RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qua Abr 17, 2024 9:23 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Out 30, 2014 7:03 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sex Out 24, 2014 8:44 pm
Mensagens: 23
Localização: Arapongas/PR
Conteúdo da Internet , eu gostei e acho que pode servir muito para os Iniciantes assim como eu !!!




Galera....já que bastante gente tá com muitas dúvidas sobre as baterias lipo vou então fazer um amontoado das informações que ja foram passadas na comunidade!!

Primeiramente, o que é uma bateria LIPO?



Baterias LIPO são compostas por POLÍMEROS DE LITHIUM e são muito conhecidas por ter uma grande capacidade de DESCARGA, o que torna elas uma ótima opção para motores brusless!!! As baterias são formadas por células (cada uma com 3,7V) e cada célula é definida pela letra S no nome da bateria!! ou seja:
- Se uma bateria é de 1000Mah 2S significa que ela tem 2 células ligadas em série de 3,7V = 3,7x2 = 7,4V = a voltagem da bateria!

- Se uma bateria é de 1000Mah 3S significa que ela tem 3 células ligadas em série de 3,7V = 3,7x3 = 11,1V = a voltagem da bateria!

Tá....o S é o número de células e define a voltagem da bateria, mas afinal e aqueles 1000Mah...o que significa?? (Lipo 1000mAh 2S)

Os mAh (milliampères/hora) são a capacidade de energia que uma bateria consegue fornecer por Hora....ou seja:

- Quanto mais mAh a bateria possuir, mais tempo vc conseguirá andar com seu auto!!!Porém ñ confundam mAh com voltagem, pois uma bateria com 5000mAh 2S vai dar a mesma potencia no motor que uma bateria de 100Mah 2S ok!!! o que muda é o tempo de pilotagem!!!

Olha só que belezinha....agora só tá faltando saber o que significa aquele bendito C que vem no final!!!! (Lipo 1000mAh 2S 20C)

Os Cs indicam a DESCARGA que a bateria pode fornecer ao motor por hora e equivalem os mAh x a quantidade de Cs!

ou seja: uma bateria de 1000mAh com 20C de descarga oferece 20000mAh(20A) de corrente pro motor/hora!!! Quanto mais Cs na bateria, mais facilidade ela terá de ceder a corrente que o motor precisa e consequentemente menos esforço ela vai fazer!!!

hummmm....agora minha cabeça está quase boa hehehe, mas ainda ñ sei o que significa aquele P que vem escrito...o que significa??? (Lipo 1000mAh 2S1P 20C)

vamos lá....o P demonstra se a bateria é formada por 1 Pack ou mais Packs ligados em série!!!

ou seja:
-Se uma bateria é de 1000mAh 2S 1P significa que ela é formada por 1 pack de 2 células!!

-Se uma bateria é de 1000mAh 4S 2P significa que ela é formada por 2 packs de 2 células cada, porém ligados em série!!! Um exemplo seria ligar 2 baterias 2S na e-revo 1/16 em SÉRIE; apesar de serem 2 packs independentes, eles funcionam como um só pack 4S2P!!!

Galera....já que bastante gente tá com muitas dúvidas sobre as baterias lipo vou então fazer um amontoado das informações que ja foram passadas na comunidade!!

Primeiramente, o que é uma bateria LIPO?

Baterias LIPO são compostas por POLÍMEROS DE LITHIUM e são muito conhecidas por ter uma grande capacidade de DESCARGA, o que torna elas uma ótima opção para motores brusless!!! As baterias são formadas por células (cada uma com 3,7V) e cada célula é definida pela letra S no nome da bateria!! ou seja:

- Se uma bateria é de 1000Mah 2S significa que ela tem 2 células ligadas em série de 3,7V = 3,7x2 = 7,4V = a voltagem da bateria!

- Se uma bateria é de 1000Mah 3S significa que ela tem 3 células ligadas em série de 3,7V = 3,7x3 = 11,1V = a voltagem da bateria!

Tá....o S é o número de células e define a voltagem da bateria, mas afinal e aqueles 1000Mah...o que significa?? (Lipo 1000mAh 2S)

Os mAh (milliampères/hora) são a capacidade de energia que uma bateria consegue fornecer por Hora....ou seja:

- Quanto mais mAh a bateria possuir, mais tempo vc conseguirá andar com seu auto!!!Porém ñ confundam mAh com voltagem, pois uma bateria com 5000mAh 2S vai dar a mesma potencia no motor que uma bateria de 100Mah 2S ok!!! o que muda é o tempo de pilotagem!!!

Olha só que belezinha....agora só tá faltando saber o que significa aquele bendito C que vem no final!!!! (Lipo 1000mAh 2S 20C)

Os Cs indicam a DESCARGA que a bateria pode fornecer ao motor por hora e equivalem os mAh x a quantidade de Cs!

ou seja: uma bateria de 1000mAh com 20C de descarga oferece 20000mAh(20A) de corrente pro motor/hora!!! Quanto mais Cs na bateria, mais facilidade ela terá de ceder a corrente que o motor precisa e consequentemente menos esforço ela vai fazer!!!

hummmm....agora minha cabeça está quase boa hehehe, mas ainda ñ sei o que significa aquele P que vem escrito...o que significa??? (Lipo 1000mAh 2S1P 20C)

vamos lá....o P demonstra se a bateria é formada por 1 Pack ou mais Packs ligados em série!!!

ou seja:
-Se uma bateria é de 1000mAh 2S 1P significa que ela é formada por 1 pack de 2 células!!

-Se uma bateria é de 1000mAh 4S 2P significa que ela é formada por 2 packs de 2 células cada, porém ligados em série!!! Um exemplo seria ligar 2 baterias 2S na e-revo 1/16 em SÉRIE; apesar de serem 2 packs independentes, eles funcionam como um só pack 4S2P!!!

Bom galera...isso resume toda a nomenclatura das baterias de lipo, porém devemos lembrar que isso é só a ponta do ICEBERG heheh....pois as baterias Lipo são PERIGOSAS e exigem alguns cuidados!!!

Os principais cuidados com elas são que nunca devemos amassar, rasgar, bater ou danificar em hipotese nenhuma quaisquer células da bateria, sob o risco dela explodir dentro do seu automodelo e te dar um belo prejuíso!!!!

Também devemos lembrar que baterias lipo SEMPRE devem ser carregadas com carregadores PRÓPRIOS, pois existem algumas restrições de carga para a bateria que nunca devem ser excedidas!!!! sim, ela vai EXPLODIR se exceder a carga!!!

Por último e ñ menos importante, devemos lembrar que NUNCA deve-se baixar a carga das células de uma bateria Lipo abaixo de 3 Volts por célula, pois elas são muito sensíveis e quaisquer esforços relacionados a cargas podem diminuir muito a vida útil da bateria além de causar danos nas células. mas pra isso tb que servem os cutt-off dos ESCs dos carrinhos!!! hehehe

Uma bateria lipo NUNCA deve ser carregada acima de 1C de carga!!!!!! ou seja:

se a bateria é de 1500mAh ela deve ser carregada no máximo a 1,5A(1500mAh)....agora, para saber o tempo tem que fazer umas contas que eu infelizmente ñ tenho conhecimento pois uso carregador inteligente para tal!!!

Um conselho que te dou é procurar um carregador inteligente, pois aí vc nunca mais vai ter dor de cabeça com isso! Procure no ML por turnigy accucell 6 pois sempre tem links do pessoal vendendo esse carregador por lá e é um ótimo carregador para lipos, além de carregar a maioria dos tipos de baterias existentes!

Carregadores inteligentes: Os carregadores inteligentes são carregadores capazes de monitorar o procedimento de carga de vários tipos de baterias dentre elas: as Lipo, Pb, Nicd, Nimh, Lilo, entre outras!!!
Para saber se ele serve pra carregar determinado tipo de bateria basta olhar na especificação do modelo

O turnigy acucell 6 é praticamente um padrão dentre os carregadores e ultiliza as mesmas funções de outros semelhantes como o IMAX B6, Kyosho Route 246 C-03 ou o G.T Power, entre outros;
Para saber se ele é especifico para sua bateria basta olhar se ele aceita baterias Lipo e quantas células ele aceita!!!! No caso do turnigy ele aceita Lipo(Li-ion, LiPo and LiFe capable) até 6S(Li-ion/Poly cells: 1~6)!!!!


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Nov 28, 2014 10:55 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Nov 26, 2014 11:58 am
Mensagens: 2
Para mim foi bastante esclarecedor. Valeu.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Dez 17, 2014 12:54 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Dez 17, 2014 8:44 am
Mensagens: 9
Muito Bom, me ajudou muito. Só fiquei com uma dúvida sobre o "C" das baterias... existe especificações para cada motor? eu tenho uma summit com motor titan 775 e tenho 02 baterias (novas) , pronta para instalar2s - 5000mah - 7.4v - 40/50C, esta descarga não estragaria algo no RC? pois vejo muitos citando 20C somente de descarga. Gostaria de saber também se não for abusar se posso carregar (balancear) estas minhas lipo no carregador Imax B6 usando 5.0A, pois quando liga ele o padrão é 0,9A, o que isto influencia e quantos min teria de Autonomia? muito grato pela atenção.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Dez 17, 2014 2:31 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Seg Jan 21, 2013 4:56 pm
Mensagens: 113
Localização: Santo André- SP
Então a capacidade de descarga NÂO prejudica seu sistema elétrico, na realidade quanto maior for o ´´C´´ melhor, pois assim a bateria vai durar mais tempo (vida útil), mesmo que o C seja alto a bateria não vai descarregar mais que o motor pede. Quanto maior o C mais cara a bateria, por isso que a maioria usa 20C pq são as mais baratas, porém em um sistema mais ´´forte´´ que precise de uma descarga maior a bateria de 20C vai ter uma vida util menor em comparação com uma 40C ,por exemplo.

_________________
http://i.imgur.com/XF0rHqe.jpg?1
Qualificações

viewtopic.php?f=3&t=47393

http://www.facebook.com/Marcosmodelismo

lista.mercadolivre.com.br/_CustId_84634082


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Dez 17, 2014 2:48 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Dez 17, 2014 8:44 am
Mensagens: 9
Ok! Muito Obrigado, Agora entendi...

Uma ótima semana pra vocês.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Dez 17, 2014 9:20 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Dez 17, 2014 8:44 am
Mensagens: 9
Posso deixar as baterias no carro até andae denovo?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Dez 28, 2014 11:16 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sex Out 24, 2014 8:44 pm
Mensagens: 23
Localização: Arapongas/PR
pelo que sei pode sim , as baterias de lipo são super seguras nesse ponto


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Dez 30, 2014 9:02 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jun 01, 2010 9:04 pm
Mensagens: 1467
Localização: São Paulo - Interlagos
Tiago Pereira escreveu:
Posso deixar as baterias no carro até andae denovo?

Sim. Só não deixe descarregada.

_________________


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Dez 31, 2014 4:19 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Dez 17, 2014 8:44 am
Mensagens: 9
Ola... tenho uma bateria a mais de 2200mh 2s com 25c, posso usar ela para substituir a 5.000 2s com 40c, ex. Tenho 2 destas de 5.000 mh porem uma sempre acaba antes posso colocar esta de 2200 e seguir a brincadeira com uma bateria de cada tipo?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Dez 31, 2014 8:32 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sex Out 24, 2014 8:44 pm
Mensagens: 23
Localização: Arapongas/PR
Tiago Pereira escreveu:
Ola... tenho uma bateria a mais de 2200mh 2s com 25c, posso usar ela para substituir a 5.000 2s com 40c, ex. Tenho 2 destas de 5.000 mh porem uma sempre acaba antes posso colocar esta de 2200 e seguir a brincadeira com uma bateria de cada tipo?


retiro oque disse , não intendo quase nada mesmo kkkkkk


Editado pela última vez por Junior Tafarel em Qua Dez 31, 2014 9:28 pm, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Dez 31, 2014 9:00 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mar 30, 2013 2:33 pm
Mensagens: 183
Localização: Sao Paulo - cotia
amigo isso q vc quer fazer nao pode, so pode colocar duas baterias iguais. se vc colocar uma de 5000 mah e outra de 2200 mah a de 2200 vai acabar antes e vc pode danificar a bateria ou ate mesmo fazer com q ele exploda.

_________________
GARAGEM
TEAM LOSI JUNIOR 2
SCHUMACHER COUGAR 2
DURATRAX RAZE
DURATRAX GT-R
TEAM ASSOCIATED RC10 GT


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jan 01, 2015 7:27 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Dez 17, 2014 8:44 am
Mensagens: 9
Hoje antes de ler a resposta aqui fiz um teste com baterias diferentes amperes e discarga, andou normal porém o motor titan 750 aqueceu consideravelmente mais do que as 2 iguais, fiquei preocupado.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jan 02, 2015 12:23 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Dez 17, 2014 8:44 am
Mensagens: 9
Alguém pode ajudar na questão acima... Obrigado desde já!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jan 02, 2015 8:40 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sex Out 24, 2014 8:44 pm
Mensagens: 23
Localização: Arapongas/PR
Tiago qual summit vc tem ? to querendo comprar a Summit 1/10 !!! não sei te dizer sobre sua questão


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jan 02, 2015 9:51 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Dez 17, 2014 8:44 am
Mensagens: 9
Tenho a 1/10... muito boa, encara qualquer obstáculo.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB