RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qua Abr 24, 2024 2:07 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 30 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Jan 20, 2010 12:49 pm 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Nov 26, 2005 5:45 pm
Mensagens: 30
Localização: São Paulo - SP
Pessoal,

Sempre tive carros e aviões a combustão, logo passei para o aeromodelismo elétrico e é claro os carros também estou passando para elétricos, pois são mais viáveis e mais divertidos.

Meu primeiro projeto é eletrificar o minha RC10GT que já correu no campeonato paulista e ficou em segundo lugar (1º perdedor, rs), estou em mãos com um motor de aproximadamente 3000kv classe 540 e inicialmente estou utilizando somente para testes um ESC de 30a para aeromodelos.

Tirei motor, tanque, pipa, limpei toda sujeira de terra e óleo, fiz algumas medições e logo comecei a fazer o montante do motor, utilizei um pedaço de alumínio de 4mm em 90º, fiz as furações e acertei no chassi, o motor ficou muito bem preso. Fiz alguns testes utilizando uma bateria 3s de 2500mah 20C, rodou muito bem, porém logo percebi que o carro não tem força, para subir pequenas rampas, porém em lugar aclive o bicho corre muito, fiz testes com a eletrônica toda amarrada, ainda não sei se é o motor ou o ESC que não aguenta, porém já encomendei um esc de 60a específico para carros, pois irei precisar.

Por enquanto é isso, o próximo passo é ver onde vou acomodar a eletrônica e a bateria.

Queria algumas sugestão referente ao suporte da bateria, como o carro vai sofrer impactos, preciso de um meio eficaz de protegê-la, como todos sabem as baterias de LIPO são frágeis e qualquer coisinha elas incham ou podem furar.

Mais tarde irei postar fotos.

Abraços,
Rafael.


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jan 22, 2010 4:12 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Registrado em: Sex Ago 08, 2008 1:50 pm
Mensagens: 987
Localização: Blumenau-SC
Olá nionq

Parabens pela conversão , eu estou aguardando fotos :)
Que motor você esta usando ? Creio que ele esteja fraco por estar usando um motor de aero , que tem menos torque que os de auto. Ou , é a bateria que não tem uma descarga forte o bastante para o que o motor precisa . O esc normalmente não diminui a potência , ele apenas esquenta se for muito fraco.

Abraços

Augusto

_________________
Amax Razor / Schumacher Fireblade
Hobbyking 100A , 9T 4300kv
HPI TF1
Turnigy accucel
Lipos 2s 4200 / 3s 3600


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jan 22, 2010 4:38 pm 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Nov 26, 2005 5:45 pm
Mensagens: 30
Localização: São Paulo - SP
Augusto Beck escreveu:
Olá nionq

Parabens pela conversão , eu estou aguardando fotos :)
Que motor você esta usando ? Creio que ele esteja fraco por estar usando um motor de aero , que tem menos torque que os de auto. Ou , é a bateria que não tem uma descarga forte o bastante para o que o motor precisa . O esc normalmente não diminui a potência , ele apenas esquenta se for muito fraco.

Abraços

Augusto


Olá Augusto, valeu pela força!

O motor eu sei que é um Tunigy, porém o modelo exatamente não sei. A bateria estou usando uma de 20c de 2250mah 3s, aguenta tranquilo, o esc nem esquenta muito, creio que motor realmente tenha pouco torque. Em breve mando as fotos.

Mas já comprei esse kits para ele e ver qual fica melhor:
1)Motor: Hobby-Wing 3665SL Brushless Motor w/ 2300 KV1 ESC: eZRun-60A-SL Brushless ESC

2)Motor: 8.5T@4000KV 3650-Size Brushless Motor ESC: EZRUN Brushless System Combo B5 w/ 60A ESC

Estou na luta para achar um pinhão, pois o que tinha foi pro saco, espanou o parafusinho e quando fui fazer outro furo para botar outro parafuso, esquentou demais e empenhou o pinhão.rs

Mas semana que vem continuo na luta, estou bem animado, pena que tenho que esperar mais de 20 dias para chegas os motores e esc´s novos.

Abraços!
Rafael.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jan 22, 2010 7:27 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Registrado em: Sex Ago 08, 2008 1:50 pm
Mensagens: 987
Localização: Blumenau-SC
Talves a bateria esteja aguentando esse motor , mas os novos ela não vai suportar .
O primeiro kit tem um motor muito forte , creio que o esc não aguente , pois o motor é bem forte .
O segundo é muito bom , tem um motor otimo e serve para o esc de 60A .
Pinhões tem para comprar na hobbycity e na Towerhobbies , entre outras .

Abraços

_________________
Amax Razor / Schumacher Fireblade
Hobbyking 100A , 9T 4300kv
HPI TF1
Turnigy accucel
Lipos 2s 4200 / 3s 3600


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 25, 2010 4:33 pm 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Nov 26, 2005 5:45 pm
Mensagens: 30
Localização: São Paulo - SP
Augusto Beck escreveu:
Talves a bateria esteja aguentando esse motor , mas os novos ela não vai suportar .
O primeiro kit tem um motor muito forte , creio que o esc não aguente , pois o motor é bem forte .
O segundo é muito bom , tem um motor otimo e serve para o esc de 60A .
Pinhões tem para comprar na hobbycity e na Towerhobbies , entre outras .

Abraços


Augusto,

Estou usando esta bateria provisioramente, irei usar baterias acima de 4000mah. Acho que o primeiro kit vou usar para converter minha t-maxx em e-maxx, porém também acho que o ESC é pequeno.

Comprei os pinhões lá fora, estou esperando chegar.

Abraços,
Rafael.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jan 27, 2010 11:03 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Registrado em: Seg Jan 12, 2009 9:46 pm
Mensagens: 1743
Localização: campo grande - ms
pra conversao de monsters, va por mim!
adquira um esc de pelo menos 100a e motor de 1700kv a 2400kv (proprio pra monster ou 1/8) esses carros sao muito pesados, o q dificulta o trabalho do motor!
certa vez converti uma revo 3.3 e coloquei um motor 3500kv, nao ficou muito legal, agora quando eu coloquei um MMM....
nao preciso nem dizer nada neh!
é so olhar as assinaturas do povo daki de campo grande!

sds
nionq escreveu:
Augusto Beck escreveu:
Talves a bateria esteja aguentando esse motor , mas os novos ela não vai suportar .
O primeiro kit tem um motor muito forte , creio que o esc não aguente , pois o motor é bem forte .
O segundo é muito bom , tem um motor otimo e serve para o esc de 60A .
Pinhões tem para comprar na hobbycity e na Towerhobbies , entre outras .

Abraços


Augusto,

Estou usando esta bateria provisioramente, irei usar baterias acima de 4000mah. Acho que o primeiro kit vou usar para converter minha t-maxx em e-maxx, porém também acho que o ESC é pequeno.

Comprei os pinhões lá fora, estou esperando chegar.

Abraços,
Rafael.

_________________
QUASE FAZENDO UMA DOAÇAO!!

viewtopic.php?f=4&t=22488&p=249917#p249917


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jan 28, 2010 9:50 am 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Nov 26, 2005 5:45 pm
Mensagens: 30
Localização: São Paulo - SP
Então,

Valeu pelas dicas, motor já está chegando um de 2300kv, peguei um ESC de 60a pra ele, mas talvez não sirva, como vc disse.
Esses motores MMM consomem 100a de corrente?

Abraço!
Rafael.



jhmarcon_777 escreveu:
pra conversao de monsters, va por mim!
adquira um esc de pelo menos 100a e motor de 1700kv a 2400kv (proprio pra monster ou 1/8) esses carros sao muito pesados, o q dificulta o trabalho do motor!
certa vez converti uma revo 3.3 e coloquei um motor 3500kv, nao ficou muito legal, agora quando eu coloquei um MMM....
nao preciso nem dizer nada neh!
é so olhar as assinaturas do povo daki de campo grande!

sds
nionq escreveu:
Augusto Beck escreveu:
Talves a bateria esteja aguentando esse motor , mas os novos ela não vai suportar .
O primeiro kit tem um motor muito forte , creio que o esc não aguente , pois o motor é bem forte .
O segundo é muito bom , tem um motor otimo e serve para o esc de 60A .
Pinhões tem para comprar na hobbycity e na Towerhobbies , entre outras .

Abraços


Augusto,

Estou usando esta bateria provisioramente, irei usar baterias acima de 4000mah. Acho que o primeiro kit vou usar para converter minha t-maxx em e-maxx, porém também acho que o ESC é pequeno.

Comprei os pinhões lá fora, estou esperando chegar.

Abraços,
Rafael.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jan 28, 2010 10:02 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jan 19, 2007 10:04 am
Mensagens: 2378
Localização: Itatiba - SP
Pessoal, esse carro não tem nenhuma necessidade de usar combo p/ 1/8, acredite, já tive uma RC10GT e tenho uma RC10T2 (que é a irmã elétrica, otiginal, da GT).
Use um bom motor 540 (e não 380 canelado), ou seja, no mínimo EZrun 8,5T que possui 4000kv.
O ESC TEM QUE SER DE 60A, o de 35A não vai servir!!!!!!!
Relação vc vai ter que descobrir, vai girar de 10:1 a 13:1 com esse motor que eu falei.
Já usei até o motor de 13T da EZRun, com relação acertada não esquentava, porém como só tinha 3000kv (ou 3300kv) não ficou rápida...rsrs
Na minha opinião não vale a pena usar 3S, somente 2S.
Retire tudo dela, inclusive o freio mecânico, não tem necessidade de utilizar com motor elétrico.
Qd for andar na terra diminua a potência do motor através do "Punch Control"...
Mais uma coisa, mantenha o pitch 32, não use pitch 48, apesar da versão elétrica de fábrica vir com pitch 48, se vc cair acelerando forte a coroa já marca!
O "Stealth", que é o nome da caixa de redução delas, é indestrutível! A minha é original, inclusive rolamentos, desde 98!!! Sempre andei com motores fortes, inclusive recentemente usei um mamba 7700 na RC10T2, mas a coroa não aguenta...rsrs

Estou inclusive reformando minha T2, que por sinal ainda possui todas as peças de reposição, isso mesmo, um carro com 11 anos...rsrs

Garanto que ficará satisfeito.

Na minha opinião as RC10s foram as melhores Stadium Trucks 2wd já produzidas!

Qq dúvida dá um grito.

Abraço
Rafael

_________________
Associated RC10T2
ITENS À VENDA: viewtopic.php?f=4&t=24527
Referências: viewtopic.php?f=3&t=9656


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jan 28, 2010 10:09 am 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Registrado em: Seg Jan 12, 2009 9:46 pm
Mensagens: 1743
Localização: campo grande - ms
nem preciso dizer nada!
o rafael ja flou tudo! :oops:
kkkk


rafaelvanhalen escreveu:
Pessoal, esse carro não tem nenhuma necessidade de usar combo p/ 1/8, acredite, já tive uma RC10GT e tenho uma RC10T2 (que é a irmã elétrica, otiginal, da GT).
Use um bom motor 540 (e não 380 canelado), ou seja, no mínimo EZrun 8,5T que possui 4000kv.
O ESC TEM QUE SER DE 60A, o de 35A não vai servir!!!!!!!
Relação vc vai ter que descobrir, vai girar de 10:1 a 13:1 com esse motor que eu falei.
Já usei até o motor de 13T da EZRun, com relação acertada não esquentava, porém como só tinha 3000kv (ou 3300kv) não ficou rápida...rsrs
Na minha opinião não vale a pena usar 3S, somente 2S.
Retire tudo dela, inclusive o freio mecânico, não tem necessidade de utilizar com motor elétrico.
Qd for andar na terra diminua a potência do motor através do "Punch Control"...
Mais uma coisa, mantenha o pitch 32, não use pitch 48, apesar da versão elétrica de fábrica vir com pitch 48, se vc cair acelerando forte a coroa já marca!
O "Stealth", que é o nome da caixa de redução delas, é indestrutível! A minha é original, inclusive rolamentos, desde 98!!! Sempre andei com motores fortes, inclusive recentemente usei um mamba 7700 na RC10T2, mas a coroa não aguenta...rsrs

Estou inclusive reformando minha T2, que por sinal ainda possui todas as peças de reposição, isso mesmo, um carro com 11 anos...rsrs

Garanto que ficará satisfeito.

Na minha opinião as RC10s foram as melhores Stadium Trucks 2wd já produzidas!

Qq dúvida dá um grito.

Abraço
Rafael

_________________
QUASE FAZENDO UMA DOAÇAO!!

viewtopic.php?f=4&t=22488&p=249917#p249917


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jan 28, 2010 10:14 am 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Nov 26, 2005 5:45 pm
Mensagens: 30
Localização: São Paulo - SP
Rafael,

É que misturamos o assunto aqui, esse 1/8 irei usar em uma T-maxx.

Na RC10GT pretendo usar este kit:

Motor: 8.5T@4000KV 3650-Size Brushless Motor ESC: EZRUN Brushless System Combo B5 w/ 60A ESC

Já comprei, porém estou esperando chegar.

Os testes que fiz com 3s, motor que não sei exatamente KV tamanho 540 e esc de 30a, a danada andou muito bem, porém usei essas eletrônica somente para testes e sentir como fica, curti muito...

Vou tentar tirar as fotos hoje.

Já arranquei tudo: Tanque, motor, pipa, suportes do servo de aceleração, sistema de freio e um lado do montante do motor, o outro em manti para ficar melhor fixada a caixa de transmissão.

É isso, vamos nos falando...

Abraço,
Rafael.

rafaelvanhalen escreveu:
Pessoal, esse carro não tem nenhuma necessidade de usar combo p/ 1/8, acredite, já tive uma RC10GT e tenho uma RC10T2 (que é a irmã elétrica, otiginal, da GT).
Use um bom motor 540 (e não 380 canelado), ou seja, no mínimo EZrun 8,5T que possui 4000kv.
O ESC TEM QUE SER DE 60A, o de 35A não vai servir!!!!!!!
Relação vc vai ter que descobrir, vai girar de 10:1 a 13:1 com esse motor que eu falei.
Já usei até o motor de 13T da EZRun, com relação acertada não esquentava, porém como só tinha 3000kv (ou 3300kv) não ficou rápida...rsrs
Na minha opinião não vale a pena usar 3S, somente 2S.
Retire tudo dela, inclusive o freio mecânico, não tem necessidade de utilizar com motor elétrico.
Qd for andar na terra diminua a potência do motor através do "Punch Control"...
Mais uma coisa, mantenha o pitch 32, não use pitch 48, apesar da versão elétrica de fábrica vir com pitch 48, se vc cair acelerando forte a coroa já marca!
O "Stealth", que é o nome da caixa de redução delas, é indestrutível! A minha é original, inclusive rolamentos, desde 98!!! Sempre andei com motores fortes, inclusive recentemente usei um mamba 7700 na RC10T2, mas a coroa não aguenta...rsrs

Estou inclusive reformando minha T2, que por sinal ainda possui todas as peças de reposição, isso mesmo, um carro com 11 anos...rsrs

Garanto que ficará satisfeito.

Na minha opinião as RC10s foram as melhores Stadium Trucks 2wd já produzidas!

Qq dúvida dá um grito.

Abraço
Rafael


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jan 28, 2010 10:57 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jan 19, 2007 10:04 am
Mensagens: 2378
Localização: Itatiba - SP
nionq escreveu:
Rafael,

É que misturamos o assunto aqui, esse 1/8 irei usar em uma T-maxx.

Na RC10GT pretendo usar este kit:

Motor: 8.5T@4000KV 3650-Size Brushless Motor ESC: EZRUN Brushless System Combo B5 w/ 60A ESC

Já comprei, porém estou esperando chegar.

Os testes que fiz com 3s, motor que não sei exatamente KV tamanho 540 e esc de 30a, a danada andou muito bem, porém usei essas eletrônica somente para testes e sentir como fica, curti muito...

Vou tentar tirar as fotos hoje.

Já arranquei tudo: Tanque, motor, pipa, suportes do servo de aceleração, sistema de freio e um lado do montante do motor, o outro em manti para ficar melhor fixada a caixa de transmissão.

É isso, vamos nos falando...

Abraço,
Rafael.



Fala Xará, blz?
Se for para 1/8 não adianta nem tentar colocar combos de 1/10, ou vai de Mamba Monster (120A), ou de EZRun/Turnigy (150A), Tekin, etc...
O melhor CxB disparado é o Turnigy/EZRun, particularmente iria nele ou no Mamba se tivesse com preço bom.
Aqui no fórum tem 2 MMM à venda se não me engano.
Na T-Maxx vc usará de 4S p/ cima com esses combos...

Mais detalhes já já alguém ajuda, pois eu AINDA não pude $$$$ montar um 1/8 BL...rsrs, mas está nos planos...

Ahhhhh, já tava esquecendo... esse combo q vc comprou p/ a GT é exatamente o que eu recomendo/usaria.

Abraço
Rafael

_________________
Associated RC10T2
ITENS À VENDA: viewtopic.php?f=4&t=24527
Referências: viewtopic.php?f=3&t=9656


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jan 28, 2010 12:12 pm 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Nov 26, 2005 5:45 pm
Mensagens: 30
Localização: São Paulo - SP
Então xará,

O motor para 1/8 já está chegando, porém como pude pereceber o ESC vou ter que pegar um com mais amperagem, pois o 60a não irá atender.

Bateria vou usar 2 baterias de 2s em paralelo, somando 4s.

Mas essa t-maxx para e-maxx ainda tenho que amaducerer a idéia, pois tenho que estudar se tenho ou não que trocar a caixa de transmissão e outras coisas...

Abraço,
Rafael.


rafaelvanhalen escreveu:
nionq escreveu:
Rafael,

É que misturamos o assunto aqui, esse 1/8 irei usar em uma T-maxx.

Na RC10GT pretendo usar este kit:

Motor: 8.5T@4000KV 3650-Size Brushless Motor ESC: EZRUN Brushless System Combo B5 w/ 60A ESC

Já comprei, porém estou esperando chegar.

Os testes que fiz com 3s, motor que não sei exatamente KV tamanho 540 e esc de 30a, a danada andou muito bem, porém usei essas eletrônica somente para testes e sentir como fica, curti muito...

Vou tentar tirar as fotos hoje.

Já arranquei tudo: Tanque, motor, pipa, suportes do servo de aceleração, sistema de freio e um lado do montante do motor, o outro em manti para ficar melhor fixada a caixa de transmissão.

É isso, vamos nos falando...

Abraço,
Rafael.



Fala Xará, blz?
Se for para 1/8 não adianta nem tentar colocar combos de 1/10, ou vai de Mamba Monster (120A), ou de EZRun/Turnigy (150A), Tekin, etc...
O melhor CxB disparado é o Turnigy/EZRun, particularmente iria nele ou no Mamba se tivesse com preço bom.
Aqui no fórum tem 2 MMM à venda se não me engano.
Na T-Maxx vc usará de 4S p/ cima com esses combos...

Mais detalhes já já alguém ajuda, pois eu AINDA não pude $$$$ montar um 1/8 BL...rsrs, mas está nos planos...

Ahhhhh, já tava esquecendo... esse combo q vc comprou p/ a GT é exatamente o que eu recomendo/usaria.

Abraço
Rafael


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jan 28, 2010 12:19 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jan 19, 2007 10:04 am
Mensagens: 2378
Localização: Itatiba - SP
Realmente Rafael, dependendo do motor que vc comprou dá p/ usar ESC 1/8 com 80A, mas um ESC superdimensionado é um bom investimento na minha opinião...
QUal motor vc comprou p/ a T-Maxx?

Abraço
Rafael

_________________
Associated RC10T2
ITENS À VENDA: viewtopic.php?f=4&t=24527
Referências: viewtopic.php?f=3&t=9656


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jan 28, 2010 12:56 pm 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Nov 26, 2005 5:45 pm
Mensagens: 30
Localização: São Paulo - SP
rafaelvanhalen escreveu:
Realmente Rafael, dependendo do motor que vc comprou dá p/ usar ESC 1/8 com 80A, mas um ESC superdimensionado é um bom investimento na minha opinião...
QUal motor vc comprou p/ a T-Maxx?

Abraço
Rafael



O motor é essa criança abaixo:

Imagem

Os dados dele:

Model: EZRUN-3665SL - 2300kv

Gear Rate:
1:8 Off-Road: 9.5-16
1:8 Monster: 16-21

Power System Suggestion:
EZRUN-80A-SD ESC
M1-13T Pinion
3-4 Cells Lipo Battery

Main Application:
1:8 EP Car
1:8 Nitro-Powered Car converts to Electric-Powered


Pelo que parece, o ESC de 80a irá atender. Vou procurar...rs

Abraço!
Rafael.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jan 28, 2010 12:58 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mar 29, 2008 2:15 am
Mensagens: 1965
Localização: SJC - SP
O motor vai atender sim, só o ESC que vai trabalhar bem no limite imagino eu.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 30 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB