Tem aeromodelos que requerem o uso de mais canais, depende da complexidade do modelo, quantidade de superfícies de controle ou nível de realismo escala. Dependendo do aero, pode até ser pouco 18 canais. Um jato por exemplo, só de superfícies de controle tem flap, slap, aileron, airbrake, profundores independentes e leme, já se vão no mínimo uns 7, 8 canais aí, e ainda tem motores complexos (vetorado ainda nesse exemplo, mais um canal ao menos pra isso), trens de pouso, iluminação, pods, etc... :
http://www.youtube.com/watch?v=s3Or26II ... re=relatedTem modelos escala, como esse B-52, que com certeza 18 canais é pouco:
http://www.youtube.com/watch?v=fbITzCI2AU0 Não é incomum esse tipo de aero ser pilotado por dois pilotos ao mesmo tempo.
O FX40 (e que é 18 canais também, mas expansível até 40 canais) é voltado justamente para robótica, animatrônica (o "FX" de "effects"), por seu formato tray (bandeja).

Mas nas zoropas, o povo do aero curte também um rádio tray, principalmente na Alemanha, 90% dos rádios são tray - e da Graupner, marca pouco conhecida, mas que faz coisa de primeira, como o famoso ESC GM. A versão mais voltada pro modelismo é o 14-MZ, que é rigorosamente o mesmo rádio numa configuração diferente:
