RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 8:51 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Fev 25, 2010 5:46 pm 
Novo no Fórum

Bom dia pessoal.

Resumindo tudo, já fui Aeromodelista Elétrico, desisti pois ao invéz de me divertir voando, eu ficava mais estressado e nervoso com medo de deixar o avião cair.. :mrgreen2: :mrgreen2:

Bom tenho muitas peças de aeromodelos, e um dia desses peguei um carrinho de brinquedo do meu primo, e resolvi apimentar o bixo.
Tirei toda a tralha eletrônica que vinha originalmente, e coloquei peças mais profissionais, tudo na gambiarra só por diversão...
No motor tirei o cinzinha original (daqueles que vem nas ferrarinhas vermelhas) e adaptei um Brushless ali, na direção tirei aquele troço que parecia um servo e botei um servo de verdade. bateria Li-po 3s 1300 mah, ESC 18AH, Radio Futaba T4EXA Receptor do radio e tudo mais...

Depois de muitos testes, botei no chão pra andar...
Fiquei de boca aberta :D
Se tivesse tração ele empinava com meio motor, fazia zerinhos em qualquer lugar, parecia uma enceradeira :mrgreen:
fico muito violento, adorei...
mas como é um brinquedo modificado na gambiarra, ele durou só 10 minutos...
As engrenagens plásticas originais derreteram por conta da temperatura do motor brushless...
Pedi pra um amigo meu relojoeiro algumas engrenagens de ferro, mas ele ainda não achou uma que sirva...

bom o que aprendi com isso, foi que eu realmente gostei do que fiz, e comecei a pesquisar um pouco mais sobre o automodelismo...

Agora quero comprar um RC off road pra mim...
Porém eu não quero me frustar quebrando algo caro, e quero aproveitar o que der das peças de aeromodelista que tenho...

Tenho um Radio Futaba T4exa 4 canais com 4 servos normais, e 4 micro servos...
receptor do radio
2 Pares de Cristais
3 baterias, uma 3s 1300 mah e duas 2s de 900 mah.
Motor brushless hacker Style Outrunner
ESC 18AH
e varias outras bugigangas...

Alguma dessas peças servem para o automelismo?
Principalmente o radio, pois acredito ser o mais caro, e se desse de usar esse de aermodelismo por enquanto seria de grande ajuda no orçamento...

Lembrando que vou brincar sozinho.
Quero off road, pq gosto que o carrinho consiga passar por qualquer lugar...

Bom me desculpem esse texto grande e desarrumado, mas é isso ai...
se puderem me ajudar agradeço...

Abraços..

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Qui Fev 25, 2010 8:30 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Amigo, gostei de toda a sinceridade em seu texto.

Não tenho exatamente 100% de certeza, mas ai vai:

:arrow: Rádio de aero, acredito que funcione sem problemas, vai ficar sobrando dois canais, que vc podera usar para acender leds por exemplo ou comandar outro item.

:arrow: Os cristais vai poder usar também.

:arrow: Servos normais, vai poder usar na boa.

:arrow: 3 baterias, uma 3s 1300 mah e duas 2s de 900 mah, acretido que também vai poder usar, só o runtime pode ser pequeno.

:arrow: Motor brushless hacker Style Outrunner, acredito que usamos inrunner e normalmente é um motor mais fechadinho, se conseguir sar, beleza, depois compra um para auto.

:arrow: ESC 18AH, se eu não me engano, não tem freio e reverso (ré), mas para brincar já dá.

:arrow: varias outras bugigangas e micro servo, essas seriam mais para fazer algo criativo, como luzes escamoteaveis entre outros.

Se quer comprar só chassi, para reduzir o investimento, eu aconselho um buggy 1/10, isso porque eu gosto de modelos maiores, já tive 1/18 e 1/16, mas prefiro 1/8.

1/10 é um carro leve e de tamanho bom. Para 1/8, só o seu controle serviria.

Nessa escala 1/10, eu sugiro o Lazer ZX5, tenho um e gosto, é barato e se encontra peças com certa facilidade.

De uma olhada no tópico do clube do Lazer ZX5, depois do Lazer outro carro polivalente é o Slash, mas ai vc só conseguiria aproveirar o controle. Nesse carro usamos no mínimo esc de 60A.

Abraço,

MensagemEnviado: Qui Fev 25, 2010 8:58 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

esse radio que voce tem deve ser com sticks, se for acho que vai ser ruim usar esse radio em Auto, a nao ser que seja para crawler ( ou escala ) dai acho que é ate melhor .

de uma pesquisada e decida o tipo de rc que voce quer, dai fica melhor para o pessoal ajudar .

:drinks:

Imagem

MensagemEnviado: Seg Mar 01, 2010 2:43 pm 
Novo no Fórum

Obrigado pela ajuda pessoal, eu demorei pra responder pq estou sem acesso a net nos fins de semana...

Então, eu li os comentários e comecei a pesquisar mais sobre o tal Lazer ZX5.
Gostei muito dele, parece ser bem fácil de mexer e de encontrar peças...

Bom a minha dúvida é:

O nosso amigo Eder.Holz deu uma sugestão pra comprar só o chassis.
Vendo um video de ''unboxing'' de um lazer zx5 eu vi que não vem nada de eletrônico na caixa, vem só o carrinho completo mas sem nada eletrônico...
Mas nas lojas que olhei (Mercado Livre) só vendem o modelo com eletrônica junto...
Então onde comprar o kit Lazer ZX5 contendo apenas o carro sem motor nem nada?

Pq assim eu posso tentar adaptar o carro com as peças que tenho, dai se não der certo, mais tarde compro a eletrônica que for necessária...

E respondendo a algumas perguntas:

O meu ESC não tem reverso nem nada, era só pra avião, então não precisava disso.

E o controle de aceleração do meu radio não tem molas, ele fica onde você deixar, totalmente pra baixo é neutro e totalmente pra cima é no máximo de aceleração.
mas como meu esc não tem reverso isso não vai atrapalhar...

Outra dúvida, os motores para carros já vem com a engrenagenzinha no eixo?
pq se eu tiver que usar o meu motor onde vou achar uma engrenagem pra ele?

Muito obrigado pela ajuda, e desculpem mais uma vez pelo ''texto bíblico''
ehauehau :D

MensagemEnviado: Seg Mar 01, 2010 2:56 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

olha, nao recomendo o zx5 nao, pq vc vai acabar gostando da brincadeira e ai coloca um motor mais forte, ai ja viu ne, as engrenagens do diff nao aguentam um brushless de media potencia
os motores nao vem com engrenagem nao, vc compra a mesma de acordo com a relaçao e pitch da coroa do seu auto. se vc for usar motor de aero acredito q a engrenagem nao servira no eixo do motor, entao tera q adaptar em algum torneiro

valeu

MensagemEnviado: Seg Mar 01, 2010 3:23 pm 
Novo no Fórum

pedro-bz escreveu:
olha, nao recomendo o zx5 nao, pq vc vai acabar gostando da brincadeira e ai coloca um motor mais forte, ai ja viu ne, as engrenagens do diff nao aguentam um brushless de media potencia
os motores nao vem com engrenagem nao, vc compra a mesma de acordo com a relaçao e pitch da coroa do seu auto. se vc for usar motor de aero acredito q a engrenagem nao servira no eixo do motor, entao tera q adaptar em algum torneiro

valeu

A isso de motor mais forte pode ter certeza...
Eu já quero comprar ele sem eletrônica pra poder adaptar motores mais fortes no futuro.
Eu quero começar devagar, mas sei que não vai dar dois meses vou querer um motor maior, então o carrinho tem que ser bem resistente pra aguentar esses inevitávies ''ups''...

Muito obrigado pessoal...

MensagemEnviado: Seg Mar 01, 2010 7:00 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

se quiser só diversao vai de slash, muito resistente, o diferencial tem engrenagens de metal e ela vem pronta para por brushless ( Brushless Ready ) maas o principal é que ela é muito boa ( legal, divertida ) de pilotar, outros carros bons sao o rustler e stampede que a nivel de desempenho sao melhores que a slash, eu ja andei com os tres e sem sombra de duvida eu prefero a slash, mas em desempenho é o rustler que ganha ( meu irmao tem um ).

esses 3 automodelos que falei ai sao 4x2 ( traçao somente nas rodas de tras ), isso até é bom porque voce vai se incomodar menos com quebras e com manutençao.

Imagem

MensagemEnviado: Qui Mar 04, 2010 2:40 pm 
Novo no Fórum

RCCRAWLER muito obrigado pela dica, pesquisei sobre o slash, e ele me agradou bem mais que o ZX5, além de ser maior, parece ser bem mais resistente, até a prova d'água ele é.
Achei que mesmo com o Brushed original ele tem uma velocidade boa, e pra um kit completo com radio incluso e tudo mais não achei muito caro não.
Acho que vou comprar o kit completo, assim fico com mais peças ainda pra futuras invenções :twisted: :twisted:

valeu pessoal, agora é só eu juntar dinheiro pra comprar o bixo, enquanto isso vou tentar terminar meu rc caseiro...

MensagemEnviado: Qui Mar 04, 2010 8:23 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

cassiouru escreveu:
RCCRAWLER muito obrigado pela dica, pesquisei sobre o slash, e ele me agradou bem mais que o ZX5, além de ser maior, parece ser bem mais resistente, até a prova d'água ele é.
Achei que mesmo com o Brushed original ele tem uma velocidade boa, e pra um kit completo com radio incluso e tudo mais não achei muito caro não.
Acho que vou comprar o kit completo, assim fico com mais peças ainda pra futuras invenções :twisted: :twisted:

valeu pessoal, agora é só eu juntar dinheiro pra comprar o bixo, enquanto isso vou tentar terminar meu rc caseiro...

e isso de ser aprova d`agua é serio mesmo, ja mergulhei o meu por inteiro !!!! :mrgreen2:

:drinks:

Imagem

Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas