RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Mar 28, 2024 3:10 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 53 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Ago 03, 2011 10:36 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mar 23, 2011 11:18 am
Mensagens: 608
Images: 13
Localização: Canoas - RS
estou iniciando um projeto de conversao deste modelo, e colocando em um topico com tudo q fiz para quem quiser tentar a sua conversao neste modelo...

Imagem Imagem

este tutorial é valido para toda a gama SAVAGE nitro, ja que todos os modelos sao MUITO parecidos...

ainda estou convertendo a minha XL, pq ainda nao chegaram todas as peças, entao conforme vao chegando as coisas vou postando aqui...

eu comprei uma XL nova na caixa, vendi todos os itens relacionados ao nitro (motor completo com pipa, tanque, roto-start, bateria RX com carregador), dessa venda tu tira uns 700pila (tudo ZERO KM, derepente conseguem vender mais caro, mas eu tava sem grana pra pegar o resto entao vendi barato pra vender rapido e nao ficar parado muito tempo), dessa grana eu usei somente 500pila para comprar motor+esc+caixa das baterias+montante do motor.

segue a instalaçao das caixas das baterias, que sao da Savage FLUX:
Imagem Imagem Imagem

chegou tb a montante do motor INTEGY (pronto pra usar, só instalar, nao precisa adaptaçao) e o motor TURNIGY TRACKSTAR 2560KV (segundo ouvi, este motor é muito forte), estou usando um pinhao 11t e a coroa original da XL de 52t, entao assim consigo uma boa relaçao de transmissao, considerando o KV do motor.
Imagem Imagem

como eu nao queria RÉ, entao tinha optado em conservar o freio servo e desabilitar o freio/ré motor, mas nao deu certo pois a haste que ativa o freio fica do lado de fora do chassi, entao para uma das caixas das baterias encaixar certo teria q cortar quase metade dela, entao modifiquei a caixa de cambio, travei na primeira marcha (fabriquei um anel q trava a engrenagen da primeira ao ativador da segunda, entao fica tudo travado) e tirei as demais engrenagens da segunda e terceira, conforme mostra a figura abaixo:
Imagem

e umas imagens dele montado com as peças atuais:
Imagem Imagem

falta chegar o ESC, as baterias novas e o carregador para concluir a conversao, deveriam estar chegando até a metade de agosto...

podem comentar e tirar suas duvidas com relaçao ao projeto, vou responder assim q estiver online...

abraço

_________________
Se não quebrou, você não esta saltando direito!!!

FILME Pista Sapucaia do Sul - RS 01----- FILME Pista Sapucaia do Sul - RS 02


Editado pela última vez por Vernazza em Sex Ago 26, 2011 12:42 pm, em um total de 1 vez.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Ago 04, 2011 11:31 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mar 23, 2011 11:18 am
Mensagens: 608
Images: 13
Localização: Canoas - RS
estive fazendo uns calculos de velocidade pela relaçao da transmissao, ai me dei conta de que a relaçao q estou usando seria adequada para os crawlers, hehehehe...

vou explicar como voce pode fazer para calcular a velocidade final do teu automodelo (desconsiderando a potencia do motor, somente a rotaçao final), usando como exemplo a Savage XL:

1º PASO: descobrir a relaçao da transmissao geral, sem contar a da coroa pinhao do motor, ou seja, a rotaçao que chega à coroa final. Tem duas formas de saber essa relaçao, uma delas eh desmontar tudo e contar os dentes de todas as engrenagens e relacionar todas elas, a forma mais facil eh fazer um risco/marcar (com fita adesiva ou caneta de CD) a coroa final e uma das rodas (se o teu automodelo tiver diff central, acho bom tentar travar para este teste), girar e contar as voltas da coroa final ate as rodas completarem uma volta completa, no caso da SAVAGE XL, a relaçao da transmissao NA PRIMEIRA MARCHA eh de 7.75 voltas da coroa para 1 volta das rodas;

2ºPASO: descobrir o perimetro da roda. Pode-se medir de varias formas, usando uma fita metrica enrolada na parte mais externa da roda, uma regua percorrendo o perimetro tb ajuda, ou mendindo o diametro vezes 3,14 (ou DxPi). Tendo o perimetro da roda, tu tem como saber quanto ele percorre no solo por volta dada, sempre tente transformar em metros, pq fica mais facil de calcular a VEL MAX. No caso da SAVAGE XL eh 0.56m/volta da roda.

3ºPASO: verificar a rotaçao maxima do teu motor, no meu caso, eh uma TURNIGY TRACKSTAR de 2560Kv, o maximo que ele aguenta eh 5S (4.2v x 5 = 21v x 2560Kv = 53760rpm), entao a rotaçao fica em torno de 53.760rpm (ideal).

4ºPASO: uma vez tendo a rotaçao do motor, tens q verificar quais os jogos de coroa e pinhao que tu tem para fazer os calculos finais, eu tenho varios jogos para a Savage entao vou fazer com todos.

5ºPASO: para montar a equaçao da velocidade, veja a seguir:
Imagem

com essa serie de equaçoes da pra saber a velocidade maxima IDEAL de qualquer veículo, desconsiderando o atrito das rodas com o solo, aerodinamica, etc.

segue uma tabela que fiz com os calculos de relaçao da SAVAGE XL, travada na primeira marcha, com as rodas originais (OBS: caso trocar as rodas por umas menores, dai teria q inserir o novo perimetro na equaçao, pq vai mudar a vel. final):

Motor-caixa---relaçao final----------------------------5S---------4S--------2S
1,88 x 7,75 = 14,57:1 (motor 25t, coroa 47t) =124kmh= 99kmh = 50kmh
2.08 x 7.75 = 16,12:1 (motor 25t, coroa 52t) =112kmh= 89kmh = 45kmh
2,47 x 7,75 = 19,17:1 (motor 20t, coroa 47t) = 94kmh = 75kmh = 38kmh
2,73 x 7,75 = 21,21:1 (motor 19t, coroa 52t) = 85kmh = 68kmh = 34kmh
4,72 x 7,75 = 36,33:1 (motor 11t, coroa 52t) = 50kmh = 40kmh = 20kmh

rotaçao do motor conforme "S" usado:
2s=21504rpm
4s=43008rpm
5s=53760rpm


caso tiver algum erro nos calculos, favor avisar, pq posso ter errado em alguma coisa, ehehhe...

espero que gostem deste turorial...

abraço

_________________
Se não quebrou, você não esta saltando direito!!!

FILME Pista Sapucaia do Sul - RS 01----- FILME Pista Sapucaia do Sul - RS 02


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Ago 05, 2011 3:15 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Jul 10, 2011 3:05 pm
Mensagens: 4389
Localização: POA-RS
o cálculo da coroa / (dividido) pinão X (vezes) 2.72? pelo menos no manual traxxas tá assim... se não ficaria muito curto. exemplo:
rusltler vxl coroa e pinhão para velocidade acima de 70 mph:
coroa: 76
pinhão: 31
daria 76:31= 2.45161290322806 no total, aí teria q calcular mais 2,72:
2.45161290322806X2,72= 6,668387096774194 que ficaria 4 numeros pra facil identificação:
6,668 de relação final
fica a dica

_________________
Traxxas E-Maxx Brushless
Minhas qualificações:

viewtopic.php?f=3&t=33294


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Ago 05, 2011 4:58 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Mai 03, 2009 12:45 am
Mensagens: 2061
Localização: Aracaju, SE
lucaaas escreveu:
o cálculo da coroa / (dividido) pinão X (vezes) 2.72? pelo menos no manual traxxas tá assim... se não ficaria muito curto. exemplo:
rusltler vxl coroa e pinhão para velocidade acima de 70 mph:
coroa: 76
pinhão: 31
daria 76:31= 2.45161290322806 no total, aí teria q calcular mais 2,72:
2.45161290322806X2,72= 6,668387096774194 que ficaria 4 numeros pra facil identificação:
6,668 de relação final
fica a dica



:blink:
cara vc está misturando as coisas
esse 2.72 é uma redução da caixa de engrenagens dos Traxxas 4x2, não tem nada a ver com Savages
:louco:




voltando a conversão...
essa eu quero ver é andando :twisted:

:drinks:

_________________
:drinks:


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Ago 05, 2011 5:19 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Jul 10, 2011 3:05 pm
Mensagens: 4389
Localização: POA-RS
esqueci esse pqeno detalhe :putz: rsrsrs... é o meu é 4x2 daí não sei dos 4x4 kkk to louco... pera um pouco to carregando... rsrsrs... eu só quero ver essa savage andando... os cardans da flux sera q serve? os cardans originais da savage não vão encomodar???
foi malz aí pela info errada :( ... achei q era a mesma coisa... :( :( :( :( :( :( :( :(
só não entendi a parte do perímetro em metros, tem q medir a roda?
Abs

_________________
Traxxas E-Maxx Brushless
Minhas qualificações:

viewtopic.php?f=3&t=33294


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Ago 05, 2011 6:30 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mar 23, 2011 11:18 am
Mensagens: 608
Images: 13
Localização: Canoas - RS
lucaaas escreveu:
esqueci esse pqeno detalhe :putz: rsrsrs... é o meu é 4x2 daí não sei dos 4x4 kkk to louco... pera um pouco to carregando... rsrsrs... eu só quero ver essa savage andando... os cardans da flux sera q serve? os cardans originais da savage não vão encomodar???
foi malz aí pela info errada :( ... achei q era a mesma coisa... :( :( :( :( :( :( :( :(
só não entendi a parte do perímetro em metros, tem q medir a roda?
Abs


boa noite lucaaas, isso, tem q multiplicar as relaçoes e nao somar...

no primeiro post coloquei como obter o perimetro de uma roda, basta seguir uma das formas. Eu fiz o equacionamento em metros pois fica mais facil de converter em Km/h no final, tem diversas formas de se calcular, pra mim ficou mais simples desse jeito...

exemplo, se o perimetro da roda da savage eh 56cm, entao fica 0.56m para inserir na equaçao...

eh somente uma simples troca de unidades para facilitar o resultado....

abraço

_________________
Se não quebrou, você não esta saltando direito!!!

FILME Pista Sapucaia do Sul - RS 01----- FILME Pista Sapucaia do Sul - RS 02


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Ago 09, 2011 5:15 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mar 23, 2011 11:18 am
Mensagens: 608
Images: 13
Localização: Canoas - RS
pelo motor ser de alto KV, tb vem a temperatura alta como parceira, entao decidi adaptar uma ventoinha de processador do lado do motor, o bom eh q eu nao tive q fazer um furo sequer no chassi, usei ja os furos existentes dos itens nitro e fixado por dois parafusos, ficou muito bom, nem se mexe, segue as imagens de varios angulos:

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

abraço

_________________
Se não quebrou, você não esta saltando direito!!!

FILME Pista Sapucaia do Sul - RS 01----- FILME Pista Sapucaia do Sul - RS 02


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Ago 09, 2011 5:22 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jun 15, 2009 9:21 am
Mensagens: 2760
Images: 125
Localização: Porto Alegre RS
porque não colocou um motor de menor Kv? A eficiência do conjunto melhoraria bastante e o motor trabalharia mais frio...

_________________
Clique aqui para ver todos os meus itens a venda: baterias, carregadores, motores, speeds, etc.
http://www.amigomodelista.com.br


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Ago 09, 2011 5:51 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mar 23, 2011 11:18 am
Mensagens: 608
Images: 13
Localização: Canoas - RS
the_same_x escreveu:
porque não colocou um motor de menor Kv? A eficiência do conjunto melhoraria bastante e o motor trabalharia mais frio...


pois o kit q eu queria pegar tava em falta na HK, e este motor custou somente 50usd (+ESC 115usd, total gasto no combo 165usd, menos da metade do valor de um combo mamba monster), o kit 1900Kv da Turnigy q eu ia pegar entrou somente semana passada em estoke de novo, dai ficava mais um mes sem andar, e surgiu q um colega comprou ese 2560Kv ja em junho, e ja estava aqui inicio de julho, entao pelo motor eu nao tinha q esperar mais...

alias, sobrou mais grana pra pegar mas um par de baterias...

mas por incrivel q pareça, por causa da relaçao da transmissao da XL na primeira marcha, um motor 2200 ou menor, seria muito reduzido pra carro, e nao correria muito, ou teria q travar na terceira marcha da caixa de cambio...

tentei gastar o menos possivel na conversao, pois nao tinha muita grana disponivel...

_________________
Se não quebrou, você não esta saltando direito!!!

FILME Pista Sapucaia do Sul - RS 01----- FILME Pista Sapucaia do Sul - RS 02


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Ago 09, 2011 7:41 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Jul 10, 2011 3:05 pm
Mensagens: 4389
Localização: POA-RS
já fez a conversão??? quero ver andar na pista heim... deve ter ficado show...
Abs

_________________
Traxxas E-Maxx Brushless
Minhas qualificações:

viewtopic.php?f=3&t=33294


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Ago 09, 2011 11:26 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mar 23, 2011 11:18 am
Mensagens: 608
Images: 13
Localização: Canoas - RS
lucaaas escreveu:
já fez a conversão??? quero ver andar na pista heim... deve ter ficado show...
Abs


eu levei pra pista sabado passado, mas tu foi embora antes de eu tirar ele do carro...

mas ainda nao terminei a conversao, to esperando as peças chegarem pra terminar...

abraço

_________________
Se não quebrou, você não esta saltando direito!!!

FILME Pista Sapucaia do Sul - RS 01----- FILME Pista Sapucaia do Sul - RS 02


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Ago 10, 2011 7:59 am 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Mai 23, 2006 11:54 am
Mensagens: 1924
Images: 4
Localização: Mambucaba/RJ
É bom colocar um dissipador no motor tb. Vai tornar a refrigeração mais eficiente.


valeu

_________________
Vorza Imagem Xray XT8 Imagem

4Pk

Seja livre, compre um off road.


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Ago 10, 2011 1:03 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Jul 10, 2011 3:05 pm
Mensagens: 4389
Localização: POA-RS
é q meu pai queria ir rápido e minhas baterias já tinham acabado, mas agora qdo comprar meu carregador, vou poder andar mais rsrsrs
Abs

_________________
Traxxas E-Maxx Brushless
Minhas qualificações:

viewtopic.php?f=3&t=33294


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Ago 11, 2011 2:49 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mar 23, 2011 11:18 am
Mensagens: 608
Images: 13
Localização: Canoas - RS
chegou hj o kit de pinhoes NOVAK de 18-19-20 dentes e uma coroa 47t, e as baterias novas
Imagem

montei ele jah com a coroa 52t original da XL e um pinhao de 20t, pelo que percebi acertei em cheio o tamanho maximo do pinhao, pois um com UM dente a mais, ou seja, de 21t, ja nao encaixaria pois ia encostar no eixo da coroa...

coloquei um papel de cor atras pra poderem ver essa distancia, eh de mais ou menos 1mm do eixo da coroa:
Imagem

com essa configuraçao, a relaçao final fica em 20,15:1, e em 4S teria como velocidade final 72Km/h, usando as rodas originais...

nao vai dar pra usar um pinhao de 25t ou a coroa de 47t junto com o pinhao de 20t, entao fica a dica...

falta somente chegar o ESC e o carregador QUAD, rezando pra nenhum dos dois pegar imposto, ehehehhe....

abraço

_________________
Se não quebrou, você não esta saltando direito!!!

FILME Pista Sapucaia do Sul - RS 01----- FILME Pista Sapucaia do Sul - RS 02


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Ago 15, 2011 6:19 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mar 23, 2011 11:18 am
Mensagens: 608
Images: 13
Localização: Canoas - RS
bom, hj trago a voces um item q fabrikei pra proteger a caixa das baterias de impactos diretos e tb pra dar uma upada na parte inferior da XL, tudo eh HOMEMADE, ou seja, nao comprei/copiei de ninguem, eu mesmo fiz do zero tudo, mas tomei bronca na hora de montar tudo, fiz de um jeito q nao tenho acesso a muitos parafusos de fixaçao...

de material, usei uma chapa de DURALUMINIO de 1mm, muito forte apesar de fino, e tb BEM leve, eu pesei e nao alcançou os 300g...

segue as imagens:
Imagem Imagem

Imagem Imagem Imagem


fiz tambem a montante para o ESC em chapa de aluminio normal de 2mm, que fixei atras do motor, onde tinha muito espaço perdido, entao decidi usar:
Imagem

ainda estou no aguardo do ESC e do carregador, esta demorando demais pra chegar, bom, azar, nao tem outro jeito...

abraço

_________________
Se não quebrou, você não esta saltando direito!!!

FILME Pista Sapucaia do Sul - RS 01----- FILME Pista Sapucaia do Sul - RS 02


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 53 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB