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MensagemEnviado: Seg Ago 18, 2008 10:06 pm 
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Gostaria de convidar os amigos aqui de Brasilia para comecarmos, se for do interesse de todos, a montar regras e formato para um calendario eletrico em Brasilia.
Estou pensando em comprar um sistema de cronometragem e podemos discutir como formar um grupo para regras e assim dar start numa organizacao para rc eletrico.
Creio ser indispensavel definir regras, como ja corri a muito tempo atras tenho como procurar as regras que usavamos e que dava certo.
Creio ser importante tambem, termos uma categoria principal, com motores de competicao e uma categoria LATINHA, pois assim fica mais facil captar novos pilotos (por uma questao de custo e menos necessidade de conhecimento para comecar).

Aguardo respostas para podermos tentar comecar
Rodrigo Guimaraes


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MensagemEnviado: Seg Ago 18, 2008 11:22 pm 
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Oi Rodrigo,
Pois é, como você viu, estávamos discutindo isso no forum mas como ainda somos poucos aqui em bsb (que eu saiba somos 8 :eu, você, thobias, marco, masiato, zaranza, sattin e fábio) e com motorizações completamente diferentes, fica um pouco difícil. Tá, oito até que já dá um grid legal, mas é muito difícil todo mundo se encontrar na pista, aliás, você conheceu alguém além de mim? A maior quantidade pe EPs andando junto foi na corridinha junto com o pessoal dos GPs, 5, e isso a muito custo.
Talvez, apenas o campeonato de latinha ou de 27t seria mais viável, pois estes motores qualquer ESC e chassis suportam. Motores modified com ESC para o mesmo custam o mesmo ou mais que um RTR, temos que pensar na condição financeira da maioria para encher a pista.
Pelo que eu vi aqui no forum, tem mais gente por aqui que tem carro mas eu nunca vi na pista (por exemplo o Luciano frutuoso e o leandrosdf, sei que tem mais por aí), cadê essas pessoas?
Talvez, para realizar um campeonato de EP seria mais lógico mesmo utilizar a estrutura que o pessoal dos GPs monta, mas acho eles muito desorgaizados e também acho um pouco abusivo o preço da inscrição que eles propõe, isso desanima.
Abraços,
Pompeu

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MensagemEnviado: Ter Ago 19, 2008 6:53 am 
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Sem duvida latinha ou 27t facilitam muito pois deixam o preco mais barato.
Na verdade creio que o principal seria organizar as pessoas, sentar, conversar, e ai sim criar as regras e partir para captar pilotos.
Por exemplo, um sistema de cronometragem e um computador seria o start, posso colocar um micro a disposicao, com apenas isso nao precisamos de ninguem para organizar, precisamos apenas da pista.
Como voce bem sabe podemos importar um sistema de cronometragem para 6 carros por uns 350,00 dolares mais frete e taxas, cada sensor extra sai na faixa de uns 50 dolares mais frete e taxas. Tenho interesse e sei de um amigo que tambem tem...ja sao dois para iniciar a estrutura.
La no Rio, muitos anos atras, isso foi possivel pois uma ou duas lojas resolveram investir e fizemos corridas (ridiculas) em um shopping, depois disso muita gente nova entrou no hobby e tivemos corridas com mais de 25 corredores....
Tenho um amigo que tem conhecimento nesta area de eventos em shopping center e ja fez pelo menos uns dois aqui em Brasilia.
Quem sabe nao podemos organizar uns dois dias de apresentacao, sem fim lucrativo, apenas para atrair o interesse das pessoas.....
Eu conto por dois pois posso correr e meu fiho tambem....
Proponho que 4 ou 5 pessoas (eu, voce e mais dois pelo menos) comecemos a conversar sobre as regras e a parir dai comecamos a correr atras de uma estrura minima.
Tenho algum conhecimento negocial e estou certo que podemos chegar a algum lugar...


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MensagemEnviado: Ter Ago 19, 2008 8:41 am 
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rpompeu escreveu:
Talvez, para realizar um campeonato de EP seria mais lógico mesmo utilizar a estrutura que o pessoal dos GPs monta, mas acho eles muito desorgaizados e também acho um pouco abusivo o preço da inscrição que eles propõe, isso desanima.
Abraços,
Pompeu


se eles são desorganizados, por que não montar um dia do EP diferente do GP. é como fazemos aqui em SP. assim acho que o pessoal de EP faz as coisas com mais prazer. e talvez mais organizado.

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MensagemEnviado: Seg Ago 25, 2008 9:46 am 
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Registrado em: Sáb Jan 26, 2008 6:29 pm
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Rodrigo,
olha o regulameno paulista EP (tirado do site da AARC)

CATEGORIAS STOCK E MODIFIED

A organização do campeonato Paulista EP 2008 adota como principio básico a igualdade competitiva, privilegiando sempre o melhor piloto e não o melhor equipamento, promovendo o hobby e o bem estar social dos participantes.

As hipóteses não previstas neste regulamento serão decididas pelo Diretor de Prova. Os adendos serão regulamentados pelos membros da Comissão de Corridas, que tem por integrantes os Srs. Cristiano Carpinelli, Marcos Mayer e Denis Roschel além do eventual Representante da categoria. Os membros da Comissão ficam encarregados de preparar adendos sobre situações não previstas no Regulamento 2008.

O Diretor de Prova terá total autonomia para modificar o cronograma se julgar necessário para o bom andamento do evento. Também procuramos esclarecer aqui os itens a serem vistoriados, nos colocando à disposição para eventuais dúvidas. Esperamos que com esse regulamento todos possam ter as mesmas condições de competitividade.

1 – INTRODUÇÃO

O Campeonato Paulista 2008 EP BL Onroad STOCK será realizado em 04 etapas durante o 1º semestre da temporada 2008. Cada participante somará pontos a cada etapa e ao final do Campeonato, será declarado Campeão Paulista 2008 o participante que somar mais pontos durante toda a temporada.

O Campeonato contará com 01 descarte de pontos obrigatório. Cada participante obrigatoriamente terá que descartar o pior resultado entre as 4 Etapas.

O Campeonato Paulista 2008 EP BL Onroad MODIFIED será realizado em 04 etapas durante o 2º semestre da temporada 2008. Cada participante somará pontos a cada etapa e ao final do Campeonato, será declarado Campeão Paulista 2008 o participante que somar mais pontos durante toda a temporada.

O Campeonato contará com 01 descarte de pontos obrigatório. Cada participante obrigatoriamente terá que descartar o pior resultado entre as 4 Etapas.

2 - CATEGORIAS


STOCK: Motores Brushless até 5999 Kv tamanho 540 size
MODIFIED: Motores Brushless sem limites de giro tamanho 540 size

3 - REGULAMENTAÇÃO DAS CORRIDAS

3.1 - Horários das Atividades

3.1.1 - As atividades dos pilotos/mecânicos só poderão iniciar-se a partir das 12:00h e poderão estender-se, no máximo, até às 18:00 h.

3.1.2 – Cronograma:

07:00h às 12:00 Pista fechada para Campeonato Latinha
12:00h às 13:00h Inscrição e Lacração de Chassi (treinos Livres para todos os pilotos)
13:30h Tomadas de Tempo
14:10h Provas Finais (Intervalo de 50 minutos entre cada bateria).
18:00h Premiação
3.1.3 - O horário poderá ser alterado caso ocorra chuva ou outro problema.

3.2 - Quantidade de provas pelo número de inscritos

3.2.1 – Até 12 pilotos: 4 Finais com um descarte. Os pilotos classificam-se para a primeira Final na ordem exata dos melhores tempos obtidos nas tomadas de tempo. A Classificação das demais Finais será a posição obtida na Final anterior.

3.2.2 – Até 24 pilotos: Os pilotos serão divididos em Grupos A e B. 4 Finais A (até 12 pilotos) + 4 Finais B (até 12 pilotos) com um descarte. A distribuição dos pilotos para os grupos será intercalada pelos tempos obtidos nas tomadas de tempo. Exemplo:

1º colocado nas tomadas – 1º lugar no grid Final Grupo A
2º colocado nas tomadas - 1º lugar no grid Final Grupo B
3º colocado nas tomadas – 2º lugar no grid Final Grupo A
4º colocado nas tomadas – 2º lugar no grid Final Grupo B
E assim sucessivamente.
3.2.2.1 – A partir da formação dos grupos na Final 1, o grid de largada das demais Finais será a posição obtida na Final anterior.

3.2.3 – Acima de 24 pilotos: 4 Finais (A + B + C) ou quantas forem necessárias (até 12 pilotos cada) com um descarte. A distribuição dos pilotos para os grupos será intercalada pelos tempos obtidos nas tomadas de tempo, vide exemplos nos itens acima.

3.4 - Treinos Livres

3.4.1 - Cada piloto poderá realizar treinos livres a partir do momento que tenha realizado a inscrição/lacração de Chassi junto à organização das 12:00 até as 13:00 horas.

3.5 - Tomada de tempo: Será realizada 01 tomada de tempo para cada categoria. Será considerada a melhor tomada de tempo para efeito de classificação por índice técnico.

Duração: (5 minutos)

3.5.1 - Formato e seqüência previstos para as Tomadas de tempo: Heats - Na 1.a etapa do campeonato serão formados os heats de tomadas de tempo com base na classificação final do campeonato do ano anterior. A partir da 2ª etapa serão formados com base na classificação atual do campeonato.

3.6 - Formação de grid:

3.6.1 – Até 12 pilotos: 4 Finais diretas. A Final 1 com grid ordenado pelos resultados obtidos nas tomadas de tempo. As demais Finais com o grid ordenado pelo resultado da Final anterior.

3.6.2 – Acima de 12 pilotos: 4 Finais (A + B + quantas forem necessárias) com um mínimo de 6 pilotos em cada Grupo. Formação de grid vide item anterior.

4 – PONTUAÇÃO POR FINAIS (BATERIAS)

4.1 – Cada piloto receberá uma pontuação em cada bateria Final, com valor inicial igual ao número de pilotos e decrescente dependendo do número de participantes de cada bateria.
Exemplo 10 pilotos:

1º - 10 pontos
2º - 9 pontos
3º - 8 pontos
4º - 7 pontos
-
-
-
10º - 1 ponto

4.2 - Ao término das 4 baterias finais, será feita a soma dos pontos obtidos nas 3 melhores baterias de cada piloto, gerando sua pontuação total da corrida, determinando assim as posições finais da etapa. Em caso de empate na pontuação geral do dia, os critérios de desempate serão na ordem:

4.2.1 – Pontuação total sem o descarte (soma da pontuação nas 4 baterias) 4.2.2 – Melhor colocação na Tomada de Tempo 4.2.3 - Sorteio

4.3 - Em caso de mais de um Grupo de Finais (A + B + etc), a classificação geral da bateria se dará UNIFICANDO as quantidades de voltas pelo tempo obtido, entre todos os pilotos de ambos os grupos na mesma bateria.


Exemplo 14 pilotos:

Bateria 1 – GRUPO A
Piloto F chegou em 1º dando 19 voltas em 5:01.
Piloto G chegou em 2º dando 19 voltas em 5:05.
Piloto H chegou em 3º dando 19 voltas em 5:10.
Piloto I chegou em 4º dando 19 voltas em 5:14.
Piloto J chegou em 5º dando 18 voltas em 5:01.
Piloto K chegou em 6º dando 18 voltas em 5:05.
Piloto L chegou em 7º dando 18 voltas em 5:10.
Bateria 1 – GRUPO B
Piloto M chegou em 1º dando 20 voltas em 5:01
Piloto N chegou em 2º dando 20 voltas em 5:05
Piloto O chegou em 3º dando 19 voltas em 5:02
Piloto P chegou em 4º dando 19 voltas em 5:07
Piloto Q chegou em 5º dando 18 voltas em 5:00
Piloto R chegou em 6º dando 17 voltas em 5:01
Piloto S chegou em 7º dando 17 voltas em 5:05

A Classificação desta bateria seria:


1º Piloto M – 14 pontos
2º Piloto N – 13 pontos
3º Piloto F – 12 pontos
4º Piloto O – 11 pontos
5º Piloto G – 10 pontos
6º Piloto P – 9 pontos
7º Piloto H – 8 pontos
8º Piloto I – 7 pontos
9º Piloto Q – 6 pontos
10º Piloto J – 5 pontos
11º Piloto K – 4 pontos
12º Piloto L – 3 pontos
13º Piloto R – 2 pontos
14º Piloto S – 1 ponto

Conforme exemplificado, nem sempre o 1º colocado de um Grupo necessariamente será o 1º colocado da Bateria.

4.4 – Em casos de EMPATE entre pilotos numa mesma bateria Final, o critério de desempate será a posição obtida nas tomadas de tempo.

4.5 – Tempo das Provas (TODAS) - 5 minutos

5 - PROCEDIMENTOS DE CORRIDA

5.1 – Largada Nas tomadas de tempo, o Diretor de Prova autorizará a largada de cada piloto nominalmente. Os carros largarão dos boxes.

5.2 - Nas demais provas Finais, o Diretor de Prova fará uma contagem regressiva iniciada em 5 e ao chegar em 1 os pilotos aguardarão o "start" do Diretor de Prova para largar. Os carros largarão da pista, na formação do grid.

5.3 - Após o final de prova os carros deverão permanecer na pista para vistoria técnica. O Vistoriador recolherá os carros dos 1º, 2º e 3º colocados, mais um carro a ser sorteado para proceder a vistoria técnica final.

6 - SOLICITAÇÃO DE TEMPO

6.1 - Poderá ser solicitado apenas UM pedido de tempo de 5 minutos, antes das provas finais, para reparo de equipamento. Durante este período a pista ficará fechada.

6.2 - Este tempo deverá ser solicitado antes da contagem regressiva no grid de largada. A partir da contagem, os carros que tiverem problemas, deverão largar dos boxes.

6.3 - O piloto que fizer a solicitação deverá largar do box e o seu lugar no grid ficará vago.

7 - TÉRMINO DA PROVA FINAL E TOMADA DE TEMPO.

7.1 – Assim que o Diretor de Prova determinar o término da Prova final, nenhum mecânico/piloto poderá ter acesso ao carro. A penalização pelo não cumprimento desta regra será a desqualificação da prova em questão.

7.2- A direção de prova poderá efetuar uma vistoria técnica a qualquer carro durante o dia todo. Seja em tomadas de tempo ou finais. Todos os carros devem aguardar a liberação pelo diretor de prova ou inspetor técnico. O piloto que retirar o carro antes do tempo determinado será desqualificado da prova. Todos os pilotos que tiverem seus carros vistoriados deverão acompanhar a vistoria técnica.

8 - PONTUAÇÃO

8.1 - Será atribuída a seguinte pontuação aos pilotos participantes:

8.2 - Pole Position = 1 ponto extra

8.3 - Pontos para posições finais da corrida:

1º lugar = 50 pts
2º lugar = 48 pts
3º lugar = 46 pts
4º lugar = 45 pts
5º lugar = 44 pts
6º lugar = 43 pts
7º lugar = 42 pts
8º lugar = 41 pts
9º lugar = 40 pts
10º lugar = 39 pts
11º lugar = seguindo a diferença de 01 ponto.

8.4 - DQ = DESQUALIFICADO: O piloto fica desqualificado da tomada ou prova em que tiver participando e poderá utilizá-la como descarte.

8.5 - DC = DESCLASSIFICADO: O piloto fica desclassificado e conseqüentemente eliminado da prova, perdendo os pontos adquiridos na etapa e não pode utilizá-la como descarte.

8.6 - Piloto inscrito e não participante receberá a pontuação equivalente a posição logo abaixo do ultimo colocado da prova. (em caso de 02 ou mais pilotos inscritos e não participantes da prova, estes receberão a mesma pontuação).

8.7 - No caso de empate entre pilotos no resultado final do campeonato, o critério de desempate será, pela ordem:

8.7.1 - Pontuação total sem descarte

8.7.2 - Maior quantidade de Vitórias

8.7.3 - Maior quantidade de Poles.

8.7.4 - Confronto direto dos resultados.

8.7.5 - Persistindo o empate, será sorteado o campeão conforme método aprovado pelo conselho.

9 - INSCRIÇÕES

9.1 - No momento da inscrição no campeonato, cada piloto receberá um número de registro que deverá ser utilizado durante todo o campeonato. Este número, com fundo branco e o digito em preto, com medida mínima de 45mm x 60mm, deverá ser fixado no pára-brisa dianteiro do carro e nos vidros laterais traseiros.

9.2 - No momento de registro, todos os pilotos devem preencher o formulário e termo de responsabilidade.

10 - VALOR E FORMAS DE PAGAMENTO:

10.1 – Taxa de Inscrição por etapa: R$ 40,00 + R$ 15,00 referente UM jogo de Pneus.

10.2 - Apenas pilotos filiados à FEBARC poderão participar do campeonato e suas etapas. Para filiar-se o piloto deverá pagar uma taxa no valor de R$ 35,00 que o credenciará a participar em qualquer competição organizada pela FEBARC em 2008.

11 - DESCARTE

11.1 – O Campeonato será realizado em 04 etapas. Cada participante somará pontos a cada etapa e ao final das 04 etapas, será declarado Campeão Paulista 2008 o participante que somar mais pontos durante toda a temporada. O Campeonato contara com 01 descarte de pontos obrigatório.

11.2 - Este descarte só será válido se a inscrição tiver sido paga, mesmo que o piloto não tenha participado da prova.

11.3 - Nos casos de desclassificação, o piloto não poderá usar a etapa para descarte.

11.4 - Na eventualidade do piloto ser o Top Qualify (melhor classificado nas tomadas de tempo) de uma determinada etapa e ao descartar a mesma, o ponto conquistado através do Top Qualify será descartado da pontuação geral do piloto no campeonato.

12 - POSIÇÃO NO PALANQUE E BOXES

12.1 - Os pilotos devem se posicionar no palanque de acordo com a ordem de largada com exceção do piloto numero 1 que tem o privilegio de escolher sua posição, sendo obrigatório o acompanhamento dos seus devidos mecânicos nas posições correspondentes ao piloto.

13 - FREQUÊNCIAS DE RADIO

13.1 - Cada piloto deverá ter, obrigatoriamente, duas frequências diferentes para a inscrição.

13.2 - Em caso da ocorrência de freqüências iguais durante as tomadas de tempo, o Diretor de provas deverá chamar os pilotos e propor a troca de freqüência dentro do espírito esportivo. Caso não ocorra a troca, haverá a retenção dos rádios pelo diretor de provas.

13.3 - Nas provas finais a preferência absoluta é do piloto que estiver mais bem classificado no campeonato, não cabendo recurso.

13.4 - É permitido o uso do equipamento DSM de modulação de freqüência. *No caso de troca de freqüência a direção de prova concederá 10 minutos para o piloto realizar a troca.

13.5 - É proibido a permanência de pilotos e mecânicos na torre de cronometragem durante toda a prova.

14 - SENSORES Todos os pilotos utilizarão obrigatoriamente sensores próprios do tipo Personal Transponder AMBrc. A organização NÃO TERÁ sensores para emprestar ou alugar.

14.1 - Os sensores utilizados serão de total responsabilidade do piloto. Portanto é solicitado ao piloto que faça correta instalação do sensor no carro e aos mecânicos que acompanhem as voltas de seus pilotos junto aos monitores.

15 - REGISTRO E VISTORIA TÉCNICA (Não será realizada vistoria técnica no inicio das atividades, somente será colocado o lacre no Chassi)

15.1 - Todos os pilotos deverão fazer o registro do seu carro, radio e numero de sensor.

15.2 - É responsabilidade do piloto estar com seu carro dentro das especificações técnicas do Campeonato.

15.3 - O carro e o radio devem ser apresentados para registro no horário estabelecido pelo cronograma de prova.

15.4 - Caberá somente ao piloto participante solicitar ao Diretor de Prova vistoria técnica suplementar de qualquer carro. Para isso, deverá proceder da seguinte forma:

15.4.1 - Pagar uma taxa no valor da inscrição da prova.

15.4.2 - Estar participando da mesma categoria.

15.4.3 - Preencher formulário próprio.

15.4.4 - Caso não seja procedente a reclamação, o piloto solicitante arcará com os custos da vistoria em favor do dono do carro vistoriado. (Ex: inutilização de qualquer peça, pneu, roda, motor ou acessório do carro para que a vistoria seja procedida).

15.4.5 - Caso seja procedente a reclamação, o Diretor de Prova desclassificará ou desqualificará o piloto envolvido da etapa, de acordo com a gravidade do fato, e o requerente não arcará com qualquer custo da vistoria, tendo o valor pago pela taxa de vistoria reembolsada.

15.4.6 - A presença dos envolvidos durante a solicitação de vistoria e julgamento é obrigatória.

15.6 - A direção de prova também poderá realizar vistorias técnicas dirigidas a qualquer carro quando ocorrer significativa discrepância dos tempos comparados entre pilotos do mesmo nível, com as mesmas conseqüências anteriormente descritas.

15.7 - Cada piloto poderá apenas utilizar um único carro, não é permitido trocar de carro durante a prova, a não ser quebra de chassi com a devida liberação e vistoria do diretor de prova.

16 - CHUVA

Em situações de Chuva, uma prova é considerada completa desde que tenham sido realizadas as tomadas de tempo. A posição geral da Etapa será então a mesma obtida nas Tomadas de Tempo.

16.1 - Caso ocorra chuva antes do início das atividades:

16.1.1 - Deverá ser aguardado o horário limite de 14:00hs para cessar a chuva e dar continuidade à competição.

16.1.2 - Persistindo a chuva, a Organização poderá cancelar a prova e verificará a possibilidade de se marcar nova data para a realização da etapa.

16.2 - Caso ocorra chuva durante a competição:

16.2.1 - Caberá ao Diretor de Prova a observância dos princípios de igualdade de condições para todos os pilotos e a decisão de interromper a corrida.

16.3 - Chuva nas tomadas de tempo:

16.3.1 - No caso de interrupção de uma tomada de tempo em virtude da chuva, todos os tempos da mesma bateria que se interrompeu serão cancelados, a fim de preservar a igualdade de condições.

16.3.2 - No caso da impossibilidade de se realizar as provas finais, será considerado como resultado final, a classificação das tomadas de tempo.

16.4 - Chuva nas provas Finais:

16.4.1 – No caso de interrupção de um heat em virtude da chuva, todos os tempos da mesma bateria que se interrompeu serão cancelados, a fim de preservar a igualdade de condições. Aguardar 60 minutos e se houver condições, reiniciar a corrida com o mesmo "grid" anterior.

16.5 - Se após 60 minutos não tiver condições para continuar, a prova será encerrada.

17- PANE NO SISTEMA DE CRONOMETRAGEM

17.1 - Serão adotados os mesmos procedimentos para o caso de chuva (item 16). Caberá à Organização da Prova a decisão final.

17.2 Em todas as situações em que ocorrer a interrupção por motivos de pane no sistema de cronometragem, seja nas tomada de tempo ou prova final, os carros ficarão em parque fechado, ate a liberação por parte do diretor de prova para reinicio imediato das atividades.

18 - PENALIZAÇÕES

18.1 - Serão aplicadas, pelo Diretor de Prova, aos pilotos ou membros de sua equipe quando do não cumprimento do regulamento.

18.2 - Salvo as penalizações previstas que não cabem recurso, as demais caberão recurso, em formulário próprio, dirigido à Organização, resguardando assim o princípio da ampla defesa. As penalizações serão divididas em:

18.3 - Advertência Verbal - O Diretor de Prova comunicará a penalização da seguinte forma: Piloto XXXX, você esta sendo advertido verbalmente por XXXXXXXX. Enquadra-se nessa categoria de penalização:

18.3.1 - Nos casos que não interfiram na performance dos pilotos adversários, como: • a) obstruir, sem insistência, a passagem de piloto mais rápido; • b) tocar um carro adversário de maneira brusca, sem que o mesmo perca sua posição;

18.4 - Stop and Go - O Diretor de Prova comunicará a penalização da seguinte forma: Piloto XXXX, "Stop and Go", você esta sendo penalizado por XXXXXXXX. Enquadra-se nessa categoria de penalização:

18.4.1 - Nos casos que interfiram na performance dos pilotos adversários, ou em faltas consideradas graves, como:

a) piloto retardatário obstruir, com insistência, a passagem de piloto mais rápido;
b) usar termos de baixo calão (tanto o piloto quanto integrante de sua equipe);
c) tocar um carro adversário de maneira brusca, acarretando a perda de posição do outro piloto;
d) ao receber 02 advertências verbais no mesmo dia da corrida;
e) falta de condições técnicas do equipamento e/ou pilotagem de forma a causar prejuízos (acidentes graves) aos demais pilotos;
f) queima de largada (qualquer movimentação do carro antes da autorização de largada);
g) Parar os carros com os pés;
h) Realizar reparos na pista;
i) Pilotar de forma que interfira no resultado da corrida. Espera deliberada por outro carro será considerado como delito grave e resultará em imediata desclassificação.

18.5 - Desqualificação

18.5.1 - Deixar de apresentar o veículo quando solicitado para a vistoria após as tomadas de tempo e sub final e final

18.5.2 - Receber 03 stop and go na mesma etapa;

18.5.3 - Reter o radio-controle nos boxes fora do horário permitido para recarga de baterias, depois de solicitado insistentemente pelo Diretor de Prova;

18.5.4 - No término dos heats nenhum piloto poderá retirar o carro antes de liberado pelo vistoriador. Os pilotos que não cumprirem esta norma serão Desqualificados.

18.5.5 - Estar com o carro fora das Especificações Técnicas.

18.5.6 - Insistir em manter o carro com algum problema técnico (Ex.: pneu rasgado ou descolado que interfira na estabilidade do carro, etc) na pista, colocando em risco a posição dos pilotos adversários.

18.6 - Desclassificação

18.6.1 - Não pagamento da taxa de inscrição da etapa;

18.6.2 - Nos casos de agressões verbais descontroladas;

18.6.3 - Nos casos de condutas irregulares intencionais e atitude anti esportiva durante a etapa;

18.6.4 - Violar ou substituir qualquer parte do carro sem aviso e autorização da Direção da Prova;

18.6.5 - Passar o sensor na antena de captação do sinal.

18.7 - Suspensão:

18.7.1 - Nos casos de fraude intencional do regulamento (ex: troca de carro ou chassis sem permissão da direção de prova, troca de pilotos durante o evento);

18.7.2 - Na segunda desclassificação durante a temporada;

18.7.3 - A prova em que ocorreu a fraude não poderá ser usada com descarte e o piloto receberá zero ponto.

18.8 - Eliminação do Campeonato

18.8.1 - Nos casos de agressões físicas.

19. - COMO CUMPRIR O STOP AND GO

19.1 - O piloto deve entrar pela pista de rolagem dos boxes, parar completamente o carro no Box em frente da torre de cronometragem e retornar pela área do Box até a pista novamente.

19.2 - O piloto penalizado terá três voltas para cumprir o Stop and Go.

19.3 - Caso falte menos de três voltas para o termino da prova, e o piloto não cumpriu sua penalização, o piloto terá diminuída 1 volta de seu total de voltas completadas até o momento, sem direito a recurso.

19.4 - Durante o Stop and Go, ninguém poderá fazer nenhum reparo no carro.

20 - PONTUAÇÃO SOB PENALIDADE

20.1 - Os pilotos desclassificados não pontuarão nas respectivas provas e nem poderão utilizá-la como descarte.

20.2 - Os pilotos desqualificados receberão os pontos referentes a ultima posição da tomada de tempo ou prova final em que estiver participado e poderão utilizá-la como descarte.

21 - PROTESTO

21.1 - Somente será aceito o protesto por escrito e com o formulário apropriado e encaminhado em mãos ao diretor de prova.

21.2 - Prazos para encaminhamento do protesto: 10 minutos após o término do heat em questão.

21.3 Todo protesto será respondido por escrito.

22 - CANCELAMENTO DE PROVA.

22.1 No caso de uma etapa ser cancelada, será utilizada a data reserva para realizar a prova anteriormente cancelada.

23- PREMIAÇÃO

A cada etapa serão premiados os 03 primeiros colocados de cada categoria. Dentro das possibilidades os 4º, 5º e 6º lugares também receberão premiações.

24 - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

A regulamentação técnica do campeonato é baseada nas regras IFMAR para campeonatos mundiais 1/10 190mm, com as devidas adaptações ou exclusões necessárias para adequar as regras ao formato de corrida.

24.1 – CHASSI: Os Chassis permitidos consistem em carros escala 1:10 190mm Turismo com tração 4X4 de fabricantes e modelos disponíveis para compra em mercado especializado ou não. A bitola máxima do carro é de 190 mm.

24.2 - BOLHAS a. A bolha deverá ser fabricada com material flexível e deverá ser devidamente pintada. Somente Bolhas tipo Sedan Turismo 2 ou 4 portas de 190mm serão permitidas. Todas as janelas devem ser totalmente transparentes sem qualquer pintura. A pintura do aerofólio é opcional. Faróis, lanternas, grades, tomadas de ar e janelas devem contrastar com a pintura do modelo.

b. O único apêndice aerodinâmico permitido é o aerofólio traseiro em corte de altura que não ultrapasse a altura do teto do carro (bolha).

c. O excesso de asa não deve ser maior que 10,00mm no seu ponto extremo medido a partir do porta malas do modelo.

d. Medidas do aerofólio : Mínimo 125x40mm Maximo 190x40mm (40mm não se refere a corda)

e. Furos: e.1. São permitidas somente as seguintes furações na bolha: - Um (1) furo de captação de ar no pára-brisa dianteiro de dimensão máxima de 50.00mm. Este furo não deve ultrapassar a linha do pára-brisa dianteiro - Ambas as janelas laterais dianteiras e o pára-brisa traseiro podem ser removidos para ventilação, exceto as janelas laterais traseiras que devem permanecer intactas. - Pequeno furo para antena de rádio poderá ser feito. - Nenhum outro furo é permitido.

e.2. O pára-choque dianteiro deve seguir o contorno da carroceria e deve ser instalado para minimizar danos do modelo que possa ser atingido por outro carro. O pára-choque deverá ser fabricado com espuma ou algum material plástico flexível. -Nenhuma parte do carro, exceto postes de fixação da bolha e tubo de antena, poderá sair da bolha. - Santo-Antonio deverá ficar por dentro da carroceria - Não é permitido qualquer acessório aerodinâmico de qualquer natureza sob a carroceria.

24.3 – PNEUS

a. Somente pneus homologados sendo o composto, insert e rodas idênticas para todos os participantes.

b. Cada piloto poderá utilizar apenas 1 jogo de pneus marcado por etapa.

c. Os pneus serão entregues no momento da vistoria inicial com a respectiva marcação para a etapa, nesse momento serão obrigatoriamente marcados com a numeração do carro a fim de se evitar troca dos mesmos.

24.4 – MOTORES, ESC e ELETRONICA - Somente serão aceitos motores Brushless podendo ser Sensored ou Sensorless. - Os motores deverão ter especificação igual ao padrão 540 size. - Serão permitidos apenas ESC eletrônicos, sendo que caso possua a função “marcha ré”, deverá estar desabilitada. - O carro deverá conter apenas UM Servo, que poderá ser digital ou analógico de qualquer marca ou modelo

24.5 – PESO Todos os modelos deverão ter no mínimo 1.500 gramas com toda eletrônica embarcada, bolha e transponder.

24.6 – TRANSMISSÃO - Permitido Chassis de tração 4X4 por correias ou cardã - Não será permitido qualquer sistema de câmbio

24.7 – BATERIAS - Somente serão permitidas baterias NICD e NIMH - Todos os packs deverão ser compostos de no máximo 6 (SEIS) Células.

a) Para a categoria STOCK, as células individuais deverão ter tensão nominal de 1,2V e capacidade de até 4300 mAh.

b) Para a categoria MODIFIED, as células individuais deverão ter tensão nominal de 1,2V e capacidade de até 4300 mAh.

- A bateria deverá ter no máximo 44mm de comprimento e 23mm de diâmetro.

25. -TELEMETRIA

25.1 - Não é permitido o uso de qualquer dispositivo eletrônico, exceto os seguintes: Dois canais do receptor que serão usados para operar direção, acelerador e freio. Quaisquer sistemas de gravação de dados poderão ser usados somente até o final dos treinos livres.

25.2 - O uso de dispositivos de controle de tração, suspensão ativa e qualquer controles de direção auxiliado por giroscópio/ sensor de força G é estritamente proibido. São permitidos somente sensores para coleta de dados e não para ajuste da performance do carro em movimento.

26 – CIRCUITOS e DATAS (TODAS AS ETAPAS SERÃO REALIZADAS NA PISTA DA AARC do ABC)

26.1 – STOCK


Etapa dia 08/03/2008 - Circuito 1 Sentido Anti Horário
Etapa dia 26/04/2008 – Circuito 8 Sentido Horário
Etapa dia 24/05/2008 – Circuito 3 Sentido Anti Horário
Etapa dia 07/06/2008 – Circuito 5 Sentido Horário

26.2 – MODIFIED


Etapa dia 23/08/2008 – Circuito 1 Sentido Anti Horário
Etapa dia 20/09/2008 – (Circuito a Sortear 12/07)
Etapa dia 11/10/2008 - (Circuito a Sortear 12/07)
Etapa dia 15/11/2008 - (Circuito a Sortear 12/07)

26.3 – SORTEIO Na 1ª Etapa do ano a Organização junto aos pilotos realizará um sorteio para definir as Etapas sem Circuito Pré-Programado.

26.4 – DATA RESERVA Dia 15/11/2008 fica programado como data reserva em caso da não possibilidade de realizar alguma etapa durante o calendário previsto.

Regulamento 2008 versão V1 - 20 de Fevereiro de 2008.
Regulamento 2008 versão V2 - 25 de Fevereiro de 2008.
Regulamento 2008 versão V3 - 30 de julho de 2008.
- anexação de logos patrocinadores - votação de celulas 4.600 para modified - exclusão de 0 pontos a quem não completar 1 volta - adiamento de data da 1ª etapa modified - modificação do cronograma de horários






Próxima página (2/2)

Campeonato AARC do ABC EP BL 5xKv
2007
1. Introdução
A organização do campeonato da AARC do ABC adota como principio básico a igualdade competitiva, privilegiando sempre o melhor piloto e não o melhor equipamento, promovendo o hobby e o bem estar social dos participantes.


2. Organização


2.1. AARC do ABC
Associação automodelismo rádio controlado do ABC.


2.2. Horários
As atividades dos pilotos/mecânicos poderão ser iniciadas das 8:00 horas podendo ser estendida até 18:00 horas no máximo.


2.3. Inscrições
Poderão ser feitas antecipadamente (direito a Bônus) ou até término da vistoria técnica (sem direito ao Bônus).


2.4. Controle de Acesso
É proibido a permanecia de pilotos e mecânicos na torre de cronometragem durante toda a prova.


2.5. Transponders
É de responsabilidade exclusiva de cada piloto/equipe a perfeita fixação do sensor de cronometragem (transporder), a fixação inadequada ou não fixação não terá revisão de voltas, porem, caso haja falha comprovada no equipamento de telemetria até a terceira volta, a bateria de corrida será cancelada e reiniciada posteriormente. A não fixação do referido transponder não dá direito a parar a prova, sendo que o piloto deverá se retirar da bateria de corrida.


2.6. Freqüência de Rádio
A troca de freqüência será sugerida pelo fiscal de prova, caso haja divergência e ou conflito a prioridade é do piloto que estiver numa melhor posição na tabela do campeonato, os outros pilotos deverão trocar sua freqüência, para inicio da temporada prevalece a ordem de inscrição.


2.7. Cada piloto poderá apenas utilizar um único carro, não é permitida utilização de chassis reserva, o chassis que fizer a tomada de tempo deverá ser o chassis que deverá correr aquela etapa.


2.8. Durante a corrida os rádios deverão permanecer no palanque sob supervisão, poderá ser liberado pelo fiscal de palanque para reparos caso o momento permita.


2.9. O diretor de prova poderá alterar qualquer item acima para um melhor aproveitamento e andamento das corridas.


3. Valores de Inscrição



3.2 4x4 EP 1/10 (Eletric Power) = R$ 40,00 / Sócios = R$ 30,00

Bônus:

R$ 5,00 para inscrição antecipada por etapa
R$ 100,00 para inscrição antecipada do campeonato (EP),


4. Realização



4.1. Será considerada viável, toda a corrida que tenha 10 inscrições, caso contrario o diretor de prova decidirá sua realização, adiamento ou anulação da etapa.


4.2. Chuva no inicio do dia, caberá ao diretor de prova decidir o procedimento, podendo modificar o cronograma para sua realização. Caso a chuva não cesse poderá ser adiada ou cancelada a etapa.


4.3. Chuva durante a prova, caberá ao diretor de prova manter o principio de igualdade de condições podendo interromper a corrida, neste caso pode ser cancelada a etapa ou considerada finalizada dependendo do momento em que for interrompida, se considerada finalizada a pontuação na tabela será integral.


4.4 Pane no sistema, caberá ao diretor de prova modificar o cronograma, bem como adiar ou cancelar a realização da prova, ou considera-la finalizada dependendo do momento da interrupção.


4.5 Poderá ser convocado briefing por 15 minutos antes das tomadas, para resolução deste regulamento apenas na 1ª etapa, para outras argumentações em qualquer etapa.


5. Penalizações


5.1. Stop and Go



Pilotar excessivamente agressivo causando acidentes.
Queima de largada
Forçar passagem apoiando e ou tocando em outro carro acarretando a perda de posição do outro piloto.
Palavras de baixo calão


5.2. Desclassificação



Palavras de baixo calão após punição de stop and Go
Após 3 stop and Go seguidos
Agressão a qualquer outro competidor


6. Pontuação do Campeonato
Sempre por ordem de chegada nos 3 heats finais.


6.1. 1º 10 pontos, 2º 9 pontos, 3º 8 pontos, 4º 7 pontos, 5º 6 pontos, 6º 5 pontos, 7º 4 pontos, 8º 3 pontos, 9º 2 pontos e 10º 1 ponto. Pontos estes apenas válidos nos 3 heats da final, sendo somados para definição de classificação da etapa.


6.2. Ao término dos 3 heats será definida a ordem de classificação da etapa, e para pontuação do campeonato, apenas os 10 melhores pontuados levarão pontos para a tabela do campeonato, seguindo a mesma distribuição de pontos, de 10 a 1 ponto e não a somatória de pontos que o piloto obteve na somatória das 3 heats finais.


6.3. Desempate para a etapa será a melhor tomada de tempo, caso haja empate no campeonato pela pontuação total e depois pela pontuação geral sem descarte o desempate será o maior numero de vitórias, caso persista o empate será os melhores 2º lugares, 3º lugares e assim por diante.


7. Formato das Provas


7.1. Para Até 12 Pilotos



01 Tomada de tempo de 10 min (melhor volta)
03 Baterias Finais de 10 minutos (sem descarte)


7.2. De 13 á 24 pilotos



01 Tomada de tempo A de 10 min (melhor volta)
01 Tomada de tempo B de 10 min (melhor volta)

Após a tomada de tempo, os grids A e B serão montados de acordo com a tomada de tempo, sendo piloto 1 para grupo A, piloto 2 para grupo B, piloto 3 para grupo A e assim até o ultimo piloto.

03 Finais grupo A de 10 minutos cada
03 Finais grupo B de 10 minutos cada


7.3. O diretor de prova poderá alterar o formato da corrida se for conveniente para um bom andamento da competição.


8. Procedimentos de Corrida


8.1 Tomada de Tempo: O inicio da tomada será liberada pelo diretor de prova e os carros poderão entrar na pista a qualquer momento válido para completar a sua volta mais rápida.


8.2 Corrida: Posições definidas na pista em identificação presente. Se dará inicio a contagem regressiva de 5s e ao sinal sonoro do diretor de prova a corrida esta válida. Ao final da corrida os carros deverão permanecer na pista para vistoria técnica.


8.3 Posicionamento de grid – o heat 1 obedecerá a tomada de tempo, e os seguintes obedecerão a posição de chegada no heat anterior.
OBS - Queima de largada ou movimentação antecipada por parte do piloto terá de passar pela linha dos boxes (drive though) a ser cumprido na primeira volta, não caberá desculpas de interferências, ou qualquer outra alegação, movimentou o carro no grid ou largou antes do comando deverá cumprir punição imediata.
Queima de largada nos dois primeiros heats acarretará saída dos boxes no terceiro heat.


9. Cronograma



Inscrições e vistorias 8:00 ás 9:10 horas (neste período pista aberta para treinos)
Tomadas de tempo 9:30 horas
Corrida 10:30 horas
Intervalo de 10 minutos entre cada bateria (tomada de tempo ou corridas).
O horário poderá ser alterado caso ocorra chuva ou outro problema que a direção definir adequado o atraso.
Premiação 13:00 horas


9.1. poderá o piloto pedir tempo de reparo de 15min nos heats finais, 1 pedido por piloto apenas, sendo que o solicitante deve largar dos boxes, após o ultimo carro passar, e, somente será aceito o pedido de tempo caso seja solicitado antes da contagem dos 5s de inicio do heat.


10. Premiações Os três primeiros colocados receberão troféus em todas as etapas, dentro do possível será distribuído medalhas do 4º ao 6º lugar. Dependendo do número de inscritos poderemos premiar também o pole position com troféu ou medalha.


11. Registro Após seu registro como piloto/competidor seu crachá deverá ser usado em todas as etapas, dependendo da categoria será obrigatório a identificação numérica dos carros em todas as etapas.


12. Especificações Técnicas


12.1. Chassis
Somente permitidos modelos de chassis de fabricantes e modelos disponíveis para compra em mercado especializado ou não, desde que sejam equipamentos de série, protótipos não serão permitidos.


12.2 Bolhas
Somente Bolha Turismo tipo Sedan 4 portas de 190mm ou 200mm, a mesma deverá estar completamente pintada, o único apêndice aerodinâmico permitido é o aerofólio traseiro em corte de altura que não ultrapasse a altura do teto do carro (bolha).
Cortes permitidos apenas nas janelas dianteiras laterais, que poderão ser completamente removidas (somente laterais dianteiras).


12.3 Pneus
Somente pneus da Alpha RC, composto, insert e rodas devem ser idêntica para todos os participantes.


12.4 Sistemas de rádio
Permitidos rádios de freqüências 27mhz, 40mhz, 75mhz e 2.4Ghz


12.5 – Eletrônica de motorização (ESC e Motores)
Somente será aceito sistema Brushless (motor e speed eletrônico), tipos Sensored ou Sensorless.


12.5.1 – Motores
No caso de Motor Sensored o único permitido será o Novak SS5800 e no caso de Motor Sensorless será o Castle Creations 5700KV (somente motores originais).
Alterações de rolamentos, rotores serão considerados fora de regulamento e o piloto perderá a pontuação daquela etapa.


12.5.2 – Speed eletrônico
ESC´s Sensored permitidos: Novak Sport, Novak Sport Plus, LRP Sphere, LRP Sphere Competition
ESC´s Sensorless permitidos: Castle Creations Mamba Max, Quark 65A, Quark 80B


12.6 – Servos – permitidos servos digitais ou analógicos de qualquer marca e modelo.


12.7 – Peso
Todos os modelos deverão contar com 1500gramas com toda a eletrônica ambarcada, bolha e transponder. Cada carro deve ser pesado após cada heat de corrida ou tomada de tempo que participar (a ser feito na vistoria).


12.8 – Transmissão
Permitidos chassis de tração 4x4, por correias ou cardã. Não será permitido marchas nos sistemas de transmissão de carros elétricos.
Pulley central apenas blocado.
Diferencial traseiro
Front Spool (blocado) ou Diferencial na dianteira (apenas)


12.9 – Proibições de transmissão dianteira
O sistema Front One Way, Front One Way blocado e também o pulley central One Way estão vetados, proibidos de serem utilizados em tomadas de tempo ou em corridas neste campeonato, a decisão de proibir este sistema dá-se pelo fato de que estes sistemas podem prejudicar outros pilotos pela sua deficiência de frenagem, queremos evitar que prejudiquem outros competidores nos pontos de frenagem ou momentos críticos da corrida onde é necessário frenagem podendo acarretar acidentes e toques em outros competidores.


2.9 – Baterias
Somente o máximo de 6 celulas tipo NiCd ou NiMh e capacidade máxima de 4300mah


13.0 – Vistoria
Ao Final de cada heat ou tomada de tempo, todos os chassis deverão ser entregues completos como saíram da pista para serem vistoriados. Os itens a serem verificados serão bateria, ESC, Motor, Pneus e rodas, sistema de transmissão dianteira, pulley central, bolha e por fim, o peso.


14.0 - Datas das etapas:

1ª - 03/02/2007
2ª - 17/02/2007
3ª - 07/04/2007
5ª - 15/05/2007
6ª - 23/06/2007










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MensagemEnviado: Seg Ago 25, 2008 9:53 am 
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Rodrigo, olha este sistema AMB.

http://www.aarcdoabc.com.br/modules.php ... =0&thold=0

abraço

Zaranza

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MensagemEnviado: Qui Set 04, 2008 12:28 pm 
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Fala Pompeu, beleza.

Seguinte, eu me escondo na rua de casa :mrgreen:
Fui uma vez na pista da multifeira, mas na época só tinha off road.
Agora que comprei on, curto na rua de casa, pois só tenho latinha :mrgreen:
A minha idéia é colocar meus filhos no hobby mesmo (eu só brinco). Tanto que estou recebendo o terceiro chassi este fim de semana. Aí seria legar ter uns campenoatos de EP por aqui.

Galera, quando for rolar encontro de EP, manda MP :) que eu apareço por lá pra vocês me darem umas dicas e eu realmente entrar pra turma :oops:

valeu.

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E aí Luciano!
Cara, todo o sábado tem gente lá na multifeira e agora tá rolando tb na quarta na hora do almoço.
Acompanha lá o tópico que a gente marca os encontros e aparece lá. Sábado passado tinham 6 andando junto, só os EPs.

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Luciano, mesmo com seu latinha, aparece lá, coloca o carro pra rodar. Cada vez ta aparecendo mais gente e ta ficando legal.
Nesta ultima 4 feira foi muito bacaca,
fizemos ums pegas e os fominhas com motor mais forte não podiam ultrapassar na reta,
só nas curvas, foi bacana o festival de "fechadas" em cima dos brushless.
Só não andamos mais pois o povo tinha que trabalhar......

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Beleza, apareço sim.
Quando vai ser a próxima?

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Todo sabado à tarde - Confirmado 100%
e
nas quartas feiras na hora do almoço (12:30 as 14:00) quando combinado aqui no forum.

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Sabado de manhã tb tem gente, eu, o marco e o rodrigo prefirimos ir de manhã, ou seja, tem sábado o dia todo

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MensagemEnviado: Qui Set 04, 2008 5:18 pm 
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zaranza escreveu:
Luciano, mesmo com seu latinha, aparece lá, coloca o carro pra rodar. Cada vez ta aparecendo mais gente e ta ficando legal.
Nesta ultima 4 feira foi muito bacaca,
fizemos ums pegas e os fominhas com motor mais forte não podiam ultrapassar na reta,
só nas curvas, foi bacana o festival de "fechadas" em cima dos brushless.
Só não andamos mais pois o povo tinha que trabalhar......

Isso não se aplica a você? hehehehe
Que loco, bem que eu queria morar perto da pista só pra ir lá todo dia...rs Ai eu conseguiria andar junto com os ponteiros do campeonato ¬¬

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MensagemEnviado: Qui Set 04, 2008 7:28 pm 
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A pista aqui não é taaaaaooo perto, mas é facil de chegar. Da minha casa pra lá dá +- 15 km

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zaranza escreveu:
A pista aqui não é taaaaaooo perto, mas é facil de chegar. Da minha casa pra lá dá +- 15 km

A pista que mais proxima daqui fica a 45km...rs

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