RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 20, 2025 5:36 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Fev 03, 2012 9:32 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Ola amigos, tenho uma duvida a respeito da montagem e funcionamento dos diferenciais desse chassis da Tamiya:

Montei ele semana passada depois de muito tempo longe dos RC. No manual não especifica o quão forte/ou nao apertar tanto os diffs traseiros quanto dianteiros. Andei perguntando por ai, mas ninguem teve uma resposta conclusiva. A mais proxima foi apertar até o final esse parafuso que é preso a uma porca que aperta uma mola e depois soltar 1 ou dois giros. Assim o fiz e hoje fui andar ali na pistinha do Vila Lobos. Toda vez q acelerava, escutava um barulho estranho tipo: Tsitsitsitsitsitsi! Algo assim! Tenho medo de haver apertado de mais e estar danificando as bolinhas de metal dali de dentro, ou entao de menos e perde-las ali tbm.

Colocando ele na mesa, com as rodas suspensas no ar, quando giro uma roda traseira, imediatamente gira tbm a oposta, num movimento fluindo e em sentido reverso. Quando faço isso com uma das rodas dianteiras, sinto que há mto atrito tanto que a roda oposta gira menos, muito menos e na verdade meio que "derrapando", as vezes nem girando. Parece que ela tenta girar, mas nao gira; tbm em sentido reservo. É normal isso? Sera que esse diff dianteiro tbm nao deveria girar mais fluido e com a roda oposta girando no sentido reverso?

Agradecimentos,
Felipe

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Sáb Fev 04, 2012 3:45 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Images: 0
Felipe, primeiramente seja bem vindo ao fórum!
Na minha opnião, não é normal. Me tira umas dívidas, seu diferencial e de esferas de aço ou cerâmica (ball diff) ou é de engrenagens (gear diff)?
Se for de engrenagens, Você colocou óleo de silicone dentro do diferencial? Creio que tem algo errado com o dianteiro, pois, da mesma forma que o traseiro, ele deveria girar mais fluido como o traseiro, segundo o que você falou. Agora, se você colocou um óleo de silicone mais grosso no dianteiro, quando você gira uma roda, a outra pode girar menos ou em alguns casos nem girar, isso de acordo com a viscosidade do óleo usado dentro do diferencial.
Se o diferencial é de esferas (ball diff), infelizmente não posso te ajudar, pois não sei nada de ball diff!

Espero ter ajudado. Outra coisa, se eu estiver errado, peço que me corrijam por favor.
Obrigado!
:drinks:

stormridersp escreveu:
Colocando ele na mesa, com as rodas suspensas no ar, quando giro uma roda traseira, imediatamente gira tbm a oposta, num movimento fluindo e em sentido reverso. Quando faço isso com uma das rodas dianteiras, sinto que há mto atrito tanto que a roda oposta gira menos, muito menos e na verdade meio que "derrapando", as vezes nem girando. Parece que ela tenta girar, mas nao gira; tbm em sentido reservo. É normal isso? Sera que esse diff dianteiro tbm nao deveria girar mais fluido e com a roda oposta girando no sentido reverso?

MensagemEnviado: Sáb Fev 04, 2012 9:30 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Obrigado pela rapida resposta \o/! Infelizmente sim, é Ball Diff. Nele, o manual dizia para colocar um pouco do Tamiya Ball Diff Grease, que vinha num sachet desses de pasta de dente de avião saca, bem pequeno limitando assim a quantidade a ser colocada.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Front Diff

Imagem Rear Diff

O parafuso ao que me refiro é o MA-6. Notem a informação dada na pagina do rear diff:
Citação:
Apertem bem o diferente para previnir que se solte, mas não aperte muito para não restringir o movimento o que pode causar danos as partes...pffff

MensagemEnviado: Sáb Fev 04, 2012 11:12 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Ta explicado.
Vejam as fotos...

Um rolamento quebrado dentro do diferencial dianteiro, depois de apenas 3 baterias...
E agora pra conseguir esse rolamento? Alguem tem um sugestão?

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

MensagemEnviado: Sáb Fev 11, 2012 11:46 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Para completar o misterio, desde que descobri o primeiro rolamento MA22 (1510) quebrado do front gear box, o carrinho ficou parado enquanto esperava que chegassem os novos. Ontem chegaram, então hoje abrir essa gear box para realizar a troca e para minha surpresa, durante esse tempo parado o outro rolamento MA22 (1510) que fica exatamente do outro lado dessa mesma ball diff quebrou da mesma forma, com uma rachadura no metal! Um rolamento quebrado com pouco uso, é um mau rolamento, mas 2, igual, no mesmo lugar não pode ser coincidencia!

Alguem tem alguma ideia?

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

MensagemEnviado: Qui Fev 16, 2012 3:12 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Images: 11
eu diria que foi pressão demais. alguma coisa forçou 1 e depois q ele quebrou a pressão foi exercida no outro.

Com 1:1 é exatamente isso que acontece.

T-rex 450 DFC 3gx

Personal album

MensagemEnviado: Qui Fev 16, 2012 3:16 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Pode ser, vc diria que foi a parte de cima dessa caixa de transmissao que tava parafusada demais?

MensagemEnviado: Sáb Fev 18, 2012 12:18 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Citação:
Comprei!
Fiz minhas primeiras encomendas na RCMart.com

1x Set de Dampers de aluminio 55mm
8x Rodas de 26mm
4x Tamiya Racing Semi-Slicks Tires
4x YeahRacing Rubber Radials Tires
1x DF-03 Slipper Clutch
1x Braços de Direçao em Aluminio
1x Par de Front Steering Blocks

Agora é esperar!

Segunda-feira, 12/03, chegou a primeira caixa dessas 3 encomendas:
Nela estavam:
4x Pneus Radiais da Yeah Racing
4x Rodas de 26mm da Tamiya (Lancia Delta versão DF-03ra)
1x Slipper Clutch

Não gostei muito dos pneus, se eu soubesse que tinham um perfil tão baixo teria comprado da HPI. Acho que falta um pouco de informação/descrição em alguns produtos no site da RCMart, tem que tomar cuidado. Essa primeira caixa não foi taxada, porém acho que as outras duas que estavam no mesmo navio ainda não chegaram. Acho que foram pegas pela Receita...

Editado pela última vez por stormridersp em Qua Mar 14, 2012 8:26 am, em um total de 1 vez.

MensagemEnviado: Sáb Fev 18, 2012 7:56 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Acreditem se quiser. Hoje depois de uns 10 minutos correndo numa quadra de tenis, sim, quebrou de novo esse mesmo rolamento 1510!!!!!!!!! É o terceiro que me quebra em 1 mês com esse carrinho!!! Esses ultimos eram da Serpent, Rubber Sealed. Inacreditavel!

MensagemEnviado: Sáb Fev 18, 2012 10:06 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

stormridersp escreveu:
Acreditem se quiser. Hoje depois de uns 10 minutos correndo numa quadra de tenis, sim, quebrou de novo esse mesmo rolamento 1510!!!!!!!!! É o terceiro que me quebra em 1 mês com esse carrinho!!! Esses ultimos eram da Serpent, Rubber Sealed. Inacreditavel!

É provável que tenha algo mesmo, não deveria quebrar assim... Rolamento só quebra com impacto ou trabalhando torto...

Sobre o Diff, na segunda foto do manual que vc colocou, tem um detalhe ensinando como o Diff deve ficar. Deve apertar até ele não patinar, exemplo, segura um dos lados (como na foto), segura ao mesmo tempo a Engrenangem e Gira o outro lado do diff, ao girar esse lado, você não deve conseguir girar sem que a engrenagem gire junto ou que o outro lado gire para o sentido contrário, caso você consiga girar com a engrenagem e o outro lado do diff parados, é porque o diff está patinando.

Não é bom deixar Diff patinando, pois tende a derreter. Diff de esfera é foda, porque uma coisa é ele montado, outra é depois de amaciar, então normalmente, eu deixava mais apertado. Como eu tinha te falado no outro Topico, vamos combinar de ir na AARC um dia, que posso te ajudar em várias questões, até por obrigação minha, afinal, sou piloto oficial da Tamiya no Brasil, e tenho que dar esse tipo de Suporte.

Abraço!

MensagemEnviado: Dom Fev 19, 2012 10:56 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Muito obrigado Ale Kimura, um semana depois do carnaval voltará um amigo que está nos EUA e com ele alguns rolamentos de reposição que a TamiyaUSA está me dando. Assim que chegar vou da um pulo na pista e agente conversa. Valeu mesmo!

Sobre aquele BallDiff, eu realmente deixei um pouco mais solto do que você ta explicando. Quando apertei, o fiz com aquela chavinha hex, fui até o "final" e voltei 1/2 a 1 giro. Quando o tenho na mão e giro os copos em direção oposta sinto um pouco de atrito, mas não muito. Você acha pode haver sido isso que quebrou os rolamentos? Lembre-se que os rolamentos que estão quebrando são os MA22 (1510) que ficam na parte externa dos copos e servem justamente de suporte para esse conjunto de ball diff. Me sugeriram no forum da Ultimate Tamiya, retirar as MA18 (Shims) dali e testar, mas acredito que isso vai deixar ali uma folga indesejada. O estranho é que costumo andar com um amigo e seu TA-02 e ele trata o seu carrinho como se fosse indestrutivel: cada cacetada na parede, inclusive de lado no poste da rede de tenis e é impressionante que nada nunca se quebra! Estou seguro que não é a Tamiya que faz produtos frágeis, pois eu mesmo já tive um TA-02 também sei o quão forte e resistentes são esses carrinhos, mas é algo com o meu que não está certo. Andei pergutando por ai em outros forum também e todos sempre relatam com muito orgulho do "harsh treatment", a punição que impõem a seus DF-03Ra e nunca tiveram sequer um rolamento quebrado!

Abraços
Felipe

MensagemEnviado: Qua Fev 22, 2012 1:27 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Pode ser as arruelinhas de ajuste, todo carro precisa ter um "folguinha"... ele todo travado tende a forçar em algum ponto.

No seu caso, se tiver tirado totalmente a folga do Diff em relação aos rolamentos que vão na gearbox (colocando arruleas para calçar), pode ser que esteja forçando o rolamento... Isso é bem comum alias... nos rolamentos das rodas, quando não colocamos aquele espaçador entre os dois rolamentos do Cubo, se apertar demais a roda, fica travado e normalmente os rolamentos abrem o bico em 1 pack.

Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas