|
Membro Classe 10 |
 |
Registrado em: Qui Mai 17, 2007 6:01 pm Mensagens: 6013 Localização: Vila Mariana - SP
|
Galera, montei um TA05 ver. II de ontem pra hoje, e bati umas fotos, vou tentar dar uma comentada mais ou menos...
 Trata-se do TA05 ver. II, e o unico "hop-up" foram os amortecedores TRF.
 Em relação aos kits prós que eu me acostumei a montar, esse kit da Tamiya vem muito mais peças... Odeio ficar caçando peça em Arvore... Mas tudo bem, enfim, o kit é da Tamiya Brasil, e gostei bastante da qualidade das peças Plasticas, eu lembro do meu TT01, e não era assim...
 Começando a montagem...
 Gostei do esquema dos Pulleys, eles são apenas encaixados na mesma peça que segura a coroa, facil pra uma futura troca. Troquei a coroa original (70T pitch tamiya, aquele mesmo do TT01) por uma coroa 78T pitch 48.
 Veja uma parte destacada no chassis, a instrução é remove.
 Normalmente essas coisas eu corto com bisturi/estilete, porém, era bem duro e não era fininho, peguei o alicate de corte pequeno, e cortei dos lados, usei bisturi pra fazer acabamento.
 Bom... aqui apenas parafusei o montante de motor/pulley central no chassis... Um lado negativo (pelo menos para mim) são os parafusos, semana que vem (ou hoje, sei lá) estarei comprando e trocando tudo por Allen, esses parafusos (+), principalmente os de cabeça chata, são um problema... Se não tiver uma chave boa e tomar cuidado, vai perder vários parafusos durante a montagem... Como já sabia disso, não houver problema durante a montagem.
 O outdrive logo que saiu da árvore
 É sempre bom dar um acabamento em todas as peças que saem das árvores.

Bomm... O Diff:
 A principio fiquei preocupado com esse Diff, me parecia que não ficaria bom... Começando a montagem...
 Sempre via alguns pilotos lá fora, lambusar essa parte com Graxa, eu sempre passei, mas era apenas para facilitar a montagem, pq o diff plate não vai heuaheuahueh, Enfim, até no manual fala pra fazer isso, e passar por toda extensão, como fiz na foto.
 Bom, como deve saber, vão 2 rolamentos dentro do Diff, coloquei eles em um dos lados, junto com o Pulley, peguei a Graxa para Diferencial, e coloquei um pouco em cada buraco. Em seguida, com uma chave de fenda pequena, eu coloquei um pouco de graxa na ponta, e usava isso para "pegar" as esferas uma a uma para colocar no Pulley. Sempre faço desta maneira. Detalhe, sempre que for abrir o pacote de esferas, faça dentro de um pote, ou sobre um pano, para caso elas cairem, não saiam pulando...

Uma coisa que muito me agradou, e facilita a montagem é o Thrust (para quem não sabe o que é, olhe na foto:
 É um rolamento que normalmente nós montamos, vem 2 discos e algumas esferas minúsculas... E para quem não está acostumado, costuma ser chato de montar (eu não ligo, já fiz tanto isso...), Mas esse aqui já vem "montado" =] Uma mão na roda, como manda o Manual, usamos graxa de molibidenio (aquela preta), para apenas por curiosidade, usa-se essa graxa pois aquela é uma parte que trabalha excessivamente, e tende a aquecer, esta graxa, devido a sua composição é feita para temperaturas elevadas.
Fechando o Diff, não tem dificuldade nenhuma, é so colocar a mola o suporte de porca (com a porca, claro ehuaehah) de uma lado, e do outro, o parafuso com o thrust. no caso desse carro, a chave usada é 1.5mm allen. Alguns minutinhos e pronto:
 Ficaram muito bons, eu não esperava, pois lembrava do Diff do TA05 antigo e do IFS que não eram bons. Mas esse aqui é.
Agora montando os montantes do Diff, como disse antes, gostei bastante do plastico desse kit. Não parece que influenciará em nada na performance.

Montando sobre o chassis, que começou a tomar forma:
 Como essas partes não tem muita dificuldade, acabei não batendo fotos (ok, esqueci na verdade ahaha).. Nessa foto, já montei a bandeja, hubs, transmissão e linkagem.

Como eu percebi que não havia batido fotos hehehe
 Para quem não conhece o nome das peças, da esquerda pra direita: Bandeja (hahaha), C-Hub, Steering Block (ou hub) e aquela pontinha ali, é uma ponta de eixo, que não era pra sair na foto.
Montado no carro =]

Comentários sobre o sistema de fixação das bandejas: Na dianteira, o angulo das bandejas não dá pra ser alterado, é fixo em 0. Na traseira, dependendo de como você colocar os montantes pequenos (que vao do lado de dentro do chassis), dá pra variar o toe-in da traseira em 1.5 ou 2.5. Montei com 2.5, claro. O Kit acompanha espaçadores para colocar debaixo dos montantes, para mudar a rolagem ou fazer kick-up, dive, etc... mudar o angulo de caster pela bandeja, que altera bastante o comportamento do carro, quem quiser saber mais sobre esses acerto, olhem no setupbook da xray.
O sistema de direção, mesmo sendo em plastico e não sendo roletado (usa buchas metalicas) é livre e não apresenta folgas. Ponto positivo.

Agora, uma parte do chassis que quando montei, notei uma errata na parte superior do montante do Diff hahaha, Esse carro, acompanha algumas das peças do kit TA05 normal, por isso, vem 3 tampas, e eu não havia reparado. Enfim, vou explicar abaixo.
Isso é a parte onde os amortecedores serão fixados.
 Quando montei no carro, com essa tampa que falei acima errada, percebi que a articulação dessa peça em formato de "S" (que não sei o nome) batia numa parte da tampa, e esse parte era a base para fixação da shock tower hehe, no ver.II não precisa disso, e vem uma tampa sem nada.

Bom, agora, seguindo a ordem do Manual, os amortecedores =] Apenas a nivel de teste, montei um dos amortecedores originais, o mesmo processo de sempre, ao destacar as peças da arvore (dêem preferencia a usar alicates para cortar e tirar rebarba com estilete ou bisturi, pois girar, puxar etc. pode danificar ou entortar)
 Comecei montando o Cilindro, é tranquilo, na parte debaixo vão 2 o'rings laranjas (ou vermelhos, não sei, acho que não sei identificar cores) Depois, monta o pistão... montagem facil, igual todos os amortecedores que eu já montei, usando e-clips. Montei com o pistão de furos
 Colocar silicone, descansar pra sairem as bolhas, e fechar!
 A principio, a ação dele é boa, mas não muito consistente, devido a "dureza" do diafrágma... Como ele é mole, tende a ter uma ação mais leve... o silicone 600 com esse diafrágma ficou "leve". Com a mola, que eu achei bem firme, o conjunto não é ruim, para quem for andar na Stock Light, não precisa nem trocar o amortecedor, pois parece que dá conta do recado facilmente.

Enfim, eu não vou usar ele mesmo, então vamos para o que interessa hahaha
 Amortecedores TRF, são muito famosos, muitas pessoas usam eles, e dizem que é pq a manutenção dele é rápida. Bom... eu não vi nada demais nesse quesito, deve ser porque estou acostumado.
Eles vieram da Tamiya Brasil também.
Bom.. O que vem na caixa? Isso ai:
 4 árvores, que contém as peças plasticas, pistoões iguais aos do amortecedor original (na arvore), pistões em nylon (eu acho que é nylon) e as partes metalicas... enfim, tudo que precisa pra montagem, só falta silicone... As molas, segundo a graduação, são médias, não sei quantas libras. São as "Yellow" (tem um pingo de tinta amarela no final de cada mola)
 Engracado que os cilindros vem montados, mas para "montar" precisamos desmontar novamente hahahaha
 A parte de baixo, vai um O'ring de Silicone e um espaçador branco, no mesmo material do pistão, e na tampa inferior, uma outra peça, branca também que serve meio que guia/apoio para o pistão.
 A "porca" ou sei lá qual o nome disso, precisa colocar um o'ring por dentro, para que serve isso? Bom... se estiver somente a porca, ela fica bem livre, e pode desregular com a trepidação, por isso o o'ring, a regulagem mantém.

Juntando as partes, o Cilindro que está pronto para receber o pistão e o Silicone e a porca:

Um comentário, colocar a porca no lugar é complicado, devido ao o'ring, fica bem ruim começar a rosquear... pra facilitar, eu passei um pouco de silicone do amortecedor no o'ring, ai entra mais facil... hehehe (praticamente um ky heauheuaheauheah) Bom, o pistão é dourado, deve ser algum tipo de tratamento ou cobetura. Não sei afirmar qual seria.

Agora, mãos a obra, montar os amortecedores!

Bom... é sempre bom montar em cima de um pano, eu monto sempre assim: Pego o Cilindro, e ANTES de colocar o pistão, eu coloco + ou - até a metade com silicone... porque? pois ao colocar o Pistão, as bolhas que ficariam por baixo dele quando eu coloco o pistão antes do silicone saem mais facil... quando abaixo o pistão, giro e faço de maneira que as bolhas saem debaixo dele, dou deixo descansando e depois completo.

Para fechar, é bom pegar papel toalha (esse é melhor, pois absorve mais) e "enrolar" o amortecedor nele, coloco o diafrágma de maneira a não sobrar ar dentro, depois ainda aperto o diafrágma no meio, para sangrar um pouco. Depois é só colocar o Cap e a tampa.

Colocamos o "clack" (nome dado pelo Lincoln Almeida ehauehaueh) no final do eixo, a mola e o não-sei-o-nome que segura a mola por baixo. Pronto!

Montando no carro é facil, basta colocar os Balls nas posições desejadas e "CLACK" hahahahaha
 Essa posição dos amortecedores dianteiros me incomoda um pouco, pois não sei exatamente como regular...
 Mas não deixa de ser interessante o funcionamento =]
Depois dos amortecedores não sobra muita coisa, bumper, holder de bateria e postes. Tudo bem tranquilo, vejam como ficou:

Considerações finais? Bom, tem algumas hehehehe
O carro parece muito bom, é justinho mesmo sendo um kit de valor relativamente baixo, a transmissão parece confiável, com excessão dos dogbones na dianteira (na traseira não faz mal usar dogbone), pois ao virar demais as rodas, certamente vão trepidar um pouco, e numa pancada com as rodas esterçadas, pode ser que pule fora. As UNICAS coisas que eu colocaria a mais nesse carro seriam um par de CVD na dianteira e um Spool, outra coisa que eu já vou fazer é trocar todos os parafusos philips (+) por allen. Que alias, estou a procura de alguém que possa me emprestar/vender. (sextavados de aluminio não é essencial, mas eu já coloquei) Qualquer outro Up, ao meu ver é mais estético... ou menos importante...
Se fosse pra listar o que eu faria, seriam: - Aluminio e rolamentos na direção; - Aquele S que faz a transmissão do trabalho do amortecedores para as bandejas em aluminio e com rolamentos; - Bulkheads em aluminio (junto com a Torre traseira em carbono, claro); - Montantes de bandeja em aluminio; - Porcas de roda com serrilhado;
De resto, não precisa mudar nada... se for mudar mais coisas que isso, acho que comprar um Exotec EX05, mas não antes de comprar os bulkheads e as coisas que falei.
Algumas "mudanças" que eu fiz, o chassis é feito para que cortemos o um pedaço da abinha, bom, não vou cortar um servo de 85 dolares, então, trabalhei o chassis... Abri espaço para o servo sem cortes entrar. A proteção da coroa, eu só instalaria para usar o montante da antena, porém, acabei instalando um montante que tinha aqui, em um dos furos que eram usados para prender o protetor.
Agora é testar ele, estarei usando ele na primeira etapa da Stock. É um carro temporário, nas etapas seguintes devo estar com outro carro, um pró. Mas estou bem positivo em relação a esse carro. Gostei da qualidade mesmo sendo em plastico.
Montei a eletronica: Servo futaba S9551 Receptor Spektrum SR3100 DSM2 ESC Tekin RS Pro Motor LRP X12 10.5

Bom, é isso! Depois que tiver uma impressão na pista eu retorno aqui.
Abraços e comentem!
_________________ ★ ★ ★ ★ ★ Xablau ★ ★ ★ ★ ★
|
|