sergipe escreveu:
Hidden escreveu:
Só não entendo uma coisa: Um auto elétrico tem, por concepção, um dos melhores sistemas de freio que se pode ter, que é o freio dinâmico, muito mais eficiente, modulável e sem desgaste.
Obviamente a parte da eficiência e modulação depende também de um bom ESC, agora eu não me preocuparia com o desgaste do motor, uma vez que a corrente que circula no motor no momento de uma frenagem é muito menor do que a corrente quando se acelera para a frente.
Instalar um sistema de freio mecânico por fricção em um auto elétrico não me soa natural...
Abraços.
nunca medi a corrente de uma freada, ainda farei isso um dia, mas acho que deve ser bem alta, até mais que a aceleração pois na freada as bobinas devem ser energizadas de uma forma bem abrupta subindo a corrente monstruosamente,
creio que a freada suga muita bateria.
Amigo, a frenagem com motores elétricos é chamada de frenagem dinâmica, esse sistema é inclusive utilizado por caminhões fora-de-estrada (aqueles caminhões gigantes utilizados em mineração) e também por locomotivas.
Todo motor elétrico é por conceito também um gerador, se aplicamos tensão elétrica no motor, isso faz com que circule uma corrente em suas bobinas o que gera um campo eletromagnético que faz o eixo do motor girar (energia mecânica). Porém se fizermos o contrário, se aplicarmos energia mecânica ao eixo de um motor que não esteja energizado, faremos com que o eixo do motor gire, isso induzirá um campo magnético nas bobinas do motor o que fará com que o motor gere uma tensão elétrica em seus terminais, se por fim colocamos uma carga (por exemplo, um resistor elétrico) nos terminais do motor, isso fará com que circule uma corrente elétrica em suas bobinas que por sua vez gera um campo eletromagnético que é contrário ao movimento que origina a geração de tensão no motor, ou seja, cria-se uma força contrária à força aplicada no eixo do motor fazendo por tanto com que o mesmo freie.
Agora vamos colocar em termos práticos:
Toda vez que seu automodelo está em movimento e você tira o dedo do acelerador (deixando o auto ir "no embalo") instantaneamente o motor passa a gerar energia elétrica, então quando você aciona o freio, o ESC chaveia os FETs de forma a criar uma resistência elétrica a esta tensão gerada pelo motor, e isso faz com que o mesmo freie o auto. Nesse momento, a corrente circula somente entre o motor e o ESC, não há absolutamente nenhum consumo da bateria, e lhe digo com propriedade que a corrente circulante no momento de uma frenagem controlada é muito menor do que a corrente circulante durante as arrancadas e acelerações.
Agora o "cérebro" de toda essa operação é o ESC, obviamente se o programa interno do ESC não for adequado, a coisa pode não ocorrer de forma tão perfeita, se o ESC, por exemplo, deixar entrar a ré antes da parada total do automodelo, aí sim teremos consumo de corrente da bateria e um pico de corrente altíssimo, pois o motor ainda estará girando em um sentido enquanto o ESC o mandará girar em outro, isso é muito comum quando damos ré e aceleramos para a frente de uma vez, nesse caso a grande maioria dos ESCs aciona a aceleração de uma vez e isso obviamente força todo o conjunto.
Bem, acho que é isso, por este motivo que eu disse que não é natural querer colocar um freio mecânico em um auto elétrico, pois a frenagem não prejudica em nada a bateria e muito menos o motor, os únicos itens que vão sofrer um pouco mais nesse caso são a coroa e o pinhão, pois quando o freio é mecânico esses itens não sofrem o estresse mecânico da frenagem.
Se o modelista tem um auto elétrico e não está satisfeito com a frenagem do mesmo, procure um ESC de melhor qualidade que vai mudar da água para o vinho.
Abraços.
Ai sim, perfeito. Meu irmao é engenheiro mecanico e tinha m dito exatamente a mesma coisa!!