RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Mar 28, 2024 9:54 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 33 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Jul 02, 2013 3:48 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 13, 2008 9:36 pm
Mensagens: 283
Localização: Itabirito-MG
Galera, tenho em mãos um Mirage PRO da Thunder Tiger, auto que foi adquirido, se não me falha a memória, a mais de 15 anos atrás, foi uma época em que eu, meu irmão e mais alguns amigos todos compramos o Mirage e ficávamos brincando na rua mesmo (nunca andamos em pista) acho que a turma chegou a umas oito pessoas, todas com o mirage, e posso afirmar com certeza o que muitos já sabem: Esses buggys da TTR são verdadeiros tanques de guerra mesmo! Cara, como eu judiava do meu mirage naquela época, e que me lembre a única coisa que alguém tinha que trocar de vez em quando eram os braços da suspensão devido a uma pancada forte no meio-fio, o o mais bacana é que vendi o meu para meu cunhado a alguns anos e o carro ainda roda de vez em quando, e olha que meu cunhado é esmeril, rsrsrs.

Mas voltando ao tópico, o auto em questão que vou restaurar e converter era na verdade o mirage do meu irmão, e como ele (meu brother) é meio fresquinho o auto dele era um dos menos judiados naquela época, mas depois que paramos os brinquedos ficaram jogados num canto, uma certa vez, a muitos anos atrás eu cheguei a pegar o auto dele, desmontei e limpei todas as peças e iríamos colocá-lo para rodar novamente, mas o projeto acabou parando de novo e as peças ficaram jogadas no sótão da casa de meus pais por mais anos a fio, então agora "peguei" o auto para mim já que meu irmão nunca iria colocar as mãos nele novamente, juntei todas as peças (felizmente nada se perdeu) e vou restaurá-lo e convertê-lo para elétrico.


Vejam o estado das peças depois de "resgatadas" no sótão:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem




Bão, estando com todas as peças em mãos, parti para a restauração, essa palavra na verdade fica meio exagerada pois no geral, tudo o que as peças precisam é de uma boa limpeza ou retirar a ferrugem, apenas alguns itens como os amortecedores vão precisar de um cuidado mais especial, de qualquer forma, depois de algumas horas de trabalho já começa a pegar forma novamente, embora a montagem não seja definitiva, muita coisa está somente colocada no lugar mas será ainda desmontada novamente, os próprios diferenciais receberão rolamentos novos, mas as peças ainda demoram um pouco a chegar:

Imagem

Imagem

Imagem



Agora uma dúvida em que preciso da ajuda do pessoal, a peça destacada na foto abaixo, o upper arm da suspensão dianteira, o meu da direita está com folga, ao que tudo indica tomou uma bela de uma pancada, eu tenho a impressão que o upper arm do B4 S2 dá para ser adaptado no lugar deste, mas precisava que alguém que possui um B4 S2 me confirmasse as dimensões da peça do B4 (a largura onde vai o eixo e o comprimento até o eixo de regulagem da cambagem) ou então de algum outro buggy que seja parecido:

Imagem


Bem, por enquanto é só, conforme for montando o auto vou postando as fotos, com relação a conversão, esta semana estarei pedindo motor e ESC para ele, a princípio será um combo Turnigy mesmo pois quero investir pouco para colocá-lo em ação novamente, sei que muita gente tem problemas com a eletrônica xing-ling, mas eu em anos de helimodelismo sempre me dei muito bem com os produtos xing, por incrível que pareça a única vez que instalei um ESC da Castle em meu helicoptero classe 600 tive problemas e voltei aos xing-ling, problemas zero...


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jul 02, 2013 4:01 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mar 30, 2013 2:33 pm
Mensagens: 183
Localização: Sao Paulo - cotia
e esse motor o que vc vai fazer amigo, sabendo do estado q ele se encotra sera q tem como ressucitar ele?

_________________
GARAGEM
TEAM LOSI JUNIOR 2
SCHUMACHER COUGAR 2
DURATRAX RAZE
DURATRAX GT-R
TEAM ASSOCIATED RC10 GT


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jul 02, 2013 4:20 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 13, 2008 9:36 pm
Mensagens: 283
Localização: Itabirito-MG
murgel2010 escreveu:
e esse motor o que vc vai fazer amigo, sabendo do estado q ele se encotra sera q tem como ressucitar ele?



Murgel, esse motor dá até dó de vê-lo nesse estado pois o mesmo é (ou era) praticamente novo, em 97 se não me engano, o esperto do meu irmão foi a praia e levou o mirage para brincar na areia, e o pior é que o filtro que ele usava nem era de espuma, era o filtro de papel que vinha no kit, e aí o motor original do auto foi pro espaço (a areia lixou o bloco entre os rolamentos do virabrequim e o motor não tinha mais compressão na parte de baixo) então ele comprou um motor zero original Thunder Tiger (que é esse que você vê nas fotos) e rodou pouco depois disso, de fato o motor praticamente foi só amaciado, mas então eis que aparentemente entrou uma sujeira no motor e riscou a camisa e o mesmo começou a apagar depois de quente, foi nessa época que meu irmão desanimou e encostou o auto.

De qualquer forma eu pretendo limpar o motor a abrí-lo com cuidado e verificar seu estado interno, obviamente os rolamentos do vira terão que ser trocados e talvez camisa e pistão, mas como não pretendo mais mexer com glow devo tentar vendê-lo no estado ou então consertá-lo e vender funcionando, fique ligado no tópico que assim que eu desmontá-lo coloco uma fotos dos componentes interiores.

Abraços.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jul 02, 2013 4:21 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 13, 2008 9:36 pm
Mensagens: 283
Localização: Itabirito-MG
Duplicou a mensagem...


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jul 02, 2013 7:46 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mar 30, 2013 2:33 pm
Mensagens: 183
Localização: Sao Paulo - cotia
opa estou acompanhando a sua grande e ousada transformaçao desse mirage.

_________________
GARAGEM
TEAM LOSI JUNIOR 2
SCHUMACHER COUGAR 2
DURATRAX RAZE
DURATRAX GT-R
TEAM ASSOCIATED RC10 GT


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jul 02, 2013 7:47 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mar 30, 2013 2:33 pm
Mensagens: 183
Localização: Sao Paulo - cotia
eu tbm estou recuperando uma pickup team associed rc10gt dessa epoca tbm.

_________________
GARAGEM
TEAM LOSI JUNIOR 2
SCHUMACHER COUGAR 2
DURATRAX RAZE
DURATRAX GT-R
TEAM ASSOCIATED RC10 GT


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jul 02, 2013 10:16 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 13, 2008 9:36 pm
Mensagens: 283
Localização: Itabirito-MG
Acabei de pedir o motor e ESC.

Peguei o motor Trackstar de 2650Kv: http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... Motor.html

E o ESC HK de 120A: http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... _1_5_.html

Escolhi este motor até mesmo pela conversão que o colega iagobmxer fez no buggy dele que é praticamente o mesmo carro e ele relatou que ficou muito bom nesse tópico: viewtopic.php?f=51&t=28081

Agora eu preciso achar um pinhão, pretendo deixar o setup para andar com 4S, então creio que vou precisar de um pinhão 16T ou 17T, alguém sabe onde encontro esses pinhões MOD1? Na HK só encontrei de 13T.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jul 03, 2013 12:39 am 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mar 30, 2013 2:33 pm
Mensagens: 183
Localização: Sao Paulo - cotia
da uma procurada na www.helipal.com q la deve ter.

_________________
GARAGEM
TEAM LOSI JUNIOR 2
SCHUMACHER COUGAR 2
DURATRAX RAZE
DURATRAX GT-R
TEAM ASSOCIATED RC10 GT


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jul 03, 2013 1:57 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Registrado em: Dom Mar 02, 2008 10:44 am
Mensagens: 268
Localização: Recife
Hidden,

Boa tarde, não querendo lhe desanimar, mas esse esc tem apresentado problema com uma frequência maior que o Normal, o meu deu pau domingo passado, de uma lida neste tópico:

viewtopic.php?f=52&t=42686

Comprei esse:

http://www.ebay.com/itm/RC-Truck-Car-Ho ... 4ac63406e5

Cartão de programação:

http://www.ebay.com/itm/Hobbywing-RC-Ca ... 27cafe8ed3


Cleyton


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jul 03, 2013 2:14 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 13, 2008 9:36 pm
Mensagens: 283
Localização: Itabirito-MG
c0sta escreveu:
Hidden,

Boa tarde, não querendo lhe desanimar, mas esse esc tem apresentado problema com uma frequência maior que o Normal, o meu deu pau domingo passado, de uma lida neste tópico:

viewtopic.php?f=52&t=42686

Comprei esse:

http://www.ebay.com/itm/RC-Truck-Car-Ho ... 4ac63406e5

Cartão de programação:

http://www.ebay.com/itm/Hobbywing-RC-Ca ... 27cafe8ed3


Cleyton


Tranquilo amigo, tá valendo a informação.

Como eu pratico aeromodelismo a uns bons anos já estou bem acostumado com a loteria que cerca os produtos HK e Turnigy, quanto a HobbyWing esta sim é uma marca chinesa de excelente qualidade, mas ocorre que como eu já ia pedir uma penca de coisas na HK peguei esse ESC por lá mesmo, chegando por aqui vou fazer os testes de banca e daí se eu sentir confiança vou partir para os testes em pista.

Uma coisa que é muito importante quando lidamos com sistemas elétricos de alta potência, é no mínimo fazer um teste com wattímetro em bancada para ver se os picos de corrente não estão ultrapassando a capacidade do ESC e depois nas primeiras voltas com o auto deve-se verificar em curtos intervalos a temperatura do conjunto, obviamente pode estar tudo rodando frio e macio e mesmo assim dar pau (o que não é raro com os xing-ling) mas os testes pre-eliminares podem evitar muita dor de cabeça também.

Abraços.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jul 04, 2013 12:15 am 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Qui Jun 25, 2009 7:42 am
Mensagens: 157
Images: 14
Localização: Porto Alegre RS
tenho um convertido com o trastar de 2650kv com esc hk de 150a andando de 5s com pinhao 25t anda muito bem!!!!!!!!!!


https://plus.google.com/photos/10199540 ... 3179333025


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jul 04, 2013 10:15 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 13, 2008 9:36 pm
Mensagens: 283
Localização: Itabirito-MG
thiago844 escreveu:
tenho um convertido com o trastar de 2650kv com esc hk de 150a andando de 5s com pinhao 25t anda muito bem!!!!!!!!!!


https://plus.google.com/photos/10199540 ... 3179333025



É bom saber que o motor leva o auto legal, só o ESC que nem sei porque acabei comprando o de 120A, mas como a princípio pretendo usar um pinhão menor acho que vai dar...

Thiago, me fala uma coisa, está certo isso: 25T com 5S? Porque pelas minhas contas com esses dados a coisa fica pra lá de estúpida, esse motor com 5S atinge uma rotação de aproximadamente 44500rpm, o motor a glow original do mirage girava na faixa de 33000rpm e o pinhão original do glow era de 14T...


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jul 04, 2013 7:55 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Qui Jun 25, 2009 7:42 am
Mensagens: 157
Images: 14
Localização: Porto Alegre RS
testei com 14t, 17t e 25t o melhor foi 25t 14 e 17 testei com 4s estava quase desistindo de tao fraco!!!!! e o esc parava de funcionar pos o motor girava no limite e aquecia o esc ... com 25t e 4s gostei na terra acho que ficou um pouco demais ate no asfalto meio manso mas com 25t e 5s ficou animal!!!!!!!!!!! se quiser te vendo os outros pinhoes mod1 mas te digo os diff deles sao reduzidos nao dando muita velocidade e a coroa é 55t ou 60t se nao me engano muito grande!!!!!!!!


https://plus.google.com/photos/10199540 ... 2a32sL_0Sw


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jul 04, 2013 10:00 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 13, 2008 9:36 pm
Mensagens: 283
Localização: Itabirito-MG
Interessante sua informação Thiago, eu pretendo rodar o meu com 4S (para poder usar dois packs de 2S em série) e então vou precisar de um pinhão grande, onde voê encontrou esse de 25T?

Os sistemas brushless para automodelos são novidade para mim e pelo visto vou ter que aprender sobre, no caso do helis, que utilizam motores outrunner, a gente faz os cálculos de acordo com o Kv do motor e a tensão das bateria e com isso encontra o pinhão ideal para se atingir a rotação desejada no rotor do heli e os cálculos sempre batem muito próximos do resultado final.

Pode ser que no caso dos motores inrunner exista alguma variável que eu desconheça.

Fiz uns cálculos aqui só para ter uma idéia:

O pinhão original do mirage é 14T e a coroa do meu tem 46T, então temos a redução inicial de: 46/14= 3,286/1, ou seja, o pinhão tem que dar pouco mais de três voltas completas para que a coroa dê uma volta.

Quanto a redução dos diferenciais, fiz um teste de bancada (o valor não vai ser exato) e o diferencial central tem que dar 3,25 voltas para que as rodas girem completamente uma vez, esse é um valor medido "no olho", depois quando desmontar os diferenciais vou contar os dentes dos conjuntos coroa/pinhão para saber o valor exato.

Então temos finalmente a redução total: 3,286x3,25= 10,68/1. Com o pinhão de 14T o motor tem que girar 10,68 vezes para que as rodas girem uma vez.

Continuando, os pneus originais do mirage, tenho um aqui em mãos, já bem lisos sem cravo nenhum tem 107mm de diâmetro, obviamente o peso do carro abaixa um pouco o pneu, para fins didáticos vou considerar 105mm, isso dá uma circunferência de 329,9mm, vou arredondar para 33cm percorridos para cada volta que os pneus dão.

Então supondo que o motor original glow do mirage atingisse 35000rpm a plena aceleração, as rodas estariam girando a 3277,15rpm, o que daria um percurso de 1,08km por minuto, que por sua vez corresponde a 64,88Km/h, não sei, eu jurava na época que andava com este buggy que ele dava mais que isso, mas na base do achismo mesmo, nunca tive nenhuma referência, e lembrando que o barulho do glow dá uma impressão que a velocidade é maior do que realmente é.


Agora voltando aos motores elétricos que são nosso foco, para os motores outrunner eu calculo assim: Tensão máxima da bateria (4S= 16,8V) multiplicado pelo Kv= 16,8x2650= 44520rpm. Essa é a rotação máxima teórica que este motor poderia atingir com 4S, mas como o rendimento do motor não é 100% e ainda temos o fato de que sob carga a tensão das baterias abaixa um pouco, eu considero 80% deste valor (uma estimativa bem baixa, se as bateria forem boas pode ficar em torno de 90% da rotação calculada) então temos 35616rpm de rotação máxima para o Trackstar 2650Kv com 4S, coincidentemente muito próximo a rotação de um motor glow .21 de buggy.

Agora se imaginarmos o uso de um pinhão de 25T, teremos a redução final do carro de 5,98/1, refazendo os cálculos com a rotação calculada do Trackstar com 4S teremos a velocidade máxima teórica de 117,92Km/h e finalmente com uma bateria de 5S atingiríamos em teoria 147Km/h...


Ufa, cansei , agora Thiago, qual a velocidade máxima você estima que seu buggy está atingindo? Será que os cálculos se aproximaram?

Abraços.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jul 04, 2013 11:15 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Qui Jun 25, 2009 7:42 am
Mensagens: 157
Images: 14
Localização: Porto Alegre RS
com pinhão 25 e 4s no olho acho que uns 90km/h com 5s não consegui dar todo o dedo!!!!
o pinhão 25t comprei no mercado livre... que aula que me deu!!!! se tivesse esta aula antes não teria 3 pinhões agora sem uso hehehehehehehehe!!!!!!!!!!!!! valeu a aula...

ps: minha coroa é 46t também não lembrava mais!!!!!


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 33 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB