RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qua Abr 24, 2024 2:17 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 68 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Jul 05, 2011 2:40 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Qui Nov 20, 2008 7:22 pm
Mensagens: 364
Localização: Porto Alegre - Tchê
Senhores , vou abrir este tópico para discutirmos a possibilidade de criarmos um campeonato de EP no Clube.

para a primeira prova "demonstração" temos 8 pilotos inscritos, sendo que mais 2 já são esperados para fechar um grid de 10.

destes 8 temos 4 stock e 4 força livre, e nossa idéia é padronizar um motor de custo acessível para todos andarmos juntos.

A minha idéia junto com o Everton é usarmos o motor 9t sensorless da Hobbywing para as provas.

Quem de vocês gostaria ou está disposto a particiar de competição/ campeonato com regulamento, vistoria técnica e tudo mais que engloba a "competição"??

_________________
http://www.chzrc.com.br
http://www.dulac.com.br

Equipe Campeã Brasileira 1:10 Nitro 2011
Equipe Campeã Sul Americana 1:10 Nitro 2011


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jul 05, 2011 4:58 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Seg Jun 21, 2010 6:12 pm
Mensagens: 38
Localização: Caxias do Sul - Tchê!
Eu concordo com a escolha deste motor e também sobre a padronização e regras!

Pode contar comigo para as competições...!

Abraços!!

_________________
Vendo:
http://www.rcmteam.weebly.com

Qualificações!
Outras Qualificações!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jul 05, 2011 7:02 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Dez 13, 2007 3:04 pm
Mensagens: 704
Images: 168
Localização: Farroupilha - RS
Fala Guto, pra mim tambem está fechado sobre o motor e as regras .. ontem mesmo fiz uma pequena cotação de um combo brushless para ser usado nesse campeonato, esc 45A com cartão de programação + motor ezrun 9t saiu em torno de R$110,00 já com o frete, mas tudo depende do valor do dolar do dia, mas não da muita diferença de valor disso ... pra mim é um combo muito acessivel e se realmente sair, podemos fazer uma compra grande para os que precisam ou se o piloto já tem o esc que pode ser os ezrun 35A só compraria o motor ....


enfim .. eu to dentro ..

valeuu

abraço

_________________
Tamiya TGX mk.1 - Eletrificando
Tamiya M03 - Esc Ezrun 35A + Speed Passion 3500kv
Tamiya TA05 IFS - + Esc Speed Passion Reventon S + Ezrun 4300kv
Axial SCX10 Jeep Wrangler Unlimited Rubicon - rc4wd 55T
Traxxas T-Maxx - 3.3


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jul 06, 2011 12:38 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Ago 31, 2010 11:00 pm
Mensagens: 307
Images: 0
Localização: Campo Bom - RS
Também concordo quanto a motor, o 9T é muito bacana... Tenho 4 novos em casa... então acho que a padronização poderia valer já a partir da primeira prova de demonstração... Eu e o Dani temos, acredito que o guto tb tenha (pois tem nos formulinhas)... Ai tenho estes 4... e tenho como conseguir mais 2 ou 3 de imediato... Posso repassar à preço de custo (+frete) para quem for participar do campeonato.

O esc poderia ser livre, como em outros campeonatos... Ai quem tem outro esc pode aproveitar, e sem cabo de sensor o esc não faz muita diferença.

Como nunca participei de campeonato com regulamento, vistoria e etc, quanto a isso não posso dar minha opinião, mas acredito que seja legal. Mas vendo o regulamentos de outros campeonatos, uma questão que já deixo em aberto é em questão da medida da bolha, que nos eletricos é 190mm, mas pela pouca diversidade das lojas aqui no sul, muita gente usa bolha 200mm... Tem que ver quanto a isso para definir o regulamento para a vistoria da bolha...

abraço. Rafael/Tigre.RC

_________________
Sakura Zero Pró?
Sakura Zero S 9T 60A
Team Losi 8ight-E
Savage Flux HP

Minhas qualificações: viewtopic.php?f=3&t=20220
Tigre RC: http://www.tigrerc.com.br/


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jul 06, 2011 10:50 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jul 16, 2009 2:22 pm
Mensagens: 263
Localização: Novo Hamburgo/RS
Bah eu nem preciso comentar. O Rafa que o diga, acho esse combo muito guerreiro, talvez porque meu primeiro eletrico (TT-01) veio com um combo desses. E o fato de todos usarem o mesmo combo deixa a competiçao mais "acirrada". Outra coisa o custo.

Quanto ao campeonato, pode contar comigo tb!!!!! Com certeza quero participar dessas possivel "expansão" da categoria EP, popularmente conhecida por "abelhinha" ( :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: ) pelos "fumacentos" :drinks: :drinks: :drinks: :drinks: :drinks: :drinks:



abraço. Daniel/Tigre.RC

_________________
Imagem


Sakura Zero S Grip+ Tekin RS Pro + Speed Passion 5.5T + Futaba 3PM 2.4 Ghz


http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?f=3&t=23041

TigreRC™

http://www.tigrerc.com


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jul 06, 2011 11:15 am 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Abr 01, 2011 9:03 pm
Mensagens: 769
Localização: Canoas - Rio Grande do Sul
Quanto as baterias? Quantos Cs usar?
Não entendo ainda como funciona os C sei que quanto mais, mais forte. E quanto mais S mais voltagem.

Bolhas eu acho que deveria deixar livre, tipo se o piloto quiser correr com uma bolha do dodge Charger, ele nao vai ter a aerodinamica suficiente. Deixar bolha livre eu acho que deixaria mais bonito o grid... Ai se o piloto que ganhar a todo pano usa uma bolha com aero boa..

Como tem poucos pilotos podia ser feito como no jogo GRID da codemaster, a categoria 24h Le Mans tem 2 categorias juntas, um grid com bastante carros ficaria legal de ser visto, mas um inferno para correr :twisted:

Estou pensando em trocar meu carro mas falta $$ tanto pra dar um up nele ou troca-lo.. Quando uma das duas forem executadas eu certo que entro no grid :drinks:

_________________
"No mesmo instante que uma criança aprende a pular, ela aprende a sonhar."
Kyosho DRX


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Jul 06, 2011 11:50 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Qui Nov 20, 2008 7:22 pm
Mensagens: 364
Localização: Porto Alegre - Tchê
Galera,

Que bom que todos estão cientes e a fim de fazer um campeonato como manda o figurino.

em relação aos motores acho que só vamos "restringir" isso. Esc cada um usa o que quiser pois como foi falado acima, sem o sensor não vai mudar muita coisa.

Eu não tenho motor 9T. só tenho 3.5T e 13T.

Acho que para a prova demonstração não vamos regular isso ainda, visto que pintou uma oportunidade de fazermos a corrida dia 24 domingo neste mês ( julho ) . Encaminhei e-mail para todos os inscritos já.

O lance da vistoria e regulamento. Acredito que em um primeiro momento possamos conversar sobre as bolhas 200mm...mas a idéia é seguir um regulamento padrão Ifmar. ou seja, asa no lugar e tamanho certo, bolha no lugar e tamanho certo sem furos ou aberturas no para brisas, peso mínimo...baterias e afins.

o MAIS IMPORTANTE para todas as provas é que TODOS os pilotos tenham Lipo Sack para carregar suas baterias, pois sem isso o risco para o equipamento e outros pilotos é grande no caso de um incêndio.

Pneus para correr , podemos conseguir um "apoio" com a Alpha R/C e comprar a preço de custo com eles vários jogos.

vou dar uma pesquisada no regulamento e postar pontos importante que acredito serem relevantes para a nossa realidade.

Dúvidas e sugestões são sempre bem vindas e podem ser discutidas aqui mesmo.

Abraço a todos e respondam meu e-mail!!!

:mrgreen2:

_________________
http://www.chzrc.com.br
http://www.dulac.com.br

Equipe Campeã Brasileira 1:10 Nitro 2011
Equipe Campeã Sul Americana 1:10 Nitro 2011


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jul 06, 2011 11:54 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Qui Nov 20, 2008 7:22 pm
Mensagens: 364
Localização: Porto Alegre - Tchê
Bataglin escreveu:
Quanto as baterias? Quantos Cs usar?
Não entendo ainda como funciona os C sei que quanto mais, mais forte. E quanto mais S mais voltagem.

Bolhas eu acho que deveria deixar livre, tipo se o piloto quiser correr com uma bolha do dodge Charger, ele nao vai ter a aerodinamica suficiente. Deixar bolha livre eu acho que deixaria mais bonito o grid... Ai se o piloto que ganhar a todo pano usa uma bolha com aero boa..

Como tem poucos pilotos podia ser feito como no jogo GRID da codemaster, a categoria 24h Le Mans tem 2 categorias juntas, um grid com bastante carros ficaria legal de ser visto, mas um inferno para correr :twisted:

Estou pensando em trocar meu carro mas falta $$ tanto pra dar um up nele ou troca-lo.. Quando uma das duas forem executadas eu certo que entro no grid :drinks:


A partir do momento em que tivermos regras, as baterias seram somente 2S. eu sei que no regulamento tem de ser HardCase, mas podemos pensar nisso. é mais uma medida de segurança para todos não só para o equipamento.

os C´s é livre, como tu mesmo disse, quantos mais C´s mais forte é , e também mais cara é a bateria!
as bolhas eu acredito que terão de ser 190mm Turismo. dentro disso pode-se usar a bolha que quiser desde que dentro das especificações necessárias para passar na vistoria. Como já tenho alguma experiência em competições, acredito que quando se corre em um campeonato a "beleza" da coisa é menos importante do que quando se está andando pra brincar. Bonito vai ficar se tivermos pelo menos 10 carros em todas as corridas, ai fica lindo! :D

em breve terei uma prévia do Regulamento para debatermos.

Abraços

Guto Colvara.

_________________
http://www.chzrc.com.br
http://www.dulac.com.br

Equipe Campeã Brasileira 1:10 Nitro 2011
Equipe Campeã Sul Americana 1:10 Nitro 2011


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jul 06, 2011 12:31 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jul 16, 2009 2:22 pm
Mensagens: 263
Localização: Novo Hamburgo/RS
Citação:
A partir do momento em que tivermos regras, as baterias seram somente 2S. eu sei que no regulamento tem de ser HardCase, mas podemos pensar nisso. é mais uma medida de segurança para todos não só para o equipamento.


concordo plenamente quanto as baterias serem 2S, mas acho que o hardcase, por enquanto, poderia ser opcional. como meu chassis eh um T2 007, eh muito dificil conseguir uma hardcase que se encaixe bem.............................. mas isso vai mudar ate fim do ano :twisted: :twisted: :twisted:

abraço

_________________
Imagem


Sakura Zero S Grip+ Tekin RS Pro + Speed Passion 5.5T + Futaba 3PM 2.4 Ghz


http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?f=3&t=23041

TigreRC™

http://www.tigrerc.com


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jul 06, 2011 5:09 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Qui Nov 20, 2008 7:22 pm
Mensagens: 364
Localização: Porto Alegre - Tchê
Pessoal,

Para nossa primeira prova "demonstração" temos a tarde para andar, sendo que ao final da tarde das 4 em diante já fica praticamente impossível de andar bem devido ao frio maravilhoso que faz no palanque!

pergunto a vocês:

Inicialmente como teríamos somente 2 horas para fazer tudo, não iríamos ter classificatórias. como agora vamos ter um grid de pelo menos 8 pilotos com possiveis 10. vocês gostariam de fazer classificatórias??

podemos fazer treinos entre meio dia e 1... da 1 as duas e meia classificatórias e depois corremos as 3 baterias de finais, o que acham?

lembrando que essa primeira corrida vamos ter as duas categorias Stock e Força Livre.

_________________
http://www.chzrc.com.br
http://www.dulac.com.br

Equipe Campeã Brasileira 1:10 Nitro 2011
Equipe Campeã Sul Americana 1:10 Nitro 2011


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jul 06, 2011 7:47 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jul 16, 2009 2:22 pm
Mensagens: 263
Localização: Novo Hamburgo/RS
Por mim pode ser!!!!!!!!!!!!!!!


abraço

_________________
Imagem


Sakura Zero S Grip+ Tekin RS Pro + Speed Passion 5.5T + Futaba 3PM 2.4 Ghz


http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?f=3&t=23041

TigreRC™

http://www.tigrerc.com


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jul 06, 2011 8:07 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Dez 13, 2007 3:04 pm
Mensagens: 704
Images: 168
Localização: Farroupilha - RS
Pra mim tambem .. está fechado assim ...

abraço

_________________
Tamiya TGX mk.1 - Eletrificando
Tamiya M03 - Esc Ezrun 35A + Speed Passion 3500kv
Tamiya TA05 IFS - + Esc Speed Passion Reventon S + Ezrun 4300kv
Axial SCX10 Jeep Wrangler Unlimited Rubicon - rc4wd 55T
Traxxas T-Maxx - 3.3


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jul 06, 2011 11:08 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Qui Nov 20, 2008 7:22 pm
Mensagens: 364
Localização: Porto Alegre - Tchê
Pessoal, usei como base o regulamento GP que temos do Clube e dei umas adaptadas para o EP.

este é o Esboço do Regulamento DESPORTIVO. O regulamento Técnico verei na sequencia.



REGULAMENTO DESPORTIVO CATEGORIA EP 2011

S U M Á R I O

1.1-Divisões das categorias

1.2-Calendário e local das provas

1.3 – Cronograma

1.4 – Procedimentos de corrida

1.5 – Procedimentos para o Término das Provas, Tomadas de tempo, Semi-finais e Finais

1.6 – Pontuação

1.7 – Vistoria técnica

1.8 – Situação de chuva

1.9 – Pane no Sistema de Cronometragem

1.10 – Procedimentos dos mecânicos nos boxes

1.11 – Penalizações

1.12 – Protesto

1.13 – Cancelamento de Prova

1.14 – Premiação

1.15 – Gandulagem

1.1-Divisões das categorias:
A categoria 1/10 TURISMO EP é única sem subcategorias

1.2-Calendário e local das provas:
A DEFINIR

1.3 – Cronograma:
1.3.1 – Inscrições:
As inscrições terão caráter decisivo na realização ou não de cada etapa. Elas deverão ser realizadas antecipadamente, a fim de garantir a arrecadação da verba necessária à realização do evento. O modo de efetuar a inscrição é através de depósito em conta corrente oportunamente divulgada para tal fim por qualquer um dos integrantes da comissão. Este depósito deverá ser feito até a quarta-feira anterior ao evento. Na quinta-feira anterior ao evento, será enviado um e-mail informando se a etapa será realizada ou não. Caso o valor arrecadado com as inscrições não atinja o mínimo necessário para custear a etapa (R$450,00), o valor depositado por cada inscrito será creditado.

O valor de cada inscrição é de R$ 45,00 para qualquer categoria e por categoria que o piloto desejar competir. Na hipótese de o competidor necessitar de sensor de cronometragem e este estiver disponível para locação pelo clube deverá ser acrescido a este valor R$ 10, pelo aluguel deste.

Caso não seja arrecadados os R$450,00, os pilotos inscritos poderão reunir-se e, com o aval da comissão organizadora, decidirem pela complementação do valor faltante. Esta providência deverá ser tomada no máximo até o meio dia da sexta-feira anterior à prova. Neste caso, a comissão organizadora enviará um e-mail informando tal situação.

Se for arrecadado valor suficiente para que haja realização da etapa e, por qualquer eventualidade (climática ou não prevista), a Comissão Organizadora decidir pelo cancelamento, as inscrições poderão valer para a próxima etapa. Mas somente em caso de transferência ou cancelamento confirmado até um dia antes da data previamente marcada. No caso de cancelamento da etapa no dia da prova, será creditado como valor para a próxima etapa 90% do valor da inscrição.

Caso haja arrecadação suficiente e seja decidido pela realização da etapa e no dia da corrida aparecer algum piloto que queira se inscrever, ele poderá fazê-lo. Neste caso, a inscrição será acrescida de R$ 20,00.

O piloto não inscrito em uma etapa poderá fazê-lo após a realização da mesma, no valor de R$ 75,00. Este inscrito e não participante receberá a pontuação equivalente a posição logo abaixo do ultimo colocado da prova. Havendo mais de um inscrito deste modo a posição será definida pela ordem de solicitação de inscrição.

O piloto, antes de iniciar suas atividades na pista, deverá:

Retirar o crachá de freqüência na secretaria do Clube;

Entregar seu modelo para lacramento, se solicitado;

Apresentar o crachá de freqüência à Direção de prova;

Regularizar sua inscrição.

O piloto que desejar utilizar a pista em dia de competição deverá pagar a inscrição antes de iniciar qualquer uso da pista. E deverá obedecer o cronograma proposto para o evento.

O valor não será devolvido caso o piloto tenha problemas e não consiga participar da corrida.

No domingo de realização da etapa, a direção do Clube Conesul isentou os pilotos participantes que não são sócios do clube de pagarem a taxa de utilização da pista.

É proibido o uso da pista, durante o período da competição, para pilotos que não estiverem inscritos.

1.3.2 – Horários das Atividades

As atividades dos pilotos e mecânicos só poderão iniciar-se a partir das 09h00min e poderão estender-se, no máximo, até as 18h00min.

O cronograma das atividades será divulgado no dia da prova.
- Quantidade de hits pelo número de inscritos (por categoria):
Até 10 pilotos: Três tomadas de tempo e uma final ( com três hits ).
Até 24 pilotos: Quatro tomadas de tempo (duas de dois grupos de 12) e uma final ( com três hits )

Hits:
Na 1.a etapa do campeonato será formado os hits de tomadas de tempo por sorteio. A partir da 2ª etapa serão formados com base na classificação atual do campeonato.
Antes do início de cada tomada de tempo a pista ficará aberta por 02( dois ) minutos, somente para os integrantes do hit, a título de aquecimento.

– Treinos Livres:
Os competidores terão no mínimo 10 minutos de treinos livres separados em dois hits de 5 minutos

1.3.6 – Tomadas de tempo:
Serão realizadas no mínimo 01 e no máximo 03 tomadas de tempo.
Será considerada a melhor tomada de tempo para efeito de classificação. No caso de empate será considerada a segunda melhor tomada de tempo como critério de desempate.
A duração será de 5 minutos, sendo considerado como resultado final o maior número de voltas realizadas no menor tempo.

1.3.7 – Formato e seqüência prevista para as Tomadas de tempo:

1.3.7.1 – Formação de grid:

Até 10 pilotos: Final direta com grid ordenado pelos resultados das tomadas de tempo.
Até 24 pilotos: Os pilotos são divididos em duas semi-finais através do seguinte critério:

1º colocado na tomada de tempo: 1º lugar semi-final A

2º colocado na tomada de tempo: 1º lugar semi-final B

3º colocado na tomada de tempo: 2º lugar semi-final A

4º colocado na tomada de tempo: 2º lugar semi-final B

20º colocado na tomada de tempo: 10º lugar semi-final B

1.3.7.2 – Critérios de acesso para as Finais:


1.3.7.3 – Tempo das Provas:

Tomadas de tempo:

5 minutos

Semi-finais:

5minutos

Aquecimento de pneus:

2 minutos

Finais:

5 minutos ( 3 hits )


1.4 – Procedimentos de corrida:

1.4.1 – Posição no Palanque e Boxes:

A posição no palanque será de livre escolha. Não havendo concordância entre os pilotos, o melhor classificado na formação do grid tem preferência depois o segundo melhor classificado e assim sucessivamente.

1.4.2 – Freqüências de Rádio:

Cada piloto deverá ter, obrigatoriamente, duas freqüências diferentes para a inscrição, salvo os que utilizem tecnologia 2.4 GHz. Em caso da ocorrência de freqüências iguais durante as tomadas de tempo, o Diretor de provas deverá chamar os pilotos e propor a troca de freqüência dentro do espírito esportivo. Caso não ocorra a troca os pilotos deverão ser separados dos hits de tomadas. Na impossibilidade de dividir em hit´s será feito sorteio.

Nas provas semi-final e final a preferência absoluta é do piloto que estiver mais bem classificado, não cabendo recurso.

É permitido o uso do equipamento DSM de modulação de freqüência.


1.4.3 – Sensores:

Todos os pilotos utilizarão obrigatoriamente sensores próprios do tipo Personal Transponder AMBrc.Os pilotos que não o possuírem os sensores tipo Personal AMBrc, poderão fazer uso dos sensores alugados pela organização, desde que disponíveis, ao custo de R$ 10,00 por prova. A não devolução imediata após o uso do sensor acarretará na desqualificação do piloto da prova em questão. Cabe ressaltar que um bom piloto de competições tem seu equipamento bem dimensionado e disponibilizado, e dentre eles, está um transponder particular.

Os sensores utilizados serão de total responsabilidade do piloto. Mesmo os sensores alugados. Portanto é solicitado ao piloto que faça correta instalação do sensor no carro.

Durante a prova, caso seja detectado pela direção ou pelo piloto/mecânico que o sensor não está marcando a volta, o responsável (ou mecânico) pela equipe do piloto envolvido deverá parar o carro no Box, e será verificada a possibilidade de fazer a contagem manual, sem interrupção da prova.

Sensor do carro intacto. Atitude: Comunicar imediatamente ao fiscal, e retornar a pista.

Sensor fora do carro (intacto). Atitude: Mecânico deverá recolocar o sensor com a prova em andamento, e retornar à pista.

1.4.4 – Largada:

Nas tomadas de tempo, o Diretor de Prova autorizará a largada de cada piloto pelo Número. Os carros largarão dos boxes.

Nas demais provas semi-final e Final, o Diretor de Prova fará uma contagem regressiva iniciada em 10 e ao chegar em 2 o sistema ficará “mudo”. Os pilotos aguardarão o “start” do sistema ou diretor de prova nos próximos segundos para a largada. Os carros largarão da pista no estilo normal ( duas colunas). A ordem será a definida nas tomadas de tempo.

Nas tomadas de tempo, provas Semi-final e Final é permitido à permanência de 02 mecânicos na área de Box.

1.4.5 – Solicitação de Tempo:

Poderá ser solicitado apenas um pedido de tempo de 10 minutos, somente antes da prova final, para reparo de equipamento. Durante este período a pista ficará fechada. Este tempo deverá ser solicitado antes do alinhamento dos carros no grid de largada ( dentro dos 2 minutos de aquecimento de pneus). O Diretor de Prova informará aos pilotos que a partir de determinado momento, os carros que tiverem problemas, deverão largar dos boxes. O piloto que fizer a solicitação deverá largar na última posição do grid e o seu lugar ficará vago. Na impossibilidade, deverá largar do seu Box, após a autorização do fiscal.

Será dado um novo tempo de aquecimento para todos os carros, após o final do tempo do pedido de tempo.


1.5 – Procedimento para o Término das Provas, Tomadas de tempo, Semi-finais e Finais:

Assim que o Diretor de Prova determinar o final da prova, nenhum mecânico poderá ter acesso ao carro. Nenhum carro entrará nos boxes, devendo o piloto pará-lo no grid de largada, onde a comissão recolherá TODOS OS CARROS, para realizar a vistoria técnica.

Todos os carros devem aguardar a liberação pelo diretor de prova ou inspetor técnico. O piloto que retirar o carro antes do tempo determinado será desqualificado ou desclassificado da prova.


1.6 – Pontuação:

1.6.1 – Cada piloto somará pontos a cada etapa e ao final do Campeonato, será declarado Campeão o que tiver o maior número de pontos, seguindo o seguinte critério:


Piloto inscrito e não participante receberá a pontuação equivalente a posição logo abaixo do ultimo colocado da prova. (em caso de 02 ou mais pilotos inscritos e não participantes da prova, estes receberão a pontuação pela ordem de inscrição).

1.6.2 – Descartes:

Deverá haver um descarte. Só será possível descartar prova com inscrição efetuada e confirmada. O descarte será o número de pontos total da etapa escolhida.

1.6.3– Critérios de desempate:

No caso de empate entre pilotos no resultado final do campeonato o critério de desempate será pela ordem:

Maior quantidade de Vitórias;

Maior quantidade de Poles. (Piloto mais bem classificado nas tomadas de tempo);

Maior quantidades de 2º lugares e assim sucessivamente até o 12º lugar;

Confronto direto das melhores voltas em cada etapa.

Persistindo o empate, será sorteado o campeão conforme método aprovado pela comissão da categoria.


1.7 – Vistoria técnica:

Todos os carros deverão ir para vistoria acompanhados somente pelo vistoriador (indicado no dia da prova pela Comissão). O piloto deve colocar seus carros em condições de serem fiscalizados/vistoriados e acompanhar a vistoria técnica, somente ele ou uma pessoa indicada por ele, por carro. O carro que não passar pela vistoria técnica está automaticamente desclassificado da etapa. A comissão poderá optar por realizar, ou não, a vistoria técnica em uma ou mais etapas. Os procedimentos utilizados durante a vistoria poderão abordar todos, alguns ou um tópico do regulamento técnico da(s) categoria(s). Se um tópico não for verificado no momento da vistoria e algum dos pilotos desejarem que seja vistoriado, este piloto deverá utilizar o procedimento de “protesto” para garantir a avaliação.

Não será realizada vistoria técnica obrigatória no início das atividades, porém os equipamentos utilizados para esta finalidade estarão à disposição de todos para uma prévia em seus carros. É responsabilidade exclusiva do piloto estar com seu carro dentro das especificações técnicas.

Havendo vistoria técnica, ao final da prova final os 3 (três) primeiros serão avaliados.

A direção de prova também poderá realizar vistorias técnicas dirigidas a qualquer carro quando ocorrer significativa discrepância dos tempos comparados entre pilotos do mesmo nível, com as mesmas conseqüências anteriormente descritas.

No decorrer do evento, caso a comissão solicite a vistoria técnica dos componentes internos do motor, o piloto poderá optar que seja feita a vistoria do motor imediatamente ou que ela seja realizada no final do evento, este será lacrado e o piloto devera apresentá-lo no final do evento para verificação.

Se o piloto deixar de apresentar o motor e/ou houver o rompimento do LACRE o piloto estará automaticamente desclassificado da prova.

Após ter o motor lacrado o piloto decidir trocar de motor, o motor lacrado devera ser encaminhado para a Vistoria Técnica e ficara em parque fechado ate o final do evento.


1.8 – Situação de chuva:

Em situações de Chuva, uma prova é considerada completa somente se for realizada a prova final.

Se a corrida for declarada incompleta os pilotos receberão metade dos pontos na classificação geral. No caso de não inciar-se as provas finais, e as tomadas estiverem concluídas a pontuação recebida será a da tomada de tempos.

Caso ocorra chuva antes do início das atividades, ficará a cargo da comissão organizadora aguardar o tempo que julgar necessário para, se for o caso, dar a prova como encerrada, incompleta, transferida ou cancelada.

Deverá ser aguardado o horário limite de 14h30min para declarar a prova incompleta ou 11h30min para prova cancelada/transferida.

Persistindo a chuva, a Organização poderá cancelar a prova e a verificar a possibilidade de se marcar nova data para a realização da etapa.

Caso ocorra chuva durante a competição, caberá ao Diretor de Prova a observância das condições de pista para a decisão de interromper a corrida.


1.9 – Pane no Sistema de Cronometragem:

Serão adotados os mesmos procedimentos para o caso de chuva (item 1.8). Caberá à Organização da Prova a decisão final.

Em todas as situações em que ocorrer a interrupção por motivos de pane no sistema de cronometragem, seja nas tomada de tempo, prova semi-final ou final, os carros ficarão em parque fechado, ate a liberação por parte do diretor de prova para reinicio imediato das atividades.

Em todas as situações de pane no sistema de cronometragem que não for considerada finalizada, com menos de 75% da prova Final, os pilotos receberão 50% dos pontos validos.




1.10 – Procedimentos dos mecânicos nos boxes:

Todos os participantes deverão comportar-se de maneira cordial, desportiva e ética, não sendo permitidos palavrões, ofensas gerais ou pessoais e interferências no andamento da competição.

Os mecânicos deverão se posicionar nos boxes correspondentes ao do piloto no palanque. Os pilotos deverão parar os carros no boxe correspondente ao seu mecânico.

Os mecânicos deverão ter máxima atenção à:

Somente poderão receber os carros dos gandulas para reparos nas plataformas laterais dos boxes ou em área determinada pela organização da prova;

Deverá recolocar os carros na pista de rolagem com a máxima atenção em relação a outros carros que possam estar entrando ou saindo dos boxes de forma a evitar acidentes ou obstruir outros carros;

Deixar a área dos boxes limpa e sem seus equipamentos e ferramentas;

Entregar o carro e acompanhar a vistoria ( caso solicitado ) no final das tomadas de tempo e semi-final e prova Final;

Adentrar nos boxes/pista somente quando autorizado pelo Diretor de Prova.

Durante os treinos livres, tomadas de tempo e provas semi-final e final são permitidos 02 mecânicos no Box.


1.11 – Penalizações:

Serão aplicadas, pelo Diretor de Prova, aos pilotos ou membros de sua equipe quando do não cumprimento do regulamento.

Salvo as penalizações previstas que não cabem recurso, as demais caberão recurso por escrito dirigido à Organização, resguardando assim o princípio da ampla defesa.

As penalizações serão divididas em:

Advertência Verbal ou Drive Thru ( A critério do Diretor de Prova) – O Diretor de Prova comunicará a penalização da seguinte forma:

Piloto XXXX, você esta sendo penalizado com drive thru por ……………

Enquadra-se nessa categoria de penalização os casos que não interfiram na desempenho dos pilotos adversários, como:

Obstruir, sem insistência, a passagem de piloto mais rápido;

Tocar um carro adversário de maneira brusca, sem que a mesmo perca sua posição;

Adentrar o Box em velocidade exagerada.

Stop and Go – O Diretor de Prova comunicará a penalização da seguinte forma:

Piloto XXXX, “Stop and Go”, você esta sendo penalizado por XXXXXXXX.

Enquadra-se nessa categoria de penalização os casos que interfiram no desempenho dos pilotos adversários, no caso de já ter recebido uma advertência verbal durante a mesma corrida, ou em faltas consideradas graves, como:

Piloto retardatário obstruir, com insistência, a passagem de piloto mais rápido;

Usar termos de baixo calão (tanto o piloto quanto integrante de sua equipe);

Tocar um carro adversário de maneira brusca, acarretando a perda de posição do outro piloto;

Ao receber 01 advertência verbal na mesma corrida;

Falta de condições técnicas do equipamento e/ou pilotagem de forma a causar prejuízos (acidentes graves) aos demais pilotos;

Queima de largada (qualquer movimentação do carro antes da autorização de largada);

Obstruir o fluxo nos boxes;

Parar os carros com os pés;

Realizar reparos na pista;

Pilotar de forma que interfira no resultado da corrida. Espera deliberada por outro carro será considerado como delito grave e resultará em imediata desclassificação.

Como cumprir o Drive Thru:

O piloto deve entrar pela pista de rolagem dos boxes, passar sem parar em velocidade moderada e segura retornando a pista para continuar a competir.. O piloto penalizado terá três voltas para cumprir. Caso falte menos de três voltas para o termino da prova, e o piloto não cumpriu sua penalização, este terá acrescido 15 segundos ao seu tempo, sem direito a recurso.




Como cumprir o Stop & Go:

O piloto deve entrar pela pista de rolagem dos boxes, parar o carro no seu Box. A Direção de Prova somente abrirá a contagem após o carro parar completamente e só poderá relargar após autorização da Direção. O piloto penalizado terá três voltas para cumpri-la. Caso falte menos de três voltas para o termino da prova, e o piloto não cumpriu sua penalização, este terá acrescido 20 segundos ao seu tempo, sem direito a recurso.

É proibido qualquer manutenção ou atividade no carro durante o Stop & Go ou Drive Trhu.

Desqualificação – O Diretor de prova comunicará a desqualificação se:

Deixar de apresentar o veículo quando solicitado para a vistoria após as tomadas de tempo e semi-final e final;

Receber 03 Stop and go na mesma etapa;

Reter o radio-controle nos boxes fora do horário permitido para recarga de baterias, depois de solicitado pelo Diretor de Prova;

Reter o sensor depois de solicitado pelo Diretor de Prova;

No caso de não atendimento as especificações técnicas da categoria e do hit em disputa.

Desclassificação – O Diretor de prova comunicará a desclassificação se:

Não acontecer o pagamento da taxa de inscrição da etapa;

Nos casos de agressões verbais descontroladas;

Nos casos de condutas irregulares intencionais e atitude anti-desportiva durante a etapa;

Violar ou substituir qualquer parte do carro sem aviso e autorização da Direção da Prova;

Passar o sensor na antena de captação do sinal;

Insistir em manter o carro com algum problema técnico (Ex.: pneu rasgado ou descolado que interfira na estabilidade do carro, etc.) na pista, colocando em risco a posição dos pilotos adversários.

No término da prova semi-final ou final nenhum piloto poderá entrar nos boxes com o seu carro, devendo parar no grid de largada, onde somente o Diretor de Prova, a comissão organizadora ou seu assistente terá acesso aos carros.

Suspensão – O Diretor de prova comunicará a suspensão se:

Nos casos de fraude intencional do regulamento (ex: troca de carro ou chassis sem permissão da direção de prova, troca de pilotos durante o evento);

Na segunda desqualificação durante a temporada.

Eliminação do Campeonato – O Diretor de prova comunicará a eliminação do campeonato se houver agressão física.


1.12 – Protesto:

Somente será aceito o protesto por escrito e encaminhado em mãos ao diretor de prova.

O protesto pode ser de ordem técnica ou desportiva.

Prazos para encaminhamento do protesto:

Tomadas de tempo: 05 minutos após o término.

Provas semi-final: 05 minutos após o término.

Prova final: 10 minutos após o término.

Caberá somente a piloto inscrito solicitar ao Diretor de Prova vistoria técnica suplementar de qualquer carro. Para isso, deverá proceder da seguinte forma:

Estar participando da mesma categoria;

Pagar uma taxa de três vezes o valor da inscrição da prova;

Preencher um requerimento informando o nome do piloto objeto da solicitação de vistoria.

Caso não seja procedente a reclamação, o piloto solicitante arcará com os custos da vistoria em favor do dono do carro vistoriado. (Ex: inutilização de qualquer peça, pneu, roda, motor, câmbio ou acessório do carro para que a vistoria seja procedida).

Caso seja procedente a reclamação, o Diretor de Prova desclassificará ou desqualificará o piloto envolvido da etapa, de acordo com a gravidade do fato, e o requerente não arcará com qualquer custo da vistoria, tendo o valor pago pela taxa de vistoria reembolsada.

A presença dos envolvidos durante a solicitação de vistoria e julgamento é obrigatória.

Todo protesto será respondido por escrito.


1.13 – Cancelamento de Prova.

No caso de uma etapa ser cancelada será estudado, dentro das possibilidades e sob critério da comissão organizadora, uma nova data para realizar a etapa.


1.14 – Premiação:

A cada etapa serão premiados os 03 primeiros colocados de cada divisão de categorias.

No final do Campeonato os 03 primeiros colocados de cada divisão de categorias.


1.15 – Gandulagem:

A direção de prova, juntamente com a comissão organizadora, irá solicitar aos pilotos que ajudem com a gandulagem, de acordo com uma escala criada para tal no dia da prova. O piloto que for escalado para gandular poderá indicar outra pessoa em seu lugar desde que esteja impossibilitado de exercer a função e a pessoa indicada tenha o conhecimento necessário para a função. Esta chamada e o atendimento passa a ser obrigatório. O piloto que não comparecer para gandular ou não indicar outra pessoa para exercer a função no seu lugar será desclassificado da etapa.

_________________
http://www.chzrc.com.br
http://www.dulac.com.br

Equipe Campeã Brasileira 1:10 Nitro 2011
Equipe Campeã Sul Americana 1:10 Nitro 2011


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jul 07, 2011 11:20 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Qui Nov 20, 2008 7:22 pm
Mensagens: 364
Localização: Porto Alegre - Tchê
Rafael_RS escreveu:
Também concordo quanto a motor, o 9T é muito bacana... Tenho 4 novos em casa... então acho que a padronização poderia valer já a partir da primeira prova de demonstração... Eu e o Dani temos, acredito que o guto tb tenha (pois tem nos formulinhas)... Ai tenho estes 4... e tenho como conseguir mais 2 ou 3 de imediato... Posso repassar à preço de custo (+frete) para quem for participar do campeonato.

O esc poderia ser livre, como em outros campeonatos... Ai quem tem outro esc pode aproveitar, e sem cabo de sensor o esc não faz muita diferença.

Como nunca participei de campeonato com regulamento, vistoria e etc, quanto a isso não posso dar minha opinião, mas acredito que seja legal. Mas vendo o regulamentos de outros campeonatos, uma questão que já deixo em aberto é em questão da medida da bolha, que nos eletricos é 190mm, mas pela pouca diversidade das lojas aqui no sul, muita gente usa bolha 200mm... Tem que ver quanto a isso para definir o regulamento para a vistoria da bolha...

abraço. Rafael/Tigre.RC



Rafa,

1 desses motores é meu...me manda o valor e os dados ai pra te pagar.

Abraço.
Guto Colvara.

_________________
http://www.chzrc.com.br
http://www.dulac.com.br

Equipe Campeã Brasileira 1:10 Nitro 2011
Equipe Campeã Sul Americana 1:10 Nitro 2011


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jul 07, 2011 1:26 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jul 16, 2009 2:22 pm
Mensagens: 263
Localização: Novo Hamburgo/RS
e quanto ao esc, tem que ser do combo ou pode ser outro e so utilizar o motor 9T?


abraço

_________________
Imagem


Sakura Zero S Grip+ Tekin RS Pro + Speed Passion 5.5T + Futaba 3PM 2.4 Ghz


http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?f=3&t=23041

TigreRC™

http://www.tigrerc.com


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 68 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB