RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 11:55 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 13 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Jan 20, 2010 9:58 am 
Novo no Fórum

Sei que este tipo de tópico deve ser dos mais chatos e verifiquei até que ja existia um parecido, mas com respostas muito diretas para mim, que nao entendo absolutamente nada de eletricos....
Gostaria de informações para que eu consiga montar um carro eletrico de competição.
Atualmente tenho um Mugen MTX4(combustão), mas penso em ir para o elétrico, ja escolhi o chassi, no caso um Xray T2 009 EU Rubber Spec 6-cell E, agora me surgiram um milhão de duvidas....

Este carro é bom??? voces recomendam??

Nao entendo nada de motors e esc, sei que tem um milhao de siglas e nao sei o que elas significam alguem pode me dar umas informções. tipo assim tava olhando uns motores LRP brushless daquela série X12 porém após esta especificação vem umas outras siglas estilo 5.5T ou 6.5T ou ainda 7.5 T, o que isso significa???? este motor é bom??? qual a diferença para um X11??

Em relação aos ESC, tb nao sei qual comprar, queria um que fosse compativel com um motor canhao desses ai em cima que eu citei pois a minha ideia e ter um carro top de competição elétrico, porem como vou começar no elétrico queria ter tb um motor latinha(pelo menos é o que dizem) para treinar e fazer umas etapas nessa categoria e depois so trocar o motor permanecendo o mesmo ESC,é possivel isso???

Desde já agradeço as informações!!!!
Abs a todos!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Qua Jan 20, 2010 10:14 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

carlos.eduardo escreveu:
Sei que este tipo de tópico deve ser dos mais chatos e verifiquei até que ja existia um parecido, mas com respostas muito diretas para mim, que nao entendo absolutamente nada de eletricos....
Gostaria de informações para que eu consiga montar um carro eletrico de competição.
Atualmente tenho um Mugen MTX4(combustão), mas penso em ir para o elétrico, ja escolhi o chassi, no caso um Xray T2 009 EU Rubber Spec 6-cell E, agora me surgiram um milhão de duvidas....

Este carro é bom??? voces recomendam??
É sim um bom carro, você vai comprar ele usado? Porque se for novo já existe o T3, que é a evolução desse carro, já pronto pra usar Lipo.

Nao entendo nada de motors e esc, sei que tem um milhao de siglas e nao sei o que elas significam alguem pode me dar umas informções. tipo assim tava olhando uns motores LRP brushless daquela série X12 porém após esta especificação vem umas outras siglas estilo 5.5T ou 6.5T ou ainda 7.5 T, o que isso significa???? este motor é bom??? qual a diferença para um X11??
É um dos melhores motores. X12 é a geração mais nova do motor (o X11 é a geração antiga) mais eficiente. esses outros números são em relação ao número de voltas do motor, quanto menor esse número, mais forte e mais comedor de bateria.

Em relação aos ESC, tb nao sei qual comprar, queria um que fosse compativel com um motor canhao desses ai em cima que eu citei pois a minha ideia e ter um carro top de competição elétrico, porem como vou começar no elétrico queria ter tb um motor latinha(pelo menos é o que dizem) para treinar e fazer umas etapas nessa categoria e depois so trocar o motor permanecendo o mesmo ESC,é possivel isso???
ESC sensored pra motor canhão e também latinha eu recomendaria ou um Mamba Max Pro ou um Tekin RS Pro.
Desde já agradeço as informações!!!!
Abs a todos!

MensagemEnviado: Qua Jan 20, 2010 10:40 am 
Novo no Fórum

Maravilha, na verdade o kit de chassi eu ia comprar novo mesmo, pq nao to achando essa tal versao T3 em Miami, que é onde eu vou comprar.....É besteira comprar essa versão que no caso seria antiga pois ja saiu o modelo novo???

Quanto ao motor, beleza, vou tentar comprar esse X12, quanto ao numero de voltas acabei achando um topico que fala sobre isso, to começando a entender.... Te pergunto, seria melhor eu comprar um X12 6.5T entao?? visto que na loja que estou olhando so tem o 6.5T e o 7.5 T. o 6.5 vai ser mais rapido que o 7.5, correto??? existe algum dessa linha X12 que seja mais rapido ainda?

Outra coisa vc me disse que conseome mais bateria quanto menor esse numero de voltas pois ele anda mais ne.... seria o caso de ter baterias com mais mA?

A respeito do ESC eu queria comprar da marca LRP, e ruim??? indica algum?? e vou poder usar ele para esse motor canhao e para um latinha?

MensagemEnviado: Qua Jan 20, 2010 11:10 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

carlos.eduardo escreveu:
Maravilha, na verdade o kit de chassi eu ia comprar novo mesmo, pq nao to achando essa tal versao T3 em Miami, que é onde eu vou comprar.....É besteira comprar essa versão que no caso seria antiga pois ja saiu o modelo novo???
Não sei, quem é mais entendido em Xray pode te ajudar nessa.

Quanto ao motor, beleza, vou tentar comprar esse X12, quanto ao numero de voltas acabei achando um topico que fala sobre isso, to começando a entender.... Te pergunto, seria melhor eu comprar um X12 6.5T entao?? visto que na loja que estou olhando so tem o 6.5T e o 7.5 T. o 6.5 vai ser mais rapido que o 7.5, correto??? existe algum dessa linha X12 que seja mais rapido ainda?
Acho que o X12 tem até 3.5T, mas acho muito forte. O 6.5t tem 5300kv, 406W de potência, acho que ele com um timming dinâmico já dá pau em Pró .12.
Outra coisa vc me disse que conseome mais bateria quanto menor esse numero de voltas pois ele anda mais ne.... seria o caso de ter baterias com mais mA?
Sim, quanto mais mAh maior o runtime.

A respeito do ESC eu queria comprar da marca LRP, e ruim??? indica algum?? e vou poder usar ele para esse motor canhao e para um latinha?
Não, LRP é muito bom, mas não sei se eles tem um ESC com timming dinâmico (que é o grande lance desses ESCs mais novos) e que suporte motor escovado como o latinha. Recomendei os que eu sei que tem essa capacidade

MensagemEnviado: Qua Jan 20, 2010 11:35 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 8
carlos.eduardo escreveu:
Como vai comprar novo, pega a última versão, não diria que é besteira pegar a antiga mas se você tem a chance de pegar o mais recente pegue, mesmo porque algumas lojas nem devem ter mais

Se quer andar rápido pega o 6.5T que vai andar mais rápido que o 7.5T, agora sim existem motores mais rápidos na linha, tem por exemplo o 3.5T que se não me engano é o mais rápido

Existem hoje baterias com mais de 5A de capacidade em com 50C de descarga que podem dar um bom run time

LRP é marca top, na AARC quase todos usam, existem porém outras marcas: Tekin, Mamba, Speedpassion, Orion, Novak, Kopropo, Futaba e por ai vai, escolha o que você acha que terá melhor suporte.

Personal album

MensagemEnviado: Qua Jan 20, 2010 11:42 am 
Novo no Fórum

Beleza, quanto ao carro vou tentar achar o T3 lá, mas ta dificil....Se nao achar vou pegar o t2 mesmo essa versao que falei la em cima....
O motor ja entendi tb, qual o motor que o pessoal usa na AARC???? pois e la mesmo que vou continuar andando!
O ESC que ainda nao entendi direito a pegada.... ele tem funções para controlar o motor e dependendo do tipo nao posso usar junto o latinha por exemplo??? Ai teria que comprar um "kit" latinha e um "kit" pro???

Gaera obrigado mesmo pela ajuda!!!!

o que mais é necessário comprar para poder correr de eletrico, ja tenho um carregador triton 2 que usava com meus GP!
quanto as baterias como funcionam, é o memso esquema de carro GP??? so que tenho que procurar com grande capacidade porem devem ser 6v?

MensagemEnviado: Qua Jan 20, 2010 11:56 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Eu peguei um LRP no começo desse ano. Excelente aquisição.
É o modelo SXX TC Spec da LRP. Não sei sobre os outros modelos, mas esse tem timing dinamico.
Ele vem com 10 profiles. Cada um deles tem uma configuração de timing dinamico.

Abraço

MensagemEnviado: Qua Jan 20, 2010 12:18 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 8
carlos.eduardo escreveu:
Beleza, quanto ao carro vou tentar achar o T3 lá, mas ta dificil....Se nao achar vou pegar o t2 mesmo essa versao que falei la em cima....
O motor ja entendi tb, qual o motor que o pessoal usa na AARC???? pois e la mesmo que vou continuar andando!
Este ano no campeoanato stock, vai ser motor 10.5T, não sei quais são suas intenções mas se quiser correr o campeonato este é o motor, se for andar por lazer mesmo e quise andar forte acho que na AARC um 5.5T ou 6.5T tá de bom tamanho
O ESC que ainda nao entendi direito a pegada.... ele tem funções para controlar o motor e dependendo do tipo nao posso usar junto o latinha por exemplo??? Ai teria que comprar um "kit" latinha e um "kit" pro???
Nunca andei de latinha, não sei também se ele aceita motor brushed

Gaera obrigado mesmo pela ajuda!!!!

o que mais é necessário comprar para poder correr de eletrico, ja tenho um carregador triton 2 que usava com meus GP!
quanto as baterias como funcionam, é o memso esquema de carro GP??? so que tenho que procurar com grande capacidade porem devem ser 6v?
As baterias são 7.4V, o ideal são baterias com alta amperagem e com C alto também, um lipo sack pra colocar o pack dentro durante a carga se for correr campeonato, alguns usam mais de um carregador pra conseguir sempre ter baterias pra andar, e uns 3 packs ou 4 até dependendo do seu bolso

Personal album

MensagemEnviado: Qua Jan 20, 2010 1:15 pm 
Novo no Fórum

Entendi, entao tem limitações na historia dos T de motor ai, achie que era livre como é no GP, estando na categoria "pró".
Essa limitação para o campeonato da AARC para esse ano, de 10.5T é motor Brushed ou Brushless????
Outra coisa que ainda nao sei o que é... esse tal de C que vc falou é u numero de células???
se for isso, eu achei que eram todas 6 celulas, 7.4 v, e ai o que mudava eram os mA.

MensagemEnviado: Qua Jan 20, 2010 2:24 pm 
Novo no Fórum

Vamos focar entoa em latinha primeiro, visto que nao pode correr com qq motor....
Se eu for comprar um motor latinha pelo que pesquisei ele tem que ser o tal motor 540 me parece que é tamya certo???
Qual o ESC que se usa com um motor latinha, visando baixo investimento tipo um esc que use com esse motor ai e que tenha ré e seja razoavel!!
Vou partir para brincar de latinha primeiro para ver se gosto da brincadeira.....
E quais as baterias que devo comprar?

Obrigado galera, voces sao 10!!!

MensagemEnviado: Qua Jan 20, 2010 2:38 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

carlos.eduardo escreveu:
Vamos focar entoa em latinha primeiro, visto que nao pode correr com qq motor....
Se eu for comprar um motor latinha pelo que pesquisei ele tem que ser o tal motor 540 me parece que é tamya certo???
Qual o ESC que se usa com um motor latinha, visando baixo investimento tipo um esc que use com esse motor ai e que tenha ré e seja razoavel!!
Vou partir para brincar de latinha primeiro para ver se gosto da brincadeira.....
E quais as baterias que devo comprar?

Obrigado galera, voces sao 10!!!

eu comprei esse esc e to usando um motor 18T ( muito mais forte que o latinha ) :
http://www.rcmart.com/catalog/rc-brushe ... 16386.html

e tem ele mais um radio 2ch :
http://www.rcmart.com/catalog/rc-radio- ... 25235.html

Imagem

MensagemEnviado: Ter Jan 26, 2010 6:35 am 
Novo no Fórum

Vou dar uma fuçada, mas o radio nao precisa pois vou continuar usando o do GP.
Agora ainda to na duvida do que comprar, acho que prciso ver ao vivo as coisas para entender melhor o funcionamento!

MensagemEnviado: Qui Jan 28, 2010 9:23 am 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Existiria um kit RTR On Road para iniciantes mas que não fosse tão ruim ehehehe

Criar novo tópico Responder  [ 13 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas