RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Abr 27, 2024 5:11 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 27 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Jan 13, 2009 11:10 am 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Out 02, 2008 5:01 pm
Mensagens: 66
Localização: Brasilia, DF
Cara, acho que a melhor pessoa pra opinar sobre isso é o diretor de provas. Quem guia as corridas. No final das contas o trabalho pesa é pra ele. Vamos ver.

_________________
RC10B4.1 Factory Team
LRP SXX v2
LRP Vector X12 7.5T
Futaba BLS451
Sanwa Airtronics M11X


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 13, 2009 11:15 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jan 08, 2009 8:13 pm
Mensagens: 342
Localização: Brasilia, DF
Bom, mais perguntas de um "retornante"

Algumas dúvidas relativas as BATERIAS,

1 - As baterias de 2400, 3000, 4000, 5000 permitem uma autonomia maior apenas, correto ?
2 - O que determinaria ou desbalanciaria o equilibrio entre os carros seria a voltagem, ok ? Nº de células ?
3 - Sendo isso, o segundo item a ser levado em conta seria os tais 20C, 25C, etc. que seria o quanto a bateria suporta ser "sugada", ok ? Que tb. pode determinar na performance final, certo ?

Agora as dúvidas sobre os MOTORES,

1 - Será de livre escolha ?
2 - Se não for de livre escolha, qual será o limite ?

Agora perguntas sobre CARROS,

1 - Haverá limite minimo de peso ? Pergunto isso para que de uma certa forma possa haver chance de alguem usar baterias antigas, motores antigos, afinal isso poderia de alguma forma trazer mais gente pras pistas.
2 - Tudo será 190mm ?
3 - Limites de aérofolio (dimensões) ?

Agora perguntas sobre PNEUS,

1 - Acho que a questão será PODE TUDO ?
2 - Dimensões ?
3 - Os pneus Alpha aguentam essas usinas que o pessoal anda sugerindo pra andar ?

Bom, vou parar por aqui senão nego briga !... :pedala: Tem mais perguntas sobre as classificatórias, finais, semi finais, etc. heheheh... deixa pra mais tarde.

Abraço,

Gustavo

_________________
Knowledge is POWER !...
Clique aqui --> Imagem
Qualificações --> Clique aqui


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 13, 2009 11:24 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Fev 10, 2008 11:59 pm
Mensagens: 2942
Localização: Brasília
Fast Cat escreveu:
Bom, mais perguntas de um "retornante"

Algumas dúvidas relativas as BATERIAS,

1 - As baterias de 2400, 3000, 4000, 5000 permitem uma autonomia maior apenas, correto ?
2 - O que determinaria ou desbalanciaria o equilibrio entre os carros seria a voltagem, ok ? Nº de células ?
3 - Sendo isso, o segundo item a ser levado em conta seria os tais 20C, 25C, etc. que seria o quanto a bateria suporta ser "sugada", ok ? Que tb. pode determinar na performance final, certo ?

O mAh da bateria pode determinar tambem o poder de descarga de cada bateria, por exemplo uma 3000mah 20C tem 60A de descarga (3000mA x 20C) enquanto uma 5000mAh 20C tem 100A de descarga (5000mAh x 20C). Ou sej, uma bateria com maior amparegam de autonomia com a mesma capacidade de descarga em C tem mais descarga no geral.

Agora as dúvidas sobre os MOTORES,

1 - Será de livre escolha ?
2 - Se não for de livre escolha, qual será o limite ?

O limite estão querendo que seja 5999kv, o que faz com que a escolha lógica seja o mamba 5700kv.

Agora perguntas sobre CARROS,

1 - Haverá limite minimo de peso ? Pergunto isso para que de uma certa forma possa haver chance de alguem usar baterias antigas, motores antigos, afinal isso poderia de alguma forma trazer mais gente pras pistas.
2 - Tudo será 190mm ?
3 - Limites de aérofolio (dimensões) ?

Agora perguntas sobre PNEUS,

1 - Acho que a questão será PODE TUDO ?
2 - Dimensões ?
3 - Os pneus Alpha aguentam essas usinas que o pessoal anda sugerindo pra andar ?

Os alpha aguentam bem essas configurações de motor/bateria que estamos usando

Bom, vou parar por aqui senão nego briga !... :pedala: Tem mais perguntas sobre as classificatórias, finais, semi finais, etc. heheheh... deixa pra mais tarde.

Abraço,

Gustavo

_________________
Savage Flux HP, Ofna GTP2-e e Tamiya DT02
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 13, 2009 11:38 am 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Out 02, 2008 5:01 pm
Mensagens: 66
Localização: Brasilia, DF
Fast Cat escreveu:
Agora perguntas sobre CARROS,

1 - Haverá limite minimo de peso ? Pergunto isso para que de uma certa forma possa haver chance de alguem usar baterias antigas, motores antigos, afinal isso poderia de alguma forma trazer mais gente pras pistas.
2 - Tudo será 190mm ?
3 - Limites de aérofolio (dimensões) ?
Gustavo

Seguindo a nossa base (regulamento do paulista 2008), peso mínimo de 1500g; ambas as categorias turismo 190mm; limites da bolha não sei de cabeça.

As outras questões sobre qualify e finais também, aparentemente, não serão modificadas. Depois dêem uma olhada no regulamento do paulista.

_________________
RC10B4.1 Factory Team
LRP SXX v2
LRP Vector X12 7.5T
Futaba BLS451
Sanwa Airtronics M11X


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 13, 2009 11:04 pm 
Ultima Pilot escreveu:
Masiato, tenho uma dúvida que o Pompeu levantou no outro tópico: por que limitar a descarga dos packs a 20C? Ele tem um de 25C.

Na verdade tenho mais uma dúvida:
Estes packs lipo de 2400mAh empurram mesmo um modified durante 5 minutos a todo vapor? Tem certeza?

Questões que necessitam de definição:

* elevar capacidade dos packs para 5000mAh;

* manter o tempo de provas em cinco minutos pelo menos para este primeiro campeonato (segurar o custo e não lesar o pessoal que comprou esses packs de 2400mAh);

* Voltar as finais para 4 pernas mantendo um descarte;

* em relação aos pneus: poderíamos estabelecer no regulamento a utilização dos pneus Alpha. Assim ficaria a cargo do modelista a compra dos pneus (livre para escolher o composto) e a checagem dos pneus ficaria a cargo da direção de prova. Estou colocando esta hipótese pra simplificar mesmo. A intenção agora é fazer, depois aperfeiçoamos.

off: o Zaranza ainda está viajando? Ele ajudaria bastante também.


Masiato, avalie por favor os itens acima, de post anterior. Estamos pensando em publicar uma prévia do regulamento de nosso campeonato 2009 aqui no fórum, amanhã.


Voltar ao topo
  
 
MensagemEnviado: Qua Jan 14, 2009 7:56 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Seg Abr 02, 2007 2:53 am
Mensagens: 2008
Localização: Brasília - DF
Issamo escreveu:
Ultima Pilot escreveu:
Masiato, tenho uma dúvida que o Pompeu levantou no outro tópico: por que limitar a descarga dos packs a 20C? Ele tem um de 25C.

Imagine duas baterias de 5000mAh... uma com 20C de descarga, outra com 30C de descarga. A primeira dá 100000mAh, ou 100A de descarga. A segunda, 125A. Teoricamente, ela é "apenas" 25% mais forte! Porém... o que tenho ouvido, inclusive do Salinet, é que muitas das marcas que dizem ter descarga de 25C, 30C, 35C etc, na realidade não têm. Mas é boato. Ouvi dizer... tá certo que do Salinet, mas nada de comprovado. E pra nós, é impossível medir essa diferença. É inviável. Eu confio realmente nos "C's" de baterias de marca (ORION, TRINITY, LRP, REEDY, SMC etc). As outras, não confio (opnião pessoal).
Porém, pra começarmos, acho que poderíamos pegar leve em alguns pontos... como nos "C's" das baterias, por exemplo, pra agregar participantes que já as tem. Mas no futuro, realmente deve haver paridade.


Na verdade tenho mais uma dúvida:
Estes packs lipo de 2400mAh empurram mesmo um modified durante 5 minutos a todo vapor? Tem certeza?

Cara, o que sei dessas baterias é basicamente o que conversamos aqui no fórum... leiam este tópico: Lipo Orion Não precisa Balancear?!?!

Questões que necessitam de definição:

* elevar capacidade dos packs para 5000mAh;

Pra agregar, poderíamos elevar a 5400mAh e passar de 20 para 25C, mantendo limite de 2S (duas células). [/url]

* manter o tempo de provas em cinco minutos pelo menos para este primeiro campeonato (segurar o custo e não lesar o pessoal que comprou esses packs de 2400mAh);

Ok.[/url]

* Voltar as finais para 4 pernas mantendo um descarte;

Ok.[/url]

* em relação aos pneus: poderíamos estabelecer no regulamento a utilização dos pneus Alpha. Assim ficaria a cargo do modelista a compra dos pneus (livre para escolher o composto) e a checagem dos pneus ficaria a cargo da direção de prova. Estou colocando esta hipótese pra simplificar mesmo. A intenção agora é fazer, depois aperfeiçoamos.

Bom... acho que alpha é o melhor custo-benefício. Um jogo sai por menos de R$25,00. Enquanto um jogo importado não sai por menos de R$100,00 com pneus, inserts e rodas (sorex ou take off por exemplo). Nesse ponto, ok. Mas e quanto aos aditivos (famosos glubs)? Se não estiver especificado no regulamento, alguém vai usar, "se dar bem" e ninguém vai sequer ficar sabendo... Por mim, libera. Não custa caro e está ao alcance de todos (de R$15,00 a R$25,00). Usa quem quiser... [/url]

off: o Zaranza ainda está viajando? Ele ajudaria bastante também.

Sinceramente eu não sei.... Sei que ele andou postando hoje. Não sei se foi apenas um contato com o mundo ou se ele voltou de vez[/url]



Masiato, avalie por favor os itens acima, de post anterior. Estamos pensando em publicar uma prévia do regulamento de nosso campeonato 2009 aqui no fórum, amanhã.


Feito!
Mas poderíamos acrescentar também os "dispositivos de ventilação/refrigeração" de motor. Os coolers e outros que vierem a ser descobertos. Uma hora ou outra vai dar problema... Pergunte para o Sattin do tubo de M&M com gelo, por exemplo...
Lá fora é vetado qualquer tipo de resfriamento/ventilação. Se o motor esquentar ou explodir... azar! Mas para trazer pra nossa realidade, já que é uma redução no desgaste e consequentemente no nosso custo, poderíamos usar os dissipadores de calor com cooler sem problema. Também ao alcance de todos (custa U$5 ou U$6 na rcmart). Até porque, já tem motores saindo com cooler acomplado...
[/url]

_________________
Êhhh Saudade!!!
XRAY / HUDY / LRP / ORION
HYPERION / Futaba / SPEKTRUM
Clique aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jan 14, 2009 8:03 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jan 08, 2009 8:13 pm
Mensagens: 342
Localização: Brasilia, DF
Galera,

:oops: Sugestão !... :oops: hehehe... Que tal a gente concentrar as questões de regulamento lá no tópico novo onde o Issamo colocou o link do texto ???

Abraço,

Gustavo

_________________
Knowledge is POWER !...
Clique aqui --> Imagem
Qualificações --> Clique aqui


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Fev 22, 2009 8:47 am 
Categorias para o campeonato 2009:

Super Stock e Modified.

---
Att,
Issamo Borges Kisaka
Diretor Técnico - ABRAPPA


Voltar ao topo
  
 
MensagemEnviado: Seg Fev 23, 2009 5:58 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qui Mai 17, 2007 6:01 pm
Mensagens: 6013
Localização: Vila Mariana - SP
Vcs viram o regulamento de 2009? está disponive, na AARC, li os posts anteriores falando sobre bateria, com LiPo e NiMH, pelo menos na Stock, o "C" e a capacidade não estão fazendo diferença nenhum, por este motivo, a Super Stock 2009 será bateria livre, qualquer NiMH e Qualquer Lipo, porém, LiPo só com HC.

Comprei a LRP 5300 sábado com o Salvadori, precisei colocar 165g de chumbo NA BATERIA para deixar o carro com 1515g, sobre testes de Descarga, estamos testando algumas, descarga a 30A continuo acompanhando TensãoxTempo, só conseguimos comparar Trakpower (uma dourada, com HC), as IB5000 (sem HC, aquela de 25+C), a Orion Platinum 2 e a LRP 5300, Á, comparamos NiMH também, Team Orion SHO4200 (as minhas, já bem usadas), Integy VESC e LRP (4100 e 4200, sendo a 4100 a mais proxima de lipo, tendo as primeiras partes do "grafico" melhor que qualquer LiPo)... Seguindo os testes, provavelmente bateria não vai definir o campeão, apesar de o teste apresentar alguma diferença de tensão durante a descarga (mesmo entre as lipos), na pista, tudo muito proximo.

Gostaria de saber, se na Stock alguem quiser andar com motores sensored, qual seria o motor liberado? 7,5? Vocês tem tacometro para fazer vistoria nos motores?

Opa, ultima coisa que lembrei...rs
Sobre a Orion 2400, com Latinha anda 5 ou 6 minutos em ritmo de corrida, na Stock com 9.5 eu acho que não, se apresentou mais lenta que as outras, mesmo estando SEM LASTRO nenhum para deixar o carro no peso minimo. Muito importante, penso que vcs que estão andando "sem compromisso" ai, com LiPo, não estão usando o carro com 1500g, quando colocar peso no carro (em média 150~190g dependendo do carro/bateria), vai sentir diferença de performance, o motor vai esquentar mais exigindo mudanças na relação...

_________________
★ ★ ★ ★ ★ Xablau ★ ★ ★ ★ ★


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Fev 24, 2009 11:50 am 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Out 02, 2008 5:01 pm
Mensagens: 66
Localização: Brasilia, DF
Valeu alekimura pelos dicas ai. Muito bem observado a questão do peso x temperatura. O pessoal tem de estar atento a esses detalhes.

Não temos tacômetro, vamos depender do bom senso de todos. Estamos limitando apenas no kv. Motores sensorless ou sensored com número de voltas livre.

Neste caso o peso se torna um contra das LiPo. Nos deixa mal acostumados. 150g é muita coisa. Caramba dei sorte de não ter pego essas orion 2400. Valeu.

_________________
RC10B4.1 Factory Team
LRP SXX v2
LRP Vector X12 7.5T
Futaba BLS451
Sanwa Airtronics M11X


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Fev 25, 2009 7:10 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qui Mai 17, 2007 6:01 pm
Mensagens: 6013
Localização: Vila Mariana - SP
Ultima Pilot escreveu:
Valeu alekimura pelos dicas ai. Muito bem observado a questão do peso x temperatura. O pessoal tem de estar atento a esses detalhes.

Não temos tacômetro, vamos depender do bom senso de todos. Estamos limitando apenas no kv. Motores sensorless ou sensored com número de voltas livre.

Neste caso o peso se torna um contra das LiPo. Nos deixa mal acostumados. 150g é muita coisa. Caramba dei sorte de não ter pego essas orion 2400. Valeu.

Ouvi de um amigo meu que já foi ai, que a pista é Bemmm larga, o traçado é tranquilo, e o unico ponto ruim dela é que tem Muito bump, acho que andar de EP ai vai ser como passear =D

Se eu tiver numa situação financeira confortavel lá pro meio do ano, vou pensar em ir ai correr uma etapa... estou com planos de ir pro Rio também, andar na Jungle Drive :D

_________________
★ ★ ★ ★ ★ Xablau ★ ★ ★ ★ ★


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Fev 25, 2009 7:25 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Jan 26, 2008 6:29 pm
Mensagens: 1960
Images: 0
Localização: Brasília - DF
Opa!!!! Alekimura vc será muito bem vindo.

_________________
GRK 2+/ ARC R10 /Slash 4x4
FUTABA 4PX + HK 310 + GT2
Pista: Arena Drift / Metrópole
qualificações
viewtopic.php?f=3&t=8083


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 27 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB