corrida ou tomada de tempo que participar (a ser feito na vistoria).
12.8 – Transmissão Permitidos chassis de tração 4x4, por correias ou cardã. Não será permitido marchas nos sistemas de transmissão de carros elétricos. Pulley central apenas blocado. Diferencial traseiro Front Spool (blocado) ou Diferencial na dianteira (apenas)
12.9 – Proibições de transmissão dianteira O sistema Front One Way, Front One Way blocado e também o pulley central One Way estão vetados, proibidos de serem utilizados em tomadas de tempo ou em corridas neste campeonato, a decisão de proibir este sistema dá-se pelo fato de que estes sistemas podem prejudicar outros pilotos pela sua deficiência de frenagem, queremos evitar que prejudiquem outros competidores nos pontos de frenagem ou momentos críticos da corrida onde é necessário frenagem podendo acarretar acidentes e toques em outros competidores.
2.9 – Baterias Somente o máximo de 6 celulas tipo NiCd ou NiMh e capacidade máxima de 4300mah
13.0 – Vistoria Ao Final de cada heat ou tomada de tempo, todos os chassis deverão ser entregues completos como saíram da pista para serem vistoriados. Os itens a serem verificados serão bateria, ESC, Motor, Pneus e rodas, sistema de transmissão dianteira, pulley central, bolha e por fim, o peso.
14.0 - Datas das etapas:
1ª - 03/02/2007 2ª - 17/02/2007 3ª - 07/04/2007 5ª - 15/05/2007 6ª - 23/06/2007
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