RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 12:50 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Queimei!!!
MensagemEnviado: Qua Abr 28, 2010 2:47 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Pessoal:

Estou voltando ao hobby, inclusive comprei um novo kit ( um Durga da Tamiya ), mas enquanto ele não chegava, comecei a fazer um upgrade em um buggy antigo da Tamiya, o Dirt Trasher: rolamentei todo ele e tirei o acelerador mecânico e pretendia trocar por um eletrônico, o escolhido foi o LRP Ai Runner com reverse, para motores de 18T ou mais. Antes de fixá-lo no carro, carreguei uma bateria ( 1400 ) para testá-lo, conectei ao motor ( um Trinity, com 21T ) e ao receiver do carro: nada funcionou....porém o ESC tava ligado, pois o led tava aceso.
Tirei o ESC e reconectei ( talvez aí que tenha feito a m....), pois repluguei o ESC em entradas diferentes do receiver, ao invés do "channel 2" coloquei no "1", e fiz o mesmo com os leads do motor ( são do tipo que encaixam, não soldados ), troquei "as cores" e pluguei novamente ao motor....

O ESC esquentou muito, mas ainda não tinha percebido cheiro de queimado...kkkkk, mas logo percebi que uma bolha havia aparecido nele, aí em seguida o cheiro tomou conta....

Olhando o manual, dizia que se conectarmos de maneira errada o ESC pode se destruir, mas em que sentido? O que pesa mais? Outra coisa : esse motor não tinha capacitores instalados, PODERIA ser essa a CAUSA ( no manual, a primeira coisa que dizia era "soldar os capacitores"

Tenho quase certeza absoluta que eu acabei fazendo a m....mas o que pode ter acontecido?

Abraços

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

Título: Re: Queimei!!!
MensagemEnviado: Qua Abr 28, 2010 4:02 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

silver vtec escreveu:
Pessoal:

Estou voltando ao hobby, inclusive comprei um novo kit ( um Durga da Tamiya ), mas enquanto ele não chegava, comecei a fazer um upgrade em um buggy antigo da Tamiya, o Dirt Trasher: rolamentei todo ele e tirei o acelerador mecânico e pretendia trocar por um eletrônico, o escolhido foi o LRP Ai Runner com reverse, para motores de 18T ou mais. Antes de fixá-lo no carro, carreguei uma bateria ( 1400 ) para testá-lo, conectei ao motor ( um Trinity, com 21T ) e ao receiver do carro: nada funcionou....porém o ESC tava ligado, pois o led tava aceso.
Tirei o ESC e reconectei ( talvez aí que tenha feito a m....), pois repluguei o ESC em entradas diferentes do receiver, ao invés do "channel 2" coloquei no "1", e fiz o mesmo com os leads do motor ( são do tipo que encaixam, não soldados ), troquei "as cores" e pluguei novamente ao motor....

O ESC esquentou muito, mas ainda não tinha percebido cheiro de queimado...kkkkk, mas logo percebi que uma bolha havia aparecido nele, aí em seguida o cheiro tomou conta....

Olhando o manual, dizia que se conectarmos de maneira errada o ESC pode se destruir, mas em que sentido? O que pesa mais? Outra coisa : esse motor não tinha capacitores instalados, PODERIA ser essa a CAUSA ( no manual, a primeira coisa que dizia era "soldar os capacitores"

Tenho quase certeza absoluta que eu acabei fazendo a m....mas o que pode ter acontecido?

Abraços

Olha trocar os canais em si não queima nada,unica coisa que acontece é que o motor vai acelerar no volante e o servo no acelerador nada mais!
Mas com certeza o problema foi nessa troca dos fios que vc fez!
Dependendo tem como arrumar tem um user aqui do forum que conserta,mas se eu fosse vc já aproveitava e migrava p/ os brushless de uma vez!

MensagemEnviado: Qui Abr 29, 2010 6:02 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Valeu pelo retorno!

E ainda continuo intrigado...mas enquanto tô montando meu Durga, vou pensar na idéia de colocar um kit BL!

Abraços

MensagemEnviado: Qui Abr 29, 2010 6:03 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Tópico duplicado? :blink:

Agora o hobby mudou de escala, de 1:10 para 1:1!
Clube do Tamiya TA03 Clique Aqui!!
Imagem

MensagemEnviado: Qui Abr 29, 2010 6:12 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Pois é....tinha postado antes no forum sobre ESC, mas como não tinha recebido nenhuma resposta, achei que fosse por ser uma questão inapropriada para lá, ai repostei neste forum, minha possível "barbeiragem", que realmente é mais pertinente a novatos como eu....

Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas