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MensagemEnviado: Seg Mar 10, 2014 10:16 am 
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RCBrasil escreveu:


Eu vi seu comentário na minha página no Facebook sobre os motores T8 da Tekin serem superiores aos motores da série 1500 (1515 e 1512) da Castle Creations.

Eu concordo com você... mas em partes.

Essa afirmação depende de diversas variáveis como o tipo de carro (on/off-road), o tipo de chassis, proposta de uso do carro (pista/bash/drag race) e principalmente o tipo de bateria (quantidade de células) que vc quer usar com segurança nesse motor.

Portanto, começamos a perceber que os dois motores apresentam propostas bem diferentes.

1) Tekin T8:
Os motores T8 são motores “sensorados”, mais técnicos, com funcionamento mais suave, controlado e portanto mais precisos. Isso acontece pois motores “sensored” possuem um sensor interno que indica ao ESC a posição do rotor e esse o ajusta constantemente de acordo com essa posição. Isso reflete em uma curva de aceleração, do inicio ao final, mais suave e controlada, sem o famoso “cogging”, aqueles trancos bem comuns aos motores “sensorless”. Ponto para a Tekin!

Porem, qualquer motor T8 acima dos 2.000 KV roda com segurança, de acordo com o fabricante, no máximo em até 4s ou 14,8 volts, 6s continuo nesses motores...? Nem pensar!
Está lá no site da Tekin para quem quiser ver: http://www.teamtekin.com/t8.html

Assim, o motor T8 com maior potencial de revoluções por minuto é o de 2.650 Kv, que alcança no máximo 39.220 RPM em 4S. Veja relação dos KVs disponíveis nos Tekin T8, bem como a quantidade máxima de células que podem ser usadas e a RPM máxima desses motores:

Motor - Kv – Qtde Celulas – RPM Máxima
Tekin T8 2.650 Kv x 4S = 39.220 RPM Máxima com 4s
• Tekin T8 2.250 Kv x 4S = 33.300 RPM Máxima com 4s
• Tekin T8 2.050 Kv x 4S = 30.340 RPM Máxima com 4s
• Tekin T8 2.000 Kv x 4S = 29.600 RPM Máxima com 4s
• Tekin T8 1.900 Kv x 4S = 28.120 RPM Máxima com 4s
• Tekin T8 1.700 Kv x 5S = 31.450 RPM Máxima com 5s
• Tekin T8 1.700 Kv x 5S = 31.450 RPM Máxima com 5s
• Tekin T8 1.550 Kv x 6s = 34.410 RPM Máxima com 6s
• Tekin T8 1.400 Kv x 6s = 31.080 RPM Máxima com 6s
• Tekin T8 1.350 Kv x 6s = 29.970 RPM Máxima com 6s

Esses dois pontos fazem os motores T8 serem perfeitos para pista (corridas on-road e off-road). Pistas apresentam, em sua maioria, traçados técnicos com diversas curvas e retas curtas e que portanto não exigem, ou mesmo impedem, o uso de baterias de 6 células. Usar 22,2 volts em pista resultaria em um carro arisco, descontrolado com o motor sendo constantemente forçado o que resultaria em superaquecimento, comprometendo assim o motor e claro, a corrida.

Portanto, motores T8 da Tekin são perfeitos para pista. Eu não usaria outro motor se essa fosse a proposta!

2) Neu Castle serie 1500 – Os famosos Mamba Monster!
Os “Mamba Monster”, diferente dos T8, são motores "sensorless". Motores sensorless usam um método menos preciso e menos suave que os motores “sensored”. Esse método faz com que o ESC tenha que estimar a todo tempo a posição do eixo do motor, pela corrente induzida pelo imã no rotor. Isso infelizmente resulta em “cogging” no inicio de cada aceleração. Portanto, “cogging” ocorre quando o ESC sensorless está tentando descobrir qual a orientação do rotor de um motor também sensorless. O resultado disso são aquelas trepidadas que o motor dá no inicio do movimento do carro, o motor quase hesita em ir p frente até que em um determinado momento o ESC acerta a posição do rotor e ocorre um tranco jogando o carro para a frente. Dependendo do caso, esse tranco é forte o que traz um pequeno “descontrole” em cada aceleração do automodelo.

Os série 1500 portanto são motores mas ariscos, mais “nervosos” que os motores T8, pois não são monitoradas por um sensor interno que ajusta constantemente a posição do rotor.

Essas características fazem com que esses motores não sejam os preferidos, na maioria das vezes nem considerados, por pilotos que correm em pista. Controle absoluto sobre o carro em corridas é, sem duvida, imprescindível.

Dito isso, vamos ao que realmente faz os Mamba Monster brilhar. Aliás, os Mamba Monster não, somente o modelo 1515 de 2.200 Kv. Esse sim, na minha opinião é o único motor da Castle Creations que apresenta uma vantagem significativa frente aos T8: a possibilidade de usar 6s ou 22,2 volts com segurança! Aliás, no site da Castle Creations, eles informam que pode-se aplicar até 25,2 volts nesse motor. Veja que, mesmo usando 6s, existe uma margem de segurança de 3,0 volts, quase mais uma célula de margem! Em tese, poderíamos até fazer curtos sprints com esse motor usando 7s (55.400 RPM) 41,4% a mais que um T8 de 2.650 Kv! Ponto para a Castle Creations!

Essas informações estão lá no site da Castle: http://www.castlecreations.com/products/neu-castle_motors.html

Abaixo eu listo a relação dos KVs disponíveis nos Neu Castle serie 1500 bem como a quantidade máxima de células que podem ser usadas e a RPM máxima desses motores:

Motor - Kv – Qtde Celulas – RPM Máxima
MM 1515 2.200 Kv x 6s = 48.840 RPM Máxima
• MM 1512 2.650 Kv x 4s = 39.220 RPM Máxima

O que isso significa? Com 50% mais voltagem, ganhamos 25% mais RPM que o Tekin T8 de 2.650 Kv, com o mesmo torque de um Tekin T8 de 2.250 kv. Em razão do Kv mais baixo, o MM 1515 tmb permite aplicar relações mais longas (menores), que multiplicadas pelo ganho de RPM em virtude do acréscimo de células, resultara em um ganho muito significativo de velocidade, e ainda com uma margem razoável de segurança!

Comparando os T8 de 2.650 Kv com os MM 1515 de 2.200 Kv podemos perceber quase 10.000 rotações por minuto a mais no motor da Castle, mesmo sendo um motor de Kv mais baixo!

• Tekin T8 2.650 Kv x 4S = 39.220 RPM máxima com 4s

• Tekin T8 2.250 Kv x 4S = 33.300 RPM máxima com 4s

• MM 1515 2.200 Kv x 6s = 48.840 RPM máxima com 6s

Quando a aplicação exige força (torque) e velocidade (RPM) combinados, o MM 1515 2.200Kv é o motor que deve ser escolhido. Não é à toa que esse motor e usado nos carros RTR que exigem justamente esse tipo de combinação de torque e velocidade com a qualidade e confiança que um dos melhores fabricantes de motor elétrico pode oferecer.

Alguns dos melhores carros RTR para bash que usam o MM 1515 de 2.200 kv: Traxxas e-Revo, HPI Savage Flux, HPI Vorza, entre outros. Todos esses são carros off-road pesados, com pneus que promovem grande arrasto, mas que mesmo assim podem alcançar facilmente mais de 100Km/h sem sofrer com superaquecimento. Lembro que não estou aqui falando da qualidade desses chassis, mas sim da escolha desse motor em carros notoriamente pesados e desenvolvidos especificamente para aguentar sessões pesadas de bash!

Ah, antes que falem que esses fabricantes de modelos RTR escolhem o motor apenas baseado no custo de produção, devemos levar em conta que o preço de varejo dos T8 e do MM 1515 nos EUA por exemplo, é igual: U$ 170,00. Assim, podemos assumir que o preço de atacado para a Traxxas e HPI seria equivalente se usassem os motores da Tekin.

Passando para o projeto do seu carro:

Você vai usar a seguinte configuração:

- Ofna DM-1
- Tekin 2650kv + Esc Tekin rx8
- Pinhão de 16t
- Coroa de 46t
- Baterias 4s de 30c
- Pneus Alpha Rc

Assim temos:

14,8 volts (4s) x 2.650 Kv = 39.220 RPM na eixo do motor
- Primeira redução: Coroa 46t ÷ Pinhao 16t = relação de 2,88
39.220 ÷ 2,88 = 13.642 RPM no eixo central
- Segunda redução: A relação dos diferenciais do DM-1 é de 3,31
13.642 ÷ 3,31 = 4.121 RPM no eixo das rodas
- Redução final: 9,52

O pneu Alpha tem um diâmetro de 10cm, assim: 10 cm x π (Pi=3,14159) = 31,42 cm de comprimento

Comprimento do pneu x a rotação do eixo da roda = 129.476 cm por minuto. 129.476 x 60 ÷ 100.000 = 77,69 Km/h.

Além disso, devemos subtrair de 10% a 20% da velocidade, que acaba sendo perdida com o peso do carro e com o arrasto aerodinâmico: 69,92 Km/h.

Assim a velocidade máxima do seu carro nessa configuração deve ficar em torno de 70Km/h

O seu carro com MM 1515:

22,2 volts (6s) x 2.200 Kv = 48.840 RPM na eixo do motor
- Primeira redução: Coroa 46t ÷ Pinhao 16t = relação de 2,88
48.840 ÷ 2,88 = 16.988 RPM no eixo central
- Segunda redução: A relação dos diferenciais do DM-1 é de 3,31
16.988 ÷ 3,31 = 5.132 RPM no eixo das rodas
- Redução final: 9,52

O pneu Alpha tem um diâmetro de 10cm, assim: 10 cm x π (Pi=3,14159) = 31,42 cm de comprimento

Comprimento do pneu x a rotação do eixo da roda = 161.247 cm por minuto. 129.476 x 60 ÷ 100.000 = 96,75 Km/h.

Subtraindo de 10% a 20% da velocidade, que acaba sendo perdida com o peso do carro e com o arrasto aerodinâmico: 87,08 Km/h.

Com o MM 1515, a velocidade máxima do seu carro sobe para 90Km/h, quase 30% mais rápido!

Como o MM 1515 tem menos Kv e portanto, mais torque que o T8 2.650 Kv, vc pode aplicar relações bem mais longas (menores) sem comprometer o motor. O meu carro por exemplo, esta com pinhão de 24t e coroa de 36t e usando um MM 1515 de 2.200 Kv com 6s. A velocidade final dele esta entre 150km/h e 160km/h. Claro que para caber essa relação, eu mudei tudo, tanto o montante do motor quanto da cora. Estou com um pinhão de 30t aqui, estou apenas melhorando a aerodinâmica para conseguir chegar nos 200 Km/h (superar quem sabe).

Como disse no começo deste texto, tudo vai depender da proposta e da aplicação do carro. Um carro para pista, definitivamente escolha um motor Tekin T8 com ESC RX8 e seja feliz! Mas para quem pretende usar o carro para bash ou drag races, o MM 1515 e muito mais rápido, mais forte e principalmente mais dinâmico e apropriado para a aplicação.

Mas se a proposta e competir, correr em pista, definitivamente o DM-1 não e o carro/chassis que deve ser considerado, pois não será competitivo. Particularmente iria de Serpent 966e, mas essa já é uma outra discussão! http://www.serpent.com/product/904000/images/

Bom, o texto acabou ficando bem longo, mas acho que pode ajudar todos que estão pensando em montar um DM-1.


Otimo texto com boas explicações, parabéns pela paciência.
Teria dois comentários para o texto:
1- O cogging só acontece ao tirar o carro da inercia (parado), uma vez que o motor já esta em movimento o cogging não acontece, em pista o cogging não tem influencia como dizem.
2- Apesar de parecer o contrario o sistema de motor sem sensor "sesoreless" é bem mais complexo e moderno que o sistema com sensor. O sistema de sensor é muitas vezes adotado para compensar ineficiências do motor.

Os motores Castle Creation são projetos de um dos melhores fabricantes de motores que eu conheço que é a NEU, junto com Lehner, Plettenberg, Mega, etc...
A unica diferença é que eles são fabricados em grande escala e não passam pelo processo de ajuste manual como os NEU originais, onde até o modelo 1512/1Y que seria o equivalente ao 2650KV suportaria 6S.

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MensagemEnviado: Sáb Mar 15, 2014 2:54 pm 
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Registrado em: Sáb Mar 08, 2014 6:51 pm
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Coelho escreveu:
RCBrasil escreveu:


Eu vi seu comentário na minha página no Facebook sobre os motores T8 da Tekin serem superiores aos motores da série 1500 (1515 e 1512) da Castle Creations.

Eu concordo com você... mas em partes.

Essa afirmação depende de diversas variáveis como o tipo de carro (on/off-road), o tipo de chassis, proposta de uso do carro (pista/bash/drag race) e principalmente o tipo de bateria (quantidade de células) que vc quer usar com segurança nesse motor.

Portanto, começamos a perceber que os dois motores apresentam propostas bem diferentes.

1) Tekin T8:
Os motores T8 são motores “sensorados”, mais técnicos, com funcionamento mais suave, controlado e portanto mais precisos. Isso acontece pois motores “sensored” possuem um sensor interno que indica ao ESC a posição do rotor e esse o ajusta constantemente de acordo com essa posição. Isso reflete em uma curva de aceleração, do inicio ao final, mais suave e controlada, sem o famoso “cogging”, aqueles trancos bem comuns aos motores “sensorless”. Ponto para a Tekin!

Porem, qualquer motor T8 acima dos 2.000 KV roda com segurança, de acordo com o fabricante, no máximo em até 4s ou 14,8 volts, 6s continuo nesses motores...? Nem pensar!
Está lá no site da Tekin para quem quiser ver: http://www.teamtekin.com/t8.html

Assim, o motor T8 com maior potencial de revoluções por minuto é o de 2.650 Kv, que alcança no máximo 39.220 RPM em 4S. Veja relação dos KVs disponíveis nos Tekin T8, bem como a quantidade máxima de células que podem ser usadas e a RPM máxima desses motores:

Motor - Kv – Qtde Celulas – RPM Máxima
Tekin T8 2.650 Kv x 4S = 39.220 RPM Máxima com 4s
• Tekin T8 2.250 Kv x 4S = 33.300 RPM Máxima com 4s
• Tekin T8 2.050 Kv x 4S = 30.340 RPM Máxima com 4s
• Tekin T8 2.000 Kv x 4S = 29.600 RPM Máxima com 4s
• Tekin T8 1.900 Kv x 4S = 28.120 RPM Máxima com 4s
• Tekin T8 1.700 Kv x 5S = 31.450 RPM Máxima com 5s
• Tekin T8 1.700 Kv x 5S = 31.450 RPM Máxima com 5s
• Tekin T8 1.550 Kv x 6s = 34.410 RPM Máxima com 6s
• Tekin T8 1.400 Kv x 6s = 31.080 RPM Máxima com 6s
• Tekin T8 1.350 Kv x 6s = 29.970 RPM Máxima com 6s

Esses dois pontos fazem os motores T8 serem perfeitos para pista (corridas on-road e off-road). Pistas apresentam, em sua maioria, traçados técnicos com diversas curvas e retas curtas e que portanto não exigem, ou mesmo impedem, o uso de baterias de 6 células. Usar 22,2 volts em pista resultaria em um carro arisco, descontrolado com o motor sendo constantemente forçado o que resultaria em superaquecimento, comprometendo assim o motor e claro, a corrida.

Portanto, motores T8 da Tekin são perfeitos para pista. Eu não usaria outro motor se essa fosse a proposta!

2) Neu Castle serie 1500 – Os famosos Mamba Monster!
Os “Mamba Monster”, diferente dos T8, são motores "sensorless". Motores sensorless usam um método menos preciso e menos suave que os motores “sensored”. Esse método faz com que o ESC tenha que estimar a todo tempo a posição do eixo do motor, pela corrente induzida pelo imã no rotor. Isso infelizmente resulta em “cogging” no inicio de cada aceleração. Portanto, “cogging” ocorre quando o ESC sensorless está tentando descobrir qual a orientação do rotor de um motor também sensorless. O resultado disso são aquelas trepidadas que o motor dá no inicio do movimento do carro, o motor quase hesita em ir p frente até que em um determinado momento o ESC acerta a posição do rotor e ocorre um tranco jogando o carro para a frente. Dependendo do caso, esse tranco é forte o que traz um pequeno “descontrole” em cada aceleração do automodelo.

Os série 1500 portanto são motores mas ariscos, mais “nervosos” que os motores T8, pois não são monitoradas por um sensor interno que ajusta constantemente a posição do rotor.

Essas características fazem com que esses motores não sejam os preferidos, na maioria das vezes nem considerados, por pilotos que correm em pista. Controle absoluto sobre o carro em corridas é, sem duvida, imprescindível.

Dito isso, vamos ao que realmente faz os Mamba Monster brilhar. Aliás, os Mamba Monster não, somente o modelo 1515 de 2.200 Kv. Esse sim, na minha opinião é o único motor da Castle Creations que apresenta uma vantagem significativa frente aos T8: a possibilidade de usar 6s ou 22,2 volts com segurança! Aliás, no site da Castle Creations, eles informam que pode-se aplicar até 25,2 volts nesse motor. Veja que, mesmo usando 6s, existe uma margem de segurança de 3,0 volts, quase mais uma célula de margem! Em tese, poderíamos até fazer curtos sprints com esse motor usando 7s (55.400 RPM) 41,4% a mais que um T8 de 2.650 Kv! Ponto para a Castle Creations!

Essas informações estão lá no site da Castle: http://www.castlecreations.com/products/neu-castle_motors.html

Abaixo eu listo a relação dos KVs disponíveis nos Neu Castle serie 1500 bem como a quantidade máxima de células que podem ser usadas e a RPM máxima desses motores:

Motor - Kv – Qtde Celulas – RPM Máxima
MM 1515 2.200 Kv x 6s = 48.840 RPM Máxima
• MM 1512 2.650 Kv x 4s = 39.220 RPM Máxima

O que isso significa? Com 50% mais voltagem, ganhamos 25% mais RPM que o Tekin T8 de 2.650 Kv, com o mesmo torque de um Tekin T8 de 2.250 kv. Em razão do Kv mais baixo, o MM 1515 tmb permite aplicar relações mais longas (menores), que multiplicadas pelo ganho de RPM em virtude do acréscimo de células, resultara em um ganho muito significativo de velocidade, e ainda com uma margem razoável de segurança!

Comparando os T8 de 2.650 Kv com os MM 1515 de 2.200 Kv podemos perceber quase 10.000 rotações por minuto a mais no motor da Castle, mesmo sendo um motor de Kv mais baixo!

• Tekin T8 2.650 Kv x 4S = 39.220 RPM máxima com 4s

• Tekin T8 2.250 Kv x 4S = 33.300 RPM máxima com 4s

• MM 1515 2.200 Kv x 6s = 48.840 RPM máxima com 6s

Quando a aplicação exige força (torque) e velocidade (RPM) combinados, o MM 1515 2.200Kv é o motor que deve ser escolhido. Não é à toa que esse motor e usado nos carros RTR que exigem justamente esse tipo de combinação de torque e velocidade com a qualidade e confiança que um dos melhores fabricantes de motor elétrico pode oferecer.

Alguns dos melhores carros RTR para bash que usam o MM 1515 de 2.200 kv: Traxxas e-Revo, HPI Savage Flux, HPI Vorza, entre outros. Todos esses são carros off-road pesados, com pneus que promovem grande arrasto, mas que mesmo assim podem alcançar facilmente mais de 100Km/h sem sofrer com superaquecimento. Lembro que não estou aqui falando da qualidade desses chassis, mas sim da escolha desse motor em carros notoriamente pesados e desenvolvidos especificamente para aguentar sessões pesadas de bash!

Ah, antes que falem que esses fabricantes de modelos RTR escolhem o motor apenas baseado no custo de produção, devemos levar em conta que o preço de varejo dos T8 e do MM 1515 nos EUA por exemplo, é igual: U$ 170,00. Assim, podemos assumir que o preço de atacado para a Traxxas e HPI seria equivalente se usassem os motores da Tekin.

Passando para o projeto do seu carro:

Você vai usar a seguinte configuração:

- Ofna DM-1
- Tekin 2650kv + Esc Tekin rx8
- Pinhão de 16t
- Coroa de 46t
- Baterias 4s de 30c
- Pneus Alpha Rc

Assim temos:

14,8 volts (4s) x 2.650 Kv = 39.220 RPM na eixo do motor
- Primeira redução: Coroa 46t ÷ Pinhao 16t = relação de 2,88
39.220 ÷ 2,88 = 13.642 RPM no eixo central
- Segunda redução: A relação dos diferenciais do DM-1 é de 3,31
13.642 ÷ 3,31 = 4.121 RPM no eixo das rodas
- Redução final: 9,52

O pneu Alpha tem um diâmetro de 10cm, assim: 10 cm x π (Pi=3,14159) = 31,42 cm de comprimento

Comprimento do pneu x a rotação do eixo da roda = 129.476 cm por minuto. 129.476 x 60 ÷ 100.000 = 77,69 Km/h.

Além disso, devemos subtrair de 10% a 20% da velocidade, que acaba sendo perdida com o peso do carro e com o arrasto aerodinâmico: 69,92 Km/h.

Assim a velocidade máxima do seu carro nessa configuração deve ficar em torno de 70Km/h

O seu carro com MM 1515:

22,2 volts (6s) x 2.200 Kv = 48.840 RPM na eixo do motor
- Primeira redução: Coroa 46t ÷ Pinhao 16t = relação de 2,88
48.840 ÷ 2,88 = 16.988 RPM no eixo central
- Segunda redução: A relação dos diferenciais do DM-1 é de 3,31
16.988 ÷ 3,31 = 5.132 RPM no eixo das rodas
- Redução final: 9,52

O pneu Alpha tem um diâmetro de 10cm, assim: 10 cm x π (Pi=3,14159) = 31,42 cm de comprimento

Comprimento do pneu x a rotação do eixo da roda = 161.247 cm por minuto. 129.476 x 60 ÷ 100.000 = 96,75 Km/h.

Subtraindo de 10% a 20% da velocidade, que acaba sendo perdida com o peso do carro e com o arrasto aerodinâmico: 87,08 Km/h.

Com o MM 1515, a velocidade máxima do seu carro sobe para 90Km/h, quase 30% mais rápido!

Como o MM 1515 tem menos Kv e portanto, mais torque que o T8 2.650 Kv, vc pode aplicar relações bem mais longas (menores) sem comprometer o motor. O meu carro por exemplo, esta com pinhão de 24t e coroa de 36t e usando um MM 1515 de 2.200 Kv com 6s. A velocidade final dele esta entre 150km/h e 160km/h. Claro que para caber essa relação, eu mudei tudo, tanto o montante do motor quanto da cora. Estou com um pinhão de 30t aqui, estou apenas melhorando a aerodinâmica para conseguir chegar nos 200 Km/h (superar quem sabe).

Como disse no começo deste texto, tudo vai depender da proposta e da aplicação do carro. Um carro para pista, definitivamente escolha um motor Tekin T8 com ESC RX8 e seja feliz! Mas para quem pretende usar o carro para bash ou drag races, o MM 1515 e muito mais rápido, mais forte e principalmente mais dinâmico e apropriado para a aplicação.

Mas se a proposta e competir, correr em pista, definitivamente o DM-1 não e o carro/chassis que deve ser considerado, pois não será competitivo. Particularmente iria de Serpent 966e, mas essa já é uma outra discussão! http://www.serpent.com/product/904000/images/

Bom, o texto acabou ficando bem longo, mas acho que pode ajudar todos que estão pensando em montar um DM-1.


Otimo texto com boas explicações, parabéns pela paciência.
Teria dois comentários para o texto:
1- O cogging só acontece ao tirar o carro da inercia (parado), uma vez que o motor já esta em movimento o cogging não acontece, em pista o cogging não tem influencia como dizem.
2- Apesar de parecer o contrario o sistema de motor sem sensor "sesoreless" é bem mais complexo e moderno que o sistema com sensor. O sistema de sensor é muitas vezes adotado para compensar ineficiências do motor.

Os motores Castle Creation são projetos de um dos melhores fabricantes de motores que eu conheço que é a NEU, junto com Lehner, Plettenberg, Mega, etc...
A unica diferença é que eles são fabricados em grande escala e não passam pelo processo de ajuste manual como os NEU originais, onde até o modelo 1512/1Y que seria o equivalente ao 2650KV suportaria 6S.


Obrigado! Paciência mesmo! (rs) Mas acho que essa é uma parte importante desse nosso hobby... e que nem todos praticam: compartilhar conhecimentos e experiências. Que bom que gostou!

1) Vc esta certo! Realmente não ficou tão claro no texto. O “cogging” surge no inicio da aceleração, quando se tira o carro da inércia ou seja, com ele ainda parado quando iniciamos o movimento do RC. Depois que o ESC percebe a posição do eixo do motor, (pela corrente induzida pelo imã no rotor), ja com o carro em movimento o “cogging” desaparece e o funcionamento do motor segue "suave". Por isso que com o carro em movimento constante esse efeito não influencia tanto a performance em pista, pois o eixo do rotor esta sempre em movimento e o ESC deduz constantemente sua posição!

Entretanto existem diversos relatos de hesitação de movimento em conjuntos “sensorless” durante a seqüência de 1) Aceleração total - 2) Frenagem brusca - 3) Retomada de aceleração. Nesses casos o ESC pode perder por um momento a percepção de onde se encontra o rotor e provocar essa pequena hesitação nesses movimentos. Em um conjunto “sensored” isso não acontece pois o movimento do rotor esta constantemente sendo monitorado por isso ele segue sempre preciso e suave. Mas certamente isso passa imperceptível para a maior parte das pessoas uma vez que o avanço da tecnologia nos últimos anos reduziu muito esse efeito (por isso devemos constantemente atualizar o software dos ESCs para as versões mais atuais. Mas evitem as versões Beta!).

Abaixo seguem 2 vídeos aleatórios no youtube que demonstra com clareza o “cogging”.
http://www.youtube.com/watch?v=FerwRVkWw2g
http://www.youtube.com/watch?v=oiqidBiuWF0

Na verdade, motores "sensored" são ótimos (indispensáveis eu diria) para Rock Crawlers, que precisam de suavidade e precisão na aceleração desde o inicio. (Por isso muitos crawlers ainda usam motores "brushed", além de serem mais baratos que bons motores "brushless" "sensored").

Já para carros que estão sempre em movimento, o “cogging” (ou hesitação), segue praticamente imperceptível.

2) Realmente, um ESC "sensorless" precisa compensar a todo tempo a ausência do sensor nos motores tmb "sensorless" para poder ajustar apropriadamente a corrente elétrica que é direcionada para esse motor. Dessa forma o software que controla o conjunto "sensorless" pode ser mais complexo que o que controla um conjunto "sensored"! Isso se deve pq um ESC "sensorless" tem que calcular (e não simplesmente monitorar) a todo tempo a posição do rotor. Mas depois que esse ESC percebe que o carro esta em movimento constante, ele passa a despejar corrente, sem grande preocupação com esses controles constantes dos imas do rotor e assim a corrente passa a ser aplicada sem limitações, o que não ocorre em um conjunto “sensored”. Portanto, um conjunto “sensorless” vai sempre ser mais eficiente em movimento que um conjunto "sensored" pois a corrente é despejada e não controladamente aplicada como acontece nos motores sensored.

3) NEU é NEU e não da nem para comparar aqui! O problema é pagar por eles! rs
Quem quiser comprovar da uma olhada nos números aqui: http://www.neumotors.com/Site/1500_series.html

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MensagemEnviado: Seg Abr 14, 2014 5:32 pm 
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roger_fci escreveu:
Vish, o meu nao possui isso
creio que é para dar estabilidade sim, mas n tenho certeza


E ai Leandro... como anda a conversão?

Acabei de voltar dos EUA e trouxe as molas brancas (medias) e amarelas (duras) para testar no DM-1.
Tmb comprei uma bolha do Ofna Dirt Oval para testar a aerodinâmica.

Assim que tiver tudo pronto eu posto as fotos aqui.

Abs!

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MensagemEnviado: Seg Abr 14, 2014 5:44 pm 
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RCBrasil escreveu:
roger_fci escreveu:
Vish, o meu nao possui isso
creio que é para dar estabilidade sim, mas n tenho certeza


E ai Leandro... como anda a conversão?

Acabei de voltar dos EUA e trouxe as molas brancas (medias) e amarelas (duras) para testar no DM-1.
Tmb comprei uma bolha do Ofna Dirt Oval para testar a aerodinâmica.

Assim que tiver tudo pronto eu posto as fotos aqui.

Abs!



Opa a conversão está quase encaminhada, um amigo deve estar chegando no BR ainda hoje, ele trouxe todas peças para conversão, irei pegar no Fim de semana, Creio que em máximo 3 semanas a conversão já vai estar pronta, pois ainda necessito fazer alguns ajustes (furar chassis)

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MensagemEnviado: Seg Abr 14, 2014 6:46 pm 
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roger_fci escreveu:
RCBrasil escreveu:
roger_fci escreveu:
Vish, o meu nao possui isso
creio que é para dar estabilidade sim, mas n tenho certeza


E ai Leandro... como anda a conversão?

Acabei de voltar dos EUA e trouxe as molas brancas (medias) e amarelas (duras) para testar no DM-1.
Tmb comprei uma bolha do Ofna Dirt Oval para testar a aerodinâmica.

Assim que tiver tudo pronto eu posto as fotos aqui.

Abs!



Opa a conversão está quase encaminhada, um amigo deve estar chegando no BR ainda hoje, ele trouxe todas peças para conversão, irei pegar no Fim de semana, Creio que em máximo 3 semanas a conversão já vai estar pronta, pois ainda necessito fazer alguns ajustes (furar chassis)


Bacana... nos mantenha atualizados! Alias, a gente podia marcar um encontro do pessoal do DM-1, no Pacaembu mesmo, assim trocamos experiências e nos conhecemos.

Essa minha viagem rendeu... Alem de um monte de upgrades para os meus carros e um radio novo - Futaba 4PLS - eu tmb comprei dois Kits Pro... um Serpent Viper 977 WC limited edition, RC on road escala 1/8 Nitro e um Team Durango DEX408T, Truggy 1/8 elétrico que vou montar para Bash... Ia comprar o Mugen MBX6T e converter para elétrico, mas ai anunciaram o MBX7T ECO que vai chegar so em Maio e desisti... mas aproveitei e comprei o DEX408T mesmo! Quem não gostou muito foi a namorada que nunca se conforma com os preços dos "brinquedos"!

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MensagemEnviado: Seg Abr 14, 2014 7:31 pm 
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Rsrsrsrs faz arte, tenho um truggy tbm um Losi 8ight-t 2.0 Vamos combinar para fazer um bash,

Pacaembu vamos combinar sim, Só que só se for para montar um pistinha rsrsr, de top speed não vai dar

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MensagemEnviado: Dom Abr 20, 2014 10:36 am 
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Continuando na Conversão chegaram minhas peças Faltantes,
Precisarei re-furar o chassis para o montante do motor, e fazer 2 rasgos no cambio

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Em relação a bateria, a que comprei é maior do que o porta bateria, terei de fazer um rasgo ou alguma outra adaptação no porta bateria para servir a bateria comprada

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O cambio falta fazer 2 fendas, para poder prender os rolamentos, mas de resto está ok
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O Montante do motor peguei um bem parecido com o original, porem enquanto o original custava U$28,00, achei este por R$14,00, gostei a relação do custo x beneficio, visto que ambos fazem a mesma função

Usarei pinhão de 15t com coroa de 48t, creio que ficara bom

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Bom até o momento é só, falta apenas montagem e Adquirir Um servo rapido para esse carro, se alguem tiver estarei comprando

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MensagemEnviado: Dom Abr 20, 2014 11:11 pm 
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Ta massa em Leandro, levei o meu pra um teste hoje, estou usando coroa original 49T, pinhão de 19T com motor mamba monster 2650KV e 4S de 60c, parece um foguete e se comportou muito bem no piso instável da rodoviária, comprei um pinhão de 29T e o montante já foi adaptado para tal pinhão, agora é ver se o motor vai dar conta.
Abçs e boa sorte na conversão ta ficando show.

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MensagemEnviado: Seg Abr 21, 2014 10:45 pm 
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Opa valeu !!!

A conversão está demorando um pouco, mas este foi o proposito, fazer bem calmamente

O cambio acabo de instalar, amanha vou fazer os furos para o montante, finalizando isso, só ficara faltando o servo

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MensagemEnviado: Dom Abr 27, 2014 9:11 pm 
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Finalmente Conversão Concluída !

Gostei muito da Estetica do Chassis, vale a pena pegar esse tipo de carro

Peguei para finalizar um servo traxxas de um amigo apenas para testar, amanha creio que já boté para andar, na quadra de meu condomínio

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MensagemEnviado: Dom Abr 27, 2014 11:06 pm 
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Lindão mesmo...!!!
Parabens...!!!

*Use com moderação*

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MensagemEnviado: Seg Abr 28, 2014 6:53 pm 
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é está bem bacana mesmo

Já dei uma brincada dentro de casa, e ficou legal, agora é só achar um local bem grande rsrsrsr

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MensagemEnviado: Seg Abr 28, 2014 8:51 pm 
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Ficou maneiro, se der posta um vídeo!

Abraço!

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MensagemEnviado: Ter Abr 29, 2014 11:00 am 
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Opa pode deixar, Estarei já providenciando um vídeo o carro andando

Acho que Hoje dará para fazer :mrgreen:

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MensagemEnviado: Ter Abr 29, 2014 6:56 pm 
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Vídeo :mrgreen: :mrgreen:

O carro Ficou sensacional apenas rsrsrsrs

Gruda muito no chão, e olha que é bem escorregadio

Anda de mais, tem velocidade absurda, nos videos estava andando com apenas 1/3 do gatilho, até mesmo porque não estava com muito espaço

Agora é só pagar a pista e ir andar

Obrigado a todos pelo apoio e dicas durante a conversão, e estou ai para qualquer duvida, só mandar msg

:drinks: :drinks:




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