RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Mar 28, 2024 5:40 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 60 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Fev 20, 2014 4:59 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Dez 29, 2009 1:20 pm
Mensagens: 2506
Images: 2
Localização: SP Capital- Tatuapé
Show !! Mais um Up que irei instalar !!

_________________
Qualificações
viewtopic.php?f=3&t=27484


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Fev 28, 2014 6:38 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Nov 10, 2009 5:45 pm
Mensagens: 2428
Localização: SP - Parque Maria Domitila
Obrigado pela explicação pessoal, entendi. Só conhecia um tipo de estabilizador que era aquela barra ligada de uma bandeja à outra.

E aí Roger_fci como anda a conversão ?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Mar 01, 2014 11:14 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Dez 29, 2009 1:20 pm
Mensagens: 2506
Images: 2
Localização: SP Capital- Tatuapé
Então Já comprei o abaixo:

Servo blue bird de 12kg e 0.12s, vair ser otimo Para meu uso
Diff central

Agora a questão é esperar chegar

Um amigo irá para orlando e ele me disse que poderia ajudar a conversão, então farei a compra na Amain ou na Tower dos portas servo/porta bateria, e o montante da conversão

Vou também comprar 2 baterias de 5000mah 4s 60-120c na Hobby king

_________________
Qualificações
viewtopic.php?f=3&t=27484


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Mar 08, 2014 2:39 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Mai 11, 2010 2:33 pm
Mensagens: 727
Images: 3
Localização: Ouro Preto - MG
To acompanhando e louco pra montar um também.

_________________
Qualificação:http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?f=3&t=29182
Garagem:
Summit 1:10.
HotBodies D8.
Trail Finder II
Thunder Shot 1989 - 4x2.
DM-One E.


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Mar 09, 2014 4:03 pm 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mar 08, 2014 6:51 pm
Mensagens: 10
Localização: Sao Paulo - Brasil
roger_fci escreveu:
Esse combo é animal
Parar mim atualmente é só Xerun e Tekin,
Já mamba e Hobbyking esquece, passo longe rsrsr

Fiz uma permuta nesse combo
mas o valor de mercado dele não se acha menos de R$700

Mas quando falo a eletrinica basica, é aquela que faz o carro funcionar, no caso o Combo



Eu vi seu comentário na minha página no Facebook sobre os motores T8 da Tekin serem superiores aos motores da série 1500 (1515 e 1512) da Castle Creations.

Eu concordo com você... mas em partes.

Essa afirmação depende de diversas variáveis como o tipo de carro (on/off-road), o tipo de chassis, proposta de uso do carro (pista/bash/drag race) e principalmente o tipo de bateria (quantidade de células) que vc quer usar com segurança nesse motor.

Portanto, começamos a perceber que os dois motores apresentam propostas bem diferentes.

1) Tekin T8:
Os motores T8 são motores “sensorados”, mais técnicos, com funcionamento mais suave, controlado e portanto mais precisos. Isso acontece pois motores “sensored” possuem um sensor interno que indica ao ESC a posição do rotor e esse o ajusta constantemente de acordo com essa posição. Isso reflete em uma curva de aceleração, do inicio ao final, mais suave e controlada, sem o famoso “cogging”, aqueles trancos bem comuns aos motores “sensorless”. Ponto para a Tekin!

Porem, qualquer motor T8 acima dos 2.000 KV roda com segurança, de acordo com o fabricante, no máximo em até 4s ou 14,8 volts, 6s continuo nesses motores...? Nem pensar!
Está lá no site da Tekin para quem quiser ver: http://www.teamtekin.com/t8.html

Assim, o motor T8 com maior potencial de revoluções por minuto é o de 2.650 Kv, que alcança no máximo 39.220 RPM em 4S. Veja relação dos KVs disponíveis nos Tekin T8, bem como a quantidade máxima de células que podem ser usadas e a RPM máxima desses motores:

Motor - Kv – Qtde Celulas – RPM Máxima
Tekin T8 2.650 Kv x 4S = 39.220 RPM Máxima com 4s
• Tekin T8 2.250 Kv x 4S = 33.300 RPM Máxima com 4s
• Tekin T8 2.050 Kv x 4S = 30.340 RPM Máxima com 4s
• Tekin T8 2.000 Kv x 4S = 29.600 RPM Máxima com 4s
• Tekin T8 1.900 Kv x 4S = 28.120 RPM Máxima com 4s
• Tekin T8 1.700 Kv x 5S = 31.450 RPM Máxima com 5s
• Tekin T8 1.700 Kv x 5S = 31.450 RPM Máxima com 5s
• Tekin T8 1.550 Kv x 6s = 34.410 RPM Máxima com 6s
• Tekin T8 1.400 Kv x 6s = 31.080 RPM Máxima com 6s
• Tekin T8 1.350 Kv x 6s = 29.970 RPM Máxima com 6s

Esses dois pontos fazem os motores T8 serem perfeitos para pista (corridas on-road e off-road). Pistas apresentam, em sua maioria, traçados técnicos com diversas curvas e retas curtas e que portanto não exigem, ou mesmo impedem, o uso de baterias de 6 células. Usar 22,2 volts em pista resultaria em um carro arisco, descontrolado com o motor sendo constantemente forçado o que resultaria em superaquecimento, comprometendo assim o motor e claro, a corrida.

Portanto, motores T8 da Tekin são perfeitos para pista. Eu não usaria outro motor se essa fosse a proposta!

2) Neu Castle serie 1500 – Os famosos Mamba Monster!
Os “Mamba Monster”, diferente dos T8, são motores "sensorless". Motores sensorless usam um método menos preciso e menos suave que os motores “sensored”. Esse método faz com que o ESC tenha que estimar a todo tempo a posição do eixo do motor, pela corrente induzida pelo imã no rotor. Isso infelizmente resulta em “cogging” no inicio de cada aceleração. Portanto, “cogging” ocorre quando o ESC sensorless está tentando descobrir qual a orientação do rotor de um motor também sensorless. O resultado disso são aquelas trepidadas que o motor dá no inicio do movimento do carro, o motor quase hesita em ir p frente até que em um determinado momento o ESC acerta a posição do rotor e ocorre um tranco jogando o carro para a frente. Dependendo do caso, esse tranco é forte o que traz um pequeno “descontrole” em cada aceleração do automodelo.

Os série 1500 portanto são motores mas ariscos, mais “nervosos” que os motores T8, pois não são monitoradas por um sensor interno que ajusta constantemente a posição do rotor.

Essas características fazem com que esses motores não sejam os preferidos, na maioria das vezes nem considerados, por pilotos que correm em pista. Controle absoluto sobre o carro em corridas é, sem duvida, imprescindível.

Dito isso, vamos ao que realmente faz os Mamba Monster brilhar. Aliás, os Mamba Monster não, somente o modelo 1515 de 2.200 Kv. Esse sim, na minha opinião é o único motor da Castle Creations que apresenta uma vantagem significativa frente aos T8: a possibilidade de usar 6s ou 22,2 volts com segurança! Aliás, no site da Castle Creations, eles informam que pode-se aplicar até 25,2 volts nesse motor. Veja que, mesmo usando 6s, existe uma margem de segurança de 3,0 volts, quase mais uma célula de margem! Em tese, poderíamos até fazer curtos sprints com esse motor usando 7s (55.400 RPM) 41,4% a mais que um T8 de 2.650 Kv! Ponto para a Castle Creations!

Essas informações estão lá no site da Castle: http://www.castlecreations.com/products/neu-castle_motors.html

Abaixo eu listo a relação dos KVs disponíveis nos Neu Castle serie 1500 bem como a quantidade máxima de células que podem ser usadas e a RPM máxima desses motores:

Motor - Kv – Qtde Celulas – RPM Máxima
MM 1515 2.200 Kv x 6s = 48.840 RPM Máxima
• MM 1512 2.650 Kv x 4s = 39.220 RPM Máxima

O que isso significa? Com 50% mais voltagem, ganhamos 25% mais RPM que o Tekin T8 de 2.650 Kv, com o mesmo torque de um Tekin T8 de 2.250 kv. Em razão do Kv mais baixo, o MM 1515 tmb permite aplicar relações mais longas (menores), que multiplicadas pelo ganho de RPM em virtude do acréscimo de células, resultara em um ganho muito significativo de velocidade, e ainda com uma margem razoável de segurança!

Comparando os T8 de 2.650 Kv com os MM 1515 de 2.200 Kv podemos perceber quase 10.000 rotações por minuto a mais no motor da Castle, mesmo sendo um motor de Kv mais baixo!

• Tekin T8 2.650 Kv x 4S = 39.220 RPM máxima com 4s

• Tekin T8 2.250 Kv x 4S = 33.300 RPM máxima com 4s

• MM 1515 2.200 Kv x 6s = 48.840 RPM máxima com 6s

Quando a aplicação exige força (torque) e velocidade (RPM) combinados, o MM 1515 2.200Kv é o motor que deve ser escolhido. Não é à toa que esse motor e usado nos carros RTR que exigem justamente esse tipo de combinação de torque e velocidade com a qualidade e confiança que um dos melhores fabricantes de motor elétrico pode oferecer.

Alguns dos melhores carros RTR para bash que usam o MM 1515 de 2.200 kv: Traxxas e-Revo, HPI Savage Flux, HPI Vorza, entre outros. Todos esses são carros off-road pesados, com pneus que promovem grande arrasto, mas que mesmo assim podem alcançar facilmente mais de 100Km/h sem sofrer com superaquecimento. Lembro que não estou aqui falando da qualidade desses chassis, mas sim da escolha desse motor em carros notoriamente pesados e desenvolvidos especificamente para aguentar sessões pesadas de bash!

Ah, antes que falem que esses fabricantes de modelos RTR escolhem o motor apenas baseado no custo de produção, devemos levar em conta que o preço de varejo dos T8 e do MM 1515 nos EUA por exemplo, é igual: U$ 170,00. Assim, podemos assumir que o preço de atacado para a Traxxas e HPI seria equivalente se usassem os motores da Tekin.

Passando para o projeto do seu carro:

Você vai usar a seguinte configuração:

- Ofna DM-1
- Tekin 2650kv + Esc Tekin rx8
- Pinhão de 16t
- Coroa de 46t
- Baterias 4s de 30c
- Pneus Alpha Rc

Assim temos:

14,8 volts (4s) x 2.650 Kv = 39.220 RPM na eixo do motor
- Primeira redução: Coroa 46t ÷ Pinhao 16t = relação de 2,88
39.220 ÷ 2,88 = 13.642 RPM no eixo central
- Segunda redução: A relação dos diferenciais do DM-1 é de 3,31
13.642 ÷ 3,31 = 4.121 RPM no eixo das rodas
- Redução final: 9,52

O pneu Alpha tem um diâmetro de 10cm, assim: 10 cm x π (Pi=3,14159) = 31,42 cm de comprimento

Comprimento do pneu x a rotação do eixo da roda = 129.476 cm por minuto. 129.476 x 60 ÷ 100.000 = 77,69 Km/h.

Além disso, devemos subtrair de 10% a 20% da velocidade, que acaba sendo perdida com o peso do carro e com o arrasto aerodinâmico: 69,92 Km/h.

Assim a velocidade máxima do seu carro nessa configuração deve ficar em torno de 70Km/h

O seu carro com MM 1515:

22,2 volts (6s) x 2.200 Kv = 48.840 RPM na eixo do motor
- Primeira redução: Coroa 46t ÷ Pinhao 16t = relação de 2,88
48.840 ÷ 2,88 = 16.988 RPM no eixo central
- Segunda redução: A relação dos diferenciais do DM-1 é de 3,31
16.988 ÷ 3,31 = 5.132 RPM no eixo das rodas
- Redução final: 9,52

O pneu Alpha tem um diâmetro de 10cm, assim: 10 cm x π (Pi=3,14159) = 31,42 cm de comprimento

Comprimento do pneu x a rotação do eixo da roda = 161.247 cm por minuto. 129.476 x 60 ÷ 100.000 = 96,75 Km/h.

Subtraindo de 10% a 20% da velocidade, que acaba sendo perdida com o peso do carro e com o arrasto aerodinâmico: 87,08 Km/h.

Com o MM 1515, a velocidade máxima do seu carro sobe para 90Km/h, quase 30% mais rápido!

Como o MM 1515 tem menos Kv e portanto, mais torque que o T8 2.650 Kv, vc pode aplicar relações bem mais longas (menores) sem comprometer o motor. O meu carro por exemplo, esta com pinhão de 24t e coroa de 36t e usando um MM 1515 de 2.200 Kv com 6s. A velocidade final dele esta entre 150km/h e 160km/h. Claro que para caber essa relação, eu mudei tudo, tanto o montante do motor quanto da cora. Estou com um pinhão de 30t aqui, estou apenas melhorando a aerodinâmica para conseguir chegar nos 200 Km/h (superar quem sabe).

Como disse no começo deste texto, tudo vai depender da proposta e da aplicação do carro. Um carro para pista, definitivamente escolha um motor Tekin T8 com ESC RX8 e seja feliz! Mas para quem pretende usar o carro para bash ou drag races, o MM 1515 e muito mais rápido, mais forte e principalmente mais dinâmico e apropriado para a aplicação.

Mas se a proposta e competir, correr em pista, definitivamente o DM-1 não e o carro/chassis que deve ser considerado, pois não será competitivo. Particularmente iria de Serpent 966e, mas essa já é uma outra discussão! http://www.serpent.com/product/904000/images/

Bom, o texto acabou ficando bem longo, mas acho que pode ajudar todos que estão pensando em montar um DM-1.

Mais informações sobre os meus projetos em: https://www.facebook.com/pages/RC-Brasil/467629679998339?sk=photos_albums

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

_________________
RC Brasil no Facebook = Todas as fotos da minha coleção em: https://www.facebook.com/pages/RC-Brasil/467629679998339?sk=photos_albums


Editado pela última vez por RCBrasil em Seg Mar 10, 2014 12:51 am, em um total de 3 vezes.

Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Mar 09, 2014 5:03 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Nov 10, 2009 5:45 pm
Mensagens: 2428
Localização: SP - Parque Maria Domitila
Segundo minhas contas, utilizando o Mamba Monster 2200Kv com 6S e pneus Alpha em meu carro, e desconsiderando a resistência com o ar e outras forças, meu carro teoricamente chegaria na casa dos 270km/h...interessante :) :lol: :roll:


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Mar 09, 2014 5:09 pm 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mar 08, 2014 6:51 pm
Mensagens: 10
Localização: Sao Paulo - Brasil
Thiago H.F. escreveu:
Segundo minhas contas, utilizando o Mamba Monster 2200Kv com 6S e pneus Alpha em meu carro, e desconsiderando a resistência com o ar e outras forças, meu carro teoricamente chegaria na casa dos 270km/h...interessante :) :lol: :roll:


Qual carro e qual relação vc esta usando?

_________________
RC Brasil no Facebook = Todas as fotos da minha coleção em: https://www.facebook.com/pages/RC-Brasil/467629679998339?sk=photos_albums


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Mar 09, 2014 5:13 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Nov 10, 2009 5:45 pm
Mensagens: 2428
Localização: SP - Parque Maria Domitila
RCBrasil escreveu:
Thiago H.F. escreveu:
Segundo minhas contas, utilizando o Mamba Monster 2200Kv com 6S e pneus Alpha em meu carro, e desconsiderando a resistência com o ar e outras forças, meu carro teoricamente chegaria na casa dos 270km/h...interessante :) :lol: :roll:


Qual carro e qual relação vc esta usando?


É um GTP2e, redução final: 3,297:1
Uso pneus Alpha Hard e Mamba 1515.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Mar 09, 2014 5:22 pm 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mar 08, 2014 6:51 pm
Mensagens: 10
Localização: Sao Paulo - Brasil
Thiago H.F. escreveu:
RCBrasil escreveu:
Thiago H.F. escreveu:
Segundo minhas contas, utilizando o Mamba Monster 2200Kv com 6S e pneus Alpha em meu carro, e desconsiderando a resistência com o ar e outras forças, meu carro teoricamente chegaria na casa dos 270km/h...interessante :) :lol: :roll:


Qual carro e qual relação vc esta usando?


É um GTP2e, redução final: 3,297:1
Uso pneus Alpha Hard e Mamba 1515.


- Ofna Ultra GTP2
- Relacao do diferencial do seu carro e de 3.3:1
- MM 1515: 2200Kv
- Baterias 6s
- Pneus Alpha Rc
- Pinhão de ???? t
- Coroa de ???? t

Quantos dentes vc esta usando na coroa e no pinhão....?

Com relacao 1:1 (pinhao 30t coroa 30t) matematicamente vc chega a 278,97 Km/h... considerando o arrasto, uns 230 Km/h. O problema e conseguir segurar o carro no chão...

_________________
RC Brasil no Facebook = Todas as fotos da minha coleção em: https://www.facebook.com/pages/RC-Brasil/467629679998339?sk=photos_albums


Editado pela última vez por RCBrasil em Dom Mar 09, 2014 6:54 pm, em um total de 2 vezes.

Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Mar 09, 2014 5:28 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Nov 10, 2009 5:45 pm
Mensagens: 2428
Localização: SP - Parque Maria Domitila
RCBrasil escreveu:
- Ofna Ultra GTP2
- Relacao do diferencial do seu carro e de 3.3:1
- MM 1515: 2200Kv
- Baterias 6s
- Pneus Alpha Rc
- Pinhão de ???? t
- Coroa de ???? t

Quantos dentes vc esta usando na coroa e no pinhão....?


Segundo a própria ofna a relação do diferencial é de 3.14:1, e não 3.3:1
http://www.ofna.com/ugtp2e.php

Minha relação é pinhão 34T e coroa 36T.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Mar 09, 2014 5:33 pm 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mar 08, 2014 6:51 pm
Mensagens: 10
Localização: Sao Paulo - Brasil
Thiago H.F. escreveu:
RCBrasil escreveu:
- Ofna Ultra GTP2
- Relacao do diferencial do seu carro e de 3.3:1
- MM 1515: 2200Kv
- Baterias 6s
- Pneus Alpha Rc
- Pinhão de ???? t
- Coroa de ???? t

Quantos dentes vc esta usando na coroa e no pinhão....?


Segundo a própria ofna a relação do diferencial é de 3.14:1, e não 3.3:1
http://www.ofna.com/ugtp2e.php

Minha relação é pinhão 34T e coroa 36T.


Sim, mesmo com 3.14:1, matematicamente chega a 230 Km/h...

_________________
RC Brasil no Facebook = Todas as fotos da minha coleção em: https://www.facebook.com/pages/RC-Brasil/467629679998339?sk=photos_albums


Editado pela última vez por RCBrasil em Dom Mar 09, 2014 6:56 pm, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Mar 09, 2014 5:44 pm 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mar 08, 2014 6:51 pm
Mensagens: 10
Localização: Sao Paulo - Brasil
Quem tiver interesse... eu escrevi um texto falando do chassis do XO-1 e das aplicações aerodinâmicas que foram usadas nele.

Vale a pena dar uma lida tmb e tentar replicar esses conceitos no projeto do DM-1.

http://www.rcmasters.com.br/index.php?n ... c&start=15

_________________
RC Brasil no Facebook = Todas as fotos da minha coleção em: https://www.facebook.com/pages/RC-Brasil/467629679998339?sk=photos_albums


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Mar 09, 2014 5:52 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Nov 10, 2009 5:45 pm
Mensagens: 2428
Localização: SP - Parque Maria Domitila
Eu ainda não testei meu chassis com essa relação longa e 6S, no momento estou usando 14T / 51T se não me engano. E não possuo bateria 6S, uso com 2, 3, e 4S.

Meu medo é o carro decolar pois estou usando a mesma bolha que usei quando converti meu Buggy para GT, ele chegou a 125Km/h com 4S e levantou voo.

Uma modificação que fiz na bolha depois disso foi cortar um pedaço da parte traseira e diminuir a área de contato com o ar, mas já pensei em colocar um spoiler na frente igual o XO-1.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Mar 09, 2014 5:56 pm 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mar 08, 2014 6:51 pm
Mensagens: 10
Localização: Sao Paulo - Brasil
Thiago H.F. escreveu:
Eu ainda não testei meu chassis com essa relação longa e 6S, no momento estou usando 14T / 51T se não me engano. E não possuo bateria 6S, uso com 2, 3, e 4S.

Meu medo é o carro decolar pois estou usando a mesma bolha que usei quando converti meu Buggy para GT, ele chegou a 125Km/h com 4S e levantou voo.

Uma modificação que fiz na bolha depois disso foi cortar um pedaço da parte traseira e diminuir a área de contato com o ar, mas já pensei em colocar um spoiler na frente igual o XO-1.


Seu carro com essa configuração (14T / 51T / 4s / MM 1515 / pneus Alpha) não passa de 50 Km/h.
Acredito que vai ter que fazer adaptações pesadas para fazer caber uma relação de pinhão e coroa 1:1...

Escrevi esse texto uns dias atras... vejo pq o seu carro decola e como tentar acertar isso...
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sendo sincero... qualquer RC acima de 80MPH esta sujeito a decolar (leiam sobre o *Principio de Bernoulli e suas aplicações aerodinâmicas - quanto maior a velocidade de fluxo de um fluido, o ar por exemplo, menor a pressão). Por isso é muito difícil segurar um carro de 3kg ou 4kg no chão a essa velocidade. Ou você coloca muito peso / arrasto no carro (front spoilers e asa traseira) ou o carro levanta voo mesmo.

Mas ai que mora a chave do sucesso ou fracasso! Muita pressão aerodinâmica na parte de trás do carro faz com que o RC empine (mesmo que poucos mms) e ai a frente do carro levanta fazendo com que ele decole - muita pressão na frente, faz com que o carro raspe a frente no chão e ai qualquer irregularidade no asfalto cria uma alavanca e faz o RC decolar também.

Como resolver isso? Acerto aerodinâmico, de molas e distribuição de peso PONTO.

Vamos lembrar que o DM-1 não foi projetado para velocidades tão altas, mas sim para Rally Game. Chassis estreito e reforçado, suspensão e molas grandes, impossibilidade de aplicar relações mais longas sem adaptações, enfim... O Ofna de fato é um carro mais dinâmico que o XO-1, inclusive superior em algumas aplicações como Rally Game ou mesmo GT races, mas não foi feito para Drag Races.

A Traxxas por sua vez aplicou inúmeros acertos aerodinâmicos no projeto que ajudam o X0-1 a não decolar (disse “ajudam”, e não “evitam”). Esse carro foi projetado desde o inicio para altas velocidades, diferente do DM-1, isso é fato.

A Traxxas levou a serio o principio de Bernoulli e o efeito coanda no projeto inteiro do assoalho do carro e na sua bolha! (*Efeito Coanda: quando um fluido, o ar no nosso exemplo, escoa próximo a uma parede curva, ele tende a aderir à parede, criando pressão aerodinâmica e depois sendo desviado na direção da curva)

Por exemplo: O Chassis em alumínio, integrado com um assoalho liso que fecha toda a parte de baixo, ajuda a diminuir o arrasto sob o carro, além de favorecer o correto escoamento do ar. O difusor traseiro, que aplica o efeito coanda e o alinhamento de vórtice de fluido. As pequenas saias laterais embaixo do carro, que criam mais downforce e ajudam a grudar o carro no chão (leiam mais sobre a aplicação das saias nas Lotus 88 e 78). A asa frontal com os 2 spoilers que ajudam MUITO a segurar a frente do carro no chão (copiei no meu DM-1). E o aerofólio traseiro que praticamente não aplica nenhuma downforce pressure no carro e serve apenas como leme no carro o ajudando a manter a trajetória em linha reta.

Alias, outro acerto desse projeto foi a entrada de ar na parte de baixo do carro que direciona o fluxo de ar para o motor. Assim, quanto mais rápido se anda com o carro, o fluxo de ar também aumenta, o que ajuda no resfriamento do mesmo.

Não vamos nem falar aqui do motor, maior que os Mamba Monster, criado exclusivamente para o XO-1. Da relação 1:1 de pinhão e coroa (de aço). Da ausência de diferencial central. Do baixo centro de gravidade do carro. E dos pneus, belted, mais altos e que aguentam a forca centrifuga provocada pelo giro do eixo a 160KMH.

Enfim, como disse, não sou Fanboy da Traxxas, mas o XO-1 é o carro RTR a ser perseguido atualmente quando falamos em velocidades próximas de 100MPH.

Não é a toa que esse carro foi eleito a Melhor Inovação no mundo do RC em 2013 e o Melhor Carro On Road elétrico pelos leitores da RC Car Action, que hoje é uma das melhores revistas sobre o assunto.

Vejam meu DM-1 neste link: http://www.facebook.com/media...8b60c6a51d

_________________
RC Brasil no Facebook = Todas as fotos da minha coleção em: https://www.facebook.com/pages/RC-Brasil/467629679998339?sk=photos_albums


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Mar 09, 2014 11:19 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Dez 29, 2009 1:20 pm
Mensagens: 2506
Images: 2
Localização: SP Capital- Tatuapé
Claro os tekins são para pista, não é atoa que usam apenas para pista
Esse ofna Dm1-e vai ser único e exclusivo para pista, Usarei 4s, nem pouco para altas velocidades, como a Pista é bem travada, então não tenho necessidade de um carro veloz

Para pista no meu vez é muito sem sentido usar 6s, Pelos seguintes motivos

- Aos poucos acaba com o carro, diferente de 4s que o rc teria vida prolongada, Obvio de acordo com o uso de cada pessoa
- Motor esquenta a temperaturas absurdas com tempo prolongado (ninguém vai a pista para dar 3 voltas), acabaria diminuindo a vida útil do Imã interno
- Dependendo da pista 4s deixa pouco a desejar em relação a 6s

Já no critério de top speed, é outra historia

Mesmo com a sua explicação continuo ficando fora dos mambas, depois de tekin não quero sair mais, Sinceramente
Claro, que a probabilidade de 6s queimar o esc são remotas, e sim, de acordo do uso com o carro

Não sei se você conhece o Pacaembu, muita gente vive literalmente maltratando o mamba com 6s e relação super curta, a probabilidade de fumaçar o esc são muitas. (Maltratar no sentido de fica dando esticadas diversas vezes, por um grande tempo )

Mas concordo que para carros pesados como a savage flux é bom ter um bom motor de torque, um 2650kv não aguentaria

E mais uma vez, seu projeto é show ! Inclusive foi baseado nele que me inspirei a montar meu Dm1

_________________
Qualificações
viewtopic.php?f=3&t=27484


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 60 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB