RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Ter Abr 23, 2024 10:25 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 69 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Jan 16, 2009 8:12 am 
Thobias escreveu:
Pessoal, Eu estava olhando baterias de lipo feitas para AUTOMODELOS, e nessa categoria são muito poucas com taxa de descarga de 20C. Existem até com mais de 35C. As de 20C dificilmente passam de 3200mAh (sao poucas mesmo). Estou me baseando nas marcas de boa qualidade (Team Orion, Associated Reedy, etc..). Por isso, sugiro aumentarmos esse limite para 25C, facilitaria muito a compra da galera e teria um leque maior de baterias.
Ah outra coisa, concordo com a sugestão do Gustavo sobre as inscrições de associados ( ou não). E pelo que o Issamo disse, parece que será bem por aí.


Thobias,

para compras de baterias de LiPo, acho que devemos seguir a listas de baterias homologadas pela ROAR (única organização a aceitar este tipo de baterias em campeonatos realizados por ela), veja link abaixo, do site fsmodelsport:

http://www.fsmodelsport.com/2008/12/bat ... -roar.html


Voltar ao topo
  
 
MensagemEnviado: Sex Jan 16, 2009 3:54 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 14, 2007 3:14 pm
Mensagens: 997
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Beleza. Dei uma olhada na lista, e são exatamente essas baterias que eu estava falando :D

_________________
Imagem
http://www.thracing.com.br
The diference between the men and boys is the price of the toys.
Frase mais ouvida no carro do Kimura: "O sinal do GPS é insuficiente."


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jan 16, 2009 4:34 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Fev 10, 2008 11:59 pm
Mensagens: 2942
Localização: Brasília
Issamo escreveu:

Thobias,

para compras de baterias de LiPo, acho que devemos seguir a listas de baterias homologadas pela ROAR (única organização a aceitar este tipo de baterias em campeonatos realizados por ela), veja link abaixo, do site fsmodelsport:

http://www.fsmodelsport.com/2008/12/bat ... -roar.html


Então as baterias devem ser as homologadas pela ROAR, ou isso é apenas uma sugestão?

_________________
Savage Flux HP, Ofna GTP2-e e Tamiya DT02
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jan 16, 2009 8:08 pm 
Ainda uma sugestão, vamos analisar melhor. mas acho que podemos usar a lista da ROAR e limitar a 30C, o que vocês acham?


Voltar ao topo
  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 19, 2009 4:15 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 14, 2007 3:14 pm
Mensagens: 997
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Acho que poderíamos nos ater apenas nos "C" e na Capacidade da bateria. Essa lista da ROAR é muito boa e tem baterias de excelente qualidade. Mas nesse ano, poderíamos deixar mais "frouxo", e no ano que vem fechamos as baterias nas listas.
Não é nem por mim que eu to falando, pq tenho baterias que estão na lista... Mas parte do pessoal tem outras marcas.

_________________
Imagem
http://www.thracing.com.br
The diference between the men and boys is the price of the toys.
Frase mais ouvida no carro do Kimura: "O sinal do GPS é insuficiente."


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 19, 2009 8:59 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jan 08, 2009 8:13 pm
Mensagens: 342
Localização: Brasilia, DF
Bem, eu até concordo com a definição de alguns parametros nas baterias, mas estamos esquecendo dos motores, afinal serão Stock, Super Stock ou Modifieds ? Acho que isso é de suma importancia.

Lista ROAR => http://www.roarracing.com/approvals/brushlessmotors.php

Os Stocks são admitidos pela ROAR com 21.5 a 17.5
Os Super Stocks com 13.5
Os Mods "VALE TUDO"

De que vamos andar ? Pelo que andei lendo a respeito, um Mamba 5700 equivaleria a um 6T aproximadamente, logo, este motor estaria classificado como Modified e eu acho que a maioria, pelo menos aqui em Brasilia está andando com um 5700 pra cima !...

Agora, se for liberar um 5700 porque não liberar as baterias ? Visto que já estaremos no universo do "VALE TUDO" em termos de motor.

Do contrário, pra se adequar ao critério de Stock todos vão ter que investir em motores novos !... Pelo que andei lendo o proprio campeonato paulista de 2009 usará motores 11, que já estaria fora dos padrões ROAR !...

Realmente tem muita coisa pra ser discutida !...

Abraço,

Gustavo

_________________
Knowledge is POWER !...
Clique aqui --> Imagem
Qualificações --> Clique aqui


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 19, 2009 9:05 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Fev 10, 2008 11:59 pm
Mensagens: 2942
Localização: Brasília
Gustavo,
Estamos definindo como stock o 5700 devido ao paulista stock de 2008 onde diz que é stock motores até 5999kv.
http://www.brasilrc.com/?q=node/111

_________________
Savage Flux HP, Ofna GTP2-e e Tamiya DT02
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 19, 2009 9:24 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jan 08, 2009 8:13 pm
Mensagens: 342
Localização: Brasilia, DF
Pompeu,

Eu não estou "definindo" stock, aliás ambos, nós e os paulistas estão definindo "erradamente", pois um motor 5999 equivale a um motor 5.5, ou seja, um "puríssimo" modfied. Tudo bem, acredito que possamos "definir" o Stock tupiniquim, mas de ROAR não tem NADA, mas isso tudo só pra dizer que se vamos seguir regulamento ROAR pra baterias por que "inventar" nos motores ? Na verdade eu estou sugerindo que façamos num primeiro momento o campeonato o mais flexível possível para não correr o risco de deixar muitas pessoas "fora do regulamento". Na medida em que o campeonato evolua, se crie uma nova expectativa nos pilotos, maior interesse, vamos nos adequando aos regulamentos mais "exigentes", visto que a nossa realidade, BRASIL, está a anos luz dos mercados do hemisfério norte !... Já se foi o tempo em que andávamos bem próximos dessa realidade, já fazem uns 12 anos !... Vi vários campeonatos virarem poeira !... Não gostaria de ver mais um, aliás nem começou, hehheuheueh !.... Espero que tenham me intendido !...

Abraço,

Gustavo

_________________
Knowledge is POWER !...
Clique aqui --> Imagem
Qualificações --> Clique aqui


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 19, 2009 11:44 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Seg Jul 21, 2008 10:34 am
Mensagens: 386
Localização: Brasília - DF
Concordo plenamente com o que o Gustavo disse, temos que ter muito cuidado na definição dessas categorias sob pena de termos campeonatos com custo elevado e meia dúzia de pilotos que pode bancar esses custos. Pelo que tenho acompanhado nesses finais de semana, os carros estão quebrando com muita frequência, correias e chavetas dos MIPs, além do desgaste descomunal dos diferenciais e dos pneus. Eu andava com um motor de 3800kv que na pista da multi feira virava em torno de 18.5s com bateria 2S, e com 8000mah durava quase 50 minutos!!!! Detalhe: O carro andava mais rápido que meu stock brushed e as peças e pneus duravam muito. Quando coloquei o 5700 a bateria 8000mah dura menos de 20 min. e o diferencial, engrenagens e pneus estão se desgastando muito rapidamente.
Como temos muita dificuldade para obter peças de reposição eu aconselho uma categoria Stock com motores abaixo de 4600 kv.
Com relação à baterias, acho que a discussão também está um pouco equivocada. Se for usar motor 5999kv as baterias devem ser livres, será que uma bateria 2500 20C aguenta um motor que pode drenar mais de 100A?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 20, 2009 12:10 am 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Dez 07, 2008 4:50 pm
Mensagens: 142
Localização: Brasília - DF
Sattin escreveu:
Concordo plenamente com o que o Gustavo disse, temos que ter muito cuidado na definição dessas categorias sob pena de termos campeonatos com custo elevado e meia dúzia de pilotos que pode bancar esses custos. Pelo que tenho acompanhado nesses finais de semana, os carros estão quebrando com muita frequência, correias e chavetas dos MIPs, além do desgaste descomunal dos diferenciais e dos pneus. Eu andava com um motor de 3800kv que na pista da multi feira virava em torno de 18.5s com bateria 2S, e com 8000mah durava quase 50 minutos!!!! Detalhe: O carro andava mais rápido que meu stock brushed e as peças e pneus duravam muito. Quando coloquei o 5700 a bateria 8000mah dura menos de 20 min. e o diferencial, engrenagens e pneus estão se desgastando muito rapidamente.
Como temos muita dificuldade para obter peças de reposição eu aconselho uma categoria Stock com motores abaixo de 4600 kv.
Com relação à baterias, acho que a discussão também está um pouco equivocada. Se for usar motor 5999kv as baterias devem ser livres, será que uma bateria 2500 20C aguenta um motor que pode drenar mais de 100A?


Caros,
Achei muito relevante o que foi colocado pelo Satin. Eu mesmo encomendei algumas baterias similares a esta exemplificada, e será que vai chegar a durar 6 min com um 7500 kv, que já não seria permitido. Talvez seja mais interessante limitarmos os motores Brushless para "baixo", tendo um desgaste menor das peças (economia $), maior segurança e flexibilidade quanto ao tempo dos heats e possibilitando um início mais "econômico" para quem estiver chegando. Não sou expert no assunto, pois sou um destes iniciantes, mas “financeiramente” falando fica claro que motores abaixo de 5600 ou 5700 kv são mais baratos (R$ 80,00 a R$ 100) e possibilitam a utilização de baterias lipo mais em conta. Pelo o que está sendo discutido sei que de qualquer forma terei que comprar um motor novo, portanto acho que é algo para se pensar.

...

Por outro lado se for para ficar nos 5999 kv, por que não flexibilizar para utilização dos motores (modified).

Abraços,

_________________
S400 + Losi 7500Kv / Mamba 5700Kv + Spektrum DX3


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 20, 2009 3:58 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qui Mai 17, 2007 6:01 pm
Mensagens: 6013
Localização: Vila Mariana - SP
Só pra constar, a stock de 2008 deve ter sido escolhida as escuras, sem bases para comparação, sendo o primeiro paulista de Stock com BL, em 2005, na ultima stock foi usado motor 27T escovado, depois dessa epoca, o EP ficou bem parado em SP, digamos em Coma... em 2007, o pessoal fez um grande esforço para reviver o EP aqui, com o Paulista de Modified (motor livre e baterias 5 celulas que na epoca eram até 4200 por motivos obvios, não tinha 4600 kkk), no ano seguinte, o ano que eu comecei a correr, a stock foi escolhida penso eu que meio no chute... o motor escolhido não deve ser considerada como base para uma categoria Stock, como todos os participantes disseram, a Stock na verdade foi um Modified controlavel (ao contrario que foi dito aqui, o motor mais perto do 5700 mamba são os 7.5 de grande marcas (LRP e Orion)), o padrão foi usado no Brasileiro de Stock pois seria realizado aqui na pista da AARC, por este motivo, seguiu os mesmo padrões, visando menor custo para os pilotos (grande maioria de SP, e os paranaenses que vieram, grande parte correram o Paulista para treinar para o Brasileiro).
Em curitiba, em 2008, teve Paranaense de Stock, pista indoor de carpet, motores 10.5 e baterias randout, este sim é um Stock.
No Paulista de Modified de 2008 qualquer motor, baterias até 4300 e até 6 celulas

Agora, este ano, o Paulista de EP tem forte influencia do Cesar Salvadori, que está por dentro das competições mundo a fora, nossa categoria, estará mais para a SuperStock como ele mesmo me disse, usaremos motores 9.5 randout, as baterias possivelmente serão livres, sendo que se for LiPo, deve ter HC, peso minimo de 1500g, e como este ano, novamente o Brasileiro vai ser realizado aqui, provavelmente o motor 9.5 vai ser padrão da Stock

Quem pôde acompanhar a DHI Cup, evento que passou dias atras, a Superstock foi motor 9.5 com 5 celulas, Na LRP Masters também vai ser usado o 9.5 em uma das categorias (não sei exatente qual)

Seguiamos os padrões da IFMAR apenas como base para algumas coisas, outras forão totalmente adaptadas as necessidades e possibilidades dos pilotos locais, no caso da Stock, o intuito é deixar o mais nivelado possivel, sendo pilotagem a unica coisa que defina a corrida (por este motivo já não tenho chance kkk), o motor escolhido, além de ser tendencia lá fora, anda relativamente bem, porém, mesmo alguem com pouca experiencia é capaz de controlar, assim, os Monstros do RC terão uma vantagem a menos =D (apesar que mesmo assim, eu sempre tomar um coro bunito deles)

Como várias pessoas ai já estão com motores 5700 e LiPo, acho que o regulamento pode trabalhar nisso... mas como já disse, 5700 é um Modified controlavel, é muito forte, carros sem estrutura vão sofrer um pouco, já os carros mais atuais, exigem menos preocupação se bem acertado (em todos os aspectos, tanto relação, freio, torque, acerto de Diff, tensão de correias, tocada) não vai quebrar facilmente.

_________________
★ ★ ★ ★ ★ Xablau ★ ★ ★ ★ ★


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 20, 2009 7:45 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Jan 26, 2008 6:29 pm
Mensagens: 1960
Images: 0
Localização: Brasília - DF
Eu conversava ontem com o Thobias exatamente sobre isso, neste ano acho que o campeonato deve ser mais, muito mais, flexivel, de modo a garantir que mais pessoas possam participar, quanto ao motor muitos ja andam com o mamba 5700 e pode ser o referencial ou então usarmos um stock 27t, que é muito em conta no preço e não seria dificil pra ninguem adiquirir um, e neste caso seria interessante pois sendo um motor mais fraco e muito controlavel os iniciantes podem se acostumar com acertos no carro, setup, fazer testes... sem correr risco de quebra, etc.

quanto as baterias:
- acho que já esta fechado em lipo,
- sugiro limite de 25C e capacidade livre, ja que os hits seão de 5 min (se for com motor 27t pode até ser mais tempo)

demais itens:
- pneu alpha hard com insert médio
- bolha livre (para este ano apenas)
- ventilação livre, uso do cooler tanto no esc quanto no motor.
- peso do carro - ver um minimo -

estas são as minhas sugestoes para 2009.

Abraço

Zaranza

_________________
GRK 2+/ ARC R10 /Slash 4x4
FUTABA 4PX + HK 310 + GT2
Pista: Arena Drift / Metrópole
qualificações
viewtopic.php?f=3&t=8083


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 20, 2009 8:15 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Fev 10, 2008 11:59 pm
Mensagens: 2942
Localização: Brasília
Muito bom Zaranza, concordo com tudo, desta maneira praticamente todo mundo já estaria dentro das regras e não vai ser com a desculpa que tem que gastar muito pra participar.

_________________
Savage Flux HP, Ofna GTP2-e e Tamiya DT02
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 20, 2009 8:23 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jan 08, 2009 8:13 pm
Mensagens: 342
Localização: Brasilia, DF
Acho que é por aí mesmo Zaranza,

Agora com relação a bateria, essas novas LiPo são praticamente um "investimento" único, ou seja, se diz que elas duram MUUUUITO mais que as NiCd e NiMh, claro, desde que se tome os devidos cuidados. Uma bateria LiPo não é das coisas mais baratas de se comprar, principalmente na pátria amada, pode-se correr o risco de se comprar fora que é a saída de muitos, mas a nossa "eficiente" RF no mínimo vai ferrar todos em 60% do valor TOTAL da FATURA, heheheh.... Por isso acho que é melhor para que não se tenha que comprar baterias em pouco tempo para suportar motoresa mais fortes que venham a ser liberados, limitar apenas o uso de baterias 7.4 ou 2S, já a capacidade "C" e "mAh" seja liberado num primeiro momento !... Isso porque já tem algumas pessoas que investiram dinheiro nas LiPo e como sempre objetivando "performance".

Abraço,

Gustavo

_________________
Knowledge is POWER !...
Clique aqui --> Imagem
Qualificações --> Clique aqui


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 20, 2009 10:47 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Jan 26, 2008 6:29 pm
Mensagens: 1960
Images: 0
Localização: Brasília - DF
bem lembrado, lipo 7,4v 2S.

Se bem que pelos exaustivos testes realizados pela RPOMPEU Crash RC team,
ja chegamos a conclusão que andar de 3s é quebra na certa,
fica incontrolável no fim da reta e quando bate é com força mesmo.

_________________
GRK 2+/ ARC R10 /Slash 4x4
FUTABA 4PX + HK 310 + GT2
Pista: Arena Drift / Metrópole
qualificações
viewtopic.php?f=3&t=8083


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 69 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB