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MensagemEnviado: Ter Set 08, 2009 9:56 pm 
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Camaradas, recebi por email o seguinte link:

http://stampedeproject.com/RC-Car-Traxx ... rsion.html

Nada mais seria que mais um tutorial de conversão de REVO para E-REVO, mas o texto do editor me chamou a atenção.

Já não é a primeira vez que eu leio um texto de fora do país falando sobre os motores brushless serem melhores e mais eficientes que os motores a combustão.

Tenho notado que os preços dos motores elétricos são mais caros que os motores a combustão (por enquanto só fora do país, aqui no Brasil a diferença ainda é grande).

Será que nos próximos anos, com o custo do combustível subindo cada vez mais e a eficiëncia dos motores GLOW sendo posta em cheque veremos o fim dos motores ä combustão?


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MensagemEnviado: Qua Set 09, 2009 10:14 am 
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Não acredito no fim não. Os elétricos estão evoluindo muito mesmo, em função da melhoria nos materiais e nas tecnologias utilizadas nas baterias. As diferenças do glow e elétrico vão além do "combusível" e não podem ser comparados apenas pela potência. Ambos vão continuar existindo, cada qual com determinada fatia do mercado de modelismo.

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MensagemEnviado: Qua Out 07, 2009 11:25 pm 
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O glow vai sumir sim, isto porque o nitrometano será proibido, assim como já esta sendo em vários lugares, mas o motor a combustão sempre existirá, o substituto do blow será o Etanol (alcool de posto). O maior fabricante de motores Glow OS já tem em sua linha motores Etanol com praticamente o mesmo desempenho de glow para a linha de aeromodelos médios.

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MensagemEnviado: Qui Out 08, 2009 7:38 am 
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aí até penso em pegar um...
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MensagemEnviado: Qui Out 08, 2009 8:26 am 
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Além de ser mais "limpo" que o nitrometano.

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MensagemEnviado: Qui Out 08, 2009 10:34 am 
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danischoen escreveu:
Além de ser mais "limpo" que o nitrometano.


E não ser tóxico. O nitrometano é um verdadeiro veneno.

Também tem o problema do próprio metanol que estraga ao ar livre, ele absorve a umidade do ar e um galão aberto por 1 hora já estragou. Com o Etanol não existirá este problema.

O único motivo para usarem metanol no lugar de etanol é que lá fora até + ou – 2005 o etanol era muito mais raro e caro que o metanol, coisa que nunca foi no Brasil. Os dois tem praticamente as mesmas características. Agora a coisa esta mudando e o que não falta e ainda é apoiado pelos governos é a utilização do etanol.

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MensagemEnviado: Qui Out 08, 2009 1:40 pm 
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Pessoal, eu li a reportagem da OS que saiu em uma revista de modelismo, o alcol de posto comum não funciona, pois tem amistura com a agua, o alcol para motores de modelismo tem que ter 99% de pureza e o óleo adicionado ao mesmo tambem tem que ter 99% de pureza e não pode ser o comprado em farmácias pois esse possui uma espécie de açucar, a boa noticia é que o uso de nitro chegará a quase zero, o bom é que será mais limpo.
Bom só para esclarecer, eu não estou defendendo os motores Glow, mas só para esclarecer o assunto, eu ando de GP e EP, e me amarro nos dois, o que um tem o outro não tem e por aí vai.
valeu

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MensagemEnviado: Qui Out 08, 2009 6:56 pm 
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A diferença entre álcool de posto para álcool que a OS vende é que o álcool de posto de 95% de álcool e o da OS é 99%, diferença insignificante na prática.

A prova do que estou falando é que já tenho 3 colegas com motores OS Etanol funcionando com álcool de posto e mistura de óleo “caseirol” funcionando 200%. Vídeos e depoimentos esta na comunidade aeromodelismo no Orkut.



fabricioeirim escreveu:
Pessoal, eu li a reportagem da OS que saiu em uma revista de modelismo, o alcol de posto comum não funciona, pois tem amistura com a agua, o alcol para motores de modelismo tem que ter 99% de pureza e o óleo adicionado ao mesmo tambem tem que ter 99% de pureza e não pode ser o comprado em farmácias pois esse possui uma espécie de açucar, a boa noticia é que o uso de nitro chegará a quase zero, o bom é que será mais limpo.
Bom só para esclarecer, eu não estou defendendo os motores Glow, mas só para esclarecer o assunto, eu ando de GP e EP, e me amarro nos dois, o que um tem o outro não tem e por aí vai.
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MensagemEnviado: Sex Out 09, 2009 8:36 am 
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Bom, não é uma opinião minha e sim uma reportagem de 4 páginas de uma revista de modelismo, e nesta mesma reportagem consta que existem apenas dois motores desses funcionando em aeromodelos, que foram fornecidos pela OS quando seu ex presidente esteve no Brasil visitando as usinas de cana de açucar e escolhendo a empresa que irá produzir o bio etanol para OS, até pq o motor para auto ainda esta em fase de testes, mas se funciona com alcol de posto , legal, mas ainda sim precisa do óleo na mistura para lubrificar o motor, pois o mesmo continua sem ter carter para óleo.

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MensagemEnviado: Sex Out 09, 2009 9:45 am 
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Existem apenas dois que a OS testou aqui aqui, mas os colegas do forum de aeromodelismo importaram do Japão que é o único lugar que a OS esta disponibilizando, inclusive compraram num site online.

O Etanol tem mesmo poder calorico e mais estável que o Metanol, é fácil uma adaptação, é basicamente a taxa, a vela e a proporção de lubrificante, vários motores (incluindo vários que tenho) não precisam de nitrometado para funcionar perfeitamente, então da para pegar um motor acima de .40 e passar para etanol. A OS para impedir isso mudou a rosca da vela dos modelos a etanol para dificultar a adaptação, mas já tem algumas pessoas que estão conseguindo fazer a adaptação refazendo a rosca do cabeçote e aumentando a taxa lixando a base do cabeçote.


fabricioeirim escreveu:
Bom, não é uma opinião minha e sim uma reportagem de 4 páginas de uma revista de modelismo, e nesta mesma reportagem consta que existem apenas dois motores desses funcionando em aeromodelos, que foram fornecidos pela OS quando seu ex presidente esteve no Brasil visitando as usinas de cana de açucar e escolhendo a empresa que irá produzir o bio etanol para OS, até pq o motor para auto ainda esta em fase de testes, mas se funciona com alcol de posto , legal, mas ainda sim precisa do óleo na mistura para lubrificar o motor, pois o mesmo continua sem ter carter para óleo.

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MensagemEnviado: Sex Out 09, 2009 1:36 pm 
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Bom isso eu não sabia, não foi falado na reportgem (hehehehe, qustão óbvia para poderem vender bastante motor quando for lançado mundialmente), mas essa possibilidade abre uma grande gama de adaptações e economia, pq o preço de um galão de combustivel ta salgado ...
Tomara que lancem logo para auto ...

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MensagemEnviado: Qua Out 14, 2009 7:27 am 
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Tem um tópico no RC Masters que fala passo a passo a conversão do RC Combustão para alcool, inclusive com um custo muito baixo para desidratatar o alcool, tirando a água dele.


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