RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Mar 28, 2024 12:10 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 51 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sáb Ago 17, 2013 10:08 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Jul 14, 2013 8:26 pm
Mensagens: 292
Localização: SÃO PAULO / capital
Bom dia pessoal , estava lendo o tópico e sim o esc manda uma frequência contrária a da rotação força eletromotriz para desacelerar o carro , , sim consome bateria pois o trabalho do esc é o mesmo da aceleração porém ao contrário , aplicando tensão nas bobinas temos força contra eletromotriz , seria um freio motor porém elétrico , desgaste do motor , duvido muito , pois ela é parcial em relação a aceleração , quem sofre nesse caso é o esc , aquece , e a relação muito bem descritas acima , sistema de regeneração para o nosso sistema de baterias ficaria inviável pois lembrem-se são carregadas sendo balanceadas e precisaria de um outro circuito acoplado ao cabo de balanceamento da bateria para regular a tensão , o que tornaria o esc maior ,mais pesado, e mais caro por uma fração de carga da bateria ,é por isso que esse excesso de energia é jogado fora pelo dissipador do esc e pelo motor tb , acredito que já exista algum tipo de estudo para isso , pois em veículos elétricos e bicicletas existe um sistema de freio regenerativo , mas nesse caso para aumentar a autonomia dos veículos o que não se aplica ao rc , acabou a bateria , não precisa empurrar para chegar na próxima tomada , é só trocar a bateria, acredito também qua a maioria dos esc atuais já estão com sistema de freio incorporado em sua programação , o que pode ser feito é regular ele para uma frenagem melhor ,vejo o pessoal reclamando muito dos freios do elétrico , esse sistema se aplica a muitos anos já nos slot car , autoramas , ABRAÇOS.

_________________
BUGGY TURNIGY 1/16 EP (BONZINHO)
SAKURA ZERO TURNIGY 4000 kv (BOM)
BUGGY 2 WD B44/ TC02 6000 KV (CANHÃO)
AGORA VOU ATRAS DE UM 1/8 PARA FAZER UM DEMONIO


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Set 05, 2013 2:35 am 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Mai 22, 2009 12:41 am
Mensagens: 4
Localização: Contagem- MG
Excelente tópico!

Informações relevantes e úteis para o que eu quero fazer!

Estou colocando um XL2 no meu carro e vou tentar ver se no datalogger consigo a curva de amperagem e potencia no momento da frenagem.

_________________
FábioBueno
Contagem MG
http://perfil.mercadolivre.com.br/FABIOCRB
Fabiocrb @ yahoo com br


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Set 05, 2013 11:46 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Jul 14, 2013 8:26 pm
Mensagens: 292
Localização: SÃO PAULO / capital
Com certeza verá u consumo de amperes mas sutil , para o meu buggy 4x2 coloquei 25% de frenagem e funciona bem , mas no caso dos mecânicos ,o único consumo será o do servo fazendo esforço para o lado contrário do mov. aceleração.

_________________
BUGGY TURNIGY 1/16 EP (BONZINHO)
SAKURA ZERO TURNIGY 4000 kv (BOM)
BUGGY 2 WD B44/ TC02 6000 KV (CANHÃO)
AGORA VOU ATRAS DE UM 1/8 PARA FAZER UM DEMONIO


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Nov 13, 2013 10:05 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Ter Nov 05, 2013 2:56 pm
Mensagens: 22
Images: 5
Hidden escreveu:
sergipe escreveu:
Hidden escreveu:
Só não entendo uma coisa: Um auto elétrico tem, por concepção, um dos melhores sistemas de freio que se pode ter, que é o freio dinâmico, muito mais eficiente, modulável e sem desgaste.

Obviamente a parte da eficiência e modulação depende também de um bom ESC, agora eu não me preocuparia com o desgaste do motor, uma vez que a corrente que circula no motor no momento de uma frenagem é muito menor do que a corrente quando se acelera para a frente.

Instalar um sistema de freio mecânico por fricção em um auto elétrico não me soa natural...

Abraços.


nunca medi a corrente de uma freada, ainda farei isso um dia, mas acho que deve ser bem alta, até mais que a aceleração pois na freada as bobinas devem ser energizadas de uma forma bem abrupta subindo a corrente monstruosamente,
creio que a freada suga muita bateria.



Amigo, a frenagem com motores elétricos é chamada de frenagem dinâmica, esse sistema é inclusive utilizado por caminhões fora-de-estrada (aqueles caminhões gigantes utilizados em mineração) e também por locomotivas.

Todo motor elétrico é por conceito também um gerador, se aplicamos tensão elétrica no motor, isso faz com que circule uma corrente em suas bobinas o que gera um campo eletromagnético que faz o eixo do motor girar (energia mecânica). Porém se fizermos o contrário, se aplicarmos energia mecânica ao eixo de um motor que não esteja energizado, faremos com que o eixo do motor gire, isso induzirá um campo magnético nas bobinas do motor o que fará com que o motor gere uma tensão elétrica em seus terminais, se por fim colocamos uma carga (por exemplo, um resistor elétrico) nos terminais do motor, isso fará com que circule uma corrente elétrica em suas bobinas que por sua vez gera um campo eletromagnético que é contrário ao movimento que origina a geração de tensão no motor, ou seja, cria-se uma força contrária à força aplicada no eixo do motor fazendo por tanto com que o mesmo freie.


Agora vamos colocar em termos práticos:

Toda vez que seu automodelo está em movimento e você tira o dedo do acelerador (deixando o auto ir "no embalo") instantaneamente o motor passa a gerar energia elétrica, então quando você aciona o freio, o ESC chaveia os FETs de forma a criar uma resistência elétrica a esta tensão gerada pelo motor, e isso faz com que o mesmo freie o auto. Nesse momento, a corrente circula somente entre o motor e o ESC, não há absolutamente nenhum consumo da bateria, e lhe digo com propriedade que a corrente circulante no momento de uma frenagem controlada é muito menor do que a corrente circulante durante as arrancadas e acelerações.

Agora o "cérebro" de toda essa operação é o ESC, obviamente se o programa interno do ESC não for adequado, a coisa pode não ocorrer de forma tão perfeita, se o ESC, por exemplo, deixar entrar a ré antes da parada total do automodelo, aí sim teremos consumo de corrente da bateria e um pico de corrente altíssimo, pois o motor ainda estará girando em um sentido enquanto o ESC o mandará girar em outro, isso é muito comum quando damos ré e aceleramos para a frente de uma vez, nesse caso a grande maioria dos ESCs aciona a aceleração de uma vez e isso obviamente força todo o conjunto.

Bem, acho que é isso, por este motivo que eu disse que não é natural querer colocar um freio mecânico em um auto elétrico, pois a frenagem não prejudica em nada a bateria e muito menos o motor, os únicos itens que vão sofrer um pouco mais nesse caso são a coroa e o pinhão, pois quando o freio é mecânico esses itens não sofrem o estresse mecânico da frenagem.

Se o modelista tem um auto elétrico e não está satisfeito com a frenagem do mesmo, procure um ESC de melhor qualidade que vai mudar da água para o vinho.

Abraços.




Ai sim, perfeito. Meu irmao é engenheiro mecanico e tinha m dito exatamente a mesma coisa!!


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jan 08, 2014 11:35 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Out 30, 2008 10:00 am
Mensagens: 264
Localização: salvador
existe várias forma de proporcionar a parada do movimento do eixo de um motor com ou sem carga.
no nosso caso, a frenagem via motor eletrico não se dá pela inversão da fase? para frear, o esc não inverte dois dos fios do motor e controla eletronicamente?

_________________
*INFERNO GT1 CONVERTIDO p/ eletrico, bolha Alpha R3 (ferrari), Motor mamba 2200 kV e esc MMM
* INFERNO GT1 CONVERTIDO p/ eletrico, bolha Alpha R3 (ferrari), Motor TURNING 2560 KV E ESC MMM.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Set 29, 2014 6:08 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Seg Set 29, 2014 12:09 am
Mensagens: 2
EDUARDOCHEDID escreveu:
Boa noite , ou simplesmente como no aero modelismo colocar um vtail mixer que custa baratinho e faz essa mixagem.

Na verdade o terceiro canal êh onde vc liga a ré e
Quando vc acelerar ela dará marcha re e o freio fica normal como no combustão
Espero ter ajudado


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 51 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB