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MensagemEnviado: Sáb Nov 28, 2009 1:25 pm 
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Em um período difícil para o RC na cidade onde moro (São José dos Campos), em que tivemos 2 pistas fechadas (off- e on-road) em cerca de 1 ano, o jeito é curtir o hobby na oficina, enquanto tentamos arrumar um novo local para andar...

Como comprei um novo buggy 1/8 nitro no começo do ano, um Associated RC8B, ao invés de vender o antigo (Associated RC8 Factory Team), resolvi convertê-lo para elétrico.

O RC8 teve seus bons dias como "fumacento", mas já estava mais que na hora de ver como ele iria ficar com um brushless:
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Escolhi o kit de conversão da própria Associated (e-Conversion Kit#80930), que encaixa perfeitamente no RC8, facilitando muito o trabalho de conversão:
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Pra eletrônica, fui de Mamba Monster, combo mais que testado e aprovado no mercado, e baterias Lipo da Reedy:
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MensagemEnviado: Sáb Nov 28, 2009 1:34 pm 
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O primeiro passo (depois de limpar o carro, lógico), foi remover os componentes que não serão mais utilizados: motor, pipa, tanque de combustível e servo de acelerador/freio com respectivas linkagens:
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Com o kit de conversão da Associated, a única adaptação necessária é remover o "clip" da tubulação de combustível da lateral do chassis:
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A coroa do diff central, originalmente de aço, deve ser trocada por uma de plástico, que deixa a transmissão mais suave. Vem 2 coroas no kit de conversão, escolhi a menor, pra dar mais final. :wink: Aproveitei pra trocar o óleo do diff central para 5K.
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MensagemEnviado: Sáb Nov 28, 2009 2:00 pm 
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Uma peça bem elaborada é o "bulkhead" central, de alumínio usinado, que serve para suportar o diff central e prender o motor:
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Um conjunto de peças plásticas forma a bandeja para os eletrônicos. Por baixo, estas peças formam uma canaleta, inclusive com uma "ponte" que passa sobre a transmissão. Por aí fica fácil encaminhar a fiação do speed até o receptor, que nesta conversão é movido para uma caixa na dianteira do carro. Para isso, o fio do speed que vai até o receptor deve ser bem longo. Acho que a Castle Creations já previu isso, pois o fio que veio no Mamba Monster tem o comprimento adequado!
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A Associated teve até o cuidado de colocar nas peças plásticas "tampas" para as aberturas originais do chassis (do flywheel e dos parafusos do motor):
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Ainda vêm no kit peças de espuma auto-adesiva para forrar as caixas plásticas, o que ajuda a conservar os componentes eletrônicos:
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É incluída ainda uma espuma adesiva para cobrir o logo "A E" usinado no chassis original, que pode ser até bonito, mas só servia mesmo pra juntar sujeira:
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O motor escolhido foi o Mamba 2200kV. Prender o motor é certamente a etapa mais difícil da montagem do kit. É indispensável o uso de uma chave sextavada do tipo bola, por causa do ângulo de acesso.
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Fitas em velcro seguram os packs lipo. Os packs Reedy 5000mAh encaixaram perfeitamente na bandeja! Precisei montar um adaptador "Y" para ligar os 2 packs 2S em série, pra dar os 14.8V necessários.
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Fiquei com preguiça de tirar o pó do aerógrafo, por isso pintei a bolha com spray mesmo:
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Agora só falta pôr na pista! :mrgreen:

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MensagemEnviado: Sáb Nov 28, 2009 2:06 pm 
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Lindo!!! :D :D :D Depois faça um comparativo entre o GP e o EP.... :mrgreen:

Abraço!!! :drinks:

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MensagemEnviado: Sáb Nov 28, 2009 2:17 pm 
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reynaldo babalu escreveu:
Lindo!!! :D :D :D Depois faça um comparativo entre o GP e o EP.... :mrgreen:

Abraço!!! :drinks:

Valeu! Assim que conseguir ir pra uma pista de off, certamente vou comparar o desempenho dos dois!

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MensagemEnviado: Sáb Nov 28, 2009 2:29 pm 
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Belíssima conversão e, principalmente, excelente tutorial!! :drinks: Parabéns.

Depois posta uns vídeos dele andando...

Amplexos...

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MensagemEnviado: Sáb Nov 28, 2009 3:10 pm 
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Excelentes fotos! Ja tinha visto conversão final, mas nunca um passo a passo.

A curiosidade que tenho é a seguinte, normalmente uma conversão desse tipo de modelo gira em torno de quanto? $$$ . Sei que a brincadeira não é barata, mas arrumando uma peça daqui ou dalí, quem sabe eheh :niver:

Abraço

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MensagemEnviado: Seg Dez 07, 2009 12:55 pm 
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Rapaz... parabéns pelo excelente tutorial e principalmente pelo auto que deve ter ficado animal!!

Falta só uma pista de off pra testar a criança né? Hehe.

Em breve devo arrumar um off pra gente tirar uns rachas... :wink:

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MensagemEnviado: Seg Dez 07, 2009 2:17 pm 
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Caraca Bixo, sensacional a pintura dessa bolha, ficou muito loca, a mais bonita que eu já vi até hoje!


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MensagemEnviado: Qua Dez 23, 2009 10:35 am 
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Parabéns, ficou show.

Possuo um SC8 que é a mesma plataforma do RC8.

Então, vou passar ele para EP tb, sóq ue estou na duvida.

Estou entre esse kit de conversao da Team Associated ou da Tekno.

O da Team Associated Custa 79.99 na amain já o kit da Tekno que vem o chassi e as peças, entre umc oole rpara o motor custa 99.99.

E é lindoooo, E POSSUI DUAS CONFIGURAÇÕES !

Tekno RC V3 Brushless Kit for Associated RC8T/SC8 (42mm Castle/Tekin Motors)

Tekno RC V3 Brushless Kit for Associated RC8T/SC8 (36mm Novak Motors)

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Acho que vou optar pelo Kit Tekno mesmo, o de 42mm :bruce:

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MensagemEnviado: Seg Fev 15, 2010 10:12 am 
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Neste final de semana pude enfim "estrear" o buggy convertido pra elétrico na pista Aerosampa. No dia que eu fui, cerca de 90% dos carros lá eram truggys combustão, com uns 3-4 buggys também combustão. De elétrico, só eu (e um Tamiya Frog, que deu algumas voltas na pista!).

Pude comprovar que o buggy elétrico anda junto com os buggys combustão. Nem mais, nem menos (pelo menos na minha configuração). Tá certo que o traçado da pista não exige muito torque do motor, o que seria uma vantagem pro elétrico. Na verdade, como ela tava muito empoeirada, o torque do motor elétrico acabou sendo uma desvantagem, pois eu tinha que dosar muito o acelerador pro carro não escapar nas saídas de curva! O carro é mais leve, e se por um lado isso é vantagem na hora de passar nas partes mais acidentadas da pista, por outro lado, nas batidas com outros carros geralmente era o meu que acabava de cabeça pra baixo... :putz:

Não cronometrei o tempo de bateria, mas devo ter rodado mais de 10 minutos (com packs 5000mAh).

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MensagemEnviado: Sex Fev 19, 2010 11:06 am 
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Parabém Christian, conversão linda. Quando que vc foi na pista da Aerosampa? Eu estava indo de domingo e agora vou voltar a ir para a pista, vou com uma turma de 1/10. 4S é isso ai, da até para acertar a relação e passar um pouco os Glow ou andar junto e aumentar a autonomia, quando eu ia sempre tinha uns 2 1/8 convertido.

Eu cheguei a rodar lá com meu buggy 1/10 com motor Brushless 4T, ficou uma merda, com 1/3 de motor já ficava tão forte qu era dificil de guiar, em vez de sair ficava fazendo poeira, quando acertei com um 8.5T ficou muito bom andando um pouco mais que os ghow e com autonomia muito maior que o 4T, o 4T mesmo manerando ele consumia muito. Agora vou voltar para a pista com um 11.5T acertado. A minha idéia é andar junto com os Glow e ter a mesma autonomia.

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MensagemEnviado: Sex Fev 19, 2010 12:24 pm 
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eu nao tenho experiencia nenhuma em pistas, mas quado fui na aerosampa achei extremamente escorregadia. A terra virou areia, e os carros nao tem tracao alguma la. Nao tive prazer em andar la nao, com 1 pulo apenas, pra mim nao vale, sair de Campinas ate la nao rola. Pista legal tem que ser rapida e com varios saltos ao meu ver.

Agora Christian, diz uma coisa, ainda usa seu RC8B?


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MensagemEnviado: Dom Fev 21, 2010 12:45 am 
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Isso depende do dia e se andaram molhando a pista, normalmente o pessoal molha para não levantar muita poeira. No geral a Aerosampa tem uma pista offroad muito boa e uma boa estrutura.

Eu achei a pista interessante, pois nela tem:

1 rampa e salto grande com 2 níveis;
5 rampas pequenas espalhadas na pista;
1 quebra molas com uns 5 metros;
1 reta inclinada no morro paralela a uma normal;
1 curva 180 bem inclinada no morro;
Rampa de entrada para boxe;

Fora a estrutura:

Deck grande com tomadas;
Bancada grande de alvenaria;
Tomadas 110v em todos os lugares;
Compressor e tanque d´agua para limpesa;
Banheiros;
Restaurante;
Lojinha de peças;






sabongi escreveu:
eu nao tenho experiencia nenhuma em pistas, mas quado fui na aerosampa achei extremamente escorregadia. A terra virou areia, e os carros nao tem tracao alguma la. Nao tive prazer em andar la nao, com 1 pulo apenas, pra mim nao vale, sair de Campinas ate la nao rola. Pista legal tem que ser rapida e com varios saltos ao meu ver.

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