Bom, vamos lá!
O regulamento que o Thobias me mandou ha um tempo (foi de onde resumi o nosso):
Código:
3.2 - Quantidade de provas pelo número de inscritos
3.2.1 – Até 10 pilotos: 4 Finais com um descarte. Os pilotos classificam-se para a primeira Final na ordem exata dos melhores tempos obtidos nas tomadas de tempo. A Classificação das demais Finais será a posição obtida na Final anterior.
3.2.2 – Até 20 pilotos: Os pilotos serão divididos em Grupos A e B. 4 Finais A (até 10 pilotos) + 4 Finais B (até 10 pilotos) com um descarte. A distribuição dos pilotos para os grupos será intercalada pelos tempos obtidos nas tomadas de tempo. Exemplo:
1º colocado nas tomadas – 1º lugar no grid Final Grupo A
2º colocado nas tomadas - 1º lugar no grid Final Grupo B
3º colocado nas tomadas – 2º lugar no grid Final Grupo A
4º colocado nas tomadas – 2º lugar no grid Final Grupo B
...
...
E assim sucessivamente.
3.2.2.1 – A partir da formação dos grupos na Final 1, o grid de largada das demais Finais será a posição obtida na Final anterior.
3.2.3 – Acima de 20 pilotos: 4 Finais (A + B + C) ou quantas forem necessárias (até 10 pilotos cada) com um descarte. A distribuição dos pilotos para os grupos será intercalada pelos tempos obtidos nas tomadas de tempo, vide exemplos nos itens acima.
3.3 – (Excluído)
3.4 - Treinos Livres
3.4.1 - Cada piloto poderá realizar treinos livres a partir do momento que tenha realizado/confirmado a inscrição junto à organização das 08:00 até as 09:00 horas.
3.5 - Tomada de tempo: Será realizada 01 tomada de tempo. Será considerada a melhor tomada de tempo para efeito de classificação por índice técnico de volta mais rápida.
3.5.1 - Formato e seqüência previstos para as Tomadas de tempo: Heats - Na 1.a etapa do campeonato serão formados os heats de tomadas de tempo com base na classificação final do campeonato do ano anterior. A partir da 2ª etapa serão formados com base na classificação atual do campeonato.
3.6 - Formação de grid:
3.6.1 – Até 10 pilotos: 4 Finais diretas. A Final 1 com grid ordenado pelos resultados obtidos nas tomadas de tempo. As demais Finais com o grid ordenado pelo resultado da Final anterior.
3.6.2 – Acima de 10 pilotos: 4 Finais (A + B + quantas forem necessárias) com um mínimo de 6 pilotos em cada Grupo. Formação de grid vide item anterior.
4 – PONTUAÇÃO POR FINAIS (BATERIAS)
4.1 – Cada piloto receberá uma pontuação em cada bateria Final, com valor inicial igual ao número de pilotos e decrescente dependendo do número de participantes de cada bateria.
Exemplo 10 pilotos:
1º - 10 pontos
2º - 9 pontos
3º - 8 pontos
4º - 7 pontos
-
-
-
10º - 1 ponto...
4.2 - Ao término das 4 baterias finais, será feita a soma dos pontos obtidos nas 3 melhores baterias de cada piloto, gerando sua pontuação total da corrida, determinando assim as posições finais da etapa. Em caso de empate na pontuação geral do dia, os critérios de desempate serão na ordem:
4.2.1 – Pontuação total sem o descarte (soma da pontuação nas 4 baterias)
4.2.2 – Melhor colocação na Tomada de Tempo
4.2.3 – Sorteio
4.3 - Em caso de mais de um Grupo de Finais (A + B + etc), a classificação geral da bateria se dará UNIFICANDO as quantidades de voltas pelo tempo obtido, entre todos os pilotos de ambos os grupos na mesma bateria.
Exemplo 14 pilotos:
Bateria 1 – GRUPO A Bateria 1 – GRUPO B
Piloto F chegou em 1º dando 19 voltas em 5:01. Piloto M chegou em 1º dando 20 voltas em 5:01
Piloto G chegou em 2º dando 19 voltas em 5:05. Piloto N chegou em 2º dando 20 voltas em 5:05
Piloto H chegou em 3º dando 19 voltas em 5:10. Piloto O chegou em 3º dando 19 voltas em 5:02
Piloto I chegou em 4º dando 19 voltas em 5:14. Piloto P chegou em 4º dando 19 voltas em 5:07
Piloto J chegou em 5º dando 18 voltas em 5:01. Piloto Q chegou em 5º dando 18 voltas em 5:00
Piloto K chegou em 6º dando 18 voltas em 5:05. Piloto R chegou em 6º dando 17 voltas em 5:01
Piloto L chegou em 7º dando 18 voltas em 5:10. Piloto S chegou em 7º dando 17 voltas em 5:05
A Classificação desta bateria seria:
1º Piloto M – 14 pontos
2º Piloto N – 13 pontos
3º Piloto F – 12 pontos
4º Piloto O – 11 pontos
5º Piloto G – 10 pontos
6º Piloto P – 9 pontos
7º Piloto H – 8 pontos
8º Piloto I – 7 pontos
9º Piloto Q – 6 pontos
10º Piloto J – 5 pontos
11º Piloto K – 4 pontos
12º Piloto L – 3 pontos
13º Piloto R – 2 pontos
14º Piloto S – 1 ponto
Conforme exemplificado, nem sempre o 1º colocado de um Grupo necessariamente será o 1º colocado da Bateria.
4.4 – Em casos de EMPATE entre pilotos numa mesma bateria Final, o critério de desempate será a posição obtida nas tomadas de tempo.
4.5 – Tempo das Provas (TODAS): 6 minutos
Sugiro fazer isso, só que com somente 2 ou 3 finais em cada grid, p/ não ficar muito tempo, apesar de ser só 6min. cada final.
Daí a final, FINAL mesmo...rsrs... segue a linha dos grids (2 ou 3 finais a definir...)
Daí caso empate tem os critérios p/ resolver.
Mantemos 1 descarte (o pior, óbvio).
O que acham?