Caramba, só o Sattin?
Sattin qual o problema com pneus? Não está achando mesmo? Comprei um jogo bow-tie/low profile (terra) e outro dirt hawg I/dirt hawg III (todo terreno) na amain hobbies. Na carolinasrc também é certeza de ter.
Como só tem o Sattin vou falar um pouco sobre essa categoria.
Antes de comprar este buggy andava somente de 1/10 on-road touring car GP. Inclusive ganhamos o campeonato brasiliense de 2007. Meu irmão é meu mecânico. Para meu irmão acho que o 1/10 on-road GP é a categoria ideal: configurabilidade que nenhuma outra pode oferecer inclusive a EP. Isso é muito importante para o mecânico que realmente gosta do que faz. Gosto muito de guiar o nosso G4, a competitividade aqui está cada vez maior.
Porém existem alguns contras que devem ser levados em consideração. Para fazer o carro andar precisamos de combustível e vários jogos de pneus. O problema começa ai: custo. Todos sabem que se bem escolhidos para o piso, pneus de um off-road duram bastante. Algo que não ocorre com um on-road.
Para garantir uma participação constante num campeonato é preciso confiar no equipamento. Não jogamos na loteria e revisamos nosso carro a cada treino/corrida. Isso significa desmontar, verificar possíveis desgastes, remontar e deixar o carro pronto para a pista novamente fazendo seu setup. Isso também tem um custo. Tudo isso toma muito tempo. Não que outras categorias não tomem mas este é um ponto positivo para o Buggy 1/10 EP.
O simples fato do buggy 2WD não possuir transmissão dianteira já um ganho em relação à manutenabilidade e tempo. Necessidades como amaciamento e acerto de motor não existem aqui pelo menos na mesma proporção do GP. Cuidados que devem ser tomados com um GP nem passam pela cabeça de quem anda de EP. Menos opções de configuração é outro fator que ajuda a nivelar pilotos experientes de iniciantes.
A versatilidade do buggy seja 1/8 ou 1/10 (aqui fica uma opinião minha, o verdadeiro carro de corrida para terra) é outro grande fator. Pode andar, praticamente, em qualquer lugar mantendo sua alta performance.
Alguns diriam "Já ouviu falar em buggy 1/8 GP?". O problema de tempo e dinheiro também se aplica para este caso. Maior quantidade de peças e consequentemente maior reposição exigida. Tração nas quatro e consequentemente 1 diferencial a mais, 2 drive shafts a mais, um servo high-torque a mais e um cardan a mais para tratar. Tempo e dinheiro, poucos tem isso sobrando.
Não me levem a mal, gosto de todas as categorias do automodelismo RC mas algumas são mais acessíveis que outras.
Para quem se interessar, links dos carros mais comuns:
Team Losi XXX-CR
http://www.losi.com/Products/Features.aspx?ProdID=LOSA0032Team Associated RC10B4, atual e várias vezes campeão mundial
http://www.rc10.com/aí/b4/b4_home.htmKyosho Ultima RB5
http://www.kyoshoamerica.com/cars/index.php?part_num=30074X Factory X6
http://www.oople.com/rc/photos/reviewx6/page09.htmlSite muito bom com fotos de alta qualidade e reviews dos carros acima, especializado em off-road 1/10 EP:
http://www.oople.com/rc/Curiosidade: está categoria foi uma das primeiras regulamentadas pela IFMAR.