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MensagemEnviado: Qua Ago 07, 2013 7:54 pm 
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EDUARDOCHEDID escreveu:
Mas o que o pessoal está falando é a respeito do esc , que ele não aguenta 3s , se foi dimensionado para isso deveria.

Então...acredito que tenha que ter um equilíbrio, aí que vem a habilidade de regular o ESC. No caso que citei do rapaz que queimou o ESC ele usava a versão do fw 930_MOD e bateria 3S sem nenhuma alteração e pinhão de 22...Ele só queimou o ESC porque acelerou o RC na mão.

Ou seja, dá pra usar...mais existe o risco

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Wanderlei Leite
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MensagemEnviado: Qua Ago 07, 2013 8:48 pm 
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Então é exatamente o que pensei pois ele sobrecarregou o esc , mas aconteceria no chão também , precisa na verdade mexer com muito cuidado nessa reprogramação pois pelo que entendi ela vem flat e com o avanço do ponto de giro do motor ela exige um consumo muito maior de amperes que o próprio esc não aguenta , conclusão pode sim matar o esc se tiver um motor muito forte e um esc que trabalha no limite do motor.

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MensagemEnviado: Qua Ago 07, 2013 9:00 pm 
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Mas será q foi por isso q queimou o Esc Wanderlei?
Pq o q costuma acontecer de acelerar na mão é quebrar o rotor, não queimar o esc, ainda pq está sem carga, não força ESC.

O q acontece é, o ESC HW60A é limitado a motor em diferentes "T" conforme uso de 2 ou 3S:
With 2S Lipo, 1/10 on-road>=8.5T, 1/10 off-road>=11.5T
With 3S Lipo, 1/10 on-road>=13.5T, 1/10 off-road>=17.5T

Agora quanto ao uso de Boost e consumo de Amp em 3S, desconheço.

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Marcelo Borges


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MensagemEnviado: Qua Ago 07, 2013 9:25 pm 
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Agora o rapaz de Jundiaí trocou por um novo ESC da HK 60A na mesma hora, botou 3S e saiu pro abraço...tava andando junto com Tekin.

Até fiquei animado...mas só vou andar de 2S...

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MensagemEnviado: Qua Ago 07, 2013 9:31 pm 
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q motor?

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MensagemEnviado: Qua Ago 07, 2013 9:56 pm 
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BlackSh33p escreveu:
q motor?

Nao sei a marca mas era 9.5T...de baixo custo

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MensagemEnviado: Qua Ago 07, 2013 9:57 pm 
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ah então.. 3S é p 13.5, 9.5 é no 2S

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MensagemEnviado: Qua Ago 07, 2013 10:02 pm 
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BlackSh33p escreveu:
ah então.. 3S é p 13.5, 9.5 é no 2S

Entao..mas tem um detalhe...nao posso afirmar mas acho que o ESC era 120A

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MensagemEnviado: Qui Ago 08, 2013 3:46 am 
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Tenho alguns desses de 60a.. Fiz o up em todos.. Na camionete que usa motor 17,5T
Queimou novamente o ESC.. Forcei mais os limites nela.. Coloquei 22 de booster e 26 de turbo.. Andou uma bateria e acabou queimando
Com 2s.... Náo tentei usar 3s como da outra vez


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MensagemEnviado: Qui Ago 08, 2013 8:02 am 
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abramides escreveu:
Tenho alguns desses de 60a.. Fiz o up em todos.. Na camionete que usa motor 17,5T
Queimou novamente o ESC.. Forcei mais os limites nela.. Coloquei 22 de booster e 26 de turbo.. Andou uma bateria e acabou queimando
Com 2s.... Náo tentei usar 3s como da outra vez

E qual era sua relação final (FDR)?
Posta pra gente detalhes do seu projeto:
Relacão final, temperatura, chassi, tempo de utilizacao depois da atualizacao, etc...

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MensagemEnviado: Qui Ago 08, 2013 8:30 am 
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Bom gente ficou claro que por mais que seja manso o motor 13 t para cima com o esc de 60a não vai aguentar a apimentada do programa , acredito que colocando um esc mais forte o de 120 a vai poder abusar mais dele .

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MensagemEnviado: Qui Ago 08, 2013 11:26 am 
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Mas p abusar de setup no esc tem q encurtar FDR, não seria por isso q queimou?
Usava o Xerun 60A com 10.5 sem nenhum problema, com 17.5, já usei, nunca queimou e sempre abusei total em setup de esc;

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MensagemEnviado: Qui Ago 08, 2013 11:44 am 
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BlackSh33p escreveu:
Mas p abusar de setup no esc tem q encurtar FDR, não seria por isso q queimou?
Usava o Xerun 60A com 10.5 sem nenhum problema, com 17.5, já usei, nunca queimou e sempre abusei total em setup de esc;

Marcelo, no meu caso específico quando queimou, foi por ter abusado no setup, pois só comecei a entender melhor depois que você começou a nos ajudar. Acredito que foi um conjunto de problemas:
- FDR de 6.33:1 quando o recomendado pela 3Racing era entre 6.8:1 e 7.5:1 para este ESC/Motor/Chassi
- Não ter abaixado o TIMING físico do MOTOR (Conforme sua orientação)
- Ter aumentado o BOOST e TURBO sem conhecer
- Ter acelerado o RC sem estar em contato com o solo.

Já do nosso amigo ABRAMIDES, precisamos mais informações para saber o que causou problema.

IMPORTANTE: É que estamos juntando informações importantes para auxiliar outros modelistas a ajustar o ESC e evitar queima do mesmo. Acredito ser muito válida todas as contribuições.

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MensagemEnviado: Qui Ago 08, 2013 2:03 pm 
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Então pessoal vamos deixar bem claro que os dados fornecidos pelos fabricantes nunca são realmente o que dizem ser , esses esc de 60 A tenho quase que certeza que não aguentam 60 A , no caso do xerun acredito ser mais forte os fets de potência e resistem mais a quantidade de amperes , nós sabemos também que quanto menor for a diferença de relação FDR maior consumo terá o motor e maior aquecimento por conta da corrente exigida por ele mas como infelizmente não temos como medir o número de amperes de passagem ficamos em testes de pista mesmo, queimou um de 60 a coloca um de 100 que vai aguentar , e vamos coletando informações pois cada caso seria uma programação diferente.

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MensagemEnviado: Qui Ago 08, 2013 4:58 pm 
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WanderleiLeite escreveu:
abramides escreveu:
Tenho alguns desses de 60a.. Fiz o up em todos.. Na camionete que usa motor 17,5T
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Meu FDR é de 10.02:1
é uma camionete tamiya TA02 toda upada .. esta com supur gear 74t que é a maior para esse carro. e com pinhao de18t
com certeza nao foi problema de relaçao longa ..medi a temperatura .. estava gelado o motor .. nem morno ficou, trackstar17,5t
abri o esc, queimou igual o outro .. um dos mosfet explodiu dentro...


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