RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Abr 19, 2024 11:43 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 14 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Dom Nov 21, 2010 2:21 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 11:28 pm
Mensagens: 122
Localização: Lages - SC
E aí galera! Sou novo aqui no fórum e achei bala, rola bastante discussão e dicas sobre o hobby!
É o seguinte: Tenho um big monster gp, e já tinha convertido pra ep, mas com motor brushed. Ele andava com um motor 550 traxxas e um esc teu 101 tamiya, lipo 2s 2260, 25c. Tava legal, coloquei uma coroa 91 de aço e pinhão 17 com bloqueio de diferencial dianteiro, trepava até em parede, hehe. Mas tava ficando limitado, pois quando eu queria correr mais um pouco a relação menor não empurrava o carro como eu gostaria, e troquei várias sem resultados melhores.
Resolvi experimentar um combo brushless. Comprei um ezrun 9t, esc 35a (vesion2) mas tenho algumas dúvidas, já que é o primeiro brushless q uso.
Será que o motor vai empurrar bem o carro? Se eu regular o esc pra bastante giro, não vai torrar o motor? Relação 91/23, fica muito reduzida e força demais o motor? Comprei uma flightmax 4000, 25c que dá mais giro que a outra, mesmo sendo a mesma taxa de descarga, por que isso acontece? Tô fazendo as modificações agora, porque a bateria é bem maior que a outra e não coube no lugar que dava apertado pra pqna. Vou ter que mudar tudo, motor, caixa do rx, esc...é um carro pra brincar, meio rock crawler, meio truck, será que vai aguentar o combo? é que sou meio malvado com ele pra andar, hehe :twisted: Por favor, me ajuuuudem!Valeu aí!

_________________
ESSA NOITE...VAMOS DOMINAR O MUNDO!!!
MONSTER THUNDER TIGER BRUSHLESS GAIOLA ALUMÍNIO
MONSTER "VARIOUSS" (gaveta)
ZCRAWLER PROJECT(under construction)
http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?f=58&t=47750


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Nov 21, 2010 2:33 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 15, 2008 11:57 pm
Mensagens: 3522
Localização: São Paulo/SP - ZN - Freguesia do Ó
Colega, seu automodelo é 1:10, se peso final total não passar de 2,5kg o combo da conta e se torrar vai ser relação errada. A relação final para seu auto deve ficar na casa dos 9~10:1. Com coroa 91 e pinhão 23 sendo o seu diferencial com relação próxima de 3:1 deve ficar fial na casa de 10~11:1, já esta ótimo.

Os truck tem um momento de inércia grande, entrão diminua o punch e o timming abaixo no normal para começar e use um termometro infra vermelho para verificar a temperatura. O limite é usar forte o automodelo num dia quente de 30 graus debaixo do sol, o motor não deve passar dos 90 graus. Num dia normal não deve passar dos 60~70 graus.

_________________
Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc.
Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Nov 21, 2010 3:28 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 11:28 pm
Mensagens: 122
Localização: Lages - SC
NATTIS escreveu:
Colega, seu automodelo é 1:10, se peso final total não passar de 2,5kg o combo da conta e se torrar vai ser relação errada. A relação final para seu auto deve ficar na casa dos 9~10:1. Com coroa 91 e pinhão 23 sendo o seu diferencial com relação próxima de 3:1 deve ficar fial na casa de 10~11:1, já esta ótimo.

Os truck tem um momento de inércia grande, entrão diminua o punch e o timming abaixo no normal para começar e use um termometro infra vermelho para verificar a temperatura. O limite é usar forte o automodelo num dia quente de 30 graus debaixo do sol, o motor não deve passar dos 90 graus. Num dia normal não deve passar dos 60~70 graus.



Olha, o peso dele "carregado" é mais ou menos isso. Uso essa relação pra ficar com mais força mesmo, já que gosto de subir nuns barrancos e passar umas pedreiras. Um problema que notei nele é a inércia (a folga, correto?), e tinha pensado em fazer um ajuste mais macio, de saída. Outra coisa é a fixação dos joint cups. Todos eles frouxam quando exijo muito, mesmo estando bem regulados. No eixo bloqueado que torneei estou fazendo um teste: Furei a ponta, onde fixam os copos e fiz dois pivôs com pino passante, tipo os da traxxas, se aguentar a ponta sem quebrar vou fazer nos outros tb. Aqui onde moro é serra, não é quente não, acho que problema de superaquecimento não vai ter, mas a dica da temperatura tá valendo, e muito, pois eu não tinha uma boa noção de qual era o limite aceitável. Tô louco pra botar ele pra correr, que tá parado há mais de um mês, por falta de tempo pra fazer os ajustes e adaptações. Fiz uma gaiola de alumínio pra colocar por fora da bolha, já tava usando ela e deu uma resultato excelente nas capotagens. Bolha não quebro mais, hehe! Quando terminar posto umas fotos! Se alguém tiver mais alguma dica eu agradeço!

_________________
ESSA NOITE...VAMOS DOMINAR O MUNDO!!!
MONSTER THUNDER TIGER BRUSHLESS GAIOLA ALUMÍNIO
MONSTER "VARIOUSS" (gaveta)
ZCRAWLER PROJECT(under construction)
http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?f=58&t=47750


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Nov 21, 2010 5:40 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 15, 2008 11:57 pm
Mensagens: 3522
Localização: São Paulo/SP - ZN - Freguesia do Ó
A inércia não é a folga, é o momento que demora entre o motor começar a fazer força e o automodelo se deslocar, neste tempo o pico de consumo é muito grande.

Fique atento com os problemas deste automodelo, se com o motor glow ele já sofria com elétrico vai destruir tudo.

Este final de semana corri na pista offroad com um truck 1:10 com 2.2kg e motor 8.5t, muito semelhante com o EZRun, relação 10:1, a temperatura chegou no limite, mas tinha muito motor, truck é dificil de pilotar por causa do CG alto, tinha motor de sobra, é muito mais forte que motor glow.

_________________
Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc.
Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Nov 21, 2010 6:14 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 11:28 pm
Mensagens: 122
Localização: Lages - SC
Bom, mais forte que o glow já tava com o traxxas brushed, agora acredito que vá ficar animal!
Tô regulando ele a capricho, nem que arrebente, mas faço ele funcionar com esse brushless, kkkkk :lol:
A tal da inérci tá me perseguindo, kkkkkkkk...
Agora vou fazer um montante novo pro motor e suportes de bateria e esc...

_________________
ESSA NOITE...VAMOS DOMINAR O MUNDO!!!
MONSTER THUNDER TIGER BRUSHLESS GAIOLA ALUMÍNIO
MONSTER "VARIOUSS" (gaveta)
ZCRAWLER PROJECT(under construction)
http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?f=58&t=47750


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Nov 22, 2010 1:26 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 11:28 pm
Mensagens: 122
Localização: Lages - SC
Finalmente! Terminei a montagem, o carro ficou animal mesmo! No modo punch/3 fica muito forte, acredito que pela relação reduzida, não cabe mais! Sobra motor e fica difícil de pilotar. Reduzi o que deu de peso e baixei o centro de gravidade conforme foi possível, no chassi, e mesmo assim ficou fácil de capotar. As adaptações ficaram excelentes e resolvi os problemas de fixação dos copos, que não frouxaram mais. O peso ficou bem distribuído e no asfalto anda quieto, sem rebaixar, o que me deixou impressionado, já que os amortecedores são macios. Na rua calçada e irregular muda um pouco a conversa, pois ele, sendo muito forte, capota fácil. Nada que uma mão mais sensível não resolva, mas com o motor cheio é complicado de andar. No nível 6 de punch fica animal, se no quatro já empina fácil, no 6 ele vira fácil! mais que isso só pra desmontar o carro. Ajustei todas as folgas que tinha e consegui deixar o truck na estica. A coroa de aço ficou excelente e a relação casou perfeita. A blocagem do diferencial dianteiro parece ter deixado o carro com melhor resposta e mesmo sendo um servo de direção standard deu conta do recado. A gaiola suportou bem todas as cacetadas, só os postes traseiros, que fiz de alumínio não param de quebrar, pois fiz muito altos. Resolveu um pouco amarrar com cintas, pois quando trabalham, nas capotagens, não quebram e amortecem o impacto. Ainda vou fazer postes novos, pois quebrei 4 jogos :lol: . No mais tá o bicho, com óleo novo e mais grosso os amortecedores ficaram melhores. A configuração da montagem consegui deixar a mesma, só tive que mudar a posição do servo e tirar o suporte original, que eram pra glow, com dois lugares, pra caber a bateria. Seguem as fotos do "ANIMALZINHO" no after run! Sucesso total! Valeu as dicas aí, pessoal!:drinks:


Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

_________________
ESSA NOITE...VAMOS DOMINAR O MUNDO!!!
MONSTER THUNDER TIGER BRUSHLESS GAIOLA ALUMÍNIO
MONSTER "VARIOUSS" (gaveta)
ZCRAWLER PROJECT(under construction)
http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?f=58&t=47750


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Nov 22, 2010 1:43 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 15, 2008 11:57 pm
Mensagens: 3522
Localização: São Paulo/SP - ZN - Freguesia do Ó
É isso ai colega! Muito Show!

Agora me fala sobre essa gaiola, vc quem fez? É dificil fazer? Preciso de uma dessa para meu Truck, não aguento mais remendar bolha.

_________________
Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc.
Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Nov 22, 2010 4:26 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 11:28 pm
Mensagens: 122
Localização: Lages - SC
NATTIS escreveu:
É isso ai colega! Muito Show!

Agora me fala sobre essa gaiola, vc quem fez? É dificil fazer? Preciso de uma dessa para meu Truck, não aguento mais remendar bolha.


Essa gaiola eu mesmo fiz, cheguei a vender algumas no ML. É toda com barras de alumínio maciças frizadas de um lado para aliviar o peso, parafusada e soldada pra maior resistência. Fiz porque também não aguentava mais remendar e trocar bolhas. Depois que coloquei no carro nunca mais precisei fazer nada nas bolhas, a não ser passar um pano, hehe! Hoje capotei feio com ela, não tinha dado uma pançada tão forte ainda, mass só ralou um pouco, menos ainda que eu achava, ao ver o carro descendo o morro capotando por uns 10 metros!
Pra fazer uma só é preciso ter a bolha e as manhas de dobrar o alumínio. No mais, a imaginação faz por conta! Já tô carregando a bateria pra fazer mais uns testes com outras configurações no esc. Voltando ao carro, consegui fazer todas as adaptações sem fazer nenhum furo ou mudar a furação do chassi, ficou tudo no lugar! Logo vou colocar 8 amortecedores nele, que quatro acho que não vão dar conta. Tava olhando e um deles vasou, vou trocar os retentores e recalibrar. Os pneus também não vão aguentar, vou ter que achar uns mais fortes que esses.

_________________
ESSA NOITE...VAMOS DOMINAR O MUNDO!!!
MONSTER THUNDER TIGER BRUSHLESS GAIOLA ALUMÍNIO
MONSTER "VARIOUSS" (gaveta)
ZCRAWLER PROJECT(under construction)
http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?f=58&t=47750


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Nov 22, 2010 5:11 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 15, 2008 11:57 pm
Mensagens: 3522
Localização: São Paulo/SP - ZN - Freguesia do Ó
Passa ai o link do anuncio!

dz7modelismo escreveu:
NATTIS escreveu:
É isso ai colega! Muito Show!

Agora me fala sobre essa gaiola, vc quem fez? É dificil fazer? Preciso de uma dessa para meu Truck, não aguento mais remendar bolha.


Essa gaiola eu mesmo fiz, cheguei a vender algumas no ML. É toda com barras de alumínio maciças frizadas de um lado para aliviar o peso, parafusada e soldada pra maior resistência. Fiz porque também não aguentava mais remendar e trocar bolhas. Depois que coloquei no carro nunca mais precisei fazer nada nas bolhas, a não ser passar um pano, hehe! Hoje capotei feio com ela, não tinha dado uma pançada tão forte ainda, mass só ralou um pouco, menos ainda que eu achava, ao ver o carro descendo o morro capotando por uns 10 metros!
Pra fazer uma só é preciso ter a bolha e as manhas de dobrar o alumínio. No mais, a imaginação faz por conta! Já tô carregando a bateria pra fazer mais uns testes com outras configurações no esc. Voltando ao carro, consegui fazer todas as adaptações sem fazer nenhum furo ou mudar a furação do chassi, ficou tudo no lugar! Logo vou colocar 8 amortecedores nele, que quatro acho que não vão dar conta. Tava olhando e um deles vasou, vou trocar os retentores e recalibrar. Os pneus também não vão aguentar, vou ter que achar uns mais fortes que esses.

_________________
Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc.
Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Nov 22, 2010 5:59 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 11:28 pm
Mensagens: 122
Localização: Lages - SC
[quote="NATTIS"]Passa ai o link do anuncio!

Não tenho mais anunciada, fiz 4 e vendi todas. Fabrico peças para autorama e não tive mais tempo. Manda um e-mail que conversamos!

_________________
ESSA NOITE...VAMOS DOMINAR O MUNDO!!!
MONSTER THUNDER TIGER BRUSHLESS GAIOLA ALUMÍNIO
MONSTER "VARIOUSS" (gaveta)
ZCRAWLER PROJECT(under construction)
http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?f=58&t=47750


Editado pela última vez por dz7modelismo em Sex Dez 03, 2010 7:52 am, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Nov 23, 2010 8:36 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 11:28 pm
Mensagens: 122
Localização: Lages - SC
O carro ficou simplesmente exagerado. Com essa relação na primeira configurqação do punch ele empina, pois a relação empurra ele forte e com sobra de motor, sempre! Rebaixado ficou muito melhor de andar, mas às vezes enrosca embaixo, pois ando no calçamento de pedras, no meio da rua. Hoje trancou uma pedra na coroa e quebrou 2 dentes! Sorte é eu ter outra igualzinha, hehe! Domingo testo ele no asfalto, já com a coroa nova :twisted: .

_________________
ESSA NOITE...VAMOS DOMINAR O MUNDO!!!
MONSTER THUNDER TIGER BRUSHLESS GAIOLA ALUMÍNIO
MONSTER "VARIOUSS" (gaveta)
ZCRAWLER PROJECT(under construction)
http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?f=58&t=47750


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Nov 23, 2010 9:02 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Abr 08, 2010 12:21 pm
Mensagens: 387
Images: 7
Localização: Passo Fundo/RS
Show de bola velho!Poem uns videos ai meu! heheh abraço show a armação de aluminio!

_________________
Presente
Sonhando com a dita Savage Flux/XL

Passado
VORZA FLUX HP 2012
4º HK500 GT 3D 2012
3º E-revo 1/16 2011/2012
2º e-mxt himoto 1/10 2010/2011

1º HY 1/18 2009/2010


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Nov 25, 2010 1:51 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Abr 27, 2009 8:18 am
Mensagens: 189
Localização: Sete lagoas-MG
Essa gaiola de proteção deu um visual maneiro no monster thunder tiger .
E pelo o relato , ela cumpre bem o seu papel .

_________________
-----Tulio-----

MUGEN SEIKI MBX-6 ECO 1/8.
TURNIGY 2WD DESERT BUGGY 1/10.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Nov 25, 2010 8:20 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 11:28 pm
Mensagens: 122
Localização: Lages - SC
Bom, se a minha cinegrafista puder me acompanhar esse domingo eu posto uns vídeos, hehe! Já tô pensando em outro modelo de gaiola, mais leve que essa, com menos barras. O caso é se vai aguentar o que essa aguenta. Dei uma pancada num poste e entortou um pouco a frente, coisa de 2mm hahahahaha... Mas tirando a piada, ficou melhor do que eu pensava meeeesmo! Quando eu tiver tempo vou fazer outra, de outro modelo. Tava pensando em levar as rodas e a coroa pra asfalto, pra testar ele on road, mas tô sem a bolha do xsara. Até posso fazer o teste só com a gaiola, mas vai ficar sem aerodinâmica e meio esquisitão, hehe. Postem as fotos dos seus carros tb, podemos trocar idéias! Abraço a todos.

_________________
ESSA NOITE...VAMOS DOMINAR O MUNDO!!!
MONSTER THUNDER TIGER BRUSHLESS GAIOLA ALUMÍNIO
MONSTER "VARIOUSS" (gaveta)
ZCRAWLER PROJECT(under construction)
http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?f=58&t=47750


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 14 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB