RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Mar 28, 2024 8:56 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 51 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Ago 09, 2013 8:49 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 13, 2008 9:36 pm
Mensagens: 283
Localização: Itabirito-MG
Só não entendo uma coisa: Um auto elétrico tem, por concepção, um dos melhores sistemas de freio que se pode ter, que é o freio dinâmico, muito mais eficiente, modulável e sem desgaste.

Obviamente a parte da eficiência e modulação depende também de um bom ESC, agora eu não me preocuparia com o desgaste do motor, uma vez que a corrente que circula no motor no momento de uma frenagem é muito menor do que a corrente quando se acelera para a frente.

Instalar um sistema de freio mecânico por fricção em um auto elétrico não me soa natural...

Abraços.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Ago 09, 2013 9:41 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Mai 03, 2009 12:45 am
Mensagens: 2061
Localização: Aracaju, SE
Hidden escreveu:
Só não entendo uma coisa: Um auto elétrico tem, por concepção, um dos melhores sistemas de freio que se pode ter, que é o freio dinâmico, muito mais eficiente, modulável e sem desgaste.

Obviamente a parte da eficiência e modulação depende também de um bom ESC, agora eu não me preocuparia com o desgaste do motor, uma vez que a corrente que circula no motor no momento de uma frenagem é muito menor do que a corrente quando se acelera para a frente.

Instalar um sistema de freio mecânico por fricção em um auto elétrico não me soa natural...

Abraços.


nunca medi a corrente de uma freada, ainda farei isso um dia, mas acho que deve ser bem alta, até mais que a aceleração pois na freada as bobinas devem ser energizadas de uma forma bem abrupta subindo a corrente monstruosamente,
creio que a freada suga muita bateria.

_________________
:drinks:


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Ago 09, 2013 10:51 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 13, 2008 9:36 pm
Mensagens: 283
Localização: Itabirito-MG
sergipe escreveu:
Hidden escreveu:
Só não entendo uma coisa: Um auto elétrico tem, por concepção, um dos melhores sistemas de freio que se pode ter, que é o freio dinâmico, muito mais eficiente, modulável e sem desgaste.

Obviamente a parte da eficiência e modulação depende também de um bom ESC, agora eu não me preocuparia com o desgaste do motor, uma vez que a corrente que circula no motor no momento de uma frenagem é muito menor do que a corrente quando se acelera para a frente.

Instalar um sistema de freio mecânico por fricção em um auto elétrico não me soa natural...

Abraços.


nunca medi a corrente de uma freada, ainda farei isso um dia, mas acho que deve ser bem alta, até mais que a aceleração pois na freada as bobinas devem ser energizadas de uma forma bem abrupta subindo a corrente monstruosamente,
creio que a freada suga muita bateria.



Amigo, a frenagem com motores elétricos é chamada de frenagem dinâmica, esse sistema é inclusive utilizado por caminhões fora-de-estrada (aqueles caminhões gigantes utilizados em mineração) e também por locomotivas.

Todo motor elétrico é por conceito também um gerador, se aplicamos tensão elétrica no motor, isso faz com que circule uma corrente em suas bobinas o que gera um campo eletromagnético que faz o eixo do motor girar (energia mecânica). Porém se fizermos o contrário, se aplicarmos energia mecânica ao eixo de um motor que não esteja energizado, faremos com que o eixo do motor gire, isso induzirá um campo magnético nas bobinas do motor o que fará com que o motor gere uma tensão elétrica em seus terminais, se por fim colocamos uma carga (por exemplo, um resistor elétrico) nos terminais do motor, isso fará com que circule uma corrente elétrica em suas bobinas que por sua vez gera um campo eletromagnético que é contrário ao movimento que origina a geração de tensão no motor, ou seja, cria-se uma força contrária à força aplicada no eixo do motor fazendo por tanto com que o mesmo freie.


Agora vamos colocar em termos práticos:

Toda vez que seu automodelo está em movimento e você tira o dedo do acelerador (deixando o auto ir "no embalo") instantaneamente o motor passa a gerar energia elétrica, então quando você aciona o freio, o ESC chaveia os FETs de forma a criar uma resistência elétrica a esta tensão gerada pelo motor, e isso faz com que o mesmo freie o auto. Nesse momento, a corrente circula somente entre o motor e o ESC, não há absolutamente nenhum consumo da bateria, e lhe digo com propriedade que a corrente circulante no momento de uma frenagem controlada é muito menor do que a corrente circulante durante as arrancadas e acelerações.

Agora o "cérebro" de toda essa operação é o ESC, obviamente se o programa interno do ESC não for adequado, a coisa pode não ocorrer de forma tão perfeita, se o ESC, por exemplo, deixar entrar a ré antes da parada total do automodelo, aí sim teremos consumo de corrente da bateria e um pico de corrente altíssimo, pois o motor ainda estará girando em um sentido enquanto o ESC o mandará girar em outro, isso é muito comum quando damos ré e aceleramos para a frente de uma vez, nesse caso a grande maioria dos ESCs aciona a aceleração de uma vez e isso obviamente força todo o conjunto.

Bem, acho que é isso, por este motivo que eu disse que não é natural querer colocar um freio mecânico em um auto elétrico, pois a frenagem não prejudica em nada a bateria e muito menos o motor, os únicos itens que vão sofrer um pouco mais nesse caso são a coroa e o pinhão, pois quando o freio é mecânico esses itens não sofrem o estresse mecânico da frenagem.

Se o modelista tem um auto elétrico e não está satisfeito com a frenagem do mesmo, procure um ESC de melhor qualidade que vai mudar da água para o vinho.

Abraços.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Ago 09, 2013 11:31 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Dez 20, 2012 12:31 am
Mensagens: 285
Localização: Rio de Janeiro
Fala Hidden, blz?...bela explicação hem cara...nunca li uma explicação tão bacana sobre o sistema de frenagem de um auto elétrico....
Não sabia que na frenagem só o esc e o motor trabalhavam, sem consumo da bateria....nesse caso realmente não vale a pena um sistema de freio mecanico....mas quando tinha carro nitro sempre tive a impressão de melhor controle no freio com o servo...outra coisa, quando o carro elétrico freia o barulho parece que o rolamento do motor vai estragar, ou o pinhão com a coroa vai comer os dentes.....tem um vídeo no começo do tópico, que coloquei o link, de um Losi 1/5 que o cara colocou o freio mecanico tbm....e tem vários kits como, o Techno, que já é projetado espaços para freio mecânico....e além disso tudo tem a curiosidade de saber como é a sensação de pilotar um auto com uma configuração diferente....grande abraço..

_________________
Mugen buggy Mbx6 nitro, Inferno ST Us Truggy 1/8 convertido, Inferno VE buggy...


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Ago 09, 2013 11:36 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Dez 20, 2012 12:31 am
Mensagens: 285
Localização: Rio de Janeiro
Ah, outra coisa que gostaria de entender....um trem(ou metrô) tem esse tal de freio dinamico?...pois tem auxilio de freio mecanico com sapatas e discos gigantes....um abço...

_________________
Mugen buggy Mbx6 nitro, Inferno ST Us Truggy 1/8 convertido, Inferno VE buggy...


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Ago 10, 2013 12:18 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 13, 2008 9:36 pm
Mensagens: 283
Localização: Itabirito-MG
Leonardo, com relação ao barulho que você relata que dá a impressão que vai moer tudo, isso se deve principalmente porque o "casamento" entre coroa e pinhão se dá mais precisamente no sentido da tração do automodelo, pois é nesse sentido que o conjunto faz mais esforço e passa a maior parte do tempo em contato, então quando se freia o sentido de esforço do conjunto se inverte e o casamento entre os dentes não é tão preciso. Quanto ao esforço em si, a situação em que um motor elétrico entrega o maior torque em seu eixo, é justamente na partida, ou seja, quando o auto está em repouso e você acelera de uma só vez o esforço sobre o conjunto de tração é o máximo possível, se o conjunto aguenta isso a frenagem é fichinha... Vai acentuar o desgaste da coroa e pinhão principalmente em modelos maiores? Vai sim, mas são somente esses dois componentes que vão sofrer a mais, a não ser que o modelo tenha freios mecânicos diretamente nas rodas, nesse caso todo o conjunto de tração não sofre esforço durante as frenagens.

Obviamente existe quem queira ou prefira manter os freios mecânicos e como você mesmo mencionou tem kits que já vem preparados para tal, mas é a mesma coisa de dizer que em tempos de smartphones e tablets, ainda tem quem não abra mão de um velho e bom jornal de papel, afinal funciona praticamente do mesmo jeito e não precisa recarregar as baterias :lol:

Quanto a sensação de controle do freio, um bom sistema mecânico com um bom servo fazem sim um excelente trabalho, da mesma forma que um excelente ESC também o fará, veja que os ESC mais TOP tem várias opções de ajuste com relação a frenagem, como força inicial (como se fosse um "punch" de frenagem), força máxima de frenagem, "drag brake" que freia somente de soltar o acelerador (alguns pilotos gostam de usar em sistemas brushless para simular o "arrasto" dos antigos motores escovados, visto que os motores brushless são mais "soltos") e por aí vai...


Com relação aos trens, toda locomotiva que seja elétrica ou eletro-mecânica (possui um motor a combustão para gerar energia, mas a tração das rodas é feita por motores elétricos) possui o freio dinâmico e é este freio o principal responsável por manter a velocidade controlada da composição nos trechos de declive leve, obviamente por uma composição ferroviária ser muito grande, é preciso utilizar também os freios mecânicos pois estes atuam em todos os vagões acionados por ar comprimido, principalmente em declives acentuados ou paradas abruptas. Outro fato é que como os freios dinâmicos estão somente na(s) locomotiva(s) de uma composição, o condutor tem que acompanhar a corrente circulante nos motores durante a frenagem para evitar super-aquecimento, não há a possibilidade desses freios segurarem todo o peso da composição sozinhos.


PS.: Certa vez fiz um estágio em uma oficina de manutenção de locomotivas na ferrovia Vitória-Minas da mineradora Vale, por isso este conhecimento sobre os trens.

Abraços.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Ago 10, 2013 9:48 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Dez 20, 2012 12:31 am
Mensagens: 285
Localização: Rio de Janeiro
Muito bom....vc é o cara...rs....um abração..

_________________
Mugen buggy Mbx6 nitro, Inferno ST Us Truggy 1/8 convertido, Inferno VE buggy...


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Ago 10, 2013 11:22 am 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 03, 2007 4:35 pm
Mensagens: 1989
Localização: São Paulo, SP
O nosso amigo hidden disse tudo... Bela explicação nosso fórum esta precisando de caras assim que saibam mesmo o que estao falando....

Vai na pratica, se vc pegar um motor e girar o eixo dele vc vai sentir so a resistência do sistema magnético em aberto... Se vc pegar os 3 fios e coloca-los em curto vc vai sentir o eixo bem mais pesado ao girar, isso e usado como freio nos sistemas elétricos.

Minha duvida é se isso e o suficiente ou se o ESC coloca alguma tensão fixa nos enrolamentos para aumentar a força do freio...

Outro ponto importante em usar o freio nos motores elétricos e que eles tb esquentam durante as freadas, mesmo nao usando a bateria para isso. Por isso em carros mais pesados o freio mecânico é útil para reduzir a temperatura do motor.

_________________
PacaLoucos


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Ago 10, 2013 12:58 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Mai 03, 2009 12:45 am
Mensagens: 2061
Localização: Aracaju, SE
desculpem minha ignorância, não estou discordando, apenas questionando já que o que está sendo afirmado pelo amigo Hidden vai na contra mão da segunda lei de Newton
não sei se ela se aplica 100% nessa situação, quando eu estiver com mais tempo farei um teste de bancada pra comprovar e ter certeza, já que na "prática" tive uma experiência contrária, com minha Savage Flux quando eu exigia muito dos freios a bateria era consumida mais rápido, tanto que o BUZZER que usava nas baterias apitava na hora da freada brusca,
quando eu fizer um teste de bancada medindo o consumo nessas situações eu posto aqui :drinks:

_________________
:drinks:


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Ago 10, 2013 1:29 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 03, 2007 4:35 pm
Mensagens: 1989
Localização: São Paulo, SP
sergipe escreveu:
desculpem minha ignorância, não estou discordando, apenas questionando já que o que está sendo afirmado pelo amigo Hidden vai na contra mão da segunda lei de Newton
não sei se ela se aplica 100% nessa situação, quando eu estiver com mais tempo farei um teste de bancada pra comprovar e ter certeza, já que na "prática" tive uma experiência contrária, com minha Savage Flux quando eu exigia muito dos freios a bateria era consumida mais rápido, tanto que o BUZZER que usava nas baterias apitava na hora da freada brusca,
quando eu fizer um teste de bancada medindo o consumo nessas situações eu posto aqui :drinks:

Nao tem nada de errado nas citações do amigo Hidden!

_________________
PacaLoucos


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Ago 10, 2013 1:54 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Abr 24, 2013 10:37 pm
Mensagens: 837
Images: 4
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Na verdade, dependendo do esc e seu nivel de refinamento eletronico, na hora da frenagem, como o motor teoricamente passa a gerar energia, a bateria acaba servindo como resistência, ligada temporiariamente com polaridade invertida, oque leva a um desgaste mais acentuado e consequente aquecimento.

Meus 2 centavos...

Sent from my GT-N7100 using Tapatalk 2

_________________
SLASH 4X4 - OFNA Ultra LX2e - Huan Qi Land Cruise 1/18 - Summit 1/10 - HPI Trophy FLUX - HPI 5B SS - MUGEN MBX6TR - LOSI MINI 8IGHT - Rustler VXL
COMO POSTAR FOTOS NO FÓRUM


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Ago 10, 2013 3:06 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 03, 2007 4:35 pm
Mensagens: 1989
Localização: São Paulo, SP
vrodrigues escreveu:
Na verdade, dependendo do esc e seu nivel de refinamento eletronico, na hora da frenagem, como o motor teoricamente passa a gerar energia, a bateria acaba servindo como resistência, ligada temporiariamente com polaridade invertida, oque leva a um desgaste mais acentuado e consequente aquecimento.

Meus 2 centavos...

Sent from my GT-N7100 using Tapatalk 2

Acho que vc quer se referir a um sistema como o KERS, que pelo conheço nao temos nenhum ESC que faça isso no hobby que tenha esse sistema regenerativo...

_________________
PacaLoucos


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Ago 10, 2013 3:55 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Abr 24, 2013 10:37 pm
Mensagens: 837
Images: 4
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Não, na verdade eu nem tinha me tocado do quesito energia regenerativa... Se os esc aproveitassem isso, nossas baterias teriam um tempo de autonomia bem maior...

Enquanto esse sistema não é adequado aos modelos em escala, cabe ao esc se livrar da energia da frenagem sem transmitila a bateria...

Sent from my GT-N7100 using Tapatalk 2

_________________
SLASH 4X4 - OFNA Ultra LX2e - Huan Qi Land Cruise 1/18 - Summit 1/10 - HPI Trophy FLUX - HPI 5B SS - MUGEN MBX6TR - LOSI MINI 8IGHT - Rustler VXL
COMO POSTAR FOTOS NO FÓRUM


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Ago 10, 2013 11:32 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 03, 2007 4:35 pm
Mensagens: 1989
Localização: São Paulo, SP
vrodrigues escreveu:
Não, na verdade eu nem tinha me tocado do quesito energia regenerativa... Se os esc aproveitassem isso, nossas baterias teriam um tempo de autonomia bem maior...

Enquanto esse sistema não é adequado aos modelos em escala, cabe ao esc se livrar da energia da frenagem sem transmitila a bateria...

Sent from my GT-N7100 using Tapatalk 2

Acho que vc esta confuso, pois nao faz sentido o que vc esta falando.

_________________
PacaLoucos


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Ago 11, 2013 2:01 am 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Abr 24, 2013 10:37 pm
Mensagens: 837
Images: 4
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Coelho escreveu:
vrodrigues escreveu:
Não, na verdade eu nem tinha me tocado do quesito energia regenerativa... Se os esc aproveitassem isso, nossas baterias teriam um tempo de autonomia bem maior...

Enquanto esse sistema não é adequado aos modelos em escala, cabe ao esc se livrar da energia da frenagem sem transmitila a bateria...

Sent from my GT-N7100 using Tapatalk 2

Acho que vc esta confuso, pois nao faz sentido o que vc esta falando.


É, devo estar mesmo.

Boas divagações pra vocês.

Sent from my GT-N7100 using Tapatalk 2

_________________
SLASH 4X4 - OFNA Ultra LX2e - Huan Qi Land Cruise 1/18 - Summit 1/10 - HPI Trophy FLUX - HPI 5B SS - MUGEN MBX6TR - LOSI MINI 8IGHT - Rustler VXL
COMO POSTAR FOTOS NO FÓRUM


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 51 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB